Oi adota serviço que rastreia todos os dados dos clientes

Oi Velox

Fonte: Wikipedia

Depois de cortar os cabos da concorrente (GVT) em algumas regiões do país, a Oi Internet adotou um programa que rastreia TUDO que os seus clientes fazem na internet. Basicamente, em termos bastante simples: se você acessar o Orkut e procurar o nome da sua namorada (ou do seu namorado) a Oi terá acesso à todas essas informações.

Recentemente a Oi adquiriu os serviços da empresa inglesa americana chamada Phorm. O sistema, que vem sendo testado desde março, é chamado no Brasil de “navegador” e a tecnologia utilizada sempre promove controvérsias. Ora, se por meros cookies as pessoas já reclamam, imagine todos os dados utilizados pelos clientes?

A empresa anunciou parceria com os portais iG, Terra e UOL. No início, o sistema será usado apenas no Rio de Janeiro, com previsão de expansão para todo o estado até o final de 2010. Segundo a empresa, o objetivo é fazer um ambiente customizável: os internautas teriam acesso as informações personalizadas de acordo com os seus gostos. Parece que a Oi Internet escolheu a “melhor” empresa para oferecer um novo serviço: a Phorm foi acusada, em países onde as políticas de privacidades são mais severas, de práticas abusivas. O que ela fez? Simples, voltou seu foco para mercados emergentes, onde os países ainda não se importam tanto com a privacidade. Sim, o Brasil é um deles.

Utilizando um nome dúbio, que levará muitos usuários a agirem por impulso (aceitando para variar, sem ler os termos) o tal “sistema” visa facilitar a navegação. Lembrando que a empresa já recebeu notificações dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra após desenvolverem um programa parecido, cujo funcionamento era muito semelhante ao de um spyware.

O sistema já virá habilitado. O usuário terá a opção de desativar, ou não. Sabe aquelas caixinha que já vem marcada, em muitos instaladores que geralmente instalam aquelas barras de ferramentas no Internet Explorer? Pois bem, o sistema já virá marcado. Você precisa olhar com cuidado para não deixar de desmarcar. A diferença entre ele e um spyware, é que o sistema não ficará instalado no computador do usuário e sim “na rede”. Complicado vai ser para desabilitar depois…

O Manoel Netto fez um infográfico que ilustra perfeitamente o funcionamento do “Navegador”.

Infográfico sobre o Phorm

Sabemos de uma coisa. A empresa que desenvolveu tal serviço conta com diversas ONGs e sites que não apóiam os métodos usados: BadPhorm e Dephormation são apenas alguns exemplos.

Fonte: Acerto de Contas e Gilberto Knuttz.

Relacionados: , , , ,

Autor: Yeltsin Lima

Estudante de Publicidade e Propaganda, Web Developer, gosta de escrever sobre tecnologia e raramente (agora) sobre ciência. Não sabe escrever biografias, muito menos a própria.

Compartilhar
  • Wesley

    Viva o HTTPS.

    Quero saber é a quantidade de armazenamento que eles imaginaram usar para gravar tudo isso. O jeito é instalar softwares que acessem sites continuamente em vários clientes deles para sobrecarregar o sistema e inviabilizá-lo… hehe

    Quanto tempo até essa campanha?

    • lemmings

      @Wesley, Armazenamento é barato. Vide os hds de 1TB e maiores que já começam a aparecer em preços acessíveis no mercado… agregue a tecnologia de compactação e empresas dessa grandeza possuem, hoje, armazenamento infinito de dados.
      Assim como também a velocidade de processamento dos dados é exponencialmente maior do que a velocidade de tráfego dos dados.
      Em outras palavras, é mais fácil sobrecarregar a rede (com todos os usuários utilizando o máximo da largura de banda simultaneamente, constantemente e por tempo indeterminado) do que sobrecarregar o sistema.

  • V. Pozzebon

    Meu, tinha que ser a infame da Oi pra fazer uma merda dessas.

    E sem o perdão da expressão.

  • Cadê a Anatel nessa história?
    😯

    Será mesmo que os usuários da Oi/Telemer..cadoria poderiam ter a privacidade refém dessa empresa, sem ninguém poder impedir?
    👿 🙁

    Palhaçadas assim não surpreendem tanto o brasileiro como antigamente.
    😥

    • @Emanuel Laguna, A Antel anda tão ocupada com regularizações inúteis que esquecem de coisas importantes que estão acontecendo em sua volta

  • Xultz

    Faz tempo que a dei tchau prá OI, mas com a qualidade do serviço da GVT despencando, como está ocorrendo, não vejo luz no fim do túnel…

    • @Xultz, maior concorrência, esta é a luz no fim do túnel: não dá para confiar num mercado onde só haveria duas empresas concorrendo entre si. A Vivendi entrou no Brasil pela GVT, mas será que não poderíamos imaginar outra empresa estrangeira com tamanho interesse no mercado brasileiro de telefonia fixa a ponto de começar por baixo, ou seja, bancar infraestrutura própria e tal?
      :confused:

      • keeg

        @Emanuel Laguna, Dormindo, pra variar.

    • @Xultz,

      plano nacional de banda larga… pq vc acha q as ‘empresas’, pcpmente Oi, são contra?

      e a Oi queria gerir o plano… melhor botar a raposa pra tomar conta do galinheiro, nénão?

      =op

      • wallysou, O plano nacional de banda larga tb não será bom. Da forma que está, não há uma nova regulamentação, fiscalização ou qualquer tipo de obrigação para as operadoras a não ser tabelar o preço do governo com as velocidades semi-discada. É uma pena, pq é uma puta estrutura pra pouco resultado. Mas, mesmo assim, se tiver perto da minha casa, eu vou, pq merda por merda, prefiro a mais barata.

  • fmcypriano

    Eu não entendi como/quando/onde aparece a mensagem dizendo da “nova facilidade” com a função de desabilitar.

  • paulohsb

    Um absurdo isso. Mas vindo da Oi é normal pra mim…
    A latência dessa porcaria já é péssima, e com isso pode piorar.

    Cadê a Anatel? [2]

  • augustocvc

    Incrível é que nós que usamos os serviços dessas empresas não temos quem realmente defenda nosso direito. Anatel? Deve estar lucrando escondido com alguma corrupção por trás disso…

  • ISSO É UM ABSURDO!
    Graças a Deus que mês que vem estou saindo dessa operadora ridícula, com serviços de má qualidade, atendimento porco e preços abusivos.

    • coloradors, feliz é vc. Em casa eu só tenho esta opção.

    • Diniz

      Eu sou livre para escolher entre usar a Oi/Telemar/Velox ou ficar TOTALMENTE desconectado! ( não há concorrência longe das capitais, não se interessam)

      Você me inveja??

      Cadê a Anatel? [3]

      • @Diniz, eu moro na capital (RJ) e não tenho outra opção de Banda Larga além do Merdox. Feliz?

  • Eu acho que este redirecionamento só deve funcionar com as pessoas que usam o DNS da Operadora. Mesmo, que eles tenham perdido tempo fazendo algo mais complexo, para nós é fácil de burlar, o problema são os usuários finais. Por isso sou extremamente a favor de qualquer iniciativa que vise sobrecarregar o servidor destes espertinhos. Operadora fazendo MITM-like é f#da.

    • SaMaeL, provavelmente será fácil de burlar, por exemplo usando redes tor ou outro tipo de proxy qualquer. Mas ainda fica a questão. Pagamos pra ser espionados, pra nos empurrar-mos propagandas. EU acho um absurdo eu pagar caro por um serviço porco e ainda ser entupido de propagandas. Da mesma forma que eu, conheço pessoas que se sentem da mesma forma e não tem conhecimento técnico em info praticamente nulo. Como eles, existem muitos usuários. Vejo um processo coletivo a vista.

      • lemmings

        @daniel.bastos, A propaganda não precisa ser “empurrada”.. exemplificando, naquele quadro do Google AD das páginas (ou outro banner promocional) a tecnologia em questão poderia substituir um anúncio por outro.

    • David Kwast

      @SaMaeL, Se for DNS mesmo, muito bom. Nunca uso o DNS de operador. Ando usando o Google. Mas será que o Google não faz quase a mesma coisa? Acho que sempre seremos vigiados. Espero que só seja DNS, pois to indo para a OI.

