Digital Drops Blog de Brinquedo

A supremacia PALM (o_O)

Por em 29 de abril de 2006
emComputação móvel
Mais textos de:

  • http://[email protected] Anônimo

    “Neguim nem imagina que PALM é uma marca.”

    Uai, e daí? PC também era uma marca da IBM, mas você pode até usar um PC da Dell hoje em dia. É hábito velho, que já vem do Bombril, da Q’Boa, do horelite…

    Nâo sou palmuser – nem sou muito fã de gadgets, afinal – mas este seu post não faz muito sentido. A pesquisa disse que 72% usam Palm e 52% usariam ou continuariam usando. A não ser que você diga que os dados são falsos, a pesquisa não se contradisse.

    Tudo bem que você não gosta de Palms, mas diga isto de uma maneira articulada :) Parece até usuárrio Linux! :D

  • http://[email protected] Anônimo

    A primeira coisa a ser observada é que tipo de atividades vc vai desenvolver com o aparelho…
    Não existe nada que eu precise ou queira fazer com o meu T|X (Palm) que eu nao faça. O maior defeito dos Palms e nao ser multitarefa… Alem disso, para mim que sou médico, a gama de produtos e utilitários é MUITO maior e melhor na plataforma Palm OS

  • http://[email protected] Anônimo

    ppcs são melhores por ter mais recursos, mas TRAVAM o tempo todo. digo isto do meu antigo qtek 9090 (blueangel).

  • http://[email protected] Anônimo

    concordo com o Adam Brandizzi, as pessoas fixam a marca, como Leite Condensado (Leite Moça), Agua sanitária (pelo menos aqui em São Paulo chamam de Candida) e etc…

    Não Vejo isso como um erro, mas a Revista deveria considerar este “margem erro”.

  • http://[email protected] Anônimo

    O que se faz com o PPC e é impossível no palm… duas palavras:

    1 – Flash

    2 – Skype

  • http://[email protected] Anônimo

    O que se faz com Palm e é impossivel no PPC.. duas palavras:
    1 – estabilidade no SO
    2 – baixo consumo de bateria

    tudo tem os seus prós e contras.. o gosto vai de cada um. Só digo que um usuario linux tá mais para um palm a um ppc.

  • http://[email protected] Anônimo

    É, um fusca também bebe muito menos que um Hummer.

    De que adianta ter um consumo de bateria menor se você não tem os recursos? Mesmo assim os palms já foram bons nisso. Hoje um T|X, lifedrive ou T3 consomem tanto ou mais que um PPC. Meu T3 era uma vergonha, acionava a bluetooth, mal conseguia uma hora de uso.

  • http://[email protected] Anônimo

    PS: Renato: O Treo acertou em cheio, é o produto pra quem quer mais que um telefone e menos que um smartphone. O formato agradou o usuário de Palm, acostumado com tela quadrada e a pobre-digo, simplicidade da interface. CLARO que qualquer ETEN é muito superior tecnicamente, mas é muito mais complicado para o usuário não-geek.

    A Palm mantém a supremacia de vendas, isso é um fato. Claro que os jornaleiros das infos da vida, que conhecem os produtos só de ouvir falar, acham que isso é sinônimo de supremacia TECNOLÓGICA, o que são outros 500.

  • http://[email protected] Anônimo

    Esses aparelhinhos tem útilidade duvidosa, pelo menos pra mim!
    Ainda bem que descobri isso ANTES de comprar, pois amigos meus (mais de um) só descobriram após a compra e hoje, os coitados dos aparelhinhos levam uma vida triste, habitando gavetas escuras e empoeradas, ou foram vendidos. :)

  • http://[email protected] Anônimo

    Dk, eu tenho um iPAQ H4150 e é muuuito estável, mesmo fazendo overclock no processador que já é de 400Mhz. Concordo que o consumo não lé essas coisas, mas como não vivo no mato, não me incomodo de deixar o iPAQ carregando sempre que não estou usando.

    Cardoso, eu tenho mais uma palavrinha pra acrescentar ao seu comentário sobre o que o ppc faz que um PALM não faz: MULTITAREFA e eu adoro isso!

    Nighto, ppc só trava o tempo todo se você instalar um monte de programas de terceiros nele. Depois de algum tempo, agente aprende a filtrar o que é realmente útil e passa a resistir melhor a tentação de testar aquele programinha legal que saiu agora… o PDA vem estável de fábrica, agente é que enche de porcaria e quer que ele funcione normalmente… Fique tranqüilo, a estabilidade pode ser alcançada com sapiência ;)

    Alexandre, a sua observação foi muito pertinente e já foi dito pela Bia Kunse: antes de comprar o equipamento, o usuário deve se perguntar o que ele quer, multimidia, multitarefa, wifi, bluetooth, ir pro mato e ficar uma semana sem energia elétrica e mesmo assim continuar usando sua agendinha! São muitas as perguntas que se deve fazer para não comprar o “brinquedo” errado.

