Meio Bit » Arquivo » Indústria » Zynga acusa Vostu de plágio (ou: O sujo falando do mal lavado)

Zynga acusa Vostu de plágio (ou: O sujo falando do mal lavado)

Zynga processa Vostu por essa estar copiando seus jogos, nos mínimos detalhes.

13 anos atrás

A linha que separa a inspiração do plágio é bastante tênue. Quando a sincera homenagem, a inspiração honesta, se transforma em plágio descarado?

Para a Zynga, a Vostu, empresa de jogos casuais para a web com forte presença no Brasil (orkut), cruzou essa linha. A gigante que faz sucesso mundial com jogos como FarmVille, CityVille e Mafia Wars entrou com uma ação judicial contra a Vostu por alegar que essa estaria copiando, na cara dura, o seu portifólio de games.

Segundo a Zynga, a cópia é tão fiel que até bugs dos seus jogos, como a não obrigatoriedade de ligar prédios públicos às estradas no CityVille, foram copiados nos equivalentes da Vostu -- nesse caso, o MegaCity. Além dos jogos em si, a acusação diz que a Vostu estaria copiando outros aspectos do negócio, como estratégias de produtos, benefícios para funcionários e identidade visual.

Não dá para negar que jogos como Mini Fazenda e Café Mania, realmente, têm muito (ênfase pesada nesse muito) em comum com os títulos "originais" da Zynga. Essa encheu a sua reclamação com fotos comparando os jogos e fez até um vídeo apontando as semelhanças:

A Vostu respondeu as acusações da Zynga dizendo que essa também já foi acusada de se apropriar de ideias alheias. Disse ela, ao TechCrunch, que seus 500 (!) funcionários trabalham arduamente desenhando à mão e escrevendo código próprio para criar jogos para os 35 milhões de usuários que tem ao redor do mundo. A declaração ainda acusa a Zynga de estar jogando baixo porque alguns investidores-chave são comuns às duas empresas -- recentemente, a Vostu recebeu US$ 45,9 milhões de investidores americanos, alguns também com fichas na Zynga.

Analisando friamente a questão, a pendenga é difícil para a Vostu. Qualquer um isento constata isso com as imagens e alegações da Zynga que, por sua vez, se apóia no discurso de "inspiração" para rebater as acusações de que ela própria teria plagiado jogos anteriores aos seus.

Disso tudo, uma coisa parece ser certa: dificilmente teremos um clone nacional via Vostu do Empires & Allies, último jogo da Zynga.

Comparativos entre jogos da Zynga e Vostu.

Comparativos entre jogos da Zynga e Vostu.

Com informações do TechCrunch (2).

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários