Meio Bit » Filmes e séries » Afie sua katana: Samurai Jack vai voltar

Afie sua katana: Samurai Jack vai voltar

Genndy Tartakovsky finalmente ouve o clamor dos fãs: Samurai Jack ganhará nova temporada no Adult Swim em 2016

8 anos atrás

samurai-jack

Genndy Tartakovsky é um produtor/animador/diretor competente e querido do público. O Laboratório de Dexter é um desenho sensacional, a versão dele de Star Wars: Clone Wars era melhor do que a animação em 3D que veio depois, e quem assistiu Hotel Transilvânia 1 e 2 diz que eles se mantêm no nível de suas criações anteriores.

Correndo por fora de produtos mais infanto-juvenis estava aquele que considero seu melhor trabalho: Samurai Jack. Com apenas quatro temporadas de 13 episódios cada, a saga do guerreiro sem nome perdido no tempo tinha uma linguagem cinematográfica característica, uma ode às obras do mestre Akira Kurosawa. Infelizmente o Cartoon Network não viu muito nela e a engavetou, nunca comissionando nada além dos 52 episódios originais. A exibição do último episódio foi em 2004.

E agora, quase 12 anos depois de seu fim a série vai voltar.

O anúncio foi feito no YouTube, com um novo teaser para a quinta temporada. Tartakovsky vai entregar uma season completa que entrará na programação do selo Toonami, e irá ao ar no canal Adult Swim. A estreia está programada para algum momento de 2016.

http://www.youtube.com/watch?v=yzIxLwVwtiQJack is Back | Samurai Jack | Adult Swim

Samurai Jack entrou no ar em 2001 e foi uma curiosa surpresa para quem estava acostumado com o Dexter que importa e As Meninas Superpoderosas. Voltado para um público mais velho, o desenho narrava a clássica história do bem contra o mal, este último personificado na forma do demônio Aku (que de fato significa “mal” em japonês; aqui ele foi renomeado para “Abu” por razões mais do que óbvias). Um jovem príncipe japonês, portador da espada que pode derrotar o vilão é jogado milhares de ano no futuro, em um mundo onde Abu governa e é a lei. As histórias abordam as tentativas do príncipe sem nome (chamado jocosamente de “Jack” por outros, alcunha adotada posteriormente) de voltar à sua época e eliminar Abu antes que ele domine o mundo.

Muitas das batalhas vistas no desenho remetem a filmes clássicos de samurai e de kung-fu, e há diversas homenagens introduzidas como easter eggs. Uma que acho a mais legal é a do episódio em que Jack se lembra de sua infância, onde temos uma aparição muito especial:

JJULLER — Jack, Lone Wolf & Cub

Sim, Itto Ogami e seu filho Daigorô, os protagonistas do clássico Lobo Solitário (a cena acima reproduz uma das passagens mais memoráveis do mangá). Vale lembrar que essa obra influenciou muita gente, um dos mais famosos sendo Frank Miller (Ronin, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Demolidor: O Homem Sem Medo, a HQ que foi base para a série da Netflix, etc).

Se o espírito das quatro temporadas anteriores for mantido, Samurai Jack continuará sendo uma série divertida para os mais jovens, mas excepcional para os velhacos que adoram os filmes do Kurosawa, Sergio Leone e David Lean (Lawrence da Arábia). Só esperamos que desta vez não se limite a uma season apenas e continue sendo lançada, pois o que é bom deve ser mantido no ar.

relacionados


Comentários