Meio Bit » Arquivo » Cultura » Facebook lança o Watch, sua plataforma de vídeos e declara guerra a YouTube, Netflix e Amazon

Facebook lança o Watch, sua plataforma de vídeos e declara guerra a YouTube, Netflix e Amazon

O Facebook não para: o Watch, sua nova plataforma dedicada a vídeos e streaming terá produções exclusivas e se posiciona como concorrente direto do YouTube, Netflix e Amazon Prime Video.

6 anos e meio atrás

O Facebook não esconde seu desejo de manter os usuários da rede social eternamente presos dentro de seu Jardim Murado, utilizando única e exclusivamente suas soluções e por isso atira para todos os lados, com uma série de produtos que vão de mensageiros instantâneos a apps de compra e venda, VR (com o Oculus Rift), notícias, transmissão de áudio, apps voltados para o mercado corporativo e etc.

Só que um pelo menos uma área o Facebook ainda não acertou: vídeo. Sua ferramenta é bem inferior ao YouTube, o streaming de vídeo é um tanto confuso e há zero produção de conteúdo original, mas a empresa já dava indícios de que tentaria resolver essa questão e concorrer não só com o Google como também com Netflix, Amazon Prime Video e outros grandes players do setor.

Agora veio a resposta: nesta quarta-feira (09) o Facebook apresentou o Watch, sua plataforma própria dentro das versões desktop, móvel e para Smart TVs da rede social, que vai reunir num só lugar todo o seu conteúdo em vídeo seja gravado ou ao vivo, e também terá conteúdos desenvolvidos exclusivamente e financiados pela companhia, sejam de grandes parceiros ou não.

Inicialmente o Watch buscará privilegiar além dos grandes players personalidades já conhecidas dentro e fora do círculo do Facebook, buscando contar com conteúdos de qualidade para fazer frente ao YouTube (principalmente) e à Netflix, Amazon Prime Video, Hulu Plus e outros, sendo uma opção para o usuário da rede social de modo que ele não precise consumir conteúdo de fora. O uso da plataforma é livre e com o tempo ficará customizada, aprendendo com os costumes do espectador e dando destaque a seus programas favoritos e sugerindo atrações similares.

Não obstante todo o conteúdo de vídeo, sejam de indivíduos ou de páginas será concentrado no Watch, de modo a permitir que os usuários acessem o conteúdo mais facilmente. Haverão filtros como "O Que Seus Amigos Estão Vendo", "O Que Faz As Pessoas Rirem", que reunirá os vídeos com a maior concentração de reações de risadas e "Os Mais Falados", que obviamente são os que viralizaram na plataforma e geraram grande comoção.

No entanto o foco é mesmo criar conteúdos próprios, e logo de cara o Facebook anunciou os primeiros programas exclusivos do Watch (para os EUA); são eles:

  • My Social Media Life, reality show estrelado por David Lopez;
  • Championship Rewind, um documentário da NBA sobre o Golden State Warriors;
  • Science@NASA: uma série com episódios de até 5 minutos com curadoria da NASA sobre ciência descomplicada;
  • Gabby Live: um programa ao vivo apresentado pela autora de livros de auto-ajuda Gabby Bernstein;
  • Tiny Spaces: um show sobre arquitetura e decoração para ambientes reduzidos;
  • ExtraTime Live: um programa esportivo focado na MBL;
  • Safari Live: um show da National Geographic que trará transmissões diretas de safaris na África do Sul e Quênia;
  • Nas Daily: um reality show estrelado pelo rapper Nas;
  • Pretty Unfiltered: um programa motivacional;
  • WSL Surfing Sundays: esporte, que fará a cobertura dos eventos da liga mundial de Surfe;
  • Kitchen Little: um programa de culinária voltado às crianças, com dicas de chefs;
  • Major League Baseball Live: como o nome sugere, cobertura ao vivo dos maiores eventos da MLB;
  • Returning the Favor: série documental sobre pessoas que fazem a diferença em suas comunidades estrelado por Mike Rowe, do Dirty Jobs.

https://www.facebook.com/facebook/videos/10156285678786729/

Por enquanto o Watch é exclusivo dos Estados Unidos e será introduzido aos poucos nos país, para um seleto número de usuários. Já os interessados em criar programas para a plataforma devem submeter sua proposta em um formulário aqui. O Facebook informa que a expansão será gradual e em breve outros países receberão a plataforma, obviamente quando houverem criadores de conteúdo de cada país interessados em suprir um número inicial decente de atrações.

Fonte: Facebook.

relacionados


Comentários