Meio Bit » Ciência » Время первых — o filme da corrida espacial russa que a gente merece

Время первых — o filme da corrida espacial russa que a gente merece

Время первых é um filme que todo mundo que curte exploração espacial deveria assistir. Conta a história de Alexey Leonov, Herói da União Soviética e primeiro homem a fazer uma caminhada espacial. Clique e veja o trailer, Tom Hanks deve estar invejando.

7 anos atrás

thinkstockphotos-155242887

Em 1975 três astronautas em uma nave Apollo viram algo até então inédito: uma Soyuz soviética se aproximando. Não era um ataque sorrateiro dos comunistas, e sim a culminação de anos de trabalho do projeto Apollo-Soyuz, uma proposta recebida com entusiasmo por Washington e por Moscou.

A Guerra Fria de forma alguma estava no fim, mas isso não era motivo para renegar o respeito mútuo, e mostrar que era possível cooperação em alguns campos. Isso aliás já havia acontecido antes. De 1966 a 1980 a Organização Mundial de Saúde, EUA e União Soviética cooperaram sem restrições para a erradicação da varíola, no maior esforço de vacinação da História do Mundo.

O encontro das duas naves envolveu muita adaptação, muita gambiarra e muitos xingamentos. Russos achavam o equipamento americano uma bela bosta, americanos por suas vez consideravam a Soyuz uma cápsula feita com peças de trator, mas os chefes mandaram, tá mandado.

1024px-apollo-soyuz

O primeiro grande problema era a diferença de atmosferas. Os dois projetos usavam filosofias opostas. Os americanos achavam melhor trabalhar com pouca pressão, para não estressar a estrutura da nave. As Apollos eram pressurizadas a 5 psi, 1/3 da atmosfera terrestre ao nível do solo. Para compensar o ar rarefeito, a atmosfera era (isso ficou horrível) 100% de oxigênio.

Os russos, como provavelmente usavam mesmo peças de trator, achavam mais seguro trabalhar com 15 psi de pressão, e proporção de 80% de nitrogênio 20% de oxigênio, para evitar acidentes como o incêndio da Apollo 1.

Foi criado um adaptador, uma espécie de câmara de des/compressão para equalizar as atmosferas. Os russos baixaram a pressão da Soyuz para 2/3 de atmosfera, 10 psi. Os americanos entraram na câmara interligando as duas naves, fecharam a escotilha para a Apollo e adicionaram nitrogênio à atmosfera, aumentando a pressão de 5 psi para 10 psi. Com a pressão equalizada, abriram a porta e encontraram os soviéticos.

No total as duas naves ficaram 1 dia e 23 horas acopladas, fora os experimentos onde voaram em formação, fizeram troca-troca (sério, uma hora uma ficava estática e a outra acoplava, depois invertiam) e após 5 dias e 22 horas a Soyuz voltou para casa. A Apollo ficou mais quatro dias, não havia pressa. Era o último vôo da última Apollo. Americanos só voltariam ao espaço em 1981, com o Space Shuttle.

No comando da Soyuz os russos colocaram seu mais experiente e famoso cosmonauta, Alexey Leonov. Ele fez a primeira caminhada espacial na missão Voskhod 2, em 1965. Era uma época onde o espaço era desconhecido mesmo, e o risco era uma constante. Leonov treinou 18 meses para qualquer imprevisto, e mesmo assim o Universo tirou do bolso vários imprevistos que não haviam sido previstos.

Entre outros problemas a cápsula era apertada demais para Leonov e Pavel Belyayev, que não conseguiram ficar na posição correta e afetaram o centro de gravidade e comprometeram a manobra de reentrada. O traje espacial não era forte o suficiente, inflou demais e Leonov mal conseguia se mover, nem deu pra alcançar o disparador da câmera fotográfica colocado na perna.

Quando ele tentou voltar para a câmara de descompressão inflável (isso mesmo) o traje havia inchado demais e ele não entrava. O jeito foi abrir uma válvula e deixar o ar do traje escapar para o espaço.

Na volta o módulo de pouso não se desprendeu do módulo de comando, a Voskhod girou sem controle e pousou quase 400 km fora do local planejado. No meio da Sibéria, em plena temporada de acasalamento dos lobos.

Completando a desgraça, o sistema elétrico da cápsula deu pau, os aquecedores não estavam funcionando, em pleno inverno russo. Ah sim, os ventiladores estavam travados no máximo.

O Major-General Alexey Leonov é um herói da União Soviética e do mundo, hoje aos 83 anos é testemunha viva da Corrida Espacial, encerrada semi-oficialmente com a missão Apollo-Soyuz. Sua história merece ser contada e agora vai ser. Время первых acabou de ser lançado, por enquanto na Rússia mas pelo visto virá para os EUA e Europa também.

Com tantos filmes de YouTubbers e cotas da Ancine pra preencher duvido que chegue ao Brasil, mas com certeza na locadora do Paulo Coelho aparecerá. Aqui o trailer:


Bazelevs — The Spacewalker trailer (english subs)

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários