SuperOneClick: fazendo root em (quase) todos smartphones Android

SuperOneClick

SuperOneClick

Sei que muitos já sabem o que é um usuário “root”, mas vamos entrar no campo da “legalidade”: é legal fazer root em seu aparelho Android? A Bia Kunze compara o root do Android para um jailbreak do iPhone. No caso desse segundo, nos Estados Unidos, ele recentemente se tornou algo permitido, dentro de algumas certas condições: usar para fins educacionais. Mas isso é algo realizado no exterior e certamente não possui validade em território brasileiro. E claro, baixou software pirata, já entra no ramo da pirataria.

Quanto ao Android, o Google não dá a mínima para se o seu Android é “rooteado” ou não. Infelizmente, algumas empresas podem limitar o uso de diversos recursos do celular que estão disponíveis em um aparelho mas, não estão em outros. Por isso, em Android, o uso do root é tão frequente.

Um exemplo disso, foi o recente problema com a Motorola em não fornecer atualização do Android 2.2 para o Milestone. Problema que poderia ser resolvido facilmente, realizando o processo de “root”. Se por um lado pode perder a garantia, por outro, você instala uma versão atualizada e otimizada do sistema que a própria fabricante não quis, a princípio, liberar.

Mas, vamos para o SuperOneClick. Basicamente é um programa, apenas para Windows, que serve para “rootear” o seu celular Android. Com isso, temos a vantagem de que se o Google consertar alguma vulnerabilidade no Android, ele pode ser atualizado facilmente.

Vale lembrar que o aplicativo funciona em todos os aparelhos com Android, exceto sete da marca HTC (desses sete, apenas o G2 não pode ser “rooteado” por nenhum aplicativo. Para os outros seis, recomenda-se a utilização do Unrevoked).

O procedimento ébastante simples: basta colocar o celular em modo de depuração (Configurações, Aplicativos, Desenvolvimento), conectar o celular no computador via USB. Pede-se para que desative o cartão SD antes de fazer o root (colocar em modo “apenas carregar” ao invés de modo Saída USB).

Os benefícios, como disse, são a instalação de aplicativos que as operadoras não permitem, realização de tethering em alguns modelos, overclock no processador do smartphone e a instalação de ROMs customizadas ou atualizadas. Mas, antes de qualquer coisa, verifique o histórico da fabricante em relação à realização de root.

Fonte: Gizmodo.

Relacionados: ,

Autor: Yeltsin Lima

Estudante de Publicidade e Propaganda, Web Developer, gosta de escrever sobre tecnologia e raramente (agora) sobre ciência. Não sabe escrever biografias, muito menos a própria.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples