Meio Bit » Ciência » Kerbal Space Program atualizado para versão 1.1

Kerbal Space Program atualizado para versão 1.1

Saiu oficialmente a atualização do Kerbal Space Program para a versão 1.1, com um monte de novidades. A maior delas: rodar em 64 bits. Agora sim dá pra enfiar todos os mods possíveis e imagináveis.

8 anos atrás

screenshot37

Como quem leu nossa resenha de 2013 sabe, Kerbal Space Program é excelente, e sem perceber você vai aprender mais de física e mecânica orbital do que em todos os anos de escola, mas o segredo é que aprenderá sem perceber. Kerbal não é um programa educativo nem tem como intenção divertir e educar. Todas as iniciativas até hoje com essa proposta, aliás, falharam miseravelmente. Mesmo que entendam de educar (há controvérsias) com certeza pedagogas não entendem nada de divertir.

Jogando, ou melhor, brincando com o Kerbal você acaba pesquisando o porquê das coisas, começa a entender como acelerar em direção a um alvo faz você se afastar, começa a entender velocidades relativas, e como Delta-V é mais importante que apenas V.

screenshot21

O modelo de simulação de física do Kerbal era ótimo, mas tinha algumas falhas. Planetas por exemplo andam em trilhos, não simulam modelos N-Body, até por falta de um supercomputador. Outras limitações também existiam, a maior delas era a engine Unity 4, que por rodar em 32 bits limitava a quantidade de memória mapeável pelo Kerbal, e quando você começa a acrescentar modelos complexos e mods, só endereçar 4 GB de RAM é um problema.

Agora foi lançada a versão 1.1, e meninos, eu vi. Está excelente.

screenshot4

Fora a versão nova da Unity, toda a mecânica das rodas foi reescrita, torque e tração funcionam muito melhor, dá até pra fazer drifting. A performance como um todo aumento muito, em alguns casos ele está 10× mais rápido que a versão antiga.

A interface foi redesenhada e unificada. é possível fixar os menus contextuais dos componentes, que podem ser buscados pelo nome na fase de montagem da nave. Também foi refeito o modelo aerodinâmico, o boom supersônico está mais realista e você tem bem mais chances de morrer se seu avião ou foguete não for realmente estável.

Há mais cenários prontos e desafios, a parte de carreira foi reescrita do zero e temos a Kerbalpedia, com toneladas de informações científicas e sobre o jogo, algo que realmente fazia falta:

screenshot38

Aqui um vídeo do Scott Manley demonstrando algumas das novidades:


Scott Manley — Kerbal Air Racing Course

O Kerbal Space Program pode ser achado no Steam ou na Loja Oficial. Há um demo para baixar, e está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux, Wii U e Mac OS.

No Steam está na promoção por R$ 43,79 e vale cada centavo.

relacionados


Comentários