Cadê meu Bitcoin?

Qual será o efeito que a reportagem do Jornal Nacional de ontem fará em relação ao Bitcoin?

Para quem estuda a criptomoeda, nada. Até porque a matéria acrescentou nada.

Já para os curiosos e interessados, dispostos a ler e estudar (como em qualquer investimento financeiro — ações, fundos e o Tesouro Direto), vamos ajudar com o básico:

Onde conseguir Bitcoins?

Como o primeiro mantra das criptomoedas é “seja seu próprio banco”, a primeira ação a se tomar é: escolha bem sua carteira.

É nela que você vai depositar suas “moedinhas” e, portanto, precisa ter segurança: back-up offline e, principalmente, ser encriptada. O velho papel também ajuda (contanto que você não o perca).

Existem inúmeras opções de wallets (carteira em inglês). Podem ser para Desktop (Linux, Windows e Mac), Hardware, Celular (sim, para seu Android, iPhone, Windows Phone e até mesmo para seu encostado Blackberry) e na Web. Cada uma tem sua vantagem e sua desvantagem.

O importante é lembrar que depende do que você deseja. Falaremos de algumas no futuro. Até porque tenho um amigo que guarda alguns Bitcoins em papel e eu achei a ideia bem interessante.

carteira-bitcoin-634x465

Escolhida a sua wallet, registrada, salva, configurada e até autenticada por Two-Step Authentication (verificação dois-passos), vem a pergunta:

No Brasil, como comprar?

A opção mais usada são Exchanges, onde você pega seus BRL e “troca” por Bitcoins, de acordo com a cotação do dia e da exchange (que te cobra uma taxa por isso). É parecido com comprar dólar em casa de câmbio — tanto que o nome usado é o mesmo. O preço geral é um, mas o valor de compra é diferente da venda.

Aqui começa a segunda máxima das moedas virtuais, Exchange não é Wallet! Pense assim: você deixaria seus bitcoins (ou litecoins, Ethereum ou outra criptomoeda) na casa de câmbio ou manteria com você?

Se você não vai gastar comprando algo na Amazon, na Dell, na Microsoft ou naquela confeitaria no Itaim que aceita bitcoins, por que não guardar com você?

Há casos conhecidos de invasão de hackers, donos de casas de câmbio que sumiram do dia para noite… mas essa deliciosas fofocas eu conto no meu Twitter.

Ah! Se quiserem comparar reportagens, a da Band News está excelente e teve a participação do maior especialista brasileiro, aqui. Recomendo.


Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar
  • leoncral

    A minha maior dúvida é: é fácil a troca do bitcoin para o Dólar?

    • Emílio B. Pedrollo

      Com 84651456 Exchanges de Bitcoin nos EUA é bem possível encontrar algumas que não exijam endereço/banco/cartão americano para realizar a troca. Mesmo aonde algo assim seja necessário, deve haver inúmeros métodos paralelos.

    • Juliano Carlos

      Tem um método que até torna o processo fácil. Um cartão internacional chamado ADVCash. Não é nada ilegal não, antes que alguém pergunte. Acesse o site deles, faça o cadastro, e você tem a possibilidade de ter uma conta em Dolar, Euro ou Rublos. ai você vai depositando grana nesta conta. Para sacar e usar, você solicita o cartão deles. É um Mastercard pré pago. Se você solicitar o cartão em até 7 dias da abertura da tua conta, o cartão sai por 4,99 dolares. Após isso sai 10 dolares. O bacana do ADVCash é que permite você depositar recursos com Bitcoins. Eu fiz uma viagem internacional e a maneira que eu troquei dolares foi depositando bitcoins na minha conta do ADVCash. Meus gastos da viagem foram quase todos pagos com o ADVCash. Levei sorte pois peguei valorização do BitCoin. Eu usei o cartão pra saque em ATM no exterior (sem taxas para saques em dolares), usei para compras em lojas físicas e em lojas virtuais. Comprei na Amazon. Tudo 100%. Portanto se você quer trocar bitcoins por dolares eu recomendo usar o ADVCash.

      • Reinaldo Matos

        Opa… Valeu a dica… Eu já estava pra pesquisar algo nesse sentido…

      • K9s10

        Boa dica.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Como você fez pra receber esse cartão? Recebeu no BR ou teve que mandar em algum endereço lá fora?

        • Juliano Carlos

          No BR mesmo. Eu não tenho neuras e nem escondo grana da Receita, portanto meu perfil por lá no ADVCash é real mesmo. Depois de solicitar o cartão chegou em minha casa em umas duas semanas.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Valeu, não conhecia o serviço

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Entrei lá e na parte de Cards diz: “Card services are not available for your country”
            Você se cadastrou por vpn ou algo assim?

          • Juliano Carlos

            Opa! Não, foi cadastro normal. Mas fui verificar agora, fazia alguns dias que não conectava no ADVCash e recebi a informação que eles irão descontinuar o serviço para os cartões emitidos fora da Europa, como disse o Marcos ali logo acima… Que chato. Isso não foi legal. Era um bom serviço. 🙁

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            De qualquer maneira dá pra creditar num cartão de crédito existente, já é uma opção, obrigado!

      • Marcos Gustavo Galvan

        Só que o advcash está para ser descontinuado fora da Europa, assim como foi o cartão da xapo

  • Zalla

    Bia, legal para deixar o gostinho,mas tá faltando o guia pros idiotas….indicar softwares, quais os de hardware, preços, etc…comparar as taxas das exchanges etc…mergulha de cabeça menina…
    Parabens pela matéria…to na espera da proxima…

    eu e meus MILHÕES de satochis…
    Gostei muito da ideia de imprimir os bitcoins, mas ainda não descobri como faz isso….até pra ter a idéia que tenho algo…pq no momento é só uma telinha no tablet…

    • Gabriela(bia)

      Calma, a gente chega lá.

    • Marcos Gustavo Galvan

      É só ter uma paper wallet, procure no Google, tem várias, eu não uso nenhuma então não posso indicar

  • Unfear

    Cacete, ontem minha mulher viu uma reportagem na tv e ela me perguntou o que era este tal bitcoin, expliquei para ela, inclusive sobre como é realizada a blockchain (ela é programadora também) e então ela foi verificar o valor atual para a compra, ela nunca pesquisou sobre isso na vida, bastou ela digitar na pesquisa no Android dela “valor da” e o único resultado que apareceu como sugestão foi o bitcoin.

    Eu assisti o vídeo do Atila estes dias explicando isso, me desculpe, mas tem algumas pesquisas quem não faz sentido nenhum, eu tenho certeza absolta que espionam a gente.

    • Waltenydsam Câmara

      É seu COOKIE ta sendo espionado na rede.

  • K9s10

    Quando essa bolha estourar vai ser muito louco kkk.
    Dica = Não comprometa mais de 5% ( EU SÓ COMPROMETO 2%) de sua renda nisso, o tombo vai ser pequeno, na Avestruz Master ganhei muito nos 2 primeiros anos ai pulei fora, no Bitcoin sou relativamente novo (um ano), tem que ter esperteza ou vai se foder.

    • Levi Leal

      Primeiro entenda o que é uma bolha, aí verá que o btc não é uma. Estude o porque das seguidas valorações que ocorreram também. Tenha noção do que está falando para não fazer um desserviço.

      Só pra resumir, bolha é quando algo aumenta seu valor sem um motivo. Todas as bolhas que ocorreram havia dinheiro do estado sendo injetado para continuar aumentando o valor dos “itens” da bolha. Não existe estado injetando dinheiro no btc, seu valor está aumentado devido à procura das pessoas.

      • K9s10

        kkk tá bom fi, no mundo dos negócios sobrevive o mais apto, vamos esperar mais alguns anos, e quando eu julgar que é hora de abandonar o barco, vai ser igual na Avestruz Master, tive amigos que chegaram a perder mais de um milhão e aviso não faltou, por fim, esperteza nunca é demais kkk.

        • Levi Leal

          Avestruz Master é pirâmide, tá ligado né?
          E existem pirâmides com BTC tb.
          Mas o BTC em si é só a moeda e não a pirâmide.

      • Braumeister

        Mas não seria a única razão que leva alguém a comprar o Bitcoin hoje poder vender mais caro amanhã pra alguém, alguém que vai comprar de você acreditando que irá subir ainda mais pra poder vender a um terceiro? Isso é bolha, sim.
        Um mercado onde todos os agentes são especuladores com o mesmo horizonte de investimento não tende a ser sustentável.

        • Flávio Pedroza

          Concordo. No entanto, caso o bitcoin passe a ser amplamente aceito, de modo que possa substituir o dollar nas transações internacionais, acredito que a bolha não irá estourar?

          • Braumeister

            Há um grande GAP a ser superado pra qualquer coisa substituir o dólar como grande referência. Seria surreal. Todo mercado financeiro se sente seguro negociando USD, EUR ou YEN, as moedas tem lastro nas economias de seus países. Bitcoin não tem lastro.
            Nesse cenário, substituição do USD, John Mcafee tá certo, vai a 1 milhão esse negócio… vai além.

        • Levi Leal

          Fala isso pro pessoal da Venezuela e Zimbabwe que tá usando BTC pra comer. Provavelmente eles estão pensando em ficar ricos. Deve ser só especulação mesmo.

          • Flávio Pedroza

            É BTC se come?

        • Andre

          A idéia do Bitcoin não é essa. Ela quer ser a moeda usada em negócios diários, como substituto do cartão de crédito por exemplo. Quando não tiverem mais Bitcoins novas é difícil saber o que vai acontecer, pode ser que valorize ainda mais pois ninguém mais vai ganhar mineirando, ou pode ser que morra pois caso não funcione como moeda de troca, pois nesse caso o dinheiro real vai vir do processamento de transações.

      • Waltenydsam Câmara

        Diz que o cara não sabe o que é bolha.
        Manda o cara estudar.
        E não acerta na explicação de bolha.
        TA SERTO!

        • Levi Leal

          Tentar corrigir alguém sem saber interpretar… tah serto!
          “Só pra resumir, bolha é quando algo aumenta seu valor sem um motivo.” Isso é minha definição de bolha.
          O resto é explicação das bolhas que eu conheço, já que este é meu comentário que expressa minha opinião.
          Quer me corrigir, tente argumentos não ad-hominem.
          E quando falo (não mando em ninguém) para o cara estudar, estou me referindo aos motivos das valorações do BTC.
          Enfim, falta um pouco de interpretação de texto da sua parte.
          Namaste!

          • Waltenydsam Câmara

            Ah que bom que VOCÊ tem sua definição de bolha. Foi publicada em que artigo?
            Ad-hominem KKKKKKKKKKKKKK.
            Você escreve igual o seu @. Não joga bola pros outros.
            NAMASTE? KKKKK

      • Waltenydsam Câmara

        Mania da Tulipa teve estado injetando dinheiro?

    • 🦊 RaposaDoida 🦊

      O canal é o cara gastar pouco, apesar de que se eu tivesse ficando com meus bitcoins do começo do ano teria tido um lucro de quase 1000%, algo impensável.

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      “Avestruz master”
      Acho que alguém tá te enrolando de novo. Tem várias pirâmides usando o bitcoin como produto.

  • Marcoscs

    e quais as Exchanges mais confiáveis que vc recomendaria aqui em terra brasilis?

    • Gabriela(bia)

      Vou falar sobre isso em outro post

      • Marcoscs

        no aguardo.

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Walltime e foxbit.

      • Marcoscs

        valeu.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Existem outras criptomoedas que estão baratas e ainda podem “explodir” como o bitcoin.

    E sobre ficar transferindo o bitcoin pra Wallet, a maioria das exchanges nacionais cobra de vc qdo vc compra/vende bitcoin e qdo vc retira da carteira deles… tem que ver se compensa tirar

    • 🦊 RaposaDoida 🦊

      Exatamente, a única bolha que eu vejo no bitcoin, é ainda uma falha que ninguém vê que são as taxas de transações.
      Por exemplo numa transação passiva você paga % em cima do seu montante negociado!!! chegando a até 0.6%
      ou seja você movimenta 10 bitcoin os caras levam 0.6%, em cima do montante o que é absurdo, deveria ser em cima do lucro.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Mas a transação tem um custo de processamento, se vc não pagar esse custo ela nunca vai ser convertida (USD em BTC e vice-versa), essa taxa que paga os mineradores

        • 🦊 RaposaDoida 🦊

          Estou falando dos mercados de troca, tipo o Mercado Bitcoin.
          A transação por negociação do próprio bitcoin é de boa.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Ah sim, mas todas essas bolsas querem ter algum lucro, foda é cobrar em cada ponto, compra, venda, transferência de carteira, aí é complicado

  • PCM

    Essa bolha do Bitcoin ainda vai estourar.
    Como nos próprios nerdologias informaram, o valor de uma moeda vai muito além do que achar que ela vale, ela precisa de um lastro pra ter valor. Além dos defeitos da moeda, que somente outras muito menos famosas “corrigiram”, a ideia de ser independente de governos e bancos é linda e maravilhosa (eu concordo com ela), mas se esquecem que seu valor especulativo é dependente do dólar. Ela não vale nada, ninguém é milionário em bitcoins, mas sim o quanto valem eles em dólares naquele momento para o resgate (o que é no mínimo irônico).
    No final, quando a onda quebrar na praia, vão sobrar os mesmos chatos que entendem de mercado que lucraram horrores em cima da especulação e os pobres que deixaram seus PCs dias e dias minerando arquivos digitais, gastando peças e energia a toa.
    Adendo: gosto da ideia da moeda. E existem muitas moedas alternativas em papel pelo Brasil e pelo mundo que correm por fora das grandes. Mas esse hype pelo bitcoin é tão sem noção, que não me admiro que a maior parte de seus usuários sejam jovens pimpolhos, pessoas desavisadas em busca de investimento fácil e especuladores, como sempre. Ah, e o fanatismo bitconiano. Menosprezar a moeda é heresia, falar mal é pior que xingar a mãe. Loucura.

    • Waltenydsam Câmara

      Ja aparece um bitminion pra dizer que moeda fiduciaria não tem lastro e mimimimimi

    • Levi Leal

      Se falam que não é possível definir um valor intrínseco da moeda, como é possível definir que ela está em um valor acima do que realmente vale?
      Estão torcendo para que seja bolha, pois assim é mais fácil não se arrepender de não ter comprado BTC.

      • PCM

        Simples, bitcoin é a reprise ao vivo e em cores do Crash de 29. “Muita gente comprando apenas para especular, enquanto muitos outros prestando seus serviços para manter a cadeia de elevação dos preços aumentando”. Se pensar em ações ou bitcoin, a afirmativa é a mesma.
        “Bitcoin vai morrer?!?!?” Não vai. Mas cairá de preço absurdamente, vai passar muitos anos manchada, mas depois de um certo tempo finalmente ocupará sua posição como moeda de troca, não de especulação; exatamente igual ocorreu com as ações.
        Isso se as outras criptomoedas mais bem desenvolvidas não tomarem o seu lugar.

        • Zalla

          sim, sim..mas o problema é que ainda está longe….bem longe de chegar ao ponto de saturação….como falaram lá em cima, estamos na casa dos bilhoes….e dá pra chegar nos trilhções, pq não pegar uma carona?

    • Luiz

      Moeda precisa de lastro para ter valor… hahaha esse só deve ter ouro no banco, não deve nunca usar Reais ou Dolares.

    • Zalla

      hype????
      se vc ai invés de ficar falando tivesse comprado 1000 reais no começo do ano em btc…teria 5000 reais hoje, isso é fato….tirava seus 1000 reais…e mantinha 4 lá….risco zero de perder o investimento inicial,,,daí vc continuava criticando…mas com alguns reais a mais no bolso…que vai estourar um dia? parece que vai…mas a cada dia que passa ela valoriza mais, e diferentemente de pirâmide que é algo desonesto, ilegal e imoral, pois lucra na ignorância e ganância dos outros…isso é simplesmente lei da oferta e procura…e fica a dica…compre btc antes do dia 18 de Dezembro…..

    • Raoni

      Bitcoin tem muito valor intrínseco, pela ideologia que carrega, assim como o ouro pela sua beleza. Ele por exemplo é usado por gente simples para fugir da crise, inflação, em muitos paises. Apenas é difícil dizer se seu valor esta muito alto por conta da especulação.

  • Inquisidor

    eu comprei iota esses dias, o valor fez *5 , um dia quem sabe eu não viro um milhonario opressor ? sonhar é bom.

    • Marcos Gustavo Galvan

      Essa moedas menores é bom fazer Trading, pq elas sobem rápido mas caem tbm

  • Marcogro®

    É bolha.

    • Theuer

      Me diziam isso todo dia enquanto em minerava 1,1BTC.

    • Zalla

      sim…mas pode ser que ela nunca estoure, ou que estoure daqui a um tempão, enquanto isso…eu como milionário em satochis, itachis, algum nome vindo do naruto…vou indo…

      • Marcogro®

        Qualquer crise global, de larga amplitude, um estouro dessa bolha será inevitável, quem tem recurso aplicado nas criptomoedas vai correr pra resgatar e quando tem mais gente vendendo do que comprando…

        • Zalla

          sim…por isso que a pessoa não pode colocar tudo que tem nisso, por mais que a ganância pede pra por…

  • Flávio Pedroza

    bitcoin é passado, o futuro é o “el petro”
    https://www.cartacapital.com.br/internacional/maduro-anuncia-criacao-de-el-petro-a-bitcoin-chavista

  • Marombert Einstein

    TULIPAS, comprem TULIPAS…

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Daniel Fraga está milionário.

  • Tenho alguns satoshis na carteira Blockchain da minha última torrada de CPU+GPU, só restou os 40% a mais de energia consumida a troco de poucos satoshis. Com o Exchange para dólar ou em reais, só de fees já vai quase tudo.
    Minerar hoje, não vale mais pena, só com hardware dedicado e uma mini usina elétrica.

    Queria ser mais esperto (e corajoso) em investir diretamente, mesmo com o ditado: Tudo que sobe, tem que descer.

    • Zalla

      eu ia comprar um novo console de games, resolvi não gastar esse dinheiro com consumismo…comprei em btc…era um dinheiro que iria ser gasto…vamos ver no que dá, quem sabe um xbox S não vira um X

      • Marcos Gustavo Galvan

        Vira, só esperar um mês kkkk

  • Nikkus

    To no mundo do bitvoin desde 2012… E é sempre igual… Sempre é: bolha… Ou então piramide ou ponzi… ou algo assim… E tbm tem sempre saindo economista dizendo q vamos perder TODO o dinheiro e etc… Em 2014 , saiu um “mago” das finanzas dizendo q antes de Julio de 2014 o bitcoin ia valer ZERO… Mas nenhum desses VISIONARIOS soube descrever nenhuma outra vantagem ou recurso do bitcoin… De repente um,dos maiores avanços da computação ficou “limitado e condenado” a ser comparado unicamente com bolhas e tulipanes ???

    • Theuer

      Exatamente, estou nessa também.
      Na época com uma HD4950(ou4850?) que mais parecia um chuveiro na posição inverno.

  • André Lima

    A Bitcoin é uma bolha?
    Provavelmente seja sim uma bolha, mas é uma bolha ainda muito pequena de apenas 200 bilhões de dólares.
    Isso não é nada se comparado ao mercado imobiliário, que é de mais ou menos 160 trilhões de dólares.
    E o engraçado é que em 2008 ninguém dizia que havia uma bolha no mercado imobiliário, até que um dia estourou, e aí todo mundo gritou:
    – Oh não! Era uma bolha!
    Agora, a Bitcoin que ainda é 800 vezes menor que tudo aquilo, e que portanto ainda não cresceu nada se comparada a outros ativos, todo o dia aparece alguém dizendo que é bolha.
    Tsc Tsc!
    Realmente há um interesse muito grande em queimar o filme da Bitcoin.

    • Marcos Gustavo Galvan

      Grande verdade

    • Marcos Gustavo Galvan

      Cara, com sua licença vou copiar e espalhar esse seu comentário, pq foi genial

      • André Lima

        He He! Pode sim.

        • Marcos Gustavo Galvan

          Vlw

    • Daniel Peixoto

      Na verdade é outro contexto
      Em 2008 ninguém dizia que era uma bolha o setor imobiliário americano simplesmente porque ninguém tinha acesso aos dados.
      Nenhum banco saia na rua falando: “olha esse trimestre tivemos 20% de inadimplência, e tem muita gente com 2 até 3 hipotecas, nós estamos operando 80% com esse dinheiro, não temos lastro”.
      Com o bitcoin tudo é mais “transparente” e garanto pra você que é uma bolha especulativa e tudo o que você precisa fazer pra concordar comigo é esperar.
      A mágica é muito simples. tudo que sobe…
      Só resta saber quando vai acontecer este lobby especulativo e o efeito manada fará o serviço.
      E neste dia, as maiores carteiras, aquelas que sabiam a data e hora que isso tudo ia acontecer, irão realizar todos seus lucros, esperam geral vender com medo de perder o dinheiro, e recompram, ou vão pra outra cryptomoeda qualquer fazer o mesmo joguinho.

    • Zalla

      é exatamente esse o meu pensamento…que vai estourar um dia vai…mas que ainda tem muita coisa pra subir tem…negócio é pegar uma carona, e diferentemente de uma pirâmide que se baseia em prejudicar as pessoas, uma especulação financeira cada um entra com o seu dinheiro e cada um tem que saber com qanto entra e em que momento sair…entre com o que pode perder, retire o mais rapido poder seu investimento inicial, ou saiba que é um investimento de risco..

      mas se cada vez mais lojas aceitarem btc mais ela se fortalece no mercado e o risco de uma desvalorização gigante diminue e ela tenderá a se estabilizar em um patamar, mas digo, esse patamar está longe…e ela chega em 50 mil dolares ainda no 1o semestre de 2018

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Bolha ou não bolha, o comportamento ATUAL das pessoas que estão entrando na onda do Bitcoin é destrutivo. Enquanto houver Bitcoins a serem minerados, a tendência é só valorizar. Mas e quando minerarem o útlimo Bitcoin? O que vai acontecer?

    A hora da verdade do BTC vai chegar no momento em que a quantidade máxima possível de moedas se estabilizar. Quando esse momento chegar, o mercado vai ter que decidir o que fazer com a moeda. Até lá teremos que ter muitas empresas que aceitem Bitcoins em troca de produtos ou serviços. Caso contrário, vai desvalorizar pacas. Se o Bitcoin não se firmar como uma moeda de troca de produtos e serviços, o pessoal que especula atualmente vai liquidar tudo em moedas nas quais isso seja possível. Vai desvalorizar pacas.

    Bitcoin é uma coisa diferente que eu, sinceramente, não sei dizer se é bolha ou não (o que não invalida meu argumento anterior de que o comportamento especulativo é destrutivo). O potencial de se tornar algo extremamente útil é gigantesco, mas isso só vai acontecer se houver uma aceitação geral do ativo. E por aceitação geral, eu digo grandes empresas, grandes bancos e (choroélivre) governos. Caso contrário, necas!

    Antes que venham dizer qualquer coisa contra mim, fiquem à vontade, eu não tenho Bitcoins. 🙂

    …mas tenho uns caraminguás guardados pra comprar uns Bitcoins em breve. 😉

    • Thiago

      A mineração do bitcoin é infinita, amigo. Minerar bitcoin é o nome que dão para o nó da rede que grava o próximo bloco na blockchain. O que acontece atualmente é que tem milhões de mineradores rolando em paralelo, logo a chance de você encontrar o hash correto para o próximo bloco é ínfima.

      A mineração em si não gera bitcoin. O bitcoin é a remuneração pelo trabalho da máquina que criou o próximo bloco, lembrando que cada transação em bitcoin gera um novo bloco.

      • Raoni

        A mineração é infinita mas o numero máximo de moedas é de 21 milhões e foi estabelecido no inicio do protocolo. O que acontece é que são criados forks da moeda para manter maior liquidez ex.: bitcash, bitgold, etc.

    • Nikkus

      Pensem uma coisa, cuando se minere o último bitcoin, a mineria NÃO vai acabar, mas sim que vão “viver” dos fees(taxa) de cada transação, o que vai realmente acontecer é que a mineria deixará de produzir bitcoins e haverá só os que estejam já circulando.

      Não devemos esqueçer que bitcoin e toda a sua tecnología continuam ai! Lembrem-se de que a blockchain do bitcoin, não devemos esqueçer que cada moeda virtual tem a sua propria blockchain, é a mais revolucionaria tecnologia do planeta, e atualmente uma tendencia, que permite dezenas de coisas, registrar documentos de forma permanente e inalteravel, contas compartidas, envios programados, smart contracts e, ao ser código aberto acessivel a qualquer programador, deixa o limite à imaginação humana… ¿Será por isso que o chamam de a Internet do dinheiro?
      ¿Sera que o conceito monetario atual, e vigente a varios lustros, é realmente capaz de analizar corretamente algo que sequer comprende? E nesse cenario, os economistas do sistema economico atual são realmente capazes de fazer analizes correctas de um fenomeno que extrapola a sua area de conhecimento??

      “É bolha? Não é bolha?”

      Eu levo escutando que é bolha desde 2012 e também que está prestes a estourar e que, as pessoas como eu que tem bitcoins, vão a perder absolutamente tudo… Será?

      Em 2011, qdo o bitcoin teve uma subida e passou de $2 a $30 pouco depois a única exchange existente na época foi, segundo ELES, hackeado.. To falando do famigerado MtGox. E o preço caiu, se n me engano até os $ 0,02! Foi um verdadeiro apocalipse, e todas as “teorias” apareceram…Que era Ponzi, que era piramide, que era tulipas, e um etc que quase n tinha fim, mtooos, mtos mesmo davam o bitcoin por morto que “foi especial enquanto durou, mas já acabou!”, pronto o bitcoin estava morto! Algo parecido, mas mto menos intenso passou no final de 2013… Bom…Olha onde nós chegamos!!

      Qual a teoria desses economistas clássicos? Pq o bitcoin continua? E pq ta cada vez mais forte? Será que n seria possivel que examinar algo tão novo e revolucionario com técnicas que tem decadas de existencia pode n estar sendo eficaz??
      Deixo ai a pergunta!

  • Anayran Pinheiro

    Não consigo confiar mais em uma moeda onde mais de 90% do total se encontra nas mãos de empresas de um único país…

  • Michel Ayres

    Não acredito que seja bolha, se olhar outras cryptocurrencies como a IOTA, da pra ver que há Cryptocurrency que já tem todas as moedas mineiradas, estão sendo suportadas por empresas grandes (no caso da IOTA, temos Fujitsu e Microsoft) e o próprio sistema da IOTA é baseado na internet das coisas.
    Falar que é bolha, tulipa, piramide ou escambau… é fácil. Mas essas moedas tem mais vantagens que o dinheiro, e se for pensar “Ahh, mas não é real, é só virtual” bom… Se na cédula não informar que aquele valor é garantido em prata (há notas de dolar assim), tu pode falar que é só papel tb, e não vale nada.

  • Tio Li

    Uma wallet ativa verdadeiramente segura é local na máquina. Porém temos manter todos os 170Gb atuais do blockchain sincronizados para realizar e confirmar as transações (no caso do BTC).
    Acho que wallets remotas quebram todo o conceito de ‘você é seu próprio banco’ porque você está confiando no serviço online que fará a transação pra você.
    Lembrar que criptomoedas baseadas no blockchain não passa de uma solução para resolver um problema proposto: transferir valor de A para B sem ter um elemento intermediário de confiança.
    Pode verificar. Até hoje todas as fraudes, perdas, falcatruas etc relacionadas ao BTC foram através do elemento de confiança. Nunca no blockchain em si.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis