Direitos Autorais — a regra vale para os dois lados

gunsmoke-cbs-direitosautorais

Sim, mais um pouco de Direitos Autorais. Esse tema é muito presente em tempos de fotografia digital e internet. O normal é que algum incauto achou uma foto legal no Google Imagens e acabou utilizando ela para algum uso comercial. Como ele não entende nada de direito moral e direito patrimonial, acaba levando um processinho por uso indevido da imagem quando o autor descobre esse uso. Quando a treta é contra grandes veículos de comunicação é tudo mais suculento, pois teoricamente eles deveriam ser mais responsáveis para com a legislação de direitos autorais. Mas, esse caso que aconteceu nos Estados Unidos é muito mais complicado.

Tudo começou com o fotógrafo Jon Tannen, de Nova Iorque. Ele entrou com uma ação contra a CBS Interactive por utilizar fotos suas sem autorização na sessão de esportes. O 247 Sports publicou em janeiro de 2017 um artigo sobre um jogador de futebol do Bronx que Tannen fotografou em 2016. Nessa reportagem a CBS utilizou essas fotos de Tannen sem a sua permissão. O fotógrafo reclamou dessa violação em seu twitter e logo depois entrou com a ação judicial pedindo US$ 150.000,00 pelo uso indevido de seu material.

twitter-cbs-direitoautoral

Alex Gleitman, editor chefe do 247Sports respondeu ao fotógrafo que as imagens foram encaminhadas para eles pelo próprio atleta e que foi citado na reportagem a autoria das fotos. Por esse fato eles pensaram que estava tudo certo. As fotos foram retiradas do ar logo após a reclamação, mas o fotógrafo não aceitou as justificativas e partiu para o enfrentamento judicial,

Porém, algo incomum aconteceu. Em vez de apenas se defender, a CBS decidiu atacar. Um ataque totalmente fora no normal. A empresa fez uma investigação nas redes sociais do fotógrafo e descobriu que ele utilizou screenshots de uma série de TV de 1958 (Gunsmoke) cujos direitos pertencem à CBS. A empresa entrou com um processo por violação de direitos autorais contra o fotógrafo por utilizar imagens estáticas de um material de vídeo que pertence ao grupo. O valor do processo contra Tannen é de US$ 150.000,00 por uso indevido do material. Em seu processo, a CBS acusa Tannen de ser um hipócrita, processando a CBS por infração enquanto ele próprio usa um quadro imóvel protegido por direitos autorais sem permissão.

E agora? Ninguém sabe. Nos Estados Unidos esse tipo de compartilhamento é considerado um uso justo. Blogs, críticos culturais e sites especializados em entretenimento utilizam sem problemas screenshots de séries e programas de TV. Tecnicamente esse material é protegido pelos direitos autorais, mas eles próprios se beneficiam da exposição e propaganda feita por esses sites. Todo mundo concorda que a CBS só quer trollar o fotógrafo, mas o processo é real e pode abrir um precedente muito estranho na mídia americana.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • dany myto

    Uma vez eu vi uma rádio evangélica usar a música quiet theme do metal gear V no momento de oração kkkk concerteza foi o sobrinho do cara da rádio q estava vidrado na semana de lançamento do jogo. E essa não foi a pior ja vi os caras colocarem a música triste do naruto( aquela q tem uma flauta) pra tocar enquanto o cara conta uma história triste hueheuehuwuheje…..
    Crentelhos never changes..

    • Teclado sem acento

      s2 Crentelhos

    • Ivan

      O que mais usam são as musica de Death Note, o tema do L e do Kira.

      • dany myto

        Serio isso kkkkkkkk

    • Inquisidor

      milhoes de anos atrás tinha um programa de pesca na band, tocava a trilha sonora do final fantasy 7 direto no programa aheuaheauheauheauheauh, principalmente a da corrida dos chocobos, era muito aleatorio aquilo aehaue

      • A Globo usava Satriani (usei pra programa de TV também…. há muitos anos), Michael Jackson…

        • Metalmacumba

          o pessoal de audio da globo é foda. tocam a perfect circle, tool, depeche mode, entre outras.

          • Bem….. ao menos eles pagam os direitos autorais…. aliás, na TV TEM de pagar qualquer coisinha também…

            Produzo conteúdo pra TV há muito tempo, é terrível não usar as músicas que gosto… já me encrenquei com isso…. mas continuo batendo o pé que Satriani dá pra usar em qualquer coisa!

          • Vagner Da Silva

            sei não… muitos canais colocam o aviso “imagens da internet” pra tratar como se fosse de domínio público.

          • Parece que dá poder total as “Imagens do YouTube”….

            E pra falar a verdade, uso PARA CARALEO isso…. mas me atento a pegar imagens apenas dos patrocinadores do programa…

          • Vagner Da Silva

            pena que esse sistema não favorece ninguém, é só pra evitar processo e infelizmente foi o que vingou, colocar o nome do canal poderia realmente fazer um canal bombar e dar algum dinheiro pra quem fez o vídeo.

          • Vagner Da Silva

            blind guardian também já deu as caras no fantástico várias vezes e suspeito já ter ouvido rhapsody.

          • Marombert Einstein

            Já vi usarem Rammstein (Du Hast) e até Die Antwoord (aquela chata da I am a buttefly)…

          • Felipe Rafael

            Já ouvi pink floyd no fantástico.

        • Cássio Amaral

          Surfing With the Alien toca direto no Globo Esporte aqui do Ceará kkkk.

      • dany myto

        Eu me sinto um nerd de nivel maior quando reconheço essas ost de jogos em programas de tv e radio é tipo ser o neo vendo o 0 e 1 da matrix

      • Reinaldo Matos

        Acredito que eles devem ter imaginado que quem joga vídeo game, não é interessando em pescaria, portanto, não iriam reclamar, e nem saber que a trilha estava sendo usada.
        E quem é da pescaria, não joga vídeo game, portanto, não saberiam a procedência da música

      • Cássio Amaral

        Já vi usarem trilha sonora do King of Fighters ’97 em um filme da Brasileirinhas.

    • Rolando

      A lei de direitos autorais não foi criada simplesmente para garantir que as pessoas criativas enriqueçam através do trabalho que elas criaram, apesar disso acontecer (se você criar um produto novo e inovador que as pessoas querem a venda desse produto vai deixar você rico), o Iphone é um exemplo disso.

      Mas antes de tudo ela foi feita para incentivar a criatividade humana, para garantir que a pessoa que produziu o conhecimento ou o produto e não o estado é o dono daquele trabalho, por isso os EUA, Japão e não Cuba, Coreia do Norte ou qualquer outra ditadura socialista e comunista são responsáveis pelos avanços tecnológicos que temos hoje em dia. Foi justamente por isso que a ex-URSS caiu, porque tudo o que produziam era roubado e virava propriedade do estado e público.

      • Ivan

        Sem direitos autorais é bem dificil lucrar em cima do que vc criou

      • Sophos Nsm

        ta mas os maiores avanços tecnologicos são financiados pelo estado e de propriedade dele.

      • SomeReader

        Cara… apesar de concordar em parte com vc. Nada a ver citar a URSS. A criatividade humana não é movida apenas nestes casos. E não foi a falta de criatividade que fez a URSS cair.
        Aliás, os Russos tiveram grandes e enormes avanços na tecnologia aeroespacial, muita coisa boa e robusta. Falta de criatividade não foi exatamente o que derrubou a URSS não.

        Mas não quero entrar em um debate quilométrico, então prometo para mim mesmo que não irei responder as mensagens posteriores. Não quero ter que explicar que não estou defendendo o regime econômico da URSS, ou a que não acho importante direitos autorais. (Apesar de me posicionar como “esquerda”, por mero simplismo. Eu sou contra os sistemas econômicos atuais.)

        Só que tinha que comentar que dizer que dizer que a URSS não era criativa, com toda a tecnologia aeroespacial e militar criada… Nem só eles né… o governo americano cria muita tecnologia tb. Mas enfim… deixa para lá.

        • Rolando

          Realmente foi um erro dizer que a falta de criatividade humana foi a causa a queda da URSS mas acho que esse foi um dos fatores que ajudou no declínio e depois a queda dela porque a economia foi decaindo pela falta da evolução material já ninguém tinha motivo para inventar nada de novo e o estado coibia qualquer iniciativa individual já que eles eram coletivistas.

          Agora você realmente ter razão em falar que eles eram desenvolvidos em algumas áreas, como a aerospacial, militar, e eles tinham também físicos e matemáticos excelentes mas no resto o desenvolvimento deles era incipiente.

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Se a URSS não era criativa, me explique isso!
        https://www.youtube.com/watch?v=sTSA_sWGM44

    • Salles Magalhaes

      E aquela banda que fez uma musica baseada (ou melhor, copiada) na trilha sonora do jogo Top Gear ?

  • Ivan

    Lendo isso me lembrei da serie Suits.

  • Joao Godoy

    Pau que dá em Chico, da em Francisco.

  • leoncral

    Ele usar uma imagem da série não é a mesma coisa que gravar um gameplay? O gameplay se for reclamado sai do ar e a imagem? Creio que seja a mesma coisa. Queria entender porque o cara não coloca uma marca na foto com o nome dele e um aviso de direitos.

    • DPSousa

      Usar um quadro de um episódio com milhares de quadros é sim muito diferente de postar vídeo de jogo. Situação similar seria postar um quadro estático do jogo.

      E tomara que eles não acatem sua dica com relação às marcas na fotos. Ficaria bem feio.

      • leoncral

        É um tema complexo, pra mim se o cara posta na internet e não avisa nada ele não tem direito algum. Mas cada um pensa de um jeito. Eu que nao vou usar

  • Marcelo Paz

    Tem que acabar com os direitos autorais.

  • MASAYOSHI ㊙ fakeseijin

    Eita que de repente o jogo virou miseravelmente!

  • Vin Diesel

    e a produtora que pirateia tudo mas quer proteger todo seu conteúdo? deles ninguém pode pegar nada…

  • Marcogro®

    Só cobra maluco… Se bobear vem uma e… NHAC!! é aquela história… Processo trocado não dói.

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    A Tv hoje se transformou em um meio de assistir vídeos do youtube, e muitos desses vídeos com copyright.

  • Carl Segão

    “É um prazer duplo trollar o trollador”

    • Reinaldo Matos

      Na reversal russa,a trollagem trolla você

      • Cássio Amaral

        huhuhuhuahua

  • Lui Spin

    E se o fotografado processa o fotógrafo, por lhe fotografar e ter lucro com isso?

    • Tinha pensado exatamente nisso, afinal ele não deve ter autorização por escrito para ter gerado este material.
      Seria uma briga judicial interessante com 3 partes se processando entre si.

      • ElGloriosoRangerRojo™

        Depende. Se ele estava em uma partida e fazia parte do pessoal da imprensa credenciada, provavelmente estava pagando direitos de imagem pra poder tirar foto.

        É a mesma história das partidas de futebol aqui no Brasil. Jornalista que tira foto dentro de uma partida está credenciado e pagando direitos de imagem pra poder tirar foto da partida e dos jogadores…

  • Jorge Dondeo

    Pau que da em Chico da em Francisco.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis