Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Apps de terceiros com “insta” ou “gram” no nome estão proibidos, afirma Instagram

Apps de terceiros com “insta” ou “gram” no nome estão proibidos, afirma Instagram

Instagram proíbe que desenvolvedores de aplicativos utilizem “insta” e “gram” no nome e pede que se adequem, apesar de, no passado, ter incentivado tal prática.

11 anos atrás

Instagram

O que Tweetbot, Tweetcaster e Twitpic têm em comum? Exato, todos são serviços relacionados ao Twitter e que, por questões de marketing lógicas, utilizam parte do nome da rede social para atrair os usuários e se destacar entre uma penca de aplicativos. Obviamente, este tipo de comportamento não é restrito aos desenvolvedores que focaram no Twitter. Na verdade, é algo extremamente comum que vemos diariamente por aí.

No entanto, para a surpresa dos desenvolvedores, o Instagram começou e enviar mensagens aos desenvolvedores de aplicativos cujos nomes contam com “insta” ou “gram” pedindo, gentilmente, que os nomes sejam alterados para ontem (Corre! Corre!). Abaixo, a tradução (beeeem) livre da mensagem enviada pelo serviço ao desenvolvedor do Luxogram:

Agradecemos o seu interesse em desenvolver produtos que ajudam as pessoas a compartilharem imagens com o Instagram. Ao mesmo tempo em que nós encorajamos os desenvolvedores a construírem grandes aplicativos para o Instagram, não podemos permitir que outros aplicativos pareçam oficiais ou que sejam patrocinados por nós.

Como acreditamos que você entenda, a proteção da marca é muito importante para o Instagram. Por exemplo, sempre foi contra as nossas diretrizes a utilização de um nome que soe ou pareça com “Instagram” ou que copie a aparência do nosso aplicativo. Da mesma forma, como já esclarecido nas novas orientações, a utilização de “insta” e “gram” em um aplicativo que funciona com o Instagram é prejudicial para a marca. É importante que você crie uma marca própria para o seu aplicativo e utilize as marcas registradas do Instagram apenas nos casos expressamente autorizados em nossas nossas políticas.

Vocês devem estar pensando: “Uai, Ricardo, não há nada anormal em uma empresa querer proteger a sua marca de desenvolvedores oportunistas que resolveram se aproveitar do sucesso do Instagram”. Concordaria plenamente com vocês, se… o próprio Instagram não tivesse, anteriormente, dado todo o aval aos desenvolvedores a utilizarem os termos “insta” e “gram” nos nomes de suas aplicações.

Termos de uso da API do Instagram incentivava o uso de "insta" ou "gram" no nome dos aplicativos

Termos de uso da API do Instagram incentivava o uso de “insta” ou “gram” no nome dos aplicativos

Sim, eu sei que o serviço é livre para criar as suas próprias regras e modificá-las quando bem entender, mas este tipo de mudança, no decorrer do jogo, é um golpe baixo, na minha opinião. Se todos os serviços quererão ou conseguirão atender as regras do Instagram, veremos em breve. Este caso, ao menos, deixa um bom recado: nunca confie cegamente nas regras que, amanhã, poderão ser mudadas sem o seu consentimento.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários