Saiba quais smartwatches receberão o Android Wear 2.0

O Android Wear 2.0, a nova versão do sistema operacional para smartwatches foi enfim lançado na última quarta-feira. Dentre as principais novidades estão o suporte a pagamentos via Android Pay, um visual completamente remodelado, a introdução do Google Assistant e ajustes de performance relacionados ao Google Fit, instalação direta de apps via Play Store (independentes, sem a necessidade do smartphone para sua execução; os primeiros são Uber, Runkeeper, Runtastic, Foursquare, Nest, Strava, Todoist e Robin Hood), além de um teclado virtual com previsão de palavras (boa sorte ao tentar digitar algo em sua telinha de pulso).

Só que nem tudo são flores: algumas funcionalidades não serão disponibilizadas para todos os modelos de reloginhos espertos que rodam Android e mais, modelos outrora bem sucedidos não receberão o update at all.

Sendo bem franco, tal cenário era esperado. Diferente do Apple Watch, produzido por uma única empresa e por causa disso ser completamente padronizado, smartwatches Android possuem uma grande variação de formatos e consequentemente, de componentes. Vale lembrar que a primeira grande atualização do Android Wear, que introduziu suporte completo ao Wi-Fi não pôde ser apreciado principalmente pelos modelos de 2014 como o LG G Watch, o LG G Watch R e o ASUS ZenWatch original; os dois primeiros por não contarem com a antena e o último por motivos não especificados pela fabricante.

Agora, com a chegada do Android Wear 2.0 dois deles, o G Watch e o ZenWatch mais o Moto 360 original e o Samsung Gear Live foram derrubados do telhado; por serem modelos de quase três anos de idade o Google decidiu não dar suporte a nenhum dos quatro, que morrerão na versão original do SO mesmo. Enquanto isso o Apple Watch de 1ª geração roda watchOS 3 e seguramente será novamente atualizado, mas divago.

Enfim, eis a lista de todos os modelos de smartwatches Android que receberão o Wear 2.0:

A atualização ficará a cargo das respectivas fabricantes, que ainda não anunciaram quando seus dispositivos receberão o update. Por enquanto os únicos modelos no mercado com o Android Wear 2.0 são os mais recentes lançamentos da LG, o Watch Sport e o Watch Style. De resto só resta aguardar.

Fontes: CNET e Ars Technica.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples