Netbooks – Meu Hype Acabou

eeeCC

Talvez o Campo de Distorção da Realidade que Steve Jobs emprestou para a Asus tenha saído de validade, mas posso dizer que hoje minha opinião sobre netbooks mudou completamente, desde que resenhei o eeePC 1000HA no distante Junho de 2009.

As vantagens dele no meu uso não superam as desvantagens. As aplicações e sites não estão sendo pensadas para telas com 600 pixels de altura, o scroll é constante. A performance do Atom é no limite. Funciona, ponto. Não dá para querer rodar nada muito rápido.

O fator Autonomia também não é uma grande vantagem mais. Até aeroportos, notórios mãos-de-vaca estão disponibilizando tomadas em todo canto. As 6 horas teóricas de uso na prática se tornam umas 5, 4:30. O que bate com a autonomia de um Macbook ou outro note similar. E quem fora do Acre fica mais de 4 horas longe de uma tomada?

 

O peso também foi um fato que me iludiu. Embora o eeePC 1000HA seja realmente leve, não é tão mais leve, e aí entra um fator muito importante, inclusive para George McFly: A DENSIDADE. O netbook é mais leve mas é menor, o peso é mais concentrado. Já experimentou equilibrar o notebook no joelho? Não tente com um Netbook.

Mesmo sendo widescreen o tamanho da tela impede que você abra dois navegadores lado a lado, sua produtividade é definida pela velocidade com que consegue fazer ALT+TAB (ou CTRL-C/CTRL-V, se tiver um blog de humor).

A tela de 11 polegadas também não é boa para ver filmes (de qualquer jeito, esqueça qualquer coisa em HD ou FullHD, o bicho pede arrego) a não ser de muito perto, e todas as mães alertam contra isso.

O Netbook sem um monitor externo não é viável para editar vídeos, por exemplo. Simplesmente não cabe na telinha, e o tempo de renderização é proibitivo.

aureum

Positivo Aureum. Quase um Positivo Air

A diferença de peso em teoria seria significativa, 1,3Kg contra 2,3Kg do Macbook, mas se torna insignificante se comparada com o belo e desejável Positivo Aureum, de 1,6Kg. Sim, eu mexi em um e sei do que estou falando.

Sim, vou abandonar o netbook. Pode ser útil para quem trabalha só com texto ou para quem viaja com um monitor LCD de 19” na mala, mas blogueiros megalomaníacos que gostam de espaço não se sentem confortáveis com ele.

Sem falar que assim como a Megan Fox, (dizem) um notebook, de preferência um Mac te aquece no Inverno.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples