Meio Bit » Arquivo » Indústria » Rumor: Google abrirá código do VP8 para Vídeo no HTML 5

Rumor: Google abrirá código do VP8 para Vídeo no HTML 5

Adobe Flash está com os dias contatos como

14 anos atrás

Em 2009 o Google comprou uma empresa pouco conhecida fora do mundo geek chamada On2. Eles são os responsáveis pelos codecs de vídeo que hoje estão no Flash e no JavaFX. O artigo cita fontes de que o Google I/O 2010 em Maio será o palco do anúncio: codec VP8 licenciado como software livre para HTML 5.

Com qualidade superior ao h.264 o meio de campo promete embaralhar. Obviamente, Chrome e Chrome OS devem fazer parte dessa história. E muito provavelmente o Android terá alguma atualização para que esse formato seja visto nos smartphones.

Para entender melhor a história, vejam o gráfico abaixo:

image

O On2 VP3 teve seu código liberado e a Xiph continuou seu desenvolvimento como o formato aberto de vídeo Theora. A empresa continuou desenvolvendo o produto e as versões 4 e 5 equipavam o Real Player (Quem?).

Com a massificação absoluta do Flash consolidada, o codec de vídeo usado é o On2 VP6, também escolhido pela Sun para o JavaFX. Quando a empresa já havia finalizado o desenvolvimento do codec com mais de uma década de experiência acumulada, a empresa foi comprada pelo Google.

Guerra dos Formatos de Vídeo

image.php

O Flash como padrão universal para vídeo na web está com os dias contados.

Google, Mozilla, Apple e Microsoft são os nomes por trás do “fade out” do Flash como formato de distribuição de vídeo, porque de uma forma ou de outra, eles querem uma alternativa ao que a Adobe fornece. Três deles são gigantes com bilhões de dólares de faturamento com sistemas operacionais, navegador, equipamentos e smartphones. Todos tem grande capacitação técnica e com pé na ponta de consumo final.

Mas mesmo entre os gigantes, não há consenso. Apple e Microsoft escolheram o h.264 e podem não ser as mais velozes em adotar uma tecnologia, mesmo open source e do concorrente. A Microsoft tem que ser simpática, dizer que fez uma escolha e vai apoiar suas centenas de milhões de usuários. A Apple provalvemente vai dizer que o h.264 dela é melhor porque usaram mágica e batizaram o codec com o sangue do Steve Jobs.

Então preparem-se para mais uma guerra de formatos de vídeo. Com torcida de ovelhas conquistada via marketing, fanboys e tards defendendo, quase sempre sem embasamento técnico um lado ou outro.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários