Meio Bit » Miscelâneas » Tutorial: como NÃO fazer uma apresentação de slides

Tutorial: como NÃO fazer uma apresentação de slides

17 anos atrás

Muitos já devem ter se deparado com situações em que uma apresentação de slides mal feita transformou aquele momento em uma chatisse sem tamanho. O fato é que muita gente não sabe fazer uma apresentação de slide para ser apresentada. Algumas vezes por preguiça ou mesmo falta de capricho, mas muitas outras vezes simplesmente por não saberem como fazê-las de uma forma agradável. O uso de multimídia para ministrar aulas e conferências é relativamente novo, a ponto de professores/palestrantes nunca terem tido algum tipo de treinamento. Muitas vezes, as pessoas acabam aprendendo a usar programas como o Power Point meio que na marra. A falta de intimidade com o computador também interfere negativamente neste ponto. Pensando nisso resolvi escrever este artigo para que as pessoas possam ampliar suas percepções e aperfeiçoar sua apresentações. Observando várias apresentações na faculdade fiz uma lista de como NÃO fazer uma apresentação de slides:

  • Cores de fonte

Não escolha cores que prejudiquem a legibilidade do slide. Ao criar um slide dê a atenção devida para a cor da fonte a ser escolhida. Também é importante escolher neste mesmo momento o plano de fundo, afinal a cor da fonte vai contrastar com o plano de fundo. Cores parecidas podem dificultar na hora da leitura.

  • Textos extensos

Evite colocar textos muito extensos no slide. Prefira a utilização de palavras-chave que sirvam como um guia para a sua apresentação. Tópicos com mais 6 linhas de texto explicativo são desnecessários. Lembre-se que o foco deve ser muito mais no apresentador que no slide. Textos grandes distanciam o apresentador da platéia. E, teoricamente, os ouvintes não precisam de um simples leitor. Toda vez que precisar se desculpar por ter um slide muito carregado, lembre-se que talvez ele não deveria estar ali ou então ele poderia ser divido em vários.

  • Relação texto / Tamanho da tela

Evite usar o slide inteiro para colocar o texto. Ou seja, sempre é melhor em termos estéticos deixar uma margem em relação à borda do slide. No caso de diagramas e esquemas pode ser interessante ocupar todo o slide no sentido de aumentar a figura e facilitar a visualização.

  • Enquadramento/Estética/Centralizar

Não deixe a caixa de texto desalinhada. Esteticamente a caixa de texto geralmente se encaixa melhor quando for disposta centralizada. Uma caixa "grudada" em uma das bordas do slide não parece ter um efeito estético bom.

  • Tamanho de fonte/legibilidade

Não coloque fonte muito pequena. Geralmente o leitor gosta de ler o que está escrito no slide e na hora de criar o slide é importante lembrar que os leitores não estarão tão próximos da tela de projeção como o apresentador, então se o lugar da apresentação é grande é importante que todos, ou a grande maioria consiga ler com facilidade o conteúdo escrito do slide.

  • Plano de fundo

Não escolha um plano de fundo que prejudique a leitura do slide. Geralmente opto por fazer esta escolha antes de começar a fazer a apresentação, juntamente com a cor da fonte. Existem várias opções de design de slide disponíveis no Power Point, e muitas outras opções disponíveis na internet a serem baixadas. Também há a possibilidade de se usar uma simples cor de fundo ou mesmo uma foto. No caso de fotos uma boa saída pode ser usá-la como marca d'água (talvez saia um tutorial aqui no MeioBit ensinando)

  • Erros de português

Não deixe passar NENHUM erro de português. Deve-se sempre revisar uma apresentação com olhar crítico para erros de português. Erros grosseiros podem fazer com que o prestígio de quem está apresentando vá por água abaixo, perdendo crédito e respeito de quem está assistindo. Não confie no corretor do Power Point, que sublinha as palavras grafadas erradas, muitas vezes a palavra pode estar certa, mas fora de contexto, cuidado. Revise, revise e revise.

  • Abreviações não tão comuns

Não use abreviações desconhecidas. Como disse na outra dica, palavras-chave são sempre bem vindas, porém elas devem ser entendidas. Algumas pessoas acham que as palavras que estão na apresentação são apenas para guiar o apresentador e acabam colocando abreviações que para ele pode ser muito óbvio, mas para os que estão assistindo nem tanto. Então na hora de usar uma abreviação tenha certeza de que ela é conhecida pela maioria das pessoas que vão te assistir.

  • Sons durante a apresentação

Evite colocar músicas de fundo na apresentação. Quando se faz uma apresentação as pessoas podem pensar que os sons irão ficar legais e dinâmicos, porém muitas vezes se tornam irritantes, principalmente se forem freqüentes, como uma música de fundo, por exemplo. Além disso, os sons podem passar um ar de amadorismo.

Espero ter ajudado a melhorar os processo de criação de uma apresentação de slides.

relacionados


Comentários