Microsoft compra Skype–Apple Chora, Google Também

skype002

Foi anunciando na madrugada de hoje o negócio. Por valores astronômicos – US$8,5 bilhões – a Microsoft adquiriu o Skype, coisa que à primeira vista (se você tiver uma visão MUITO) rasteira não faz sentido, afinal o MSN também skypa.

Não é a primeira vez que o Skype é vendido por uma baba, em 2005 o eBay, na aquisição aleatória da década comprou o Skype por US$2,6 bilhões, depois ficou anos sentado em cima da empresa, sem saber o que fazer com ela, afinal eram um site de leilão.

Felizmente o eBay foi tão inteligente com o Skype quanto o Yahoo foi com o Flickr, e manteve suas mãos LONGE do serviço. O Skype continuou crescendo, os números são assustadores. 500 mil novos inscritos por dia, 170 milhões de usuários conectados, 30 milhões de comunicações simultâneas e 209 bilhões de minutos de áudio e vídeo transmitidos em 2010.

Mesmo assim o Skype não é… social. Digo, até é, mas ele é o que se chama de rede social pessoal, você não costuma ter desconhecidos no Skype, a lista de contatos dele é bem mais seletiva que a dos instant messengers.

Agora adivinhe qual o CONCEITO do Windows Phone? Pois é, uma rede social pessoal.  Guarde isso.

 

A parte de instant messengers tentou acompanhar a onda do Skype, tanto o MSN quanto o gTalk vazem VOIP, o Google inclusive oferece alternativas gratuitas e/ou muito baratas para o o Skype, mas… não pegou.

Claro, todo mundo usa, mas Skype ainda é O sinônimo de comunicação web não-textual. Só há um lugar onde o Skype não pegou realmente, e é justamente uma das áreas de expertise da Microsoft, o mundo corporativo.

Uso corporativo é diferente de todo mundo instalar o Skype e sair falando, o buraco é mais embaixo e está cheio de dinheiro. Tem a ver com integração com sistemas de gestão, CRMs, Outlooks, sistemas de billing, suporte e muitos outros. Pra COMEÇAR você precisa de uma lista de contatos unificada dentro da empresa.

A Microsoft tem know-how de sobra nessa área, mas suas soluções de VOIP sempre esbarraram no problema de ser algo… interno. Com a tecnologia Skype, você passa a ter toda uma solução de telefonia, interna e externa gerenciada por um backend bem mais poderoso que meia-dúzia de scripts e alguns bacalhaus feitos na base da magia negra.

skype001

E pra nós?

Em uma coletiva de lançamento hoje, 8AM PDT Steve Ballmer e Tony Bates, CEO da Skype anunciaram oficialmente o negócio, explicando vários pontos onde havia dúvidas. Vamos a eles:

1 – Outras Plataformas

A Microsoft continuará a investir em versões do Skype para ambientes não-windows, a grande força do SKype é sua pervasividade, skype roda até em Symbian e Televisão.

2 – Monetização

A publicidade será a base do faturamento do Skype. Na verdade, continuará sendo. Como a Microsoft tem uma plataforma própria de anúncios, acaba de acrescentar a seu portfólio 600 milhões de consumidores em potencial. Os anunciantes estão felizes.

3 – Futuro

Ballmer falou que já há um monte de idéias sendo discutidas dentro das empresas, inclusive a integração Skype + Kinect (Ou, conforme deduziu o Celso Jr, Skynet). Será provavelmente semelhante ao que já existe com o Live Messenger, mas algumas ordens de magnitude mais abrangente.

Quem perde?

Darei a dica: Uma certa empresa de frutas vem tentando emplacar seu sistema de videochamada. O negócio é bonito, elegante e veio com a promessa de usar protocolos abertos, podendo ser usado por qualquer desenvolvedor, criando todo um ecossistema em torno do serviço.

Ficou na promessa, Facetime é um negócio legal mas é só mais um dos milhares de softwares de videochamada, faz bastante sucesso mas dentro do gueto do TCP/IP. A Apple não liberou a mixaria, o único cliente fora iPhone 4 é o do Mac (que é pago!). Dentro do mundo Apple ele pode ser excelente mas fora, não faz marola.

O Skype por sua vez funciona muito bem, obrigado no iPhone e no Mac. Com a Microsoft por trás uma chamada corporativa poderá ser direcionada por vias tortuosas até uma conference call em vídeo, com gente de casa no PC, na rua com um iPad e no motel com o XBOX+Kinect (sim, há motel com xbox. Não perguntem).

Se a Apple tinha alguma ilusão de entrar no mundo corporativo com o Facetime, esqueça.

Em Mountain View também não está fazendo um clima muito agradável. O gTalk surgiu como excelente ao Live Messenger e sua estética de penteadeira de dama que troca favores por dinheiro, mas a integração forçada com o gMail e a implicância em lançar clientes para plataforma Apple o transformaram em uma aplicação essencialmente desktop. Agora com o Android isso foi um pouco amenizado, mas nem de longe é uma solução.

O gTalk também não é exatamente amigável ao modelo corporativo não-google, ele foi todo direcionado para a plataforma Google Apps, que é excelente para pequenas empresas mas não é algo que uma Fortune 500 coloque suas fichas.

Hello?

Há um outro fator importante na história. NOKIA. A empresa tem um know-how e uma penetração imensos (ui!) no mundo corporativo. O melhor smartphone não-multimídia do Universo é o E71. Imagine uma série de business phones Nokia/Windows Phone, com integração total Skype/Outlook/Biztalk.

Em termos de billing + segurança de dados a empresa poderá saber tudo que o usuário fez, quantas horas falou, com quem e quando. O iPhone no máximo diz onde você esteve.

Uma empresa poderá contornar TODOS os custos de telefonia mobile fora dados, se concentrar suas ligações em uma central Skype. Desde os tempos do Windows Mobile 6.5 já era transparente usar Skype no celular, com uma integração “de fábrica” será uma brisa.

O GRANDE problema de implantação de novas tecnologias em ambiente corporativo é treinamento, usuários não gostam de aprender coisas novas. Boa parte das implantações de Linux fracassa por isso, já vi gente de mimimi exigindo Office Full por não querer aprender a mexer no BROffice, que atenderia perfeitamente. No caso era secretária do Presidente, então a ordem da gerência de TI foi “entuba”.

Ao ver um Skype, algo que muito provavelmente é familiar, o usuário corporativo terá bem menos prevenção contra o recurso, e o utilizará muito mais do que outros programas enfiados goela abaixo.

E pros pobres mortais?

Muito provavelmente as versões continuarão saindo, a Microsoft continuará a enfiar os banners e nós fingiremos que olhamos pra eles. Anunciantes pagarão e todos ficarão felizes. Sabotar o Skype agora seria estupidez, e se a Microsoft estivesse planejando algo incrivelmente estúpido e disfuncional, teria mudado o nome para SkypeME.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Agora que o cliente de Skype pra Linux (que é uma merda) não vai mais pra frente, mesmo…

  • Não precisa sabotar o do Android porque ele já vinha sabotado sabotado mesmo, né? Cadê as video chamadas?

    Acho que um bom lance seria a popularização do tal do Tango mesmo. O problema é que ninguém usa.

    • @Ticiano Sampaio, com a atualização do Android ele ganhou video chamada e para mim funciona que é uma beleza! Tá certo que não é todo dispositivo ainda que possui o Android 2.3.4, aliás… apenas Nexus S e One, mas é algo muito melhor que Facetime (certo?), pois já posso fazer chamadas com computadores, inclusive Macs 😀
      As vídeos chamadas estão entre nós, é só a questão de atualização da “Androidaiada” por aí. 🙂

      Sobre o tango eu testei e funciona legal também. Aliás recebi um email tempos atrás anunciando a video conferência (até 4 ou 6 pessoas, não lembro) e curti muito isso. Mas a popularização do Tango parece algo que não vai acontecer de uma hora para outra :S (ou nunca…)

      Só mais uma coisa…você anda sumido ein, pelo menos pelo meio-bit (ou estou errado?).

    • renatohs

      @Ticiano Sampaio, Existe o QiK funciona melhor que o tango pra mim, uso no Milestone 2 e Milestone 1 e falo com Iphone 4 normal! Teste e veja o que acha.

  • The Pretender

    Quero só ver se vai sair atualização para versão Linux, que está parada a muito tempo e não funciona direito em distros modernas.
    .
    Também quero ver como fica o Android. E também, gostaria muito de uma versão atualizada para Windows Mobile 6.1 (o que acho difícil, a Microsoft tende a esquecer os sistemas anteriores)

    • portugassis

      @The Pretender, É? na empresa onde eu trabalho pelo menos, dezenas de máquinas com Windows XP SP3, continuam recebendo atualizações até hj… O Windows XP é de 2001…

      • sboorbou

        @portugassis, sim, porem todas são de segurança, as “melhorias” do sitema não acontecem mais…e no final de 2012 para de receber atualizações de segurança

  • spiderpig

    Microsoft Windows Skype Live Messenger ?

  • marcelloweb2

    Cardoso,
    (…)tanto o MSN quanto o gTalk VAZEM VOIP…(…) é (V) ou (F) ? 🙂

  • well

    Em resumo, lançarão um Skype Live que terá 300 MB. Que instalará barras de ferramentas nos navegadores encontrados na sua máquina sem que você tenha conhecimento e não poderá mais desistalar eles (só reinstalar o sistema operacional). A janela do skype live ocupará toda a tela do computador tornando o uso bastante confuso e cheio de coisas piscando e se tentar ajustar o tamanho vai ficar sem conseguir tulizar por causa da quantidade de propagandas disputando espaço entre sí.

  • harlleysathler

    Ainda estou com 3 pés atrás com essa história. Outros produtos comprados e incorporados pela MS literalmente acabaram nas mãos dela, depois de um processo de engorda!

    Não sou muito fã do skype. Lembro do Gizmo, que tinha uma qualidade de chamava bem melhor, usava SIP (logo perfeitamente usável com qualquer IP Phone de R$130,00) e tinha um cliente bem leve, se comparado ao Skype, mas como citaram no caso do Tango aí em cima: Ninguém usava.

    Por falta de opção, sou usuário de uma conta paga do Skype out e apesar de achar o cliente meio pesadinho e lamentar que os telefones compatíveis sejam muito caros, ainda é a opção mais barata para ligações para fixos. Espero que esse modelo seja mantido.

    • lblima.net

      @harlleysathler, nao sei se vc sabe, mas o objetivo de algumas compras nao eh manter o produto, e sim aproveitar a tecnologia. Muita coisa que vc usa hoje como Office, Xbox, Live mail, etc foram baseadas nesse modelo. Tenho certeza que a MS vai aproveitar bem o skype e a integracao com os servicos citados: Xbox, Kineckt, WP7, Lync, etc

    • @harlleysathler, Não tenho simpatia pela Microssoft, tem uma postura muito restritiva… Preferiria que o skype fosse comprado pela Google

  • Tiskaniska_BR

    Agora quero ver as atualizações dele para mac que estava com um grave problema de segurança.

    Se depender do Tio Gates agora que não haverá mais atualizações.

    • lblima.net

      @Tiskaniska_BR, muito pelo contrario, manter os usuarios eh importante, esqueceu da area de marketing?

    • @Tiskaniska_BR, sim, pq destruir uma base instalada multiplataforma é algo extremamente inteligente. Por isso a Microsoft não lança nenhum software pra Mac, como o Office por exemplo.

      • br0wn.rj

        @Carlos Cardoso, Mas ela lançou office para Mac =]
        Faço das suas palavras as minhas…
        Excelente texto Cardoso.

        • @br0wn.rj, [facepalm] pra você, foi o que o Cardoso deve ter feito.

  • A única certeza que eu tenho nessa história toda é a seguinte: Usuários de linux estão xingando muito nos fóruns (porque twitter é coisa de winuser[carece de fontes]). Os comentários da notícia no Guia do Hardware estão cheios de openChoradeira.

    • É melhor a operadora começando a lucrar em cima da quantidade de dados ao invez de ligações/mensagens agora se não a coisa fica feia..

  • Jacques Marques

    Adeus Skype, nas mãos da Microsoft quem já vinha a anos sem nenhuma novidade, no máximo vai disponibilizar um client para Windows Phone e um monte de integrações desnecessárias o que vai deixá-lo mais pesado e sem graça.

    HASTA LA VISTA BABY…

  • A integração com outros serviços da Microsoft pode trazer um produto muito bom. Mas toda vez que uma empresa compra outra que concorre com ela, diminui a concorrencia, e consequentemente a diversidade de ideias e de preços. Tenho certeza que clientes para Android, Mac devem continuar a serem produzidos, mas não duvido que por birra o cliente para Linux que já e bugado e super defasado fique mais de lado ainda, já que tem pouco relevancia financeira.

    • portugassis

      @anakinpendragon, na minha opinião o Skype nunca foi concorrente da Microsoft… mesmo porque apesar do live messenger ter suporte a voz, o foco dele nunca foi esse.

      Quanto ao Linux, penso da seguinte forma. 90% do computadores rodam Windows, uns 8% roda Mac e outros 2% (ou menos) roda linux… Não existe nenhuma espectativa de que esse cenário mude… (pelo menos não em relação ao linux). No lugar da Microsoft eu simplesmente ignoraria o sistema.

      • @portugassis, mundo corporativo tem muito Linux. Não podem se dar a esse luxo.

  • javaesrj

    Quando toda a imprensa falava que o pareo ja estava ganho para o Facebook eis que surge a Microsoft.
    Chora Facebook!!!

  • A Microsoft parece mais interessante com o Ballmer presidente, apenas um pensamento aleatório.

    • arnoanderson

      @Lucas Polo, penso assim também. Ele pode não ser tão carismático mas tem muitas ideias naquela cabeçorra.

  • MarceloMac

    Eu ainda acredito que essa dupla Nokia+Windows vão crescer muito e o Android vai chorar.

  • Quando fiquei sabendo, pensei imediatamente: Microsoft + Nokia + Skype (MSN)
    Vem coisa por ai

  • tudoquequiser

    Bola dentro da microsoft (seriam duas?) Se a Nokia era a única fornecedora que quase peitava as operadoras de telefonia o sinal até agora é excelente (percebam o sutil trocadilho)… Promete o NWP… Veremos…
    Agora POR ENQUANTO não vejo como ameaça ao facebook mas o tempo dirá…

  • Uso corporativo disso na minha empresa não rola, aqui só Sametime.

    Um pouco, ou muito, off-topic. Que plano de dados suporta o uso de Skype num smartphone, que franquia? Alguém sabe? Só pra eu ter uma ideia…

    • @Murdock, Dá uma olhada nos planos da OI.
      Eu estou com um plano de 2GB por mês, pagando o mesmo que pagaria por 50MB mensais na vivo.

  • Xultz

    Legal, quem sabe agora a equipe de TI da empresa que trabalho desbloqueie o Skype. Eles acham muito mais adequado fazermos todas as ligações via Embratel, mesmo com clientes e fornecedores pedindo para fazer a comunicação via Skype.
    Eu acho que hoje a TI é muito mais difícil de se compreender do que as mulheres.

    • @Xultz, Será que sua empresa é a mesma minha?? rsrs

    • @Xultz, provavelmente não sabem usar o plano corporativo do skype para integra-lo no pabx e fazer o controle das ligações. Devem achar que a unica opção é você ter o cliente do skype na sua maquina, de forma que não poderão gravar suas ligações ( fazer aquele grampo corporativo, ilegal, ou mesmo com a mensagem de que sua ligação esta sendo gravada), nem mesmo saber pra quem ligou, seja pro concorrente, ou pra sua namorada. ( oque significa quebra de segurança e de produtividade, por que mulher fala muito … kkk)

  • cw.julio

    Só tenho uma coisa a dizer, Adeus Skype!!!, a microsoft com o passar do tempo (lembrem disso) vai piorar cada vez mais o serviço até ficar um pinduricalho de coisas inúteis ou simplesmente integrar com MSN e desaparecer com o serviço. Essas empresas são assim, a HP comprou a Palm e vez o que com ela? nada, jogou fora o sistema Web OS, nunca mais ninguém ouviu falar mais. So o fato da microsoft comprar já e motivo pra abandonar o serviço!!!!

  • Alexandre Luckenzy

    Só sei de uma coisa: de tudo que a Microsoft NÃO fez de errado no Windows 7, deixou para o Live Messenger 2011.

    Pra ser franco, deu uma ziquizira foderosa aqui e o WLM2011 deixou de funcionar totalmente. Mas como é um caso isolado, nem dei tanta bola assim.

    Meu medo é como disseram lá em cima: o messenger sempre foi feito em cima das coxas (ou ninguém se lembra do ‘pffline’?) e isso não pode ser levado para o Skype nem a pau.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis