Júpiter sob Ataque Celeste

Arthur Clarke gostava de citar Asimov dizendo que o Sistema Solar era formado por Júpiter e alguns destroços. Muitos astrônomos concordam, chegam a sugerir que a vida na Terra só se tornou viável depois que Júpiter faxinou com seu campo gravitacional a maior parte dos asteróides errantes, tornando impactos ELE raros.

Só que isso foi muito tempo atrás, (quase 6.000 anos dizem alguns) e a maioria dos astrônomos apostaria a integridade retrofuricular que o Sistema Solar era estável e a época dos Grandes Impactos já havia passado. Até que em 1994 o cometa Shoemaker-Levy 9 provou de forma espetacular que esses cientistas estavam errados, ao colidir com Júpiter.

Imediatamente os cientistas declararam o cometa herético, queimaram os livros que o citaram e ameaçaram de excomunhão quem questionasse o Dogma reviram seus conceitos e passaram a observar os grandes planetas atrás de novos impactos. Descobriram que ainda eram comuns.Hoje  chegamos a um ponto onde Júpiter está se mostrando um péssimo lugar para viver se você não for um Monolito. Um impacto com energia equivalente a 100 mil armas nucleares foi detectado em 2009, e esta semana Anthony Wesley e Christopher Go, dois astrônomos amadores não só observaram como filmaram um impacto.

Para dar uma idéia do tamanho do “pontinho” que alguns leitores de mente limitada chamarão certamente de mixurica, coloquemos Júpiter e a Terra em escala:

Melhorou?

Agora o vídeo:

Pelo visto não só Júpiter foi essencial no início do Sistema Solar como ainda hoje cumpre sua função de nos proteger das ameaças cósmicas. Um papel justo para o Maior dos Deuses.

Fonte: BadAstronomy e MSNBC

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Jos-El

    Putz, pior que logo pensei na associação ao rei dos deuses.

  • Post bem interessante. Não conhecia essa importância do campo gravitacional de Júpiter para que o sistema solar fique um pouco mais “limpo”.
    Entretanto, gostei muito mais da crítica “velada” aos dogmáticos.

  • cquintela

    Nem doeu…

  • pradopolo

    Não é apenas Jupiter, a Lua também já serviu muito de escudo para nossa sobrevivência, é só olhar como o lado obscuro é todo fuzilado. Apesar de eu acreditar que a formação de vida interplanetária seja algo simples no Universo, é necessário um sistema bem complexo para proteger sua formação e evolução, como aconteceu com o planeta Terra.

    • @pradopolo, a lua eh toda fusilada nao por que protegeu a Terra de todos esses asteroids. Ela eh fusilada por nao ter atmosfera que a proteja dos meteoritos. A Terra, se nao tivesse atmosfera, provavelemente seria completamente fusilada. Visto que, todos os dias, varios pequenos objetos colidem com a atmosfera da Terra e queimam antes de atingir o solo.

      • pradopolo

        @Samuel Corradi, você tem razão. De qualquer forma, obrigado pela informação, tinha esquecido disso.

      • SandroCeara

        @Samuel Corradi, mmm, não seria “fuzilada”?

        • mariatuva

          @SandroCeara, você sabe que “fusilada” está certo? A palavra deriva do latim “fusilis” ou “fusão”. O mesmo tipo de grafia às avessas ocorre em inglês dos EUA, “analyze” que como todos sabem vem de “analysis” e que a maioria aqui escreve “analizar”, quando o certo é “analisar”.

  • Ioca100

    É Cardoso, não dá para fugir, lembrei-me de um salmo de
    David em que diz : Olhe para o alto e vede.
    Quem criou estas cousas?

    E do 92 : “Quäo grandes säo, SENHOR, as tuas obras! Mui profundos säo os teus pensamentos.

    O homem sem conhecimento näo sabe, nem o louco entende isto.”

    Valeu, parabéns.

    • Concorda Cardoso? hehehe

    • luctimm

      @Ioca100,

      Para a astronomia, há outros salmos melhores do que esse, bem como o livro de Jó, e também o livro de Isaias. Ele chama as estrelas pelo nome :}

    • @Ioca100, nao sou o Cardoso, mas concordo com voce. Fastastico ver essa arquitetura toda cooperando para que a vida na Terra seja capaz de se multiplicar sem que, com frequencia, um baita meteoro caia e ponha tudo a perder. Se nao fosse assim, nosso planeta ainda seria cheio de amebas. E soh. Acho impressionante tambem ainda nao terem encontrado um ambiente similar nesse vasto universo para que haja vida. Digo isso supondo que basta um ambiente favoravel para que a materia organica surja espontaneamente. Mas ateh hoje, parece que a vida eh algo raro. MUITO raro.

      • Orador dos Mortos

        @Samuel Corradi,

        O que eu acharia impressionante, divino até, seria se, com tão pouco tempo de pesquisas, com um universo tão vasto (6.000 anos-luz????), nós já tivéssemos encontrado esse ambiente similar. Nem mesmo conseguimos, ainda, saber se há um planeta parecido com o nosso em alfa do centauro (Pandora não é, exatamente, igual ao nosso) que é ai do lado!!!! E, acredito que, desde Lavoisier, não há diferenças dignas de nota entre matéria orgânica e inorgânica.

    • gabriel_

      @Ioca100,
      coincidências demais = um deus
      não sei explicar = um deus
      #OLD (and not gold)

      Eu fico com uma citação do novo testamento (adaptada): “Dai á razão o que é da razão. Dai aos deuses o que é dos psicólogos”

    • SandroCeara

      @Ioca100, Quem criou as “cousas”, não sei. Mas não será um livro escrito, re-escrito, transcrito, adaptado, re-escrito, censurado e adaptado dezenas de vezes, de acordo com a conveniência de alguém, que vai me convencer disso.

  • Max Power

    Pelo visto o molóide estava dormindo no trabalho na época dos dinossauros.

    • Max Power

      Sol: “Estou cercado de idiotas!!!”

  • Ivan

    Júpiter é uma estrela que não deu certo. Se tivesse levado mais fermento, estaria enérgico por aí, fundindo hidrogênio com hélio feliz e sorridente, e nós mais bronzeados. Quis manter a forma, agora vive de planeta…

    • Orador dos Mortos

      @Ivan,
      Fico pensado, com esses constantes bombardeios, sem falar nos tantos micrometeoritos que certamente caem por lá, qual seria a taxa de aumento de massa de Júpiter? Isso, com o tempo, não poderia “acende-lo”?

  • @Cardoso

    para ajudar a enfatizar o tamanho da terra, esta semana eu encontrei uma gif que pode ser muito esclarecedora

    http://i109.photobucket.com/albums/n54/torraga/Astronomy_Lesson.gif

  • predador00

    se Júpiter é grande, então comé que a gente chama uma coisa como essa:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/VY_Canis_Majoris q_q””

    PS: O espaço me traz boas lembranças: http://www.youtube.com/watch?v=T9xDzdbcyvg

    ;-;

  • Domingo, Cardoso dormindo e perdendo esses comentários. Aguardo ansioso o incêndio.

  • As salsinhas parecem querer dominar por aqui… Cadê o Cardoso??? 🙂

    Diferente de outros planetas, Júpiter é uma imensa esfera de gás cuja gravidade é três vezes maior que a da Terra. Uma estrela que não deu certo, podemos assim dizer, porque ela ao conseguiu acumular uma quantidade suficiente de massa.
    Quanto a vida aqui na Terra, foi um acaso, uma mera combinação de partículas, proteínas, enzimas certas no lugar certo.

  • thE Masterkey Blaster

    como comparação de tamanho eu gosto dessa imagem

    http://ministeriodeciencia.com/wp-content/uploads/2009/01/tamano-de-las-estrellas1.jpg
    fonte: http://ministeriodeciencia.com/2009/01

    Ou então aquela que vai de plutão a Canis Majoris… 8)

  • Boa noite a todos,

    Ainda não se conheço o universo inteiro quanto mais planetas com condições parecidas com a nossa.
    Para além disso, para haver vida, seja ela qual for (inteligente) não tem que ter as condições que tem a terra.

    Claro que tudo isto está nos planos de Deus

    Eu gosto de falar com os ateus, eles as vezes perguntam-me
    Olha, quem criou Deus ?
    Eu respondo-lhe muito simplesmente:
    Se alguma coisa tivesse criado Deus esse sim é que seria Deus e não o outro

    Por isso me divirto bastante com eles

    Cumprimentos
    http://www.profissionalweb.net
    http://www.profissionalweb.net/blogue/

  • xikodocouto

    Zeus me livre.

  • Júpiter RULEZ!

    Por isso que ele era o líder dos CYBERCOPS!