  • http://[email protected] Anônimo

    Eu tenho apenas um smartphone, P910i sony ericsson
    pesquiso bastante antes de compra um equipamento, a acredito que o sistema operacional Palm OS, está ficando , digamos sem quere fazer polêmica um pouco obsoleto, com este equipamento não há ambiente multi tarefa, como nos pocket PC, mas ainda é um sistema muito bom no que diz respeito a tarefas, agendas, em organização, mas nos outros sistemas operacionais, isto também é muito bom, como no symbian, WM 5 e outros, o resutado da pesquisa nào filtra por exemplo o navegabilidade, amiente multimidia, conectividades, entretenimento com qualidade de imagem.

  • http://[email protected] Anônimo

    Utilizei um Pilot da palm há muito tempo atrás, agora estou com um Ipaq da HP, e há um tempinho atrás estava dando uma olhada em um Zire.
    Gostei muito o visual do meu Ipaq, porém a interação com o computador é muito mas fácil com um sistema Palm do que um windows (seja CE ou qualquer um deles pra handheld).
    Ainda sou fã dos produtos da palm e prefiro eles, e mesmo tendo um Ipaq, que não roda produtos palm ainda prefiro os produtos da Palm por serem muito melhores.

  • http://[email protected] Anônimo

    Tudo bem que tenho fama de rebelde aqui, mas eu simplesmente detestei a experiência (3 semanas) que tive com o PPC do meu amigo. Eu uso um (velho) Palm Tungsten T e, mesmo enchendo ele de tranqueiras para mudar a interface, contnua muito mais intuitivo que um PPC.

    E multitarefa tem sim, limitada mas tem (não é ‘real’, mas julgo suficiente para muita gente). Eu posso deixar meu programa de e-mail, o instant messenger e o player de MP3 ativados enquanto faço outras coisas.

    Tenho muitos amigos que compraram seus PPCs pelas capacidades multimídias e depois se arrependeram pq viram um filme no PPC uma ou duas vezes só. Então vai muito do gosto do usuário mesmo. O PPC impressiona inicialmente, mas nem todos vão usar seus recursos multimídia o suficiente.

    Eu, pessoalmente, fiquei muito triste com a ‘morte’ do Palm OS.

    Nota ao cardoso: Os Palms da Sony tinham suporte a Flash.

  • http://[email protected] Anônimo

    Kioshi: Mal e porcamente. Não havia integração com o browser, por exemplo. E a Macromedia explicitava na licença do fonte que NÃO era permitido criar players para PDAs de linha Palm. Eu ia fazer um quando trabalhava na Hands, mas dei de cara com a restrição.

  • http://[email protected] Anônimo

    Bom, eu nunca mexi num Clié mesmo cardoso, só sabia que rolava Flash nele porque nos fóruns os usuários se gabavam disso, rs, não sabia q não houve integração com browser. Mas obviamente você tem muito mais know-how do que eu em Palm. Até que tenho bastante conhecimento, mas não uso o meu faz tempo (vc sabe o motivo).

    Mas e o lance das travadas no PPC que tantos amigos reclamam? É algo sério no PPC (eu não tive sérios problemas com travada mas só usei 2 semanas) ou é caso de usuário que não faz algum tipo de manutenção (afinal um Mac pode travar pra caramba mesmo no OS X se não forem feitos cuidados mínimos).

    [ ]s!

  • http://[email protected] Anônimo

    Kioshi, eu tenho um H4150 da HP a mais de um ano e tenho brincado com um X30 da DELL (625Mhz) também. Com base nessas duas experiências lhe digo de cadeira: a chance de um ppc travar está proporcionalmente ligada a quantidade de programas que você instala nele. Eu rodo vários programas, assisto filmes 9principalmente os que gravo com minha câmera hp), ouço podcast, digito textos e faço uma série de outras coisas diariamente e não me lembro da última vez em que ele travou. Como disse antes, com o tempo agente aprende a distinguir o que é realmente útil e para de instalar porcarias no PPC. Aí é só alegria…
    Ja brinquei com vários modelos da PALM (meu pai tem um Tungsten, um amigo tinha um Zire 71 e fez um upgrade pro 72) mas o que mais me atraiu foi o VX pela sua simplicidade. Como disse no post, não ha dúvidas que a maioria dos PDAs vendidos no mercado são PALM, mas não se pode dizer que eles sejam equipamentos superiores. Aliás, pode sim. Se ele realmente atende as suas necessidades, porque não?

  • http://[email protected] Anônimo

    Bom, verdade, Renato. Se você realmente usa seu Palmtop para ver vídeos, o PPC é melhor. O Palm tem muitos jogos bons, mas o PPC bate ele nisso também.

    Eu gosto muito do Palm OS pela simplicidade, como você disse. Tirando uma multitarefa limitada, o Palm OS não mudou muito do Palm Vx pro meu Tungsten T.

    Se eu fosse comprar algum Palm hoje, seria o TX mesmo. Usuário de Palm, como eu, acho que é meio ‘fresco’ para gostar de PPC sabe? A gente não gosta de menus estilo, mais de um clique para abrir algo que abrimos no Palm OS com um só, etc. Não é uma crítica, não mesmo, é só a diferença principal que notei. O que me pergunto é se tanto a Palm quanto os fabricantes de iPaq e cia. precisam colocar um processador de 500MHz ou mais em um Palm, o que ‘ajuda’ demais a detonar a bateria. Pô, meu iMac tem 400Mhz, 225Mhz a menos que o Dell X30! ;)

    [ ]s!

  • http://[email protected] Anônimo

    É BIOS. Um PPC bem cuidado é como um Palm bem cuidado, não dá trabalho. Sair instalando qualquer porcaria é que dá problema, em qualquer máquina.

    Não se engane, os Cliés eram maravilhosos, eu amava meu 760c, 12 ou 13 horas de execução de MP3 não é pra qualquer um. Um TH-55 é um maquinão até hoje, dá pra ser muito feliz com ele, que alguns anos depois do lançamento AINDA é superior a tudo que a Palm lança.

    http://www.palminfocenter.com/news/6604/sony-clie-th55-review/

    Como eu sempre disse, a Fony é Soda!

  • http://[email protected] Anônimo

    Só acrescentando, os PPCs estão mais espertos, o meu X51v tem clock variável, dependendo da exigência da aplicação, vai de 208 a 624MHz. É excelente quando você está lendo um eBook.

  • http://[email protected] Anônimo

    Já utilizei alguns ppc e também alguns palm, uso pessoal e profissional(desenvolv. de sistemas). Digo que a arquitetura palm me agradou muito mais. Impressiona e empolga quando você começa a pesquisar sobre a plataforma.
    Atualmente possuo um palm Tungsten T5, que é muito bom.
    Leve, versátil, graffiti 2, e etc. Só faltou gravar áudio, o que não tira minha satisfação.
    O SO Garnet é muito robusto e organizado.
    Inclusive, organização é uma palavra chave. A documentação para desenvolvedores é profissional.
    {}.

  • http://[email protected] Anônimo

    Mudando um pouco de assunto, estive dando uma olhada no ranking dos smartfones e em primeirão absoluto está o Treo que não utiliza windows… será que nos smartphones é que haverá a grande mudança de conceitos ?
    Por falar nisso, poderiamos discutir um pouco os smartphones, estou pensando em comprar um pois já não aguento mais carregar o celular, o ipaq, a camera fotográfica e um mp3 player (se eu ouvir mp3 no ipaq não sobra bateria pra nada), alguem tem experiência nisso ? Estava vendo uns reviews no blog da Bia (http://www.odontopalm.com.br/gsf/) e me empolguei com E-TEN M600 e o Qtek 9090, que são bem mais baratos que um Treo.

  • http://[email protected] Anônimo

    Wow.. eu pedi um desses pro papai noel.. pena que ele não existe (o papai noel) :(

  • http://[email protected] Anônimo

    ILO, um amigo possui o Treo 650(palm os). Vi, usei e recomendo. Ele atualizou o último firmware liberado para resolver umas travas, agora está funcionando muito bem e o amigo está satisfeito.
    Não posso falar dos outros(qtek e etc) não conheço. Estou ajuntando as moedinhas para comprar um.
    {},

  • http://[email protected] Anônimo

    Olá galera…. tenho um Tungsten E… e adoro ele… já tive contato com ppc e msm assim ainda prefiro meu palm… mas vejo que num futuro proximo a palm (infelizmente) vai cair fora (minha opinião) … tanto pelo quadro da empresa hj em dia quanto pela evolução de seus concorrentes…

    Só axo uma coisa… essas plataformas deveriam ser mais compativeis…

    ao exemplo de programas e OS… eu sei que cada estrutura de HardWare é uma estrutura….mas msm assim.. deveria existir um tipo de padrão de unica para PDA’s ara que todos os programas podese ser compativel entre os hardwares…

    seria FANTASTICO né! rsrs

    Sonhar nunka eh demais neh!! blzzz… eh isso aewww galera…….

    falowwww

  • http://[email protected] Anônimo

    Ola Pessoal,

    A discussao eh quase academica. Nao existe produto melhor ou pior. A necessidade e disponibilidade de $$$ de cada um eh que sera o fator predominante. Ou sera que entre um fusca e uma ferrari haveria discussao?

    Eu tenho um Dell Axim principalmente porque desejo utiliza-lo para acesso a internet e recursos compativeis com o laptop e fazer uso de ligacoes pelo Skype porque viajo muito.

    Foi a minha necessidade, sabendo da dificuldade de longevidade de bateria, comprei uma adicional.

    Estou bem feliz com o meu PDA, rodo todos os programas do laptop sem estress de compatibilidade.