Meio Bit » Arquivo » Hardware » MWC 2014: Samsung apresenta Galaxy S5 e novo smartwatch Galaxy Fit

MWC 2014: Samsung apresenta Galaxy S5 e novo smartwatch Galaxy Fit

Samsung finalmente apresenta o Galaxy S5, seu mais novo top de linha com certificação IP67, câmera de 16 megapixels e leitor de digitais

10 anos atrás

galaxy-s5

Em evento realizado nesta tarde no MWC 2014, a Samsung revelou ao mundo a quinta versão de seu aparelho de maior sucesso. O Galaxy S5 é uma promessa da “volta ao básico” da empresa, embora seus recursos mostrem a velha obsessão que a Sammy tem em colocar “n” recursos num único aparelho.

Antes do lançamento do aparelho diversos rumores permearam a internet. Alguns falavam que o S5 contaria com um scanner de íris, outros apontavam para a possibilidade dele contar com um display 4K. Na verdade a Samsung preferiu se concentrar onde importa: melhorar algumas questões de design e desempenho, de modo a não dever nada para seu concorrente direto, o iPhone 5s.


Design e features

galaxy-s5-001a

A Samsung não quis se distanciar muito do visual do S3 e do S4. O Galaxy S5 ainda possui corpo de policarbonato, aquele plástico que não é plástico. O design do aparelho segue o formato do S4, mas é um pouco mais retangular e menos “saboneteira”. Tudo isto aliado ao acabamento brilhante nas bordas internas remete ao visual do S e S2. Isso é um tanto desconcertante: uma mescla dos visuais antigos e recentes.

A parte traseira do aparelho possui uma textura similar ao acabamento de couro do Galaxy Note 3, imitando suas características sem utilizar outros materiais. Tudo para manter uma pegada mais firme. O aparelho está disponível em quatro cores básicas. O display aumentou um pouquinho, de 5 polegadas do Galaxy S4 para 5,1” do S5. A resolução não mudou, permanecendo Full HD. Nada de 4K, nada de Ultra HD. Com isso a densidade de pixels por polegada caiu um pouquinho: são 432 ppi contra 441 do S4.

A Samsung continua a fazer suas modificações profundas no Android. O TouchWiz continua não sendo muito bonito, principalmente se considerarmos suas decisões pelo visual dos apps. O menu de configurações foi profundamente alterado, os menus agora são ícones coloridos, muito parecidos com o que vimos que poderia ser o Tizen. Por outro lado vários apps proprietários da Samsung deram adeus, como o Samsung Hub. Os apps que continuam são ChatOn, S Health, S Voice e Samsung Apps.

Já na parte do gerenciamento de energia o S5 não faz feio: um novo modo chamado Ultra Power Saving, que corta praticamente tudo o que não é essencial ao aparelho em situações de pouca energia, deixando o básico do básico funcionando: chamadas e SMS. Aliada à bateria de 2.800 mAh, a Samsung diz que o aparelho estando nesse modo dura até cinco dias com uma única carga. Essa eu gostaria de ver.

Câmera

galaxy-s5-002

A câmera principal do S5 possui um sensor de 16 megapixels contra os 13 do S4. Embora não pareça muito, a Samsung melhorou a câmera como um todo: o autofoco foi reduzido ao máximo, chegando ao tempo máximo de 0,3 segundo para regular o foco de forma automática. Segundo a Sammy, um smartphone similar leva o dobro do tempo para tal.

Outro recurso muito legal é o de fotografar em HDR em tempo real. Você pode visualizar como uma foto ficará com o recurso ligado e desligado ao invés de como aparelhos fazem hoje em dia, tirando duas fotos distintas e dando a opção para o usuário escolher qual quer manter.

Segurança e saúde

galaxy-s5-004

A Samsung pode ser acusada novamente de copiar o Sensor de impressões digitais Touch ID, mas ela resolveu fazer mais do que simplesmente usá-lo para bloquear seu Galaxy S5. Para começar, o scanner não está no botão, mas na parte inferior da tela. Você desliza seu dedo de cima para baixo para utilizar a função. É possível utilizar o recurso para por exemplo pagar suas contas no PayPal, embora detalhes não tenham sido divulgados.

As crianças não foram esquecidas: a Samsung anunciou o Kids Mode, um modo exclusivo para evitar que seus filhos tenham acesso a conteúdo indevido ou mesmo baguncem seus documentos. Ele transforma o S5 em outro aparelho, com visual bem colorido e uma loja de aplicativos voltada para os pequenos. Além disso você pode configurar um cronômetro, que determina quanto tempo as crianças poderão brincar com o smartphone.

Entretanto, o mais curioso (para não dizer bizarro) é o fato de que o S5 possui um monitor cardíaco embutido: sabe aquilo que parece o LED da câmera? Think again:

galaxy-s5-003

O monitor cardíaco é pensado para ser usado em conjunto com os novos smartwatches da empresa como o Gear 2 e Gear 2 Neo, além de um terceiro modelo revelado no keynote: o Gear Fit.

gear-fit

A aparelho é o primeiro do mundo com um display curvado e flexível. Muito provavelmente roda Tizen como seus irmãos, mas o formato seguindo a curvatura do pulso o torna ideal para esportistas. Além disso a Samsung garante que ele é compatível com 20 aparelhos Galaxy diferentes, permitindo gerenciar chamadas e notificações assim como os outros modelos. Se ele tiver um nível de independência como o Gear 2 e Gear 2 Neo como player de música dedicado e comunicação Bluetooth de áudio, seria uma aquisição interessante.

Voltando ao Galaxy S5, para os praticantes de esportes que vão suar muito (e desastrados em geral), o smartphone conta com certificação IP67, sendo completamente selado contra poeira e resistente e mergulhos na água até 1 metro de profundidade por até 30 minutos. A porta microUSB 3.0 também é protegida.

Especificações

  • SoC Qualcomm Snapdragon 801, quad-core com clock de 2,5 GHz e GPU Adreno 330;
  • 2 GB de RAM;
  • display Super AMOLED de 5,1 polegadas com resolução Full HD (432 ppi);
  • 16 ou 32 GB de espaço interno expansível via Micro-SD;
  • câmera principal de 16 megapixels com auto-foco, HDR e estabilizador de imagens ultra rápido e frontal de 2,1 MP;
  • certificação IP67;
  • redes Wi-Fi, 4G/LTE, GPS e Bluetooth 4.0;
  • bateria de 2.800 mAh;
  • dimensões: 142 x 72,5 x 8,1 mm;
  • peso: 145 g;
  • Android 4.4.2 Jelly Bean KitKat.

O Galaxy S5 será lançado em 150 países (Brasil incluso) no dia 11 de abril. Preços não foram divulgados, mas é bom não esperar por uma pechincha.

relacionados


Comentários