      • David Kwast, Mas este é o principal motivo que eu não uso o Google DNS de forma alguma. Mesmo que seja logado, é perigoso demais todos os dados numa única empresa. Sei que muita gente reclama, mas pelo menos aqui na empresa, os DNS da NET são absurdamente melhores que o da Oi. A alguns meses a Oi era a operadora daqui do trabalho, mas, felizmente foi substituida.

    • Xinuo

      @SaMaeL, eu não uso DNS da operadora, uso o do Google e do OpenDNS, e acredito que ambas as empresas devem fazer estatistica em cima do que é pedido para eles resolverem. Entretanto essas empresas não devem xeretar mais que isso.

      O SSL não resolve o problema de xeretarem seu DNS, pois a resolução de nomes deve ser feita descriptografada, a menos que vc use no seu navegador um proxy via SSL.

      Por isso acho que os redirecionamentos não são via DNS, elas não dariam certo pois pode não ser http o protocolo utilizado pelo usuário, se for https, por exemplo, o browser iria chiar, além de outros serviço como telnet, ftp que não têm redirecionamento, eles devem usar algo que veja qual porta o usuário quer acessar, para poder tratar cada caso de maneira apropriada.

      Acho que eles vão usar proxy transparente, com isso terão acesso aos dados retornados pelos sites que o usuário acessar pela porta 80. Poderiam até modificar as páginas para inserir propagandas providas por eles.

      IPv6 já.

      • Xinuo, Pode ser, só não conseguir entender a questão do IPV6

  • stryder

    É, realmente o grande problema é a falta de informação. Imagina aquele cara que trabalha o dia todo pra ganhar 500 reais no final do mês, comprando assim seu computador nas Casas Bahia em 50 vezes. Se a franquia da operadora for uma pechincha, é claro que o sujeito vai assinar o serviço, e o pior de tudo, creio que 70% do que estiver escrito no contrato, ele nem vai fazer idéia do que significa. Mas, como o que conta é o preço, pra ele tanto faz.

    A Oi acertou em inserir essa idéia no Brasil: usuários finais leigos, falta de uma legislação clara para assuntos de TI, falta de um órgão parcial nas decisões que envolvam Telecom, entre outras coisas. Hoje em dia dizer que ninguém tem acesso à Informação é mentira, mesmo um cara que não tenha computador em casa pode se dirigir à um cyber e procurar saber em ótimos fóruns, como o Meio Bit por exemplo, qual é a reputação do serviço em que o sujeito está interessado… mas não, infelizmente o brasileiro (ao menos o usuário final, fã de Big Brother e PhD em Orkut) só quer saber de comodidade, e se os outros estão se ferrando da mesma forma que ele, está tudo normal.

  • alvaro.rodrigues

    Gosto das pessoas que escrevem sem pensar e emocionalmente.

    Primeiramente não é possível rastrear TUDO, como mencionado. Não se rastreia navegação de SSL. Sites SSL são encriptados e portanto de interceptação impossível (com a tecnologia atual).

    Em segundo lugar, poder ter acesso e obter acesso são coisas muito diferentes. Tudo o que falamos ao telefone as operadoras de telefonia podem ter acesso. Mas sabemos que somente obtem acesso com ordem judicial. Logo, vale a mesma premissa para o ambiente de rede.

    Em terceiro lugar, na forma como você afirma suas convicções, posso concluir que ou você teve acesso a ferramenta e sabe como ela funciona, daí suas afirmações ou simplesmente está copiando informações de sites estrangeiros e nacionais. Afirmar algo sem uma base técnica sólida e irrefutável pode ser considerado como falsa acusação e passível de processo por difamação e calúnia.

    Seria interessante as pessoas terem mais cuidado ao sairem alardeando “verdades” que simplesmente ouviram dizer de outros sites e colocaram na Internet como se fossem verdade.

    • lemmings

      @alvaro.rodrigues, Interceptar SSL é difícil porém possível e improvável (man in the middle).

  • OI
    Quem e essa ANATEL?

    Pelo diagrama, isso claramente e uma interceptação de comunicação eletrônica, ‘crime’ previsto naquele livrinho que ninguém lê.

    Deveriam e liberar o mercado de telecom para quem tem interesse, seja uma empresa de uma só pessoa, seja uma mega corporação. E com regras que permitam a livre concorrência.

    Quer dizer que a GVT não puxou os seus próprio cabos naquelas localidades citadas na matéria sobre corte de cabos? Ou será que só puxaram os cabos, tanto as da rua como o que vão para dentro do prédio, bem como para os apartamentos, aqui numa das cidades sedes da GVT?

    • @pksato, isso mesmo cara, isso é INTERPRETAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, é EXATAMENTE POR ESSE TIPO DE PORCARIA, que deixa o usuário vulneravel a hackers mal intencionados ou COISA PIOR que https devia ser forçado.

  • Bom, o nome Phorm é bem apropriado, porque é uma baita d’uma phutaria se isso realmente vingar. De qq forma, saí da Oi faz tempo, e por eqto a GVT tá dando conta do recado.

  • Cantei esta música no início do ano:

    Adeus Lentox velho!
    Feliz Turbonet novo!

    10Mega é melhor que 1
    Ainda mais que custa o mesmo!

    Que a “Oi” morra logo…
    Com boca cheia de formiga!!!! (2X)
    ——————–
    Da GVT, a única reclamação que tenho é que os operadores são muito educados e resolvem todas as minhas solicitações prontamente.
    Achei isto muito estranho, pois já fui cliente da OI.

  • Arbru

    Em tempo…

    Se isso lhe preocupa, eu me precuparia muito mais com essa iniciativa do Congresso de obrigar os provedores de Internet a armazenar seus dados de navegação por 5 anos. Isso sim me dá medo.

    http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=469968

    • lemmings

      @Arbru, Quem não deve, não teme!

  • V. Pozzebon

    Tony Walker, isso da GVT também me assusta.
    Até pensei que tinha ligado para o número errado…

  • Marcell Almeida

    Podem falar o mimimimi que quiserem, mas de qualquer modo é necessario! E muito util pra capturar bandidos e et cetera. O único problema é que aparentemente a velocidade vai ser reduzida, pois para acessar os dados vai ser necessario fazer uma “viagem” maior. Se isso realmente atrapalhar a minha velocidade vou migrar pra embratel..

    • nailsonlinux

      @Marcell Almeida, quem deve capturar bandidos é a PF, esse tipo de vigilância deve ser feito pelos orgãos competentes… a operadora já recebe MUITO BEM por uma conexão de internet…

      quer um paralelo mais simples do que eles estão prestes a fazer? imagine os telefones, se a operadora grampeasse teu telefone e depois o telemarketing ligasse pra vc? quem garantiria que ficaria só nisso… mas perai, eu não já pago pela ligação, ela ainda quer vender propaganda?

      parece loucura, mas é isso que eles vão fazer!

    • @Marcell Almeida, sua credulidade me espanta!

    • gopher

      @Marcell Almeida, Quanta ingenuidade. E o que aumenta é o ping, não a velocidade que decresce.

      • lemmings

        @gopher, O ping não aumenta.. pois não há motivo de se manipular os pacotes ICMP (Protocolo de Controle de Mensagens de Internet, que contém entre outros o ping, aviso de que o host não pode ser alcançado, está fora do ar, mudou a rota, etc)…
        Não há como manipular a saída do ping… mas seria engraçado imaginar um ping meiobit.com “Resposta vinda de meiobit.com: Compre ali no boteco do Joaquim! [2ms]” hahahahaha

  • nailsonlinux

    já vou arrumar um pc pra fz um proxy e desviar todas as minhas conexões por um tunel ssh, assim a rede inteira fica livre dessa invasão!

  • tenente.eduard

    Então a Phorm vai permitir à Oi saber quando vejo meus P0rn? (trocadilho infame, mas não resisti)

  • Overlord

    Depois a OI lança uma campanha de marketing falcatrua dizendo que foi a primeira a “liberar” a Internet e tudo fica bem.

    Parodiando:
    “A sua privacidade é nossa.
    Você pagou mas ela é nossa.
    Rastreamos sua Internet,
    Pra nada entrar mais.
    Quem ama rastreia!
    Quem ama rastreia!”

    Cante no ritmo do jingle da Oi. Oi!

    • gopher

      @Overlord, Hahaha, bem pensado, realmente, adoram uma demagogia, alguma concorrente[ahn?] podia fazer o mesmo, mas para a internet. Quem ama, ”desrastreia’.

    • g

      caramba tava pensando em algo parecido!!! muito boa rssrrsrs parabens!!!

  • makira

    Acho que a Oi se inspirou na China … lamentável …!!!

  • maurosergio

    Que ótimo QUER DIZER QUE:

    QUANDO EU ACESSAR MINHA CONTA BANCARIA COM SENHA qualquer funcionario da oi tambem podera operar minha conta bancaria.

    QUE UMA CONVERSA MAIS QUENTE E PESSOAL COM MINHA ESPOSA, qualquer funcionario da OI TAMBEM SABERÁ?

    Que se eu for UM POLITICO ESTAREI mais vulneravel na mao de um funcionario da oi?

    QUE bom .. NEM a Policia FEDERAL tem este poder.. rs.. mas um funcionario da oi tem.

    Brasil .. brasill..

    • @maurosergio, na verdade, os dados bancários são protegidos pelo HTTPS, que criptografa a conexão entre o cliente-servidor. Outros dados, estarão vulneráveis sim. :-/

  • Ainda bem que o Google já lançou a busca via HTTPS. Eles já previam essas violações.

  • gokernel

    Caramba que empresa do mal/mau.

    Essa OI ta merecendo um cachorro mijar nas tores delas, assim as torres pega ferrugem e cai.

    Eu já era irado com essa OI(Telemar quando cortou o meu serviço de NET discada).

    Ainda bem que não uso a OI e nem celular.

    gokernel
    gokernel@hotmail.com

  • lemmings

    Quanto ao corte de cabos, a GVT que instale uma caixa própria para solucionar a questão de propriedade.

    Quanto à notícia, quem garante a confiabilidade da fonte das informações?

    O Manoel Netto consegue desenhar um infográfico sem sentido para especialistas em redes de computadores.. servindo apenas para excitar o imaginário de pessoas que não tem conhecimento profundo em tecnologia de dados e protocolos de redes de comunicação. Quem conhece sobre Traffic Shape e Proxy certamente possui a visão de como a manipulação de dados ocorre a nível de hardware de maneira simples e transparente, diferente do que foi desenhado (se é que realmente foi desenhado por quem a fonte nomeou, Manoel Netto). Visualize http://bit.ly/b64uuD para entender corretamente o processo.

    Essa notícia retrata apenas que alguém ficou indignado com a Oi e resolveu iniciar uma propaganda popular contra a operadora, descendo ridicularmente o nível com calúnia e difamação, caso contrário onde estão as provas concretas de que a Oi assinou o acordo com a Phorm? E sabendo-se que a grande maioria da massa popular utiliza o Orkut, qual a melhor maneira de disseminar o pânico e revolta em uma população que não reflete sobre a veracidade dos fatos? Ameaçando a privacidade de sua conta no Orkut obviamente, afinal ninguém daria bola se o gráfico passasse a idéia de que eles manipulariam o conteúdo dos emails que você envia para as pessoas.

    A manipulação não é nenhuma novidade, e já vem sido praticada a décadas, na televisão, no rádio, em cinemas, em outdoors, influenciando profundamente a opinião das pessoas e deixando que elas façam o trabalho boca-a-boca de disseminar idéias para as pessoas mais fracas que aceitam tudo que lhe é dito. E quem pode reclamar? Quem possui tecnologia para identificar e comprovar que realmente existe alguma manipulação subliminar em algum conteúdo? E quais dessas pessoas com a tecnologia para identificar e comprovar a manipulação possui tempo de analizar a todo momento todo o tipo de conteúdo? Por fim, quais dessas pessoas com a tecnologia e o tempo hábil irão, efetivamente, gerar um afronte publicando tais fatos?

    Aceitar calado? Se você não possui provas concretas e incontestáveis, é o que lhe resta a fazer. Ou deixe que a sua credibilidade entre em cheque.

    • Observanand Impar

      lemmings = funcionario porco da oi detectado acima

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia