Meio Bit » Arquivo » Games » Os jogos que melhor envelheceram

Os jogos que melhor envelheceram

Será que apenas os jogos da era 2D conseguem envelhecer sem parecer horríveis?

14 anos atrás

dori_bes_26.04.10

Goste ou não, os videogames continuam sendo uma experiência essencialmente visual e esse é provavelmente o motivo pelo qual muitos de nós damos tanta valor aos gráficos. Vocês devem saber que eu gosto de alguns joguinhos mais antigos e embora não me considere um jogador que só joga se os gráficos forem bonitos, tenho pensando muito em como boa parte dos jogos dos consoles que popularizam os games em três dimensões envelheceram mal.

Arriscar-se em alguns dos títulos do Playstation/Saturn/Nintendo 64 hoje em dia é uma tarefa árdua e basta dar uma olhada num Tomb Raider, num Resident Evil ou mesmo no conceituado Ocarina of Time para ver como esses jogos pareciam muito melhores na época de seus respectivos lançamentos. Acho que boa parte da culpa desse fenômeno é a simplicidade que aqueles gráficos possuíam, seja pela baixa quantidade de polígonos, seja pelas texturas em baixíssimas resoluções e uma prova de que os pixels parecem resistir melhor ao passar dos anos pode ser vista em um interessante artigo publicado pelo site 1UP.

Nele, após uma pesquisa listou 12 jogos que resistiram firmemente a ação do tempo, mantendo-se divertidos mesmo tantos anos após o seus lançamentos e adivinhe só, todos eles são jogos feitos em 2D. É claro que como qualquer outra lista, essa não se trata de uma verdade absoluta e poderá ser contestada, porém, eu não conseguiria dizer que qualquer um dos games presentes nela deixaram de ser divertidos simplesmente porque atingimos nos gráficos algo próximo ao fotorrealismo.

Segundo o 1UP, os 12 games que envelhecerem melhor são:

12 - Castlevania: Symphony of the Night
11 - Yoshi's Island: Super Mario World 2
10 – EarthBound
9 – Final Fantasy VI
8 – Super Mario Bros.
7 – Super Mario World
6 - Legend of Zelda: A Link to the Past
5 – Mega Man 2
4 - Chrono Trigger
3 – Super Mario Bros. 3
2 – Super Metroid
1 - Tetris

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários