Meio Bit » Arquivo » Hardware » A Miracle Machine não passava de um hoax, mas por uma boa causa

A Miracle Machine não passava de um hoax, mas por uma boa causa

Era mesmo uma pegadinha: a Miracle Machine foi um hoax para chamar a atenção para a Wine to Water, ONG que leva à água potável a quem não tem acesso à ela

10 anos atrás

miracle-machine-boyer-james-hoax

Quando Kevin Boyer e Philip James apareceram na mídia com o "Jesus portátil" Miracle Machine, uma máquina que prometia fazer vinho em casa em apenas três dias, a comoção foi geral. Independente das pessoas acharem uma ideia genial ou uma charlatanice descarada, o fato é que a mídia em geral deu atenção massiva ao aparelho. Em poucos dias o vídeo foi visto por mais de 200 mil pessoas e tuitado mais de 6.000 vezes, mais de 600 sites e blogs (nós inclusive) cobriram o aparelho e mais de 7.000 pessoas se inscreveram para saber mais sobre o produto ou aguardar o lançamento da campanha no Kickstarter.

Como os mais velhos dizem, “parece bom demais pra ser verdade”. E de fato estavam certos: a Miracle Machine não passava de um hoax, mas por uma boa causa.

Na verdade o conceito por trás da Miracle Machine era uma campanha publicitária para chamar a atenção para a Wine to Water, uma ONG que leva água potável aos mais necessitados tal qual a charity: water, da qual falei em meu primeiro post. Aos desapontados que pretendiam de fato investir US$ 499 num milagre de Caná portátil, o fundador Doc Hendley tem uma mensagem:

Ao custo de uma garrafa de vinho nós somos capazes de fornecer água potável com 99,9% de pureza para uma família por até cinco anos. Esse é o verdadeiro milagre.

O CEO da fundação Allen Peterson concorda, dizendo que uma em cada oito pessoas no mundo não tem acesso à água potável e que mesmo que a campanha seja criticada, “se for capaz de salvar uma vida, valeu a pena”.

Boyer e James, respectivamente CEO e chairman da CustomVine não estão preocupados com o marketing reverso que a pegadinha pode causar na sua empresa, que é real e realmente comercializa vinhos artesanais sob encomenda. Para eles, levar água a quem precisa é mais importante.

"A cada ano quase dois milhões de crianças morrem por causa de água contaminada e falta de saneamento", disse James. "O milagre de transformar a água em vinho pode estar distante, mas a Wine to Water mostrou que o verdadeiro milagre de oferecer água potável está facilmente ao nosso alcance". Já Boyer disse que "a decisão de nos envolver (com a campanha) foi fácil", afirmou Boyer. "Enquanto alguns gostam de apreciar uma taça de vinho muitas pessoas ao redor do mundo não têm acesso a um copo de água potável, e isso é inaceitável”.

Para concluir James foi direto:

Eu faria de novo cem vezes mais. Não pelo propósito de enganar alguém, mas se isso salvasse uma vida a mais, eu faria.

Por fim Boyer e James pedem que os interessados originais adquiram uma garrafa do vinho especial Miracle, cuja renda será revertida para a Wine to Water. Basta acessar o site da Miracle Machine ou da instituição.

Fonte: DM.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários