Meio Bit » Arquivo » Internet » YouTube também tem novidades: assinaturas, premieres e lojinha

YouTube também tem novidades: assinaturas, premieres e lojinha

YouTube tem novas ferramentas para monetizar criadores, com assinaturas pagas, lojinha e agendamento de estreias para gerar maior expectativa.

6 anos atrás

Tela de um Super Chat em um vídeo gravado e agendado com a nova função YouTube Premieres.

O YouTube apresentou na Vidcon três novas ferramentas para ajudar seus criadores a ganharem mais dinheiro e a fidelizarem melhor seu público, a possibilidade de se tornar assinante pago de um canal, criar uma loja de produtos ligados ao canal e a terceira, que permite agendar estreias ou vídeos especiais com o recurso Super Chat. As novidades só estão disponíveis para canais com mais de 100 mil inscritos, então nem dá pra se animar muito.Tela de smartphones com exemplo da função de assinatura paga do YouTube

A primeira função é básica, o usuário e fã se torna membro do canal e contribui com valores a partir de US$ 5 mensais (sim, isso já era possível, mas só no YouTube Gaming). Já a função Merchandise permite vender produtos ligados ao YouTuber em uma pequena vitrine mostrada dentro do próprio canal. O recurso é uma parceria com a Teespring nos Estados Unidos, assim se não for nada artesanal, é só o youtuber criar seu produto, que o YouTube se encarrega até do envio.

A função Premieres é que me parece mais interessante e útil. O criador pode marcar uma estreia com antecedência e divulgar o link, aí no dia, é só interagir com o público que está assistindo no Super Chat, algo que só estava disponível para vídeos ao vivo. O Super Chat é aquele recurso que os fãs pagam para destacarem seus comentários no chat dos outros de reles mortais.

Como disse outro dia no post do lançamento do IGTV, já tinha até passado da hora do YouTube prestar mais atenção nos seus criadores, e tratá-los melhor, e não demorou muito para aparecerem essas novidades que eles certamente estão planejando faz tempo. No release em seu blog oficial, o YouTube reforça que valoriza seus criadores,  e diz que todos por lá estão empenhados em criar produtos para melhorar a vida dos youtubers e os ajudarem a se relacionarem melhor com suas comunidades.

Ainda é cedo para avaliar, mas acredito que as novas ideias parecem que podem ter resultado. Como nem tudo é perfeito, grande parte dos criadores ficarão na vontade, pois além da citada exigência de pelo menos 100 mil inscritos, é preciso ser maior de 18 anos e fazer parte do Programa de Parcerias do YT.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação da lojinha dos Youtubers. https://www.youtube.com/watch?v=Minu0lTlEOI

Veja também o vídeo da função Premiere.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários