Meio Bit » Arquivo » Games » Koji Kondo fala sobre a criação de músicas temas para a BigN

Koji Kondo fala sobre a criação de músicas temas para a BigN

Koji Kondo fala sobre o processo de criação de músicas para os jogos da Nintendo, escolhe a versão que mais gosta do tema do The Legend of Zelda e sobre como tentará tornar o Mario Maker um jogo mais... agradável.

9 anos atrás

mario-maker

Quando falamos da Nintendo e dos muitos profissionais que ajudaram a transformá-la em uma das principais empresas da indústria, é natural pensarmos nos nomes de Shigeru Miyamoto,  Gunpei Yokoi ou Eiji Aonuma, mas existe outra pessoa que muitas vezes é esquecida e que merece igual reconhecimento, Koji Kondo.

Responsável por alguns do temas mais emblemáticos dos videogames, o compositor falou ao Polygon sobre o processo de criação de suas músicas e fez algumas revelações que considero bastante interessantes, como por exemplo o fato de que a inspiração quase nunca vem quando está no escritório, mas quando está na banheira, dormindo ou simplesmente andando pela casa.

Porém, o que realmente chamou minha atenção foi Kondo dizer que a composição de um tema é algo colaborativo, por isso ele gosta de se reunir com os game designers e diretores dos jogos antes de começar a criar a música que será utilizada neles. Para isso ele encara uma versão jogável do título seguidas vezes, na tentativa de tentar descobrir que tipo de música se encaixaria ali.

O compositor também falou sobre o Mario Maker, jogo que nos permitirá criar os próprio estágios e que promete se tornar uma verdadeira febre quando for lançado. Por se tratar de algo em que passaremos muito tempo no editor, Kondo afirmou que é importante oferecer uma música da qual não nos cansaremos e fico imaginando que esta não deverá ser uma missão das mais fáceis, mas como estamos falando de um gênio…

Já sobre o tema da série The Legend of Zelda, o japonês revelou que a versão que mais gosta é aquela presente no Ocarina of Time e como este é o capítulo preferido de muitos fãs, tenho quase certeza que muita gente concordará com ele.

http://www.youtube.com/watch?v=Gjbi2w81zB8Hyrule Field Main Theme - The Legend of Zelda: Ocarina of Time Music Extended

Vale lembrar que Kondo também criou ou supervisionou a criação de músicas para vários outros sucessos da Nintendo, entre eles Punch-Out!!, Pilotwings, Star Fox, Mario Party e muitos, muitos outros. Sem dúvida um dos principais responsáveis não só por transformar a Nintendo numa gigante, mas por fazer com que os games sejam reconhecidos até porque quem não costuma jogar, afinal, quem não conhece a música tema do Mario?

relacionados


Comentários