Meio Bit » Games » Comprar games e outros itens no Japão é Tenso. Sem trocadilhos

Comprar games e outros itens no Japão é Tenso. Sem trocadilhos

Rápido tutorial do Tenso.com, serviço que envia compras do Japão para cá, para sites que não costumam remeter para fora do país.

11 anos atrás

gogoni-tenso-000

Para pessoas que gostam de importar games e outros itens de fora, principalmente da Ásia, China e Hong Kong são geralmente o caminho mais utilizado pelos compradores, até porque há uma política em lojas no Japão principalmente, em que eles não entregam fora do país.

Porém há um serviço que não só envia suas compras na terra dos samurais para cá por um preço camarada, como é extremamente seguro e prático. Trata-se do Tenso.com.

O Tenso na verdade é um serviço que funciona como uma Caixa Postal virtual: você se cadastra gratuitamente e receberá um código de identificação, que servirá para a empresa separar seus pacotes e disponibilizá-los para envio ou consolidação (já explico isso).

gogoni-tenso-005

Vamos observar primeiro como criar uma conta (é preciso atenção pois você terá que lidar com kanjis para fazer o cadastro nas lojas): ao entrar no site em inglês, criar a conta é simples, mas a partir daí é preciso atenção: em “My Page”, o Tenso lhe fornecerá o endereço do depósito da empresa, com um código único que serve para identificá-lo:

gogoni-tenso-001

O número apagado é um código de seis dígitos que irá identificá-lo. A partir daqui você estará hábil a comprar em lojas japonesas, desde que você tenha cartão internacional. Caso não tenha, você pode solicitar ao site que compre o item para você, com uma taxa que varia entre 1.500 ienes para um produto que custe até 10.000, ou 15% do valor do produto acima disso até o limite de 200.000 ienes.

Voltando às compras em sites, digamos que você queira comprar um game na Amazon japonesa. Tudo que você tem que fazer é cadastrar seu endereço conforme segue:

gogoni-tenso-002

  • o campo número 1 é o seu nome, sem segredos;
  • o campo 2 é o CEP, onde deve ser colocado o código do depósito do Tenso, 120-0023;
  • o campo 3 é a cidade, 東京都 é Tóquio;
  • os campos números 4 e 5 são o endereço do depósito, 足立区千住曙町42-4 na primeira linha e TS****** na segunda;
  • o campo 6, nome da companhia é opcional, mas recomendo preencher com 通販商品配送サービスTENSO取次ぎ;
  • o último campo é o telefone do depósito do Tenso, 03-5739-3341.

No site há tutoriais detalhados para outras lojas como Rakuten Japan e Global, além de dicas gerais, nada muito complexo. Eu peguei o Amazon pois é onde eu costumo comprar.

gogoni-tenso-003

No Amazon não há segredo. Basta comprar, pagar com cartão internacional e em até um dia útil o pacote chegará no depósito, sem taxas de envio. Assim que o Tenso lhe enviar um e-mail confirmando a chegada, você pode fazer duas coisas: despachar o item ou mantê-lo lá para consolidar com outras entregas.

Caso você queira despachar você pagará o envio via EMS (que é bem mais barato do que via Hong Kong) mais uma taxa mínima de 490 ienes, que varia de acordo com o peso da encomenda. Por exemplo: para o game acima eu paguei 980 ienes de taxa (pois o pacote passou de 1 kg) mais 4.600 ienes de envio, resultando em 5.580 ienes para enviar o pacote (cerca de R$ 127 reais em valores de hoje, cem ienes estão valendo R$ 2,28, caro).

Caso você tenha comprado outras coisas, você pode unir todas elas em um nova caixa, estimar o valor e despachar tudo de uma vez. É muito útil para compras de miudezas em sites diversos. A taxa é de 300 ienes para os primeiros dois pacotes mais 300 por pacote adicional, além da taxa de serviço de 200 ienes. Pode parecer muito, mas levem em consideração vários pacotes pesados; a economia pode ser significativa. Lembrando que cargas como spray de cabelos, desodorantes e perecíveis não podem ser enviados, e itens como tacos de golfe, guitarras ou skates não podem ser consolidados.

Se você não quiser usar o EMS, você pode entrar no site do Japan Post e fazer uma consulta sobre seu pacote usando outros métodos de envio. Aí é só enviar um e-mail para [email protected] dizendo o número do pacote, seu código e qual envio você deseja utilizar. O Tenso vai adicionar uma entrada em "Optional Services" detalhando quanto você deve pagar.

Em ambos casos você escolhe discriminar o conteúdo do pacote, além de um valor médio. Eu recomendo que caso alterem o valor, coloquem um número razoável para não chamar atenção desnecessária da alfândega. Nesse caso em especial eu não editei o valor, dei sorte e não fui taxado, tendo pago ao todo apenas 130 reais por um game em edição especial.

Ni no Kuni: Shikkoku no Madoushi para DS, edição especial com o livro de magias (em japonês, infelizmente)

Ni no Kuni: Shikkoku no Madoushi para DS, edição especial com o livro de magias (em japonês, infelizmente)

Todo o processo levou apenas 15 dias entre comprar na Amazon, despachar e receber. Como a loja nipônica do Bezos é boa em vender itens usados, é uma boa dica para conseguir games antigos, miniaturas raras, e recomendo até para comprar publicações locais, já que papel não é taxado (fique atento apenas ao peso). Para quem compra importados no Japão ou China o Tenso é uma boa pedida, até para comprar aquelas edições especiais que não saem do arquipélago.

Quer adicionar alguma coisa? Deixe aí nos comentários. 🙂

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários