Instagram começa a exibir postagens recomendadas em seu feed

instagram-19

Foi-se o tempo em que as redes sociais obedeciam o conceito de “tempo linear”: do Twitter ao Facebook e Instagram, todas implementaram funções que ou alteram a cronologia da timeline do usuário ou exibem postagens antigas quando o que você quer é apenas conferir o que há de mais recente. No Twitter você até pode desativar o “Enquanto você esteve fora…”, já nas soluções de Mark Zuckerberg não tem conversa.

O Instagram tinha um proposta de ser apenas uma rede de fotos, mas ao perder a linearidade das postagens o foco do produto se perdeu; hoje em dia quando eu quero ver o que uma pessoa em específico anda postando eu sou forçado a entrar diretamente no perfil, do contrário ficaria preso a um rol de postagens antigas no Feed de Notícias que não raras as vezes persistem por até uma semana, enquanto as mais novas não aparecem. Isso sem contar as postagens patrocinadas de parceiros comerciais mas até aí, o Instagram precisa fazer dinheiro de alguma forma.

Agora a rede social ganhou uma nova função que bagunça ainda mais o coreto: o Instagram silenciosamente liberou para todos os usuários a exibição de “postagens recomendadas”, que consiste em reunir de três a cinco fotos ou vídeos de usuários que você não segue, mas que foram curtidas por seus amigos e têm pontos em comum com as suas escolhas de conteúdo.

instagram-recommended-posts

É interessante frisar que as postagens recomendadas só aparecem após o usuário passar por todo o seu feed (ou seja, após o app entender que você viu tudo o que foi recentemente publicado) e pode até ficar um tanto oculto se você não checa o Instagram o tempo todo, mas por outro lado a opção não pode ser permanentemente oculta; ao tocar nos três pontos ao lado de “Recomendações para você” e selecionar “Ocultar”, as postagens apenas somem por um tempo mas voltarão eventualmente em uma nova checagem do feed.

A intenção do Instagram com a nova atualização é forçar a exibição do que seus amigos andam curtindo na interface principal, algo que já pode ser checado na aba “Seguindo” mas que poucos usam. É uma forma da rede social aglutinar mais seguidores para perfis de destaque na rede social, possivelmente para concentrar engajamento e atrair mais parceiros de negócios, ao verem usuários com grandes números de seguidores e curtidas.

Pior para o usuário comum, que vai ficar com um feed ainda mais bagunçado.

Fontes: InstagramTechCrunch.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Carlos KapKav

    Instagram acaba rapidamente com meu pacote de dados do 3G e nem uso tanto assim.

    • Roberto

      eu tenho Tim Beta (Não é piada rs) e 20GB de dados. Como meu Wifi é compartilhado tanto no prédio quanto no trabalho, só uso o 4G… gastei 3gb só de Instagram…
      Ele baixa muita coisa (vídeos e fotos) pro cache para dar uma experiencia melhor… mas come uma franquia do caramba

    • Deckard

      Marca pra usar menos dados nas configurações, não resolve mas ajuda…

  • Fernando Ferreira

    Hoje já recebi notificação pra seguir uma Kardashian. Nunca nem passei perto do perfil delas. Atualmente só abro o instagram pra ver o perfil e os lives que meu cunhado posta com fotos e videos da minha sobrinha.
    No máximo olha uma meia dúzia de fotos e desisto pq logo aparecem 2 que já vi.

    • Roberto

      Qualquer pessoa que você segue (Pode ser um perfil de notícias, por exempo) que curtir um post da Kardashian vai permitir que este post dela apareça sua timeline…
      ficou uma bosta..

  • Não só bagunça ainda mais, como de alguma forma, reduz o alcance aos seus seguidores, achando que você está publicando pouco.
    Essas redes estão ficando cada dia mais cagadas.

    • _brunobraga

      Sim, demais. Ontem mesmo mandei uma promoção para a minha esposa, dai ela me disse que era uma postagem de 7 dias e que a promo já tinha acabado. Saudades da época que era linear a timeline. 🙁

      • Você resumiu exatamente o que está acontecendo na prática. E fica a pergunta, quando a timeline linear saiu de moda?
        Tudo esta se padronizando pra pior.

        • Lui Spin

          Também gostaria de saber.

  • Marcelo Pinheiro

    Tio Zuck cagando ainda mais a sua TL… Saudades de quando o Instagram era, apenas, o Instagram…

  • Baixei o app portado via OSMeta pra Windows 10 Mobile (lol) de fodendos 160 MB (!!!) e não é que tá funcionando bem em 1 GB de RAM? Uma belezinha. Mas sim, que desgraça de feed. Twitter >>> Instagram.

  • Rafyama

    Nao sei se resulta em alguma coisa, mas todos os posts “patrocinados” e “recomendados” eu clico nos 3 pontinhos e denuncio o anúncio como ofensivo ou qualquer uma das opções.
    Sei lá, mas acho que se todos começarem a fazer isso, vai que resulta em alguma coisa e param com essa palhaçada…

    • Lui Spin

      Cara, anúncio faz parte da monetização da rede. Por isso você pode usar “de graça”.

      O que me chateia é a falta de linearidade, e eu ter que ver o meus amigos curtiram ou deixaram de curtir.

  • Teclado sem acento

    Fico puto quando um amigo me marca em um meme, eu comento, a gente ri, e de repente minha sogra aparece lá lendo e comentando nossa zoeira pq de alguma forma o Facebook achou que era relevante informá-la em seu feed sobre uma postagem que não tinha nada a ver com ela, entre eu e meu amigo.

    Fora um amigo que arrumou uma namorada agora, ficam um marcando o outro em memes melosos o dia inteiro e essa merda fica aparecendo toda hora no meu feed. Q porra eu tenho a ver com o q ele marca a namorada dele? Eh completamente irrelevante e não tem como desativar.

    • Lui Spin

      Essa é uma das coisas que eu mais odeio no Facebook. Algumas coisas que vc curte e comenta, e que é público (quando é foto de amigos em comum eu nem ligo), pode aparecer pros seus amigos, tias, etc. Como você disse, deveria ser uma brincadeira só entre quem marcou/foi marcado.

      Cada vez mais eu fico restrito aos “Grupos Fechados”, porque se você curte uma foto de uma mina de biquine, corre o risco da sua mãe ver.

  • Lui Spin

    O que eu gostava do Instagam era isso, sua linearidade.

    Uma época que eu decidi desinstalar o facebook, e ficar só com o Insta foi bem lega perceber isso.

    Mas a tendencia é só piorar. Não digo nem de propagandas, que faz parte. Mas essa bagunça da linearidade é chata demais.

  • Guilherme Machado

    Me “recomendaram” Angélica e Luciano Huck. Definitivamente o Instagram não me conhece.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples