Meio Bit » Arquivo » Mobile » Port do Honeycomb para o NOOKcolor já está disponível para download

Port do Honeycomb para o NOOKcolor já está disponível para download

Android 3.0 "Honeycomb" é portado para o NOOKcolor. Embora não tenha o desempenho ideal, dá uma ideia do que esperar dos futuros tablets com o sistema nativo que começarão a aparecer em breve no mercado.

13 anos atrás

Nook Color.

Nook Color.

Quem acompanha as novidades relacionadas ao Android sabe que isso vem sempre acontecendo. Tão logo sai o SDK de uma nova versão do sistema, ports dela começam a surgir para os mais variados dispositivos. Há sempre aquele pessoal que, não contente em rodar o sistema em um emulador, procura o quanto antes extrair uma imagem dele para começar suas tentativas de desenvolvimento de custom ROMs.

No caso do port do Honeycomb para o NOOKcolor, essas iniciativas já haviam sido iniciadas no XDA Developers e hoje saiu a notícia de que uma versão bastante funcional já está disponível para download, com os seguintes recursos supostamente funcionando a contento:

  • Aceleração gráfica (mais ou menos, segundo o autor)
  • Acelerômetro
  • Wi-Fi
  • Touchscreen
  • Botões
  • Funções de sleep/wake

Há um tutorial para a instalação do sistema, que passa a rodar a partir do cartão SD. Não acredito que esse port possa, a essa altura, ser adotado para uso diário. Serve para aqueles que possuam um NOOKcolor e queiram fazer um test drive do Honeycomb, mas suponho que a responsividade do sistema esteja bastante comprometida pelo fato de ser instalado num cartão SD, com velocidades de leitura e gravação inferiores às das memórias NAND específicas para esse fim. Ademais, trata-se de uma versão do Android pensada para uso intensivo da GPU em diversas funções da interface gráfica e está rodando num "ebook reader" sem um hardware muito robusto e com a aceleração gráfica implementada "mais ou menos".

De qualquer forma, é possível dar uma olhada no port em ação através do vídeo divulgado pelo autor.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários