Apple avisa: novos apps deverão usar o SDK do iOS 11 e suportar o iPhone X a partir de abril

Houve um tempo em que a Apple dava uma tremenda colher de chá para os desenvolvedores de apps. Da introdução do iPhone 5s em 2013, o primeiro equipado com um processador com instruções de 64 bits ao fim do suporte aos apps em 32 bits com o iOS 11 foram quatro anos, e agora o mesmo será feito com o macOS e este foi um sistema que tolerou instruções de 32 bits por muito mais tempo.

Porém o mesmo não será aplicado em relação ao SDK do iOS 11, que introduziu uma série de novas funcionalidades como o ARKit, o SiriKit, o Core ML e as novas APIs de câmera: a partir de abril, todos os novos apps móveis enviados para avaliação à Apple deverão utilizar o mais recente kit de desenvolvimento, ou sequer passarão da portaria da App Store e serão rejeitados de cara. Quem quiser que suas novas criações cheguem ao iPhones e iPads serão obrigados a instalar o Xcode 9 e adaptar seus apps antes de submetê-los.

Não obstante a Apple deixa claro que todos os novos apps voltados para o iPhone, mesmo os universais terão a obrigatoriedade de dar suporte à tela Super Retina HD presente no iPhone X, tanto a resolução de 2436 × 1135 nas orientações Retrato e Paisagem como deverão ser respeitadas as áreas seguras e os layouts adaptativos, ou trocando em miúdos o notch não pode de forma alguma ser oculto por barras superior e inferior/laterais (é desejo da Apple que ele seja destacado como um diferencial no design, de modo a distingui-lo facilmente dos concorrentes). A Apple também exige que as screenshots próprias do iPhone X sejam suportadas em apps novos.

 

A Apple espera com essa decisão forçar desenvolvedores a fazer com que seus novos apps não só utilizem tudo o que o iOS 11 tem a oferecer, como também suportem todo o potencial do iPhone X e que a experiência ao rodar apps nele não fique capada, com resolução inadequada ou com a tela escondendo o notch. Assim, a experiência de uso que é o mantra da Cupertino desde sempre será sempre uniforme e agradável independente se o usuário tiver um iPad, um iPhone 8 ou o caríssimo smartphone premium da maçã.

E quanto aos apps antigos? Considerando que a Apple tem urgência para forçar a entrada dos novos apps no SDK do iOS 11, não deve demorar muito para que as exigências sejam estendidas para todos os softwares já presentes na App Store; eu diria que o iOS 12, que será introduzido neste ano deverá ser o último a permitir o uso de um kit de desenvolvimento que não dê suporte aos novos recursos e partir do iOS 13, os apps que não se adequarem deixarão de rodar tal como aconteceu com os que não possuem binários de 64 bits.

Fonte: Apple.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples