Meio Bit » Arquivo » Internet » No Q.G. do Facebook: conheça o local onde Dr. Z trabalha para dominar o mundo

No Q.G. do Facebook: conheça o local onde Dr. Z trabalha para dominar o mundo

13 anos atrás

São raríssimas as exceções e praticamente nenhuma empresa oferece um 'tour' para candidatos, ou seja, você só conhece bem mesmo o seu ambiente de trabalho depois de contratado. Se contrado.

Existem alguns lugares na interweb onde você pode, se tiver curiosidade, saber como funcionam os grandes escritórios do mundo, como se parecem e qual seria a sensação visual de se imaginar trabalhando em algum deles.

Se o seu lance é fazer parte de um plano sinistro para dominar o mundo, então você deve enviar seu curriculum para a casa do Facebook, na Califórnia.

Mas não vá se animando muito não. A parte bonitinha do QG parece estar reservada para quem visita, não para quem trabalha lá. Veja:

Fb001

As catracas de entrada utilizam um sistema de proteção à laser (isso mesmo) para perceber se você passou sem registrar sua entrada com seu cartão de funcionário.

Fb002

Que tal seria trabalhar em um salão enorme, com janelas azuis-escuro e sem baias entre mesas -- muitas mesas? Cada mesa contem um latãozinho de reciclagem ali pertinho do seu pé. #weird

Fb003

Essa é uma área que se repete em alguns lugares do escritório e se chama "IT Help Zone". Parece com a sala de uma república onde moram 30, não?

Fb004

O traçado que corre no chão em linhas brancas e amarelas por todas as dependências da instalação não estava lá quando se mudaram e tem a intenção de lembrar à todos que o Facebook é mesmo uma 'fábrica'.

Fb005

A parte superior das instalações é nítidamente menos 'divertida' que a inferior e não contém qualquer decoração nas paredes, sendo bem mais cinza e estéril. Se você for chamado lá para cima, boa coisa não é...

Fb006

O teto totalmente exposto e os condutores de ar feito de alumínio dão muito mais a idéia de um galpão ou armazém do tipo sinistrão, do que o centro de operações da maior rede social do mundo. (Oi Rosenbaum?)

Fb007

Na parte bonitinha do escritório, um sistema bacana informa quando a sala de reuniões está sendo usada ou está livre. Ali mesmo novas reuniões podem ser reservadas por qualquer um. #cool

Fb008

Se a sua ferramenta de trabalho é o teclado, um tablet e um monitor, provavelmente você será instalado aqui, no 'jaulão'. Grades de ferro ao redor do departamento de produção dão uma nítida visão do que rola ali: muito coding ou chicote. 🙂

Fb009

A ausência de parede e baias em praticamente todo canto dá um ar de integração e não incentiva ambientes cujo controle é local, mas sim, todo mundo trabalhando com todo mundo. Falar muito alto não deve ser muito bem-vindo também.

Fb010

Muito embora também haja espaços relativamente reservados, como essa pequena sala de reunião com telão, whiteboard, um tapetezinho meio feio e paredes de vidro.

Fb011

Ao velho visual fast-food dos anos 80 ficou atribuída a área de 'relaxamento' da casa, com seus bancos alto e sem encosto, chão de concreto frio e um balcãozinho onde você pode relaxar bebendo seu sanduíche de maionese de atum gelado, enquanto mastiga uma lata de refrigerante quente.

Fb012

Essa é uma sala de reunião conhecida como "One-Plan Room" e serve ao propósito de reunir as pessoas-chave ao redor de um tema e cuja finalidade é sair dali com uma decisão imediata, tomada e pronta para ser aprovada por alguém.

Com pouca coisa além do whiteboard e cubos de madeira anti-traseiros, a palavra de ordem certamente não é o conforto. Mas há lugar, ao menos, para o bom humor (para não dizer outra coisa): veja o lustre muito estranho de cristal alaranjado descendo do teto.

E ele fica ligado direto. Para quê? Boa pergunta.

relacionados


Comentários