Meio Bit » Arquivo » Indústria » HD-DVD vs Blu-Ray

HD-DVD vs Blu-Ray

17 anos e meio atrás

Estamos nos aproximando de uma nova guerra de formatos ao velho estilo VHS vs Betamax com a nova geração de discos digitais. Ou não. Engenheiros da Warner Brothers registraram uma patente de um disco ótico de tripla padronagem. Em uma face do disco estão os layers Blu-Ray e HD-DVD e na outra o padrão atual de DVD convencional, segundo a patente registrada no mês passado. E você pensava que eles faziam apenas filmes, não é? 😉

Segundo o texto da patente o lado de alta definição do disco contém uma camada Blu-Ray que pode ser lida pelos aparelhos deste padrão. Atrás dela há uma camada HD-DVD que o laser vermelho desta tecnologia pode acessar sem interferência da camada azul superior. O outro lado, com a tecnologia convencional permite que a mídia seja lida pelos aparelhos já existentes hoje. É uma grande alternativa para que os estúdios escapem dos altos custos de produzir unidades diferentes para atender à cada padrão com o mesmo conteúdo cinematográfico. Para aliviar para o consumidor só falta a LG criar um player universal.

Nesse meio tempo você pode ficar um pouco mais tranqüilo. Se você ainda tem que escolher entre qual tecnologia adquirir ao optar por um novo aparelho ao menos não precisará ficar procurando pelo disco com o padrão correto quando quiser adquirir filmes e shows. É um começo para colocar um fim a uma briga onde quem mais pode perder é o consumidor.

Via Slashdot

relacionados


Comentários