Digital Drops Blog de Brinquedo

Skoob: rede social brasileira de livros

Por em 12 de fevereiro de 2010
emInternet Web 2.0
Mais textos de:

Site
  • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

    Ghedin, ótima dica, adoro ler, engraçado que sempre recebo convites de meus amigos pra esses orkuts da vida, badus, sonico e tudo mais, mas ninguém nunca me recomendou uma rede social dessas, vou já conferir.

  • davidmrc

    Uso o Skoob há alguns meses, gosto muito dessa rede social, é bom pra organizar os livros e descobrir outras obras pra coleção.

    Ótima dica.

  • douglas_martins

     

     

    Demorou esse post

  • Falcon

    Eu uso o skoob há algum tempo, e é bom, tanto no quesito social, como para você saber o que já leu, quais foram os que você mais gostou, e, principalmente, quais você ainda irá ler.

  • frafra

    Eu andava meio enferrujado com a leitura. Mas sempre gostei de ler e agora estou recuperando o hábito. Nos últimos meses eu já quatro livros e estou lendo o quinto. O mais recente que li com mais de 700 páginas. Minha intenção é colecionar principalmente os clássicos e boas obras de literatura moderna, montando uma pequena biblioteca.

    Já conhecia o site, mas me animei depois do artigo. Vou criar uma conta.  :)

  • starplus

    Skoob Doo Bidoo!!

    Olha, se a gente der bola pra todas as redes sociais que surgem a cada segundo, a gente vai chegar do trabalho e ficar a noite inteira visitando cada uma.

    Todo dia surge um nome de rede social e não sei mais o que é que e o que faz…

    • Cleytoncoro

      [quote=starplus]

      Olha, se a gente der bola pra todas as redes sociais que surgem a cada segundo, a gente vai chegar do trabalho e ficar a noite inteira visitando cada uma.

      [/quote]

       

      Só não concordo com a parte “chegar do trabalho”. Afinal, a maioria chega no trabalho para acessa-las.

    • garoa

      haha, perdi a piada! :P

       

      eu ainda estou à espera da rede social para anti-sociais…

       

  • http://nada-aqui.blogspot.com Marcio Neves
  • Diniz

    gostei da dica!

    Sempre fui um viciado em leitura mas depois q entrei na faculdade fique meio preso a literaruta técnica mas vez por outra arrumo tempo para uma leitura “de relaxamento”.

     

    Vou fazer me cadastro, relembrar algumas leituras e ver se tem algo novo para desenferrujar. :D

  • rktesser

    Interessante. Valeu pela dica!

    Eu tinha pesquisado por alguma coisa assim a alguns dias atrás, mas só tinha achado o Book Miner. Só que esse, além de ser bastante capenga, só aceita livros em inglês.

    Vou testar o Skoob agora!

  • alexkrycek

    Legal a dica, mas eu sou mais o livingsocial que integra com o Facebook maravilhosamente bem, um amigo pode recomendar um livro no stream dele e eu com um clique posso colocar na minha lista para ler, se outro amigo tiver esse livro ele avisa para que eu possa pedir emprestado.

  • Tejo

    Te adicionei lá (Argh! Me senti no Iogurt agora).

    Não sou muito adepto de redes sociais. Mas, o Skoob pode ser usado, no mínimo, como um gerenciador de biblioteca.

    Acho que ainda faltam algumas coisas. Mas, no geral, está muito bom. Falta cruzar informações, como por exemplo: Moro em SP, você também. Troco o livro X e tenho o livro Y, você YX…

  • http://www.gluon.com.br luisbrudna

    Eu uso o Skoob como organizador da minha biblioteca.

    Testei o site semelhante, ´O Livreiro´, e não gostei da estrutura de navegação.

  • Jonas Klinger

    Estive no site e me inscrevi. Para saber do que se tratava, pedi “1984″ e cliquei em “Resumos”. Fiquei muito bem impressionado com a qualidade dos frequentadores. Tinha até um comentário do Ghedin. Por essas e por outras, que muita gente do Meio Bit deveria ler mais, o que acabaria com os trolls.

  • http://www.notazero.com.br GiancarloZer0

    Finalmente uma rede social útil!

    Acabei de me cadastrar no Skoob e estou gostando da maneira como ele te permite organizar os livros na estante virtual.

    Vou navegar mais por ele pra conhecê-lo mais.

  • http://www.ManiaBrasil.com Xexell

    Finalmente uma rede social melhor que o orkut

  • http://www.twitter.com/luiz_danilo Danilo Luiz

    Conheço esta rede social desde o início de 2010. Inicialmente foi por conta de um anúncio do site “concorrente” chamado O Livreiro. Dei uma lida a respeito das duas redes sociais (Skoob e O Livreiro), cada uma tem suas vantagens, então acabei ficando com as duas.

    O que carece no Skoob e que já lhes reportei é que falta um fórum e sistema de comunidades. Está certo que todo cuidado é pouco para não virar um novo orkut, mesmo assim isso acaba me empurrando ao O Livreiro.

    Conheci O Livreiro pela propaganda no Nerdcast. Realmente é muito interessante, por ter comunidade e fórum. Só que pára por aí. O catálogo deles é muito limitado, não podendo escolher diferentes edições e editoras para os livros. O site é pesado, em contra-partida é sempre muito bem atualizado. Tem um fórum bem interessante e olha que nunca fui muito participativo em fórums, geralmente entrava para tirar dúvidas de computador antigamente.

    Já o Skoob tem opções interessantes com os livros. Por exemplo, posso falar em que página estou de um livro e ainda fazer comentários. Fora que posso escolher a edição e a editora do livro que estou lendo, e ainda vendo e comparando as capas de outras edições. Podemos ainda incluir livros caso eles não lá estejam. Tem opção de seguir pessoa e também de mandar recado, realmente fica faltando um fórum para que eu o frequente mais do que O Livreiro.

    Não deveria tomar partido de nenhum site, porém acabo tendo uma preferência. Antes de mais nada sugiro para que entrassem em ambos sites e conferissem por si mesmos. O Livreiro é sempre bem atualizado, todavia – eu – gosto muito mais das opções do Skoob referente aos livros que tenho, que vou ler, que estou lendo, favoritos e etc, e o visual me agrada mais. Uma coisa é que prefiro o Skoob, outra coisa é que acesso mais O Livreiro por causa do fórum.

  • garoa

    Navegando por alguns usuários, vejo alguns autores desavergonhadamente enviando spam sobre seus livros na cara dura, com “me add” e tudo… redes sociais são pra trouxas

     

    • http://www.cursandogratis.com Cursos

      Daqui a pouco tem pessoal usando scripts para se promover.

  • Ryan

    Entusiasmado pelas opiniões dadas aqui, me inscrevi no skoob e já tenho 99 livros na estante. Estou tentando me lembrar dos outros.

    Eu fiquei em dúvida entre ele e “o livreiro”, mas quando disseram aqui que o forte deste último era a parte social e não me interesso por ela (nerd de carteirinha), fui direto pro skoob.

     

     

    O que eu gostei:

    O site tem diversos recursos que me permitiram encher a minha estante com 99 livros sem muito esforço. Eu levei mais tempo tentando me lembrar dos nomes de autores e títulos do que fazendo as adições. Busca por autor, livros similares, tags, etc, facilitam muito o trabalho.  

     

     

    O que eu não gostei, mas não deve ser difícil melhorar:

    Não há filtro de idioma. Um mesmo livro pode ser cadastrado em qualquer língua onde exista uma edição dele e fica um saco procurar livros do Paulo Coelho, por exemplo, que aparece com a mesma edição cadastrada em português, francês, inglês e seilaoquês.

    Não consigo ordenar os livros na estante. Os livros dos quais me lembrei por último aparecem primeiro. Os livros que considero memoráveis estão, pelo mesmo motivo, lá no fim.

    Não consigo sinalizar e pontuar livros direto na estante. Tenho que “entrar” em cada um deles. Isso atrapalha o esforço inicial de criação da estante;  Bug: Não funciona no Chrome mas funciona no Firefox.

    Não há ferramenta de exportação. Conveniente para a skoob, mas me incomoda dispender muito tempo criando minha estante para depois me desencantar com o serviço e não poder levar os dados comigo;

    O mecanismo de busca é burro (aceitável) e inconveniente (inaceitável). Quando eu erro a grafia de algo, dá zero resultados e eu clico na caixa para editar uma letra do que escrevi, o skoob apaga a caixa inteira.

    Gostaria de um meio de poder separar os “livros de verdade” das outras coisas. Por exemplo, eu adoro as coleções das tirinhas de Scott Adams, mas não é nisso o que eu penso quando me refiro a “livro”. Tudo bem que é um livro e eu até coloquei-os na minha estante, mas gostaria de poder separar as coisas. Pelo mesmo motivo eu gostaria de poder separar as estórias em quadrinhos em outra estante. Eu quero poder divulgar minha estante de livros sem alguém achar graça ao achar “Batman – Os intocáveis” nela. Eu gosto muito de quadrinhos, mas para mim as duas coisas não se misturam.


     

    • frafra

      Suas sugestões são muito boas.

      Devia mandar pra eles. Sério mesmo.

       

      PS: Não consigo mais postar nada. O Meiobit está com problemas?