Meio Bit » Internet » Pesquisa revela que quem usa emojis em email de trabalho é visto como incompetente

Pesquisa revela que quem usa emojis em email de trabalho é visto como incompetente

Emojis não são só coisa daquela sua tia chata que vive mandando berinjelas e rindo. Muita gente está usando esses troços em comunicação do dia-a-dia. Agora, para surpresa de ninguém, uma pesquisa descobriu que gente que usa emojis em mensagens profissionais é vista como… incompetente.

6 anos e meio atrás

deadpool-billboard-hed-2016

Eu já fui acusado de preconceito linguístico (sim, inventaram essa) mas continuo defendendo que saber escrever corretamente é o mínimo que se espera de um profissional. Infelizmente a profusão de ferramentas de texto não deixou as pessoas mais familiarizadas com a língua escrita. Elas repetem os erros de sempre e como eles são a norma, não absorvem a forma correta quando a encontram.

A internet propiciou várias dessas aberrações linguísticas, como o famoso miguxês. Houve uma época em que até anunciantes sérios tentavam fazer graça:

2084635320_e75d4575cc_b

Se você já acabou de se debater no chão, babando de revolta, prepare-se para voltar. Uns anos atrás algum gênio do Marketing do Telecine resolveu criar uma sessão com filmes legendados… em miguxês.


Ericolp — Telecine Cybermovie Inst 1

Agora a moda são os emojis, e eu adoraria culpar os millennials mas até as mães estão usando essa desgraça.

Usar grafismos para identificar emoções em textos não é novidade. No mundo dos computadores os emoticons :-):-( foram propostos por Scott Fahlman em 1982, mas desde os telegrafistas do século XIX já havia códigos e sinais especiais.

Os Emojis surgiram para atender ao público lesado demais para virar a cabeça para a esquerda e entender que :-) é um rosto sorridente, agora existem 2.666 emojis oficiais e 4.038 bilhões em conjuntos exclusivos, como Heróis Marvel e Kardashians.

Esses símbolos insidiosos estão se espalhando, e agora chegaram aos e-mails e mensagens corporativas. E isso não está dando muito certo.

Uma pesquisa da Universidade Ben-Gurion de Israel descobriu que muita gente está enviando mensagens com emojis no trabalho, e isso não é bem-visto. Eles entrevistaram 549 participantes de 29 países, depois de receberem um e-mail com uma mensagem profissional escrita com emojis.

Os pesquisadores descobriram que se o remetente utilizasse um ?, isso refletia negativamente na percepção de competência, e que mensagens sem emojis eram percebidas como mais completas, com mais conteúdo.

Embora teoricamente tenham sido criados para isso, emojis não transmitem emoção se as pessoas partes da conversação não se conhecem. O efeito desejado de intimidade e humanização não acontece, e sim o oposto disso.

A pesquisa descobriu que o Emoji só passa a mensagem desejada se os interlocutores já se conhecem. E aí é mais fácil mandar logo uma berinjela.

emoji_sext-500x163

Portanto, se a primeira impressão é a que fica, não use emojis.

Fonte: Universidade Ben-Gurion.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários