Todo mês o ritual é o mesmo, juntar todas as contas, programar os pagamentos e ver nosso rico dinheirinho indo embora. Normal, faz parte. Mas o que dá raiva é descobrir que vacilamos em um dos boletos e ele havia vencido 1 ou 2 dias antes. Por causa de dois míseros dias temos que enfrentar fila de banco, perdendo tempo precioso de trabalho ou almoço, somente para calcular multa e juros.
Aí você pensa: “pô, mas eu sei calcular essa merreca” – e normalmente é mesmo uma merreca, não dá nem para pagar uma passagem de ônibus – “por que não posso pagar via Internet?”. Alguns bancos te dão a possibilidade de gerar uma segunda via do boleto. Em outras circunstâncias você consegue que o emissor te mande uma segunda via por e-mail. Mas na maioria das vezes, é fila mesmo, não tem para onde correr. Ou … tem sim!
Como pagar boletos vencidos via Internet?
Há aproximadamente 1 ano, eu passei por esse perrengue, pois não consegui entrar em contato com o emissor do boleto, o banco não me dava essa opção, eu tinha que pagar a conta naquele dia para não perder um benefício e já passava das 16h de uma sexta-feira. Pelo Google descobri alguns sites que afirmavam não haver problemas alterar a data de vencimento e valor de pagamento manualmente. Resolvi arriscar.
O cálculo é relativamente simples, se você já mexeu com geração de boletos (e eu já fiz alguns sisteminhas de boletos no passado). O segredo está na “linha digitável”.

Essa linha é a representação numérica do código de barras de um boleto e nela estão presentes todas as informações necessárias para que o banco efetue o pagamento corretamente, desde número do banco, contrato do emissor, data de vencimento, valores e, obviamente, dígitos verificadores do código.
Na imagem acima é fácil notar que a última sequência de números possui apenas dados que podem ser variados, de acordo com a data do pagamento: a data de vencimento e o valor do documento. Os 4 primeiros dígitos, da data de vencimento, representam o números de dias contados à partir de 7 de outubro de 1997. Eles são seguidos do valor do boleto, expresso com 2 casas decimais, sem separadores. Logo de cara é possível ver que, tecnicamente, o modelo já limita uma data máxima e valor máximo a ser pago com esse tipo de documento.
Calcular multa e juros de um valor qualquer é moleza. Saber a quantidade de dias para inserir no campo do vencimento, dá mais trabalho, mas ainda assim é mais ou menos fácil. Agora, o dígito verificador que garante a autenticidade do documento, dá um trabalhão. É um cálculo de base 11 feito com multiplicações e somas de quase todos os números da linha digitável. Muito mais demorado de se fazer que simplesmente chutar um número ao tentar pagar o boleto
. Mas … não existe uma forma mais simples?
Como fazer isso tudo mais fácil e rápido
Sim, existe. Alguns dias atrás eu estava um pouco ocioso e resolvi colocar o cérebro pra funcionar, programando um pouco. Como eu havia feito um javascript há quase 1 ano para calcular essa nova linha digitável, resolvi transformá-lo em uma mini-aplicação web e deixar disponível para qualquer pessoa. Foi assim, em poucas horas de ócio criativo, que nasceu o reBoleto.
O processo é muito simples, como deveria ser. Basta preencher corretamente a linha digitável, a nova data de vencimento (que já vem por padrão com o dia corrente) e os valores em reais para multa e juros por dia de atraso. O sistema calculará o valor devido e gerará uma nova linha digitável, com o novo valor, vencimento e o dígito verificador devidamente calculado. Mão na roda para os esquecidos, não?
Como nem tudo são flores, alguns tipos de boletos registrados não funcionam. Quando você for tentar fazer o pagamento via Internet, o seu banco irá informar que o documento só pode ser pago nas agências ou caixas eletrônicos. Isso é uma restrição do emissor e geralmente acontece em boletos que possuem descontos para pagamentos antes da data do vencimento. É bom conferir, após o pagamento, se seu credor deu baixa em sua dívida. Por isso é bom que você guarde comprovantes do pagamento.
Testem e digam o que acharam. Sugestões para melhoria também são bem vindas.

© Copyright 2006-2010
2 de março de 2010, 20:44
já tá no favoritos…vou testar
Responder
2 de março de 2010, 20:49
Muito interessante, irei testar, obrigado!
Responder
2 de março de 2010, 20:50
Salvou meu dia esse link!!!
Brigadão!!!!
Responder
2 de março de 2010, 21:02
Até que enfim, uma postagem relevante no MeioBit, fora o Buzz, Facebook e outras nulidades que pouco interessam. Alguns autores do Meio Bit deveriam aprender com este artigo o significado da palavra “relevância”.
Parabéns pela postagem! Já encaminhei a todos os meus amigos.
Responder
março 2nd, 2010 @ 21:36
Assino embaixo. Post genial.
Responder
março 3rd, 2010 @ 0:45
Hehehe, quando clico no link do Meiobit logo penso:
Vamos ver se o Rodrigo Ghedin postou alguma coisa nova sobre sites de relacionamento…
Apesar de não usar, sempre leio.
A questão é que são 5 posts do Ghedin para um dos outros Editores.
Leiam lá no topo do navegador:
Meiobit Notícias, Dicas, Internet, Informática, Tecnologia, Download.
Responder
março 4th, 2010 @ 0:47
[quote=SandroCeara]
Apesar de não usar, sempre leio.
[/quote]
hahaha
É verdade!
Responder
março 3rd, 2010 @ 2:22
Óbvio que a relevância depende da pessoa, mas duvido que redes sociais tenham maior relevância que um post sobre contas bancárias. Nada contra o Rodrigo, alguns são ótimos, minha opinião aliás é de que se ele resumisse e colocasse todos os posts sobre redes sociais “pouco relevantes” juntos aumentaria a relevância e o interesse sobre os posts dele.
Responder
março 3rd, 2010 @ 4:08
tb concordo com vcs a respeito de assuntos demasiadamente focados e repetitivos, as materias do Rodrigo sao ótimas o cara saca muito, mas acho q nao é muito a linha do MB, grupos sociais. A maioria aqui é geeks ou semi-nerds, somos meios anti-sociais por natureza. Fofocas sobre iphone ipad tb já gasto. Que tal dar uma olhada em outros blogs do tipo existem muitos e muito bons mas gostaria de ver os profissionais daqui comentando, sobre aqueles assuntos, a leitura aqui é mais agradável.
É nítido o pequeno grupo q comenta isso podia mudar variando mais os assuntos e assim podendo captar mais anunciantes aproveitando melhor os profissionais daqui. Exemplo o sorteio do roteador, o preço de um almoço de final de semana, mas o pessoal compareceu em peso comentando usando a criatividade praticamente se prostituiriam para comentar… até um dos ganhadores pagou para ser escolhido bem criativo rss
A matéria sobre a conexão HI-FI da av. brasil algo experimental e acho q no minimo diferente e interessante, podendo ser usando em outras cidades pequenas … fico a promessa mas nunca ninguém ecreveu ..
tem tanta coisa … me parece q aqui é mais um hobby, q nao ha um comprometimento mais serio …. mas ta valendo
podíamos ver o link do Google Analytics referente ao site ? acho q nao né
Responder
março 3rd, 2010 @ 13:00
Isso mesmo, não aguento mais saber de novidades do google e Facebook =)
lembro que ha um tempo atras, alguém disse que o meio-bit ia passar a postar outros assuntos fora da informática, para variar um pouco.
Meus parabéns também pelo post!
Responder
março 3rd, 2010 @ 13:49
E ciência.
Responder
março 3rd, 2010 @ 13:47
Está na hora de liberarem user-scripts do tipo “Cala boca Fulano!”, que ocultem todo e qualquer artigo de determinada pessoa (não precisaria ser necessariamente um editor). [/humor]
Responder
2 de março de 2010, 21:04
Só vai dar dor de cabeça:
- 1 os bancos como bradesco e unibanco JÁ POSSUEM esse sistema pronto para os boletos próprios.
- 2 as pessoas não sabem calcular os juros de mora bem como multa
- 3 muitos sistemas de compensação simplesmente bloqueiam os pagamentos depois do vencimento como por exemplo: e-commerce e financeiras
- 4 o sistema de várias empresas ‘casa’ o número do documento com o valor pago, se der 1 misero centavo seu boleto não compensará
Esperto só o o mário!
Boa idéia, mas vai dar dor de cabeça!
Responder
março 2nd, 2010 @ 21:32
Se você desse pelo menos uma olhada no site você veria que dá SIM pra fazer algumas coisas que vc diz ser impossível, que é calcular o Juro e multa. Quanto ao e-commerce e financeiras não aceitar, vai estar escrito no boleto quando eles deixarão de aceitar ou qdo for pra protesto
Olhe antes de criticar.
Responder
março 2nd, 2010 @ 21:52
Saiu do coma agora?
Onde está escrito que eu falei ser impossivel fazer algo?
Não cabe eu lhe explicar interpretação de texto, de qualquer sorte respire e sorria: um dia você chega lá.
Porque existe uma data de vencimento?
Justamente porque é um dos parametros de compensação e verificação do mesmo, em mesmo que que esteja escrito que o boleto não pode ser aceito depois do vencimento, com um novo calculo da linha digitavel será possivel paga-lo sim. E as ‘coisas escritas’ se chamam INSTRUÇÃO AO CAIXA entendeu? AO CAIXA! Porque será?
Vou te ajudar um pouco mais ok?
Se os bancos são os maiores interessados em que as pessoas não frequentem as agências e façam tudo pelos caixas eletronicos e internet, por qual razão o sistema não está aberto a todos, somente para o calculo dos boletos de sua propria emissão? Captou captou ? Hein hein hein?
*quanto mais ignorante no assunto mais pretensiosa a opinião
Responder
março 2nd, 2010 @ 22:01
Pornstar,
A maioria dos boletos em que o pagamento após o vencimento deve ser feito no banco, vem com o campo “aceite” com o valor “N”. Ao tentar pagar esse boleto, o internet banking simplesmente irá recusá-lo, informando que o documento deve ser pago na agência. Esse é o procedimento padrão.
Sim, existem casos em que o emissor cancela o boleto após uns dias do vencimento (porque ele precisa esperar pelo menos 4 dias para compensação, prazo padrão também), esse é o caso dos e-commerces. No entanto, esse não é o objetivo do reBoleto. Quem compra algo pela Internet via boleto, paga no mesmo dia, no máximo no dia seguinte.
o reBoleto é para evitar filas para quem paga contas com frequência (e esquece com a mesma frequência).
Sobre o fato de bancos quererem evitar filas etc e tal, isso não procede. Existem diversos serviços ridículos que poderiam ser feitos via Internet e exigem nossa presença no caixa. Boleto vencido é um deles, mas tem data de validade, pois o débito direto autorizado veio para eliminar o boleto da face da Terra em alguns anos.
Suas observações são válidas, de qualquer forma.
Obrigado
Responder
março 2nd, 2010 @ 22:14
Você está desinformado e não deveria postar antes de ter uma base melhor.
- os bancos querem sim evitar filas, por isso o acesso a internet e caixas eletronicos, e voce pode sim pagar titulos vencidos pela internet ou caixa eletronico desde que o eles sejam da mesma instituição financeira. Logo é EVIDENTE que você sendo correntista não precisa ir ao banco pagar uma conta se o boleto é do proprio banco!
- o campo aceita significa que o boleto é gerado pela instituição e não por você automaticamente. Um boleto sem aceite NÃO PODE SER PROTESTADO, por essa razão você emite 19802910 boletos na internet e se não pagar eles são cancelados automaticamente sem prejuizo para nenhuma das partes. Já um boleto com ACEITE é cobrado independentemente de ser pago ou não, pois a taxa para gerar o mesmo será debitada da conta do credor.
Ou seja, discussão tola essa.
O sistema é útil para calculos, mas pessoas com o minimo de inteligencia não precisam calcular e pagar juros e muito menos pegar filas de bancos. Além do mais inventaram algumas coisas na semana passada bastante úteis: debito automatico e uma mais recente no sábado passado chamada AGENDA.
Malditos pcs da casas bahia !
Responder
março 2nd, 2010 @ 22:28
Alguém dê um calmante pro pornstar até chegar o pagamento dele, sim?
março 3rd, 2010 @ 23:23
A mulher dele deve ter dormido de calça jeans, só pode.
março 2nd, 2010 @ 23:20
Pornstar,
Depois do calmante, use sua própria dica e se informe melhor.
Não é porque você usa um avatar/nick apelativo pra promover sua loja virtual que isso te qualifica como especialista em pagamento online
.
Abs
março 3rd, 2010 @ 0:09
Mudei em sua homenagem, afinal em terra de cego quem tem um olho é rei.
março 3rd, 2010 @ 0:23
Em terra de cego, quem tem um olho é caolho.:P
março 3rd, 2010 @ 0:22
[quote]Não é porque você usa um avatar/nick apelativo pra promover sua loja virtual que isso te qualifica como especialista em pagamento online
.[/quote]
março 2nd, 2010 @ 23:22
[quote=pornstar]
Malditos pcs da casas bahia !
[/quote]
O que tem haver o c* com as calças?Acho que temos uma pornstar de tpm…
março 2nd, 2010 @ 22:24
Concordo com o Manoel, acho que esse site vai ser muito util pra quem conseguir encontra-lo, o publico alvo é o pessoal mais descolado que sabe distinguir se um boleto pode ser pago depois do vencimento sem ter que enfrentar a fila do banco. Lógico que não se aplica a todos os casos, mas de qualquer forma é uma mão na roda.
@Pornstar tem razão em vários aspectos, porem não vejo necessidade de tanto sarcasmo como se fosse um site totalmente inútil.
Eu gostei da idéia desse site!
Responder
março 3rd, 2010 @ 5:48
*quanto mais ignorante no assunto mais pretensiosa a opinião
Incrível como você conseguiu resumir toda sua pseudo-participação neste artigo de forma tão reduzida.
Meus sinceros parabéns.
Responder
2 de março de 2010, 21:21
é legal fazer isso?
Responder
março 2nd, 2010 @ 21:54
Gabriel,
Sim, é legal, desde que você pague o valor devido correto, com multa e juros previstos no documento. Eu já usei esse cálculo algumas vezes (já falei que tenho uma memória péssima?) e não houve problema algum.
Abraço
Responder
março 4th, 2010 @ 12:02
Vale lembrar que alguns sistemas não conferem a data de pagamento com a data de vencimento, permitindo assim o pagamento a menor. Eu já fiz isso “sem querer”, pagando um valor menor depois do vencimento e o sistema da instituição acatou o pagamento e depois ficou com status de pago.
Burrice deles, pois deveriam conferir se a data de pagamento (enviada pelo banco que recebeu) é maior que o vencimento.
Responder
2 de março de 2010, 22:32
Achei maneiro, vou precisar usar todos os meses pra pagar a fatura da minha moto que vence um dia antes de eu receber
Responder
2 de março de 2010, 22:39
Idéia muito boa, apesar de o Pornstar ter colocado algumas coisas importantes.
Manoel, vi que o dominio está com o seu nome, você pensa em fazer desse serviço uma coisa séria, ou é só um “hobby” ?
Acho que se agregar alguns outros serviços, isso vai bombar…………
Responder
março 2nd, 2010 @ 23:25
Sheng Long,
Lá no texto eu disse que fui eu quem fiz o troço, num momento de ócio. Não vejo como isso pode virar uma coisa séria, por isso, está lá “de grátis” pra quem quiser usar.
É um servicinho bacana, útil, mas não passa muito disso
Abs
Responder
março 3rd, 2010 @ 0:14
[quote manoelnetto]Lá no texto eu disse que fui eu quem fiz o troço, num momento de ócio.[/quote]
rapaz… depois que li sua assinatura, num quero usar esse negócio mais não!!!
ahhahhaha
____________________
Responder
2 de março de 2010, 22:41
uma otma sujestao
Responder
março 4th, 2010 @ 12:03
Uma sugestão melhor ainda, aliás, ótima, seria você utilizar um corretor ortográfico ou voltar para o primário.
Responder
2 de março de 2010, 22:48
ai me levantam as perguntas: (bobas mas curiosas)
1 – se eu botar um valor abaixo do valor real, vai pagar?
2 – se botar um valor abaixo, o sistema la pra onde to pagando, vai detectar que paguei menos? (vai registrar o valor que eles tem ou o que eu enviei)
3 – alguem ja tentou pagar com esse recalculo em algum lugar? funcionou? onde? registrou o valor que vc recalculou ou o que eles tinham?
(vou ver minhas contas nao pagas pra tentar usar esse reboleto. segura esse codigo fonte, bota aberto antes de mandarem vc fechar, pq usuario normal nem sabe da possibilidade disso e o medo/pavor/paranoia dos outros vao pedir pra fechar)
Responder
março 2nd, 2010 @ 23:30
Olá Ney,
1. Sim, vai pagar normalmente.
2. Quase certeza que sim. A grande parte dos sistemas de compensação valida o valor pago, além do “nosso número”. Tem que ser um programinha muito do vagabundo pra não fazer isso, e mesmo assim, o carinha do financeiro com certeza vai fazer uma checagem dupla
3. Eu mesmo. Já fiz vários pagamentos com esse cálculo e não tive nenhum problema. Claro que eu sempre calculei multa e juros corretamente, então, menos chances de ter problemas.
O cálculo é público, uma pesquisa no Google te retorna diversos sites sobre isso. Eu só juntei e facilitei.
Abs
Responder
março 3rd, 2010 @ 0:26
Complementando…
Se você pagar um valor abaixo do devido poderá ser processado por estelionato.
Sempre lembrando que bancos gastam R$ 1.000,00 para cobrar R$ 0,01.
Responder
março 3rd, 2010 @ 1:33
[quote=SandroCeara] Sempre lembrando que bancos gastam R$ 1.000,00 para cobrar R$ 0,01.
[/quote]
Isso é verdade! Por vezes pensamos, puxa o valor que eles estão gastando em ligação para o meu celular seria bem melhor usado se fosse convertido em desconto…
Seria muito bom que os serviços de pós-venda das empresas (em geral) funcionasse de modo tão eficiente como a cobrança delas.
Responder
março 4th, 2010 @ 12:07
[quote]1 – se eu botar um valor abaixo do valor real, vai pagar?[/quote]
Vai pagar sim, mas a mudança do status de “não pago” para “pago” vai depender da instituição que recebe os pagamentos (teu credor).
[quote]2 – se botar um valor abaixo, o sistema la pra onde to pagando, vai detectar que paguei menos? (vai registrar o valor que eles tem ou o que eu enviei)[/quote]
Depende do sistema que verifica os pagamentos feitos via boleto. Eu já paguei com valor a menor e o sistema do credor acatou e colocou como “pago”, quando na verdade eu deveria ter pago mora e multa.
[quote]3 – alguem ja tentou pagar com esse recalculo em algum lugar? funcionou? onde? registrou o valor que vc recalculou ou o que eles tinham?[/quote]
Eu já tentei e vai funcionar dependendo do sistema do credor, mas aí é tentativa e erro. Eu não acho certo fazer isso, até porque depois é só dor de cabeça… não vale a pena por uma merreca.
Responder
3 de março de 2010, 01:56
vlw o post.
abs.
Responder
3 de março de 2010, 01:58
Parabéns meu amigo! Infelizmente o DDA deve matar a utilidade dessa sua aplicação mas como a adesão vai bem devagar acho que seu serviço terá algum tempo de uso!
Fico feliz em ver que alguém transformou tempo livre em algo útil, muito útil diga-se de passagem!
Responder
3 de março de 2010, 01:59
Já entrou nos favoritos de minha LanHouse
Responder
3 de março de 2010, 02:01
melhor materia de 2009 e 2010
agora CUIDADO! pq se vc fizer o calculo errado do juros e multa, meu amigo para corrigir isso nao vai ser um simples credito no mes seguinte
Responder
3 de março de 2010, 02:45
Uma vez fiz isso no braço … mas me equivoquei em alguns centavos … e recebi um telefonema da empresa dizendo que se eu fizesse aquilo de novo eles iriam me colocar na lista de clientes problemáticos
Responder
3 de março de 2010, 03:04
grande iniciativa, Manoel, parabéns.
abcs
Responder
3 de março de 2010, 10:38
Esta materia realmente é bem interessante e util…assim como os comentários deixados nesta materia….
Como disseram acima…saudade das materias interessantes como estas que me tornaram fã do meio bit…..seria legal ter menos materias referentes a redes sociais no meio bit e analises de mercado de telefonia
Responder
3 de março de 2010, 11:41
Opa! Já adicionei no bookmarks. Tks men…
Responder
3 de março de 2010, 11:49
Eu já paguei algumas contas atrasadas pelo site da caixa, sem problema, é uma ótima dica, parabéns, e como eu já fiz algumas vez sei que funciona tranquilo, o cara lá de cima é que quer saber de mais, e não quer reconhecer-se sem razão que fica baguçando aquil… Galera a quantidade de posts sobre rede social é irrelevante desde que tenha postagens sobre outros assuntos…
Responder
3 de março de 2010, 11:59
Pô cara, se não gostou do re-boleto, simplesmente não use. Ninguém está te obrigando a usá-lo.
“Em terra de caolho, quem tem um cego, errei”
Responder
3 de março de 2010, 12:20
Excelente. Parabéns pela app.
Antes eu já não ia abancos, agora então, nunca mais, só falta usar dinheiro “digital” para tudo e nunca mais volto numa agência bancária
Responder
3 de março de 2010, 12:27
Boa,
Parabens pela contribuição.
Responder
3 de março de 2010, 12:43
Ótimo post!!
Responder
3 de março de 2010, 13:23
Não sei se a instituição credora ou o banco vai checar se o multa/juro está correto.
Tinha um boleto que sempre vencia dia 19 mas meu salário caia no começo do mês, então pagava atrasado todo mês.
Devido a isto tinha que ir na lotérica pagar todo mês, e já peguei varias atendentes que calculam errado o valor multa/juros, umas a mais outras a menos, quando a diferença era pequena eu nem me importava e pagava, nunca tive problemas.
Agora teve uma vez que a atendente calculou um juro completamente errado, valor muito maior, mostrei pra ela que a conta que ela estava fazendo estava errada e ela não aceitou, acabei tendo que pagar em outra lotérica.
Responder
março 3rd, 2010 @ 13:27
Luciano,
O correto é que o emissor confira. Se ele não faz isso, um dia terá problemas sérios, mas… não queremos fazer parte disso né?
Se ele tiver que processar alguém, que não seja a nós por termos adulterado o boleto pra pagar menos.
Abs
Responder
3 de março de 2010, 13:31
Não façam isso para boletos de Taxa pra Concurso Público! mesmo você tendo tempo para se inscrever, se você pagar fora do prazo, jogará dinheiro fora, pois a taxa não é devolvida. Trabalho com isso e isso está acontecendo com certa frequência. Fica aqui o alerta. Seria bom colocar isso no corpo do artigo.
Responder
3 de março de 2010, 15:37
Parabéns pela iniciativa. Já havia caido de paraquedas nesse seu site, acho que através do ueba, e achei bem interessante, desde que seja bem utilizado.
Não sou mãe Dinah, mas prevejo que no futuro vai aparecer algum(ns) usuário(s) meio perdido e vai ter problemas ao pagar a conta vencida. Vai achar que a culpa é do site e vai correndo fazer uma reclamação no reclameAqui.
E lá vai o Manoel se incomodar por algo que fez “de grátis” e pra facilitar a vida do povo.
Responder
3 de março de 2010, 16:30
Ajudo minha mãe a administrar as contas da loja dela, boletos vencidos é mato aqui, e quando posso, tiro uma segunda via, site do banco, impressão do comprovante e pronto. Mas, alguns bancos não permitem essa tiragem de segunda via. Adorei o post, e, sem esquecer, já que foi você quem programou, meus parabéns! Já vou testar!
Responder
3 de março de 2010, 17:25
Obrigado. Um dia atrasado, mas obrigado…
Obrigado pela dica de checar no site, realmente o Bradesco também reemite 2a. via pelo site. Novamente um dia atrasado, mas obrigado também.
Esse é o tipo do conhecimento que salva uns 30 minutos (ou mais) da sua vida. No meu caso, ontem.
Responder
3 de março de 2010, 23:26
Nao li todos os posts, logo talvez alguém tenha mencionado o q vou dizer: Tenho conta no banco do brasil e no site consigo pagar boletos vencidos sem problema, registrando tudo certinho multas e juros e sem adulterar o código de barras e suponho que os demais HBs tb permitam esse tipo de pagamento. O problema são títulos de outros bancos quando vencidos e isto acontece por um motivo simples: Dependendo do título ele pode ser protestado em cartório depois do vencimento, um banco não sabe quando o outro protesta o título por isso não recebem títulos de outros bancos depois do vencimento, pagando no próprio banco antes do recebimento eles conferem se o título não foi protestado. Dessa forma eles evitam o constrangimento de receber um título e depois o usuário ter a surpresa de descobrir que a dívida foi protestada. Quando você adultera as informações do boleto a responsabilidade passa a ser sua, ou seja ‘no papel’ você pode pagar uma dívida e ainda assim ter o protesto registrado. sobre a pergunta 2 do Ney Frota… Cada boleto tem um ‘tipo’, chamado de carteira, existem várias possibilidades…
1- A empresa verificar apenas o pagamento do título (nesse caso ela nunca vai descobrir a fraude);
2 – A empresa verificar o valor bruto, nesse caso ela pegaria uma fraude no valor ‘normal’ mas não uma ausência de multa; e/ou juros;
3 – Ela conferir multa e juros, neste caso vc poderia se dar mal se esquecesse os juros;
4 – O banco conferir tudo depois, só é possível para tipos registrados de cobrança onde o banco tem todas as informações do boleto registradas, neste caso o banco avisa a empresa de valores recebidos a menor.
5 – Cobrança com adiantamento… Este é o caso mais complexo… O banco adianta para a empresa o valor dos boletos que ainda não foram pagos :O Quando o consumidor paga o boleto o banco fica com a grana (por que já havia adiantado o dinheiro para a empresa) Vamos supor que uma empresa tenha 1000 reais em boletos que vencem daqui a um mês, o banco deposita na conta da empresa 950 reais hoje e quando os consumidores pagarem ele fica com os 1000 (neste caso o banco ganha 5% em um mês), geralmente caso o consumidor não pague o título ele debita o valor na conta da empresa… Parece com outro serviço bancário que é o adiantamento de valores de cheques pré-datados. Em casos como esses eu acho que o banco confere direitinho os valores e se você pagar a menor ele vai cobrar a diferença e avisar a empresa da sua malandragem…
Responder
3 de março de 2010, 23:36
Eu mesmo faço o calculo manualmente qdo atraso meu aluguel que é da caixa e eu não consigo pagar ‘naturalmente’ no BB depois do vencimento. Tenho uma planilha que calcula o novo DV, mas nesse caso eu arrisco pq sei que o título só vai ser protestado 60 dias depois, então não corro risco de ter problemas no cartório. E é claro que eu calculo tudo direitinho, para não ter problemas.
Só se a empresa for muito desorganizada para não checar, o banco manda relatórios para o Bussines Banking, no caso do BB este aplicativo se chama gerenciador finaneiro, outros bancos possuem sistemas semelhantes (o funcionamento é semelhante à página que nós acessamos nossas contas pessoa física) com os pagamentos efetuados e todos os dados, número do boleto, data, valor. Grandes empresas tem sistemas especializados que processam os dados e checam tudo (graças a esses sistemas que eles sabem que você pagou) e pequenas empresas usam um sisteminha mais simples que os bancos fornecem quando as empresas assinam os contratos de cobrança. É dessa forma que a empresa fica sabendo que você pagou o seu boleto. Se a cobrança tiver registro no banco acho que até o sacado (quem paga o boleto) pode consultar a situação e emitir uma segunda via …
Responder
3 de março de 2010, 23:42
O sistema de boletos da Febraban é arcaico e logo vai mudar, coisas como o DDA são apenas remendos, mais dia menos vão ter q repensar tudo. O campo que registra a data é um puta de um remendo, nem nisso pensaram quando criaram o sistema e depois inventaram isso.
Responder
4 de março de 2010, 02:54
Bom tópico, mas uma coisa que até hoje eu não consegui encontrar é uma maneira de facilitar a vida na hora de pagar um boleto pela internet.
Quando o boleto ja está impresso a única maneira é acoplar um leitor ótico de código de barras ou então digitar na unha. Lembro que certa vez vi uma aplicação para OSX que utilizava a webcam para fazer essa leitura, até achei um para Windows, mas nunca consegui fazer funcionar direito.
Se o boleto é digital, a situação é a mesma, existe a opção de digitar ou então um Copiar + Colar de cada campo. Também achei uma ferramenta que diz resolver esse problema mas que também não consigo funcionar.
Alguém tem alguma outra solução?
Responder
4 de março de 2010, 12:21
Eu tenho uma planilha onde eu faço esse recálculo do boleto há mais de 5 anos, pois trabalhei com um cara que ajudou a implantar o sistema de compensação bancária de um banco… isso lá em 1900 e alguma coisa.
Na minha planilha só não calculava o novo DV, mas como só existem 8 possibilidades (1 a 9 menos o DV original), então eu ia de 1 a 1 até acertar o DV.
Acho que o mais importante nisso é o cálculo correto de juros, multa, mora e principalmente o descritivo no corpo do boleto, que contém informações úteis, que as vezes te impedem de pagar o mesmo.
De qualquer forma parabéns e já foi pro meu Delicious.
Responder
4 de março de 2010, 12:31
Voto por mais posts de utilidade pública como este…Parabéns!
Responder
4 de março de 2010, 12:32
Valeu a dica!
Responder
4 de março de 2010, 12:49
Manoel, eu gosto das tuas postagens mas fiquei meio assim de ver aqui a mesma coisa que li antes no seu blog Tecnocracia.
Acho válido voce dividir as informações com a gente mas acho muito melhor ainda quando voce posta assuntos exclusivos para o Meio Bit.
Mas como isso é um achismo meu , uma opinião pessoal minha e não posso de forma alguma falar pelo todo (já que a maioria gostou e certamente não leu no Tecnocracia) então apenas lanço a ideia: Que tal postar conteúdo exclusivo para o MB?
Responder
março 4th, 2010 @ 16:14
seu achismo é meu achismo também
____________________
Responder
março 5th, 2010 @ 2:04
Kell,
Obrigado por seu comentário. Por minha vontade, eu não teria postado aqui, já que escrevi primeiro no meu blog – além de ser um meio-jabá, ainda que a app seja free. Só escrevi no MB porque o “boss” pediu. Achou interessante que essa dica estivesse aqui também e me convenceu que seria bom. Acabei ampliando o escopo do texto, falando um pouco sobre a parte técnica da coisa e não somente sobre o app.
De qualquer forma, agradeço seu elogio e por ter compartilhado de sua opinião. Procurarei evitar.
Beijo
Responder
março 5th, 2010 @ 13:19
Manoel,
Eu tenho uma sugestão que vai facilitar ainda mais as pessoas…
Eu acho que você poderia colocar o campo “Data de Vencimento da Boleta” e então o sistema calcular automaticamente a diferença de dias entre a data do vencimento original e a data atual e informar quantos dias se passaram, para auxiliar no cálculo correto da multa.
Digo isso porque ontem usei o seu sistema para pagar uma boleta que estava vencida há 15 dias (sendo que o pagamento deve que ser feito até 30 dias depois do vencimento) e tive que abrir o calendário e ficar contando quantos dias se passaram desde a data do vencimento. Se o sistema já fizesse isso e mostrasse, ajudaria muito.
Responder
março 5th, 2010 @ 20:30
Aaaah entendi
Espero novas postagens suas então.
Abraço
Responder
março 25th, 2010 @ 2:20
Jà eu não leio o Tecnocracia e gostei muito de ver a postagem no MeioBit
Responder
14 de março de 2010, 02:20
(1 a 9 menos o DV original) pq menos o DV original? A chance do novo DV ser o original é a mesma que ser qq outro número
Responder
14 de março de 2010, 13:42
O próprio banco faz isso para títulos que ela emite. Quando pago um título atrasado que começa com “001″ no Banco do Brasil, ele já calcula a multa e os juros e aceita o pagamento.
Minha pergunta então é a seguinte: esse truque funciona pra pagar títulos de um banco diferente? O banco não vai “chiar”?
Responder
março 15th, 2010 @ 18:13
Vc leu o artigo completo ou só o título? O sistema reBoleto é exatamente isso: pagar o boleto DE OUTRO BANCO no seu banco.
Responder
Como leitor do MeioBit, vi a dica do "reboleto" e achei ótimo pois, justamente em março, eu tinha um boleto atrasado para pagar. Agora em abril vieram as consequências, as quais peço licença para postar a título de contribuição com o MeioBit e com o próprio autor do post.
Este mês chegou uma carta de cobrança, dizendo que meu título ainda estava "em aberto".
1) Liguei no credor e informei o pagamento e, de posse do meu comprovante, o encaminhei ao setor de cobrança. Tive que ir na sede do credor e lá fui informado de que não tinham conhecimento daquele boleto e o título permanecia pendente.
2) No banco emissor do boleto, fui informado que nada chegou prá eles com aquele código de barras e valor.
3) A última parada da via sacra foi na minha agência (leia-se trânsito, estacionamento / flanelinha, etc). Lá, depois de uma tradicional fila de espera de 40 minutos, mais 20 minutos na mesa da atendente explicando o que tinha acontecido, identificaram meu pagamento numa "vala" de títulos pendentes e que a devolução do valor leva, em média, 30 dias.
A explicação da atendente foi a seguinte: quando um título TEM data de vencimento (ou seja, com exceção de boletos de cartões de créditos e outros sem data de vencimento), após a data final este título "sai" do ambiente "compensação". Assim, ele nunca mais será encontrado e só poderá ser quitado no banco emissor do boleto.
É isso.
Este é um post de contribuição. Não quero "desfazer" da criação do Reboleto. Idéia excelente, porém, não muito aceita pelas instituições bancárias.
4bçs.
Responder
Roger,
Obrigado por sua contribuição. Eu tenho usado sem problemas há mais de um ano, mas nunca atrasei mais que 5 dias, então, deve haver um prazo qualquer para jogar o tal boleto na "vala".
Vou adicionar essa observação no sistema, para alertar as pessoas sobre prazos longos.
Abraço
Responder