Meio Bit » Games » Japão registra primeiras mortes envolvendo Pokémon GO

Japão registra primeiras mortes envolvendo Pokémon GO

Darwin enfim cuidou: o Japão registra as primeiras mortes envolvendo Pokémon GO, ambos casos de imprudência por parte dos jogadores!

8 anos atrás

pokemon

A gente sabia que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde. Darwin enfim marcou pontos no caderninho pois as duas primeiras fatalidades comprovadamente ligadas a Pokémon GO foram enfim registradas, ambas ambas no Japão e envolvendo motoristas que deveriam estar prestando atenção na estrada, e não no game.

O primeiro caso aconteceu em Tokushima; Keiji Goo, um fazendeiro e irresponsável de 39 anos admitiu à polícia que estava capturando os monstrinhos de bolso ao volante no momento em que atingiu duas pedestres, Sachiko Nakanishi de 72 anos e Kayoko Ikawa, de 60. Infelizmente a sra. Nakanishi faleceu e a sra. Iakawa acabou seriamente ferida. Informes das autoridades apontam que ambas estavam tentando atravessar uma rua em um ponto fora da faixa de pedestres, mas tanto lá como aqui existe a máxima de dar a preferência. Ademais eram duas senhoras de idade, e os japoneses têm a tradição de respeitar e honrar seus anciões.

Goo tentou num primeiro momento dizer que estava olhando ao relógio durante a note do acidente, em que voltava para casa após deixar a produção de sua fazenda na cooperativa, mas no fim admitiu que estava mesmo jogando Pokémon GO e não prestara a atenção devida ao volante, o que como estamos carecas de saber (eu ao menos estou) é um convite ao desastre.

homer-pokemon-go

O segundo caso de óbito ocorreu ontem na cidade de Kasugai, província de Aichi mas o acidente se deu há duas semanas atrás. Uma ciclista vietnamita de cerca de 20 anos foi atingida por outro motorista imbecil (também na casa dos 20; ambos não tiveram suas identidades divulgadas pelas autoridades) que estava tentando carregar o smartphone cuja carga estava quase no fim, de modo que ele não perdesse o progresso no game. Incialmente preso por negligência e posteriormente solto, ele agora responderá pelo agravante de homicídio.

Esses não são os únicos casos: desde que Pokémon GO chegou ao Japão semanas atrás o número de acidentes de trânsito envolvendo o game mobile tem sido preocupante, o suficiente para as autoridades emitirem um série de alertas para os motoristas e pedestres prestarem atenção por onde andam.

Desde o dia 22 de julho, data do lançamento oficial do game no páis a NPA registrou 79 acidentes envolvendo carros, bicicletas e pokémons.

pokemon-go

Distrações no trânsito costumam ser fatais. Houve um tempo em que o rádio era o grande vilão, depois foi o cigarro; tempos recentes tornaram o celular e posteriormente os smarthpones grandes responsáveis por acidentes de trânsito, já que eles afetam tanto os motoristas quanto os pedestres. Um game como Pokémon GO, que estimula o jogador a caminhar para jogar se tornou uma preocupação instantânea, ja que muita gente faria a besteira de jogar enquanto dirige e não du outra. A Niantic Labs introduziu uma função recentemente que força o jogador a informar que está no banco do passageiro quando detecta uma velocidade de deslocamento alta demais, mas ela depende do bom senso do usuário. Coisa que pelo que podemos perceber, muitos não têm.

Agora é tarde. As duas vítimas não serão as únicas e dependendo da repercussão, o backlash contra Pokémon GO por este representar uma ameaça aos cidadãos não será pouco. Podem anotar.

E mais uma vez: se forem jogar Pokémon GO, não dirijam; e ao dirigir, não joguem. Todos nós agradecemos.

Fonte: Japan Times, aqui e aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários