Meio Bit » Hardware » Apple adia lançamento do novo Mac Pro para 2019

Apple adia lançamento do novo Mac Pro para 2019

Apple muda os planos e diz que o novo Mac Pro só deve chegar às lojas em 2019; empresa dá a entender que permance comprometida com um design modular de verdade.

6 anos atrás

Você ainda não poderá gastar seu rico dinheirinho num novo desktop da maçã realmente poderoso: o novo Mac Pro, que a Apple prometeu para este ano foi postergado para 2019, mas a companhia garante estar comprometida em atender as principais reivindicações de seus exigentes (e endinheirados) consumidores.

Vamos recapitular: em 2013 a Apple teimou que continuaria ditando tendências no mercado de desktops profissionais ao introduzir uma nova versão do Mac Pro, bem mais compacta mas com uma série de problemas próprios. Embora ele aceite outros processadores e mais memória RAM, o acesso a ele não é simples e as GPUs são exclusivas, limitando-o a permanecer com as FirePro D500 e D700 da AMD para todo o sempre.

Conclusão, em pouco tempo ele ficou defasado mesmo com processadores Intel Xeon. Por ser um dispositivo voltado para profissionais é imperativo que o Mac Pro fosse amigo dos upgrades como a geração anterior foi, permitindo que o usuário tenha a liberdade de adicionar o que for preciso. O problema é que a Apple nunca foi fã dessa estratégia, e mesmo migrando do PowerPC para os chips da Intel a companhia limitou e muito o hardware que o macOS dá suporte.

Por isso hoje há cada vez mais pessoas revivendo os antigos Mac Pro modelo torre e fazendo gambiarras inacreditáveis, simplesmente porque ele é mais amigável que a cervegela de luxo de Cupertino nesse ponto.

O antigo Mac Pro, o último desktop Apple verdadeiramente modular e mantido vivo pela comunidade, because reasons

Isso posto a Apple prometeu, ainda em 2017 que a próxima geração do Mac Pro seria totalmente amiga das expansões de hardware, ao menos foi o que os SVPs de Marketing Phil Schiller, de Engenharia de Software Craig Federighi e de Engenharia de Hardware John Ternus disseram na época. O tal dispositivo foi prometido para depois do iMac Pro, que também não é exatamente modular.

Só que agora, um ano depois da coletiva anterior a Apple reuniu mais uma vez jornalistas para uma mesa redonda a respeito do Mac Pro. A maçã montou um time específico para a empreitada, chamado de "Worfflow Team" que conta com Ternus no comando, mais o diretor sênior de Marketing para Mac Tom Boger, o diretor de Marketing para Apps de Vídeo Judson Coplan e o diretor de Marketing para Apps de Música Xander Soren. O motivo principal para a convocação foi para explicar que o projeto segue em andamento com toda a devida atenção e dedicação, mas vai atrasar e o produto só deve ser lançado em 2019.

O motivo é simples: o time iniciou o projeto do zero e ele não herdará nada do atual Mac Pro (e provavelmente nada do anterior também) e que o time está dedicado a permitir que o dispositivo atenda todas as situações de uso, de edição de áudio, foto e vídeo a animação 3D, produção musical (óbvio) e efeitos visuais, bem como outras tarefas pesadas. Ternus diz que eles estão procurando eliminar todos os gargalos e mais importante, as declarações dão a entender que a maçã está ao menos levemente comprometida a entregar um design modular.

No entanto, diferente do ano passado ninguém confirmou tal abordagem abertamente, o que levanta suspeitas: estaria a Apple planejando fazer do Mac Pro um produto semelhante ao iMac Pro, poderoso o suficiente mas não passível de atualização de hardware pelo usuário, oferecendo opções pré-definidas de configuração no ato da compra (ainda que muitas, o que poderia ser uma forma de contornar tal "inconveniente") como todos os outros Macs? Embora esta seja a pior opção possível, não é algo tão difícil de acontecer já que a Apple é... bem, a Apple.

No mais só nos resta esperar e torcer para que a maçã apresente um produto bom de verdade, já que caro ele será de qualquer jeito.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários