Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Câmeras fotográficas mais desejadas na Amazon

Câmeras fotográficas mais desejadas na Amazon

Lista de câmeras mais desejadas da Amazon mostra que nem sempre o consumidor está atrás do produto mais novo, e sim do equipamento que vai servir para suas necessidades.

10 anos atrás

Bem, mais um ano acabou e todo mundo já deve ter feito suas compras de Natal. Acho que vocês perceberam que não rolou por aqui uma lista de indicações de equipamentos a serem comprados. Isso não aconteceu porque sou contra esse tipo de iniciativa. Acho que equipamentos devem ser comprados por conta de uma necessidade, e não de desejos consumistas. Como bem disseram os mestres, fotografia pode ser feita com qualquer equipamento, até mesmo com uma caixa de fósforos. No mais, no ano de 2013 muita gente andou preocupada com a questão da queda das vendas das câmeras reflex. Eu fiquei muito feliz com isso. Não me entendam mal, não sou contra os fabricantes venderem o máximo possível, mas sempre achei que estamos vivendo uma bolha de vendas de câmeras reflex. A tecnologia digital barateou a compra deste tipo de equipamento. Muita gente comprou na onda de ter a melhor câmera, mesmo que não tivesse a mínima noção de como utilizar, e agora se deram conta de que não precisam de algo tão grande. Isso me lembra do caso de uma amiga que entrou em uma loja de câmeras fotográficas em São Francisco e falou para o vendedor que queria uma boa câmera. O mesmo tentou vender para ela um 5D Mark III. Na grande parte dos casos, os smartphones mais modernos estão dando conta do recado. Então nada mais lógico de que as vendas voltem ao patamar normal. Pessoas que precisam de câmeras reflex vão continuar comprando e, a cada dois anos, trocar de equipamento. Quem não precisa vai ter uma guardada para momentos muito especiais e continuar fotografando com seu telefone. Coisa simples.

Um ponto negativo da grande bolha de vendas de câmeras reflex é que os fabricantes inundam cada vez mais o mercado com novos modelos sem nenhum tipo de diferencial. São câmeras parecidas com os equipamentos que vieram substituir e, as vezes, com qualidade de imagem pior. Tudo isso para mover a grande roda do capitalismo. Mas, o consumidor que realmente procura uma coisa séria na fotografia está percebendo isso e mostrando que o fato do equipamento ser mais recente não indica que ele vai ser um sucesso de vendas. O pessoal do Petapixel decidiu avaliar o mercado de câmeras fotográficas não pelos dados e estatísticas dos fabricantes, mas por uma lista muito mais fácil de acessar. Embora ela não tenha rigor estatístico nenhum, ela mostra o que os consumidores estão querendo. Estamos falando da lista de desejos da loja Amazon. Nesta lista, conseguimos descobrir o que os frequentadores da loja estão desejando. Claro que a lista muda a toda hora, mas podemos ver alguns pontos interessantes no que ela nos mostra.

Quando procuramos pelos mais desejados, do ponto de vista das câmeras reflex, notamos que o primeiro colocado (naquele dia) é a Canon EOS Rebel T3i. Estranho, pois a câmera mais desejada é uma reflex de duas gerações atrás. Dois pontos podem explicar isso. O primeiro é, que por ser uma câmera mais antiga, o preço será mais baixo, isso não temos dúvidas. Mas, os Estados Unidos são uma sociedade de consumo e comprar uma reflex no solo americano não tem o mesmo impacto no orçamento do que no Brasil. A outra explicação é que, as duas câmeras que sucederam a T3i, levando em conta a inovação da tecnologia, não trouxeram nada de destaque. Na verdade, se dermos uma olhada nos reviews, elas possuem desempenho inferior. Ou seja, uma câmera já considerada antiga é melhor opção de compra que uma reflex de entrada, mesmo em um país cuja população tem um bom poder aquisitivo. Da mesma forma, temos na lista a Nikon D5100 em terceiro lugar. Câmeras ótimas, que cumprem o seu objetivo, que já foram substituídas e estão por um ótimo preço no mercado.

A indústria tem que começar a olhar esses números. O que leva o consumidor a apostar em uma câmera recém lançada? No meu caso qualidade de imagem. Mas, o consumidor comum gosta de inovação. Se não trouxer fatores que o levem a apostar no novo modelo, então a opção mais óbvia é o modelo antigo e com qualidades que vão suprir suas necessidades. A bolha pode estar explodindo e a opção é voltar a vender pouco, mas em um ritmo constante. Creio que este será mais um dos desafios de 2014.

amazon_desejados

Fonte:  Petapixel.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários