Como bloquear o FarmVille (e outros aplicativos) no Facebook

O Facebook é uma rede social bastante rica, em grande parte graças ao gigantesco acervo de jogos e aplicativos “instaláveis” nos perfis dos usuários. Desses, os jogos são os que têm maior apelo. Dados recentes mostram que o número de jogadores de FarmVille ultrapassou a casa dos 80 milhões, e a Zynga, empresa dona do joguinho, no último ano foi orçada em US$ 1 bilhão!

Apesar de todo esse sucesso, o FarmVille não é unanimidade. Muita gente não só não gosta do jogo; muita gente o odeia, o detesta com todas as forças! Para essas pessoas, ter em sua timeline informações de que fulano achou uma vaca alienígena em sua fazenda, ou ganhou o título de maior plantador de laranjas da paróquia, é irritante. Gera (ainda) mais ruído, e do tipo que, em hipótese alguma, é aproveitável.

Felizmente, dá para bloquear essas notificações, e nem é tão difícil.

Em sua timeline, encontre algum contato que jogue e anuncie para todos suas conquistas no FarmVille. Pouse o cursor do mouse sobre a atualização, e note que, no lado direito da tela, aparece um link chamado Hide.

Facebook - Google Chrome

Clique nele, e a atualização se transformará em três botões. O primeiro esconde atualizações do contato, o terceiro, cancela a ação, e o segundo (Hide [app]), no meio, esconde atualizações daquele aplicativo. Bingo!

Facebook - Google Chrome (2)

Feito isso, todas as atualizações do FarmVille sumirão, automaticamente e na hora.

Metade do trabalho está feito. Com o procedimento acima, as atualizações dos seus contatos não aparecerão mais na timeline, porém, convites, presentes e outras bugigangas escapam do cerco. Para fechar essa brecha, é preciso bloquear o app em seu perfil.

Utilizando a busca do Facebook, digite “farmville”. No topo da página de resultados, dentro do box Applications, estará o próprio. Clique nele. A página do FarmVille (veja, é a página do app, nãoo app em si) aparecerá. Na barra lateral, à esquerda, logo abaixo, do logo, existe um pequeno menu. Clique em Block Application, confirme, e está feito.

Facebook FarmVille - Google Chrome

Enfim, livre do FarmVille! Realizando os dois procedimentos descritos acima, você ficará realmente livre do aplicativo. As dicas valem para qualquer aplicativo (sugestão: bloqueie também o Mafia Wars).

E se o arrependimento bater? Todas as configurações feitas acima são reversíveis.

Para trazer de volta as atualizações dos amigos no FarmVille à timeline, antes de tudo, vá até ela e coloque o modo de visualização Top News. Feito isso, role a página até o final, e no rodapé da coluna de atualizações, clique em Edit Options. Ali estarão os apps escondidos; para trazê-los de volta, basta clicar no botão Add to News Feed.

Facebook - Google Chrome (3)

Já o bloqueio de aplicativos possui uma página dedicada. Entre nela, e clique no link remove correspondente ao app que deseja desbloquear.

Facebook Privacy Settings - Google Chrome 

(Com informações do Mashable)

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • HAUhauAH Excelente descrição…

  • JayShaman

    [quote]Dados recentes mostram que o número de jogadores de FarmVille ultrapassou a casa dos 80 milhões, e a Zynga, empresa dona do joguinho, no último ano foi orçada em US$ 1 bilhão![/quote]

    E eu insistindo em querer ser game designer de jogos “com conteúdo”. Já vi que vou acabar passando fome se não investir em joguinho besta também 🙁

    • A função de um jogo é ser divertido. Só isso. Qual o “conteúdo” de um Need for Speed? Nenhum, mas eu adoro jogá-lo.

      A diversão está na simplicidade.

      • JayShaman

        Eu (e acredito que grande parte dos leitores do meiobit games) defendo que jogos são arte. Como música, fotografia, cinema, escultura, etc. Nesse sentido, um “joguinho besta pra passar o tempo” é até divertido, mas qual é o apelo artístico disso? Não falo isso querendo “pagar de intelectual revoltadinho”, mas acredito que para nós, gamers, os jogos já são bem mais do que mera diversão.

        • Compreendo. Bem, nesse ponto não há o que discutir. Eu gosto de quadrinhos da coleção Vertigo, principalmente, além de ser fã de Alan Moore, Jack, THE KING, Kirby, John Byrne etc. Eu ficaria fulo ao compará-los com a Turma da Mônica. Eu gosto dos gibis do Chico Bento, por exemplo, mas não estão (no meu ponto de vista) no mesmo juízo de valor que Watchmen, Constantine, Sandman ou The Dark Knight. São conceitos diferentes, como imagino que vc deva ver xadrez ou damas diferente de Warcraft (que por sinal, eu gosto muito).

          • garoa

            São conceitos diferentes exatamente porque a função de um gibi da Mônica é divertir e a de um Watchmen da vida é instigar, questionar, estimular o intelecto.  Se também é divertido, é bônus.

            Meus jogos favoritos são todos intelectualmente estimulantes, além de divertidos.  Eu não gosto de música clássica porque é divertida.

            Videogames são mais que mero conjunto de regras, pontuações e objetivos como os jogos clássicos.

          • JayShaman

            Bull’s eye! Entendeu direitinho.  😉

  • Acho que é tudo uma questão de bom senso. Eu jogo Mafia Wars no Facebook todos os dias e sempre opto por NÃO postar as atulizações no meu perfil pois sei o quanto isso é incômodo. Infelizmente nem todos fazem o mesmo. Sorte é que o Facebook oferece essa função de ocultar as atualizações, enquanto no orkut somos obrigados a aguentar propagandas automaticas do Colheita Feliz.

    • Dreadful

      Algumas notificações são parte do jogo, se não quer as notificações, clica em hide e pronto. Não concordo em não poder postar algo no meu profile porque a pessoa não quer dar um click.

  • William_T3l3s

    [sarcasm]Mais um post extremamente (in)útil…[/sarcasm] }:)

  • Dreadful

    Pior que o pessoal não acha esses botõezinhos… 🙁

  • Todos esses joguinhos podres estão nesse modo HIDE no meu Facebook.
    Se eu não tivesse um PS3, um PSP e um DS então tudo bem, eu jogaria essas coisas.

    Mas, como tenho coisa mais legal pra jogar, ignoro esses jogos totalmente.

    Bons tempos de Harvest Moon… isso sim é jogo de fazenda decente.

    • Bullet

      Defina “joguinhos podres”.

      Elastomania é podre? Tibia é podre? Runescape é podre?

       

      Se tem 80 milhões de pessoas jogando, no mínimo o jogo é legal.

      Eu gosto? Não. Também não gosto de nirvana, nem por isso a banda é podre.

       

      E não fale “Se eu não tivesse um PS3, PSP e DS” como se estivesse falando de televisão.

      • predador00

        Não sei quanto aos outros, mas dizem que o Tíbia possui uma SDK muito complexa:

        http://desciclo.pedia.ws/wiki/Tibia

      • Diavolul

        [quote]Se tem 80 milhões de pessoas jogando, no mínimo o jogo é legal.[/quote]

        não força a barra, filho, desde quando quantidade tem alguma correlação com qualidade?

        Não se esqueça dos milhões que votam no Maluf eleição após eleição, ou nos outros milhões que votaram no Collor pra presidente e nos milhares que votam nele ainda hoje para senador…

        abcs

        • Bullet

          Uma coisa não tem nada a haver com a outra.

           

          Eu falo com toda certeza do mundo : Se o jogo tem muitas pessoas que jogam ele, pode ter certeza absoluta que o jogo tem seu valor.

           

          [quote]desde quando quantidade tem alguma correlação com qualidade?[/quote]

          Isso é beeeeem relativo e não se aplica a qualquer coisa. Obviamente eu sei que não é porque o ie é o mais usado que é o melhor, não é porque o gol é o mais popular que é o mais potente, so que dizer que algo que tem mais de 80 milhões de usúarios é “podre” é absolutamente achismo. Na interwebz existe o bom e o ruim, eles são fatos, são coisas claras e óbvias, mas como eu disse em meu exemplo, não é porque eu não gosto que é ruim e se + de 80kk de pessoas jogam, acredite, o jogo pode ser tudo, menos ruim.

          E as pessoas votam no maluf porque são burras ou não sabem das coisas que ele fez, ou sabem, mas pensam “Ele roba, mas faz”. Agora você acha que você é mais inteligente que essas 80 milhões de pessoas?

          • garoa

            [quote=Bullet]

            Eu falo com toda certeza do mundo : Se o jogo tem muitas pessoas que jogam ele, pode ter certeza absoluta que o jogo tem seu valor.

            [/quote]

            E se for um jogo como a Loteria, o valor pode ser bem alto. 🙂

             

            [quote=Bullet]

            E as pessoas votam no maluf porque são burras ou não sabem das coisas que ele fez, ou sabem, mas pensam “Ele roba, mas faz”. Agora você acha que você é mais inteligente que essas 80 milhões de pessoas?

            [/quote]

            Sim.

          • Bullet

            [quote]E se for um jogo como a Loteria, o valor pode ser bem alto[/quote]

            Quero acreditar que foi uma piada.

            Desculpe, não sou dono da verdade pra saber que é mais burro ou menos esperto que eu, posso admitir que existem pessoas melhores do que eu e que essas pessoas podem jogar algo ínutil pra passar o tempo. Ser inteligente não te faz gostar de certas coisas. Tenho um amigo que é super inteligente, sempre tenho papo com ele, mas ele gosta de Pop, pagode, rap.

             

            Não consigo ser tão arrogante.

          • garoa

            Deixa comigo.  Eu consigo. 🙂

             

      • garoa

        Não são 80 milhões de pessoas, é uma manada de 80 milhões de cabeças.  É quase o mesmo que 1 milhão de moscas dizendo que merda é bom. 🙂

         

    • Harvest Moon era legal. Esses joguinhos são bons para passar o tempo

    • [quote]Se eu não tivesse um PS3, um PSP e um DS então tudo bem, eu jogaria essas coisas.[/quote]

      Olha, gente! Olha! Eu teno um PS3, um PSP e um DS. Olha gente! Também tenho uma TV colorida e uma geladeira.

      Crianças…

    • Bom, eu tenho videogame e um PC bom pra jogos, mas nem por isso deixo de jogar esses joguinhos “bestas”. É muito útil no trabalho, nas horas de ócio quando não tem p* nenhuma pra fazer.

      E não, não sou pago pra ficar inventando trabalho quando não tem. Sou prático.

    • Dreadful

      Em interação e quantidade de pessoas jogando ao mesmo tempo, qualquer joguinho desses super lindos perde feio.

      Dependendo do ponto de vista, esses jogos de browser safados podem ser muito mais complexos.

  • predador00

    nem sabia que haviam feito um port do Colheita Feliz pro Facebook..

     

    ;-;

    • Foi o contrário. Fizeram um FarmVille para o orkut 😛

  • aalexandre

    Criar tutorial para bloquear farmville, mafia wars e etc..

    Isso é Brasilllllllllllllllllllllllllllllll

  • Sempre que se trata de bloquear alguma coisa eu acho útil… Não deve ser normal 🙁

  • douglas_martins

    Nossa, caiu o nível aqui hein…

     

     

    vou te contar

    • Bullet

      Existe a opção de mandar um artigo para o meiobit e em no máximo três dias seu artigo é públicado se for bom, suba o nível do meiobit.

      • Bom, é aquela máxima do “não gostou faz melhor?”.

        Enfim, achei o artigo útil.

  • Rayane

    Minha timeline vive basicamente do FarmVille, não jogo mas é o mais próximo que chego dessa modinha irritante. 😛

  • Kaspinha

    No Orkut não tem como bloquear este junk?  😉

  • blaugusto

    Demorou messsmo pra colocarem algo parecido no Orkut.

    Principalmente pq acesso pouco e quando entro tá lá… milhões de atualizações só sobre ele….

  • lippe

    Demais de útil

  • eldemon

    Odeio esse farmville

     

  • Kifimbo

    Pra passar o tempo esses joguinhos são bem úteis, tipo enquanto vc ta conversando com alguem e “precisa” fazer outra coisa pra passar o tempo na frente do pc para não ficar entediado enquanto espera algum resultado.

    • garoa

      tem gente que passa o dia todo na frente pra não ficar entediado esperando algum resultado da vida…

       

  • ayharano

    Não tenho conta no Facebook, mas minha cunhada agradece…

  • leocavadas

    Concordo com o Kifimbo,

     

    escolha o jogo que vc gastaria seu tempo e brinque para passar as horas. Quanto aos outros que não gosta, bloqueie….excelente dica do artigo.

  • Uma sugestão é criar uma lista personalizada só pra amigos que jogam o Farmville. Tutorial aqui: http://post.ly/PUKc

  • kaborius

    Artigo bastante útil!

  • Depois de ler esa dica vou poder voltar ao Facebook, Estava insuportável com tantas atualizações inúteis.

  • Blahhh

    AMEEII! voltei com as atualizações, obrigada!

  • Cara, não tem como bloquear tudo de uma vez?

  • Tá, mas como fazer a timeline parar de rolar… pq não para de aparecer posts! af!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia