Dúvidas? Google Talk Guru tudo sabe, tudo responde

Vez ou outra, olhando as estatísticas de acesso dos blogs onde escrevo, me deparo com termos curiosos que algumas pessoas utilizam em buscadores para chegar até meus textos. Entre o esperado e o bizarro (e, acredite, tem muito termo bizarro), chama a atenção aquelas consultas que parecem ter sido feitas a outros humanos. Perguntas.

A ideia do Google como um oráculo às vezes é levada ao pé da letra. As pessoas usam o campo de texto do formulário de pesquisa para fazer perguntas. É a esperança de todos que, um dia, os algoritmos dos buscadores sejam avançados a ponto de compreenderem e entregarem respostas a perguntas em linguagem humana, mas ainda não chegamos lá. Estamos no caminho, o Wolfrang|Alpha tem essa proposta, dentre outros estudos e tecnologias na área, o próprio Google já tenta fazer esse papel, mas a coisa como um todo ainda engatinha.

Hoje, disponível a todo e qualquer mortal, existem mecanismos nos principais buscadores que dão respostas exatas em vez de resultados organizados segundo critérios que ninguém conhece. Se você insere equações matemáticas no Google, ele retorna o resultado. Até perguntas em linguagem humana, algumas bem específicas, ele já responde, baseado em fontes confiáveis. Mas é como eu disse: a coisa ainda é bem experimental. Perguntei ao Google quem ganho a última Copa do Mundo, e ele me disse que foi a Itália, na Copa de 2006:

Pergunta ao Google: Quem ganhou a última Copa do Mundo?

Dica: não foi a Itália...

Essa ele errou (nota para quem não gosta de futebol: foi a Espanha, em 2010), mas muitas outras ele acerta. E ainda faz continhas. E conversão de moedas. E definição de termos segundo alguns dos mais conceituados dicionários do mundo. E tradução instantânea. Enfim, é muita coisa, disponível diretamente do buscador.

Visando facilitar o acesso, principalmente em dispositivos móveis, a esses recursos, a Google lançou o Google Talk Guru. É um bot, um script que atua como se fosse um contato, basta adicioná-lo no GTalk ([email protected]). Feito isso, puxe um papo com a lata de sardinha e insira uma query que faça algum sentido para o mecanismo. No site oficial há algumas sugestões. Veja alguns resultados:

Guru em ação.

Guru em ação.

E como funciona bem esse negócio! Especialmente para quem tem Android e está com o GTalk sempre aberto, é uma ferramenta maravilhosa para consultas rápidas.

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • The Pretender

    Legal 😀
    .
    Mas somente funciona em inglês?

    • Imperador

      @The Pretender, ele lista os comandos possiveis usando o comando help, quais sejam; score, weather, define, translate e web. mesmo assim tentei em portugues e nao funcionou.

  • O sistema é bem burro e não responde muita coisa.
    Um sistema no qual preciso aprender uma coleção de comandos (restritos) para conversar, não me parece muito inteligente.
    Até os antigos chatbots eram mais inteligentes.
    No estágio atual não serve pra muita coisa.

    • @luisbrudna, e eu escrevi uma introdução bonitinha e detalhada justamente dizendo que o sistema não responde tudo o que você escreve 🙁

      Na real, esse guru tira dúvidas exatas rapidamente. Vira e mexe uso o Google para conversão de moedas, dicionário e tradução. O guru encurta esse caminho, é para isso que ele serve.

      Não espere encontrar a resposta sobre a vida, o universo e tu… OH WAIT!

      • @Rodrigo Ghedin,
        só que o sistema é BEM pior do que vc descreveu.
        É um google emburrecido.

    • marsjomm

      @luisbrudna, isso também me lembrou do CleverBot, que vai aprendendo com os usuários.

  • vitorrubio

    Quando o bot do gtalk ficar sofisticado como os antigos bots do irc, e o google ficar com respostas exatas como as do wolafrang (para tudo que não é uma lista de resultados, claro) todos nós desligaremos nosso cérebro e deixaremos o smartphone pensar por nós. Brincadeiras à parte, muito legal mesmo esse post. Parabéns!

  • É realmente uma ideia sensacional. E simples e bem bolada. Você não precisa mais abrir o navegador ou app do Google pra fazer buscas, basta perguntar no G-talk. Economiza tempo.

  • marsjomm

    Rodrigo, se você me permite uma correção, é WOLFRAM e não Wolfrang.

  • Alguns comandos que aparecem no site não funcionaram aqui. “Calculate” por exemplo.
    digitando “help” no guru, ele exibe uma lista bem menor de comandos, mas mesmo nessa lista menor, nem todos funcionaram ‘-‘

    basicamente só o que funcionou aqui foi “define” e “weather”

  • HoracioPoblete

    Interessante o Google Talk Guru e acho que com o tempo pode ser mais interessante que o Wolfram Alpha.

    Dá uma olhada também Rodrigo: http://www.ledface.com/blog/about-us/

    🙂

  • Imperador

    gostei da funcao. soh achei q faltou um avatar pro guru.

  • Luciano

    Funciona legalzinho… quebra um galho 🙂

    Tem um outro bot legalzinho que eu tenho aqui, o [email protected] do MSN. É um tradutor eletronico. Bata adicionar como contato, escrever o texto e enviar que ele devolve traduzido.

    Pra obter a lista de comandos possiveis, basta mandar pra ele:

    tbot ?

    É um google translator piorado, mas quebra um galho 🙂

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis