Patente sugere solução similar à do iPhone X para leitor de digitais do Galaxy S9

galaxy-s8-taeyeon

O sucessor do Galaxy S8 pode corrigir seu maior problema (bônus: Taeyeon)

Quando a Samsung lançou o Galaxy S8 e S8+, não foram poucas as reclamações acerca da decisão infeliz de posicionar o leitor de impressões digitais ao lado da câmera. Tal estratégia foi repetida no Galaxy Note8 e para muita gente, posicionar o dedo sobre o sensor sem ter que virar o aparelho para ver o que está fazendo é algo bem difícil; na maioria das vezes eu sempre acertava a câmera, por exemplo.

A Samsung bem que tentou fazer com que o sensor biométrico funcionasse sob o display Super AMOLED a tempo de lançar o Note8, algo que interessava à Apple para o iPhone X mas no fim das contas, os resultados não atingiram o mínimo de qualidade desejada (fontes informaram que o leitor causava distorções cromáticas na tela) e por causa disso a companhia sul-coreana resolveu deixar tudo como estava, embora ela não tenha desistido totalmente; já a maçã abriu mão totalmente do leitor físico e do Touch ID e abraçou o reconhecimento facial como única forma de autenticação em seu novo top de linha, ainda que continue comprando os displays OLED da parceira/rival.

Só que as reclamações teriam incomodado a fabricante sul-coreana, a ponto de ela considerar outras soluções para o leitor de digitais em dispositivos premium futuros. Como ainda não há garantias de que consigam de fato fazê-lo funcionar embutido no display, a Samsung teria patenteado um método similar à soluções empregadas pela Essential com o Essential Phone e pela própria Apple com o iPhone X para acomodar componentes na parte frontal e ao mesmo tempo não fazê-los ocupar espaço que será aproveitado pelo display:

patent-001

patent-002

galaxy-s9-mockup

Mockup mostra como o Galaxy S9 ficaria

De acordo com o site holandês Galaxy Club, uma patente registrada pela Samsung em 2016 descreve uma pequena reentrância na parte inferior do display Super AMOLED em que o dedo do usuário poderia ser facilmente posicionado, considerando a borda mínima que as linhas atuais já trazem. Ela poderia inclusive ser utilizada como um botão Home mecânico mas se considerarmos que a decisão atual de posicioná-lo sob a tela foi bem acertada, é provável que façam o mesmo aqui e o deixem invisível junto ao leitor de digitais. Uma solução interessante seria fazer como a Motorola e adicionar reconhecimento de gestos ao sensor, o que seria bem interessante.

O grande problema que tal decisão traz é o uso da tela como um todo. Nem todo mundo gostou da forma como a Apple lida com o espaço do “dente” frontal ocupado pelos sensores, em que ou toda aquela faixa é desocupada ou com alguns elementos ocupando os espaços laterais; a solução da Essential é a mais próxima do que a Samsung pode vir a utilizar neste caso mas de qualquer forma, ainda é um spot que ocupa espaço em tela e que provavelmente invalidará toda a área de ambos os lados para a execução de vídeos e apps.

De resto, rumores indicam que o Galaxy S9/S9+ contará com o mesmo design e dimensões da linha S8/S8+, capacidade de armazenamento interna entre 64 GB e 128 GB e mais uma vez duas versões com SoCs diferentes, a linha de ponta mais recente da proprietária Exynos e o Snapdragon 845, sendo mais uma vez o primeiro dispositivo móvel a ser equipado com o futuro top da Qualcomm.

Claro que embora a patente seja real, ainda não é certo que a Samsung venha de fato a utilizar tal decisão de design no Galaxy S9 e S9+; de qualquer forma devemos ter acesso a mais informações a respeito dos smartphones até seu lançamento, a ser realizado entre fevereiro e março.

Fonte: Galaxy Club (em holandês).

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Todo esse trabalho mas não colocam o leitor na parte de trás. Imagina quantos problemas eles evitariam.

    EDIT, e antes que alguém fale que era na parte de trás, não me refiro a colocar onde era, mas em outro lugar, longe da câmera.

    Essa necessidade de aumentar a tela para todas as direções até ela se curvar está passando dos limites.

    • Maom

      ??

    • Claudio Capistrano

      You dont see what you did there.. rsrs

      • huahuahua. Mas eles desistiram de colocar atrás, numa posição melhor, por causa de alguns problemas, e agora enfrentam mias problemas para enfiar na frente. O leitor traseiro do nexus por exemplo me parece muito bom.

        • Vin Diesel

          edit voce prefere que coloquem o dedo atras?

          • alguns preferem o dedo na frente, mas “cortando” conteúdo frontal.

  • Marks William

    É só deixar o sensor na lateral do aparelho, do jeito que a Sony fez. Bem melhor de manusear.

  • Torquato Pit Bull

    Essas patentes deveriam ter um prazo de validade de 5 anos no máximo pra por em prática, Caso o contrário, perderia sua validade. Isso impede de outras empresas fazer o que ela não conseguiu.

    • Vin Diesel

      excelente

    • Theuer

      Nãããão! Melhor ninguém fazer mesmo. Imagina todos os telefones com essa droga? 🙂

  • Vin Diesel

    Pelo caminho q Apple e Samsung estão tomando, imagino que ficarei por muitos anos com meu S7….

    • Theuer

      Pois é…
      Mesmo já faltando o IR e saída HDMI.(Estão fazendo falta para mim)

  • Thiago

    Por que não voltam àquele sensor que você arrasta o dedo para ele efetuar a leitura, ocupando o espaço de um filete, como era antigamente (Atrix, por exemplo)? A qualidade da leitura é ruim? (considerando que esses leitores podem ter sofrido atualizações e tal)

    • Ariel Souza Rossi

      Isso é horrivel, se comparado com os sensores onde vc apenas posiciona o dedo.

      • Tchaki

        não é a forma mais legal mesmo, mas ainda acho muito melhor deslizar o dedo num canto da tela do que só por o dedo no leitor atrás do celular ou ter um pedaço da tela cortado…

  • Bruno Costa

    Se a Samsung fizer essa caca de design eu vou passar é bem longe do S9. Já não planejava trocar o S8, se fizer essa gambiarra horrível é que nem pra conhecer o aparelho eu vou hahaha

  • Claudio Roberto Cussuol

    Estou usando um S8+
    O leitor de digitais atrás é horrível, de fato.
    Eu tenho as digitais pouco definidas e difíceis de reconhecer, tenho que pressionar o dedo com força, em qualquer smartphone. E mesmo com uma capa bem fina o pouco que ela eleva em torno do sensor já atrapalha. O resultado é que preciso colocar o dedo várias vezes pra funcionar, bem chato.
    Por outro lado, o sensor de iris funciona muito bem. Basta uma olhadinha rápida para o aparelho para desbloquear.
    Infelizmente alguns aplicativos ainda se baseiam na digital, principalmente os de bancos e pagamento, então não dá para usar o sensor de iris para nada que não tenha sido programado pela Samsung.
    Isso poderia ser feito de outra forma, o aplicativo poderia deixar a autenticação por conta do Sistema Operacional, daí qualquer hardware que o smartphone tenha, e o dono aprove, poderia ser utilizado.
    No meu caso, eu acho que a Apple está acertando em simplesmente parar de usar digitais.

  • Bruno

    “Patente sugere solução similar à do iPhone X para leitor de digitais do Galaxy S9” Não ter nenhum?

    • Ric Silva

      Ter uma parte do display cortada. No iPhone x é na parte de cima ocupada pelos sensores, já no Galaxy 9 seria na parte de baixo…

  • Raul Joaquim de Santana

    Esse ser humano de origem asiática tem um ótimo design.

  • Theuer

    Bicho, deixa a droga dos 5~6mm de barra inferior e superior e pronto, caceta!
    Não é possível que só eu não faça questão de ter um pedaço de vidro na mão que não tem lugar para segurar, não tem botões, leitor de digital, etc…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis