Mudanças no feed do Facebook podem prejudicar visibilidade de todas as páginas

facebook-34

As mais recentes atualizações do Feed de Notícias do Facebook vêm tirando o sono dos administradores de páginas, visto que a prioridade agora é dar vez às postagens de amigos e familiares e ocultar todo o resto, que aparecem de vez em quando. Agora a rede social vai chutar o balde de vez: um novo recurso, chamado “Explore Feed” que está em fase de testes em alguns países remove totalmente o alcance orgânico, jogando as páginas num feed dedicado acessível através de um botão não muito bem localizado.

O Facebook está implementando a nova ferramenta inicialmente em seis países, após testes iniciais em dispositivos móveis e agora no desktop. Na prática todas as atualizações das páginas serão removidas do Feed de Notícias normal, sendo agrupadas em uma nova categoria atrás de um botão na forma de foguete, que num primeiro momento confundiu alguns usuários quando brotou do nada nos smartphones.

“Mas o botão fica visível, certo?” Claro que não, ao menos no desktop. O link para o feed de páginas fica láááááá embaixo nas opções à esquerda da homepage, escondido atrás do botão Mais e entre as últimas ferramentas fornecidas pelo Facebook.

A função original do Explore Feed é separar as postagens das pessoas que você segue das que não segue (daí o nome “explorar”), mas o Facebook entende que o Feed de Notícias deve ser utilizado apenas para abrigar postagens daqueles próximos ao usuário; todo o resto será jogado no feed alternativo, cujo alcance não é orgânico e desnecessário dizer, as páginas desses países já sofrem horrores com essa mudança.

Em uma postagem do Medium o jornalista Filip Struhárik explica que na Eslováquia, um dos seis países que servem como plataforma de testes a audiência e interação do público com as páginas já é quatro vezes menor do que era antes, mesmo com as mudanças antigas que privilegiavam as postagens de pessoas mas mantinham o conteúdo no Feed de Notícias. Basicamente ninguém vai procurar um botão específico para acessar suas páginas favoritas. Pesquisas feitas no Camboja e na Guatemala indicam resultados semelhantes; os demais países são Bolívia, Sérvia e Sri Lanka.

slovakia-facebook-pages-interactions

As consequências podem ser catastróficas: caso o Facebook implemente o feed alternativo globalmente o alcance das páginas como um todo irá despencar vertiginosamente, o número de campanhas também e consequentemente o dinheiro deixará de entrar. Em nota Adam Mosseri, o responsável pelo Feed de Notícias afirmou que o Facebook ainda não decidiu se irá fazê-lo e nem se as páginas terão que pagar para publicar suas postagens no feed tradicional, mas sendo pragmático é bastante improvável que isso não aconteça: seria uma forma de fazer todas as páginas de reféns e a menos que seus administradores abram suas carteiras, o destino das mesmas seria definhar até desaparecer.

Mosseri também diz que o novo feed “não foi planejado” como uma ferramenta a ser distribuída a todos os usuários, mas teremos que esperar para ver no que isso vai dar. O que se pode dizer é que da maneira como foi introduzido, o novo Explore Feed pode vir a ser bastante nocivo para as páginas do Facebook.

Fonte: Recode.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Se mais essa “violência” contra produtores de conteúdo se perpetuar isso pode ser algo maravilhoso: Pararem de alimentar o facebook e deixar ele virar só um whatsapp.

    • Guilherme

      Não se eles forem obrigados a pagar o Facebook para aparecerem no feed principal. O face só vai ganhar mais dinheiro com isso, e nada vai mudar.

      • Guilherme

        Explico: as notícias e atualizações continuarão aparecendo no seu feed, só que estás empresas terão que pagar ao Facebook para isso acontecer. Mais para o face, menos para as empresas, quase nada para os usuários.

        • Se as empresas NÃO pagarem seria maravilhoso e essa porcaria afundaria de vez. Só não sei que internet sobraria depois do facebook ter matado ela.

          • Guilherme

            O chato é o Facebook ter tanta audiência…

          • O facebook matou a internet porque todos nós colaboramos pra isso, quando fomos migrando nosso conteúdo pra lá.

            eu sempre falo isso: Alimentar o facebook é equivalente a rasgar dinheiro.

          • Lui Spin

            Alimentamos um monstro. Nem todos de forma proposital, alguns de nós fomos forçados a isso.

            Lembra quanto tinha diversos sites, blogs, plataformas só de fórums, etc? Foi tudo morrendo, minguando. Hoje resta pouca coisa.

          • “alimentamos um monstro” é a definição perfeita.
            Quanto ao “forçado”… Depois que ele botou os tentáculos em tudo que é lugar, sim, não dá pra existir fora do facebook. Mas no começo a gente se empolgou com a possibilidade e… Pulamos voluntariamente na boca do bicho.

          • Lui Spin

            Sim sim.

            Teve uma época que eu desativei o Facebook, pq tava cansado.

            Aí tava saindo com uma moça, e ela me pediu o meu Face. Disse que não tinha. Ela não acreditou, disse que eu tinha namorada e não queria que ela descobrisse. kkkk

            A que ponto chegamos.

          • Já tive problema com uma equipe de trabalho numa atividade com fins educacionais porque o grupo estava se organizando pra receber instruções via facebook e um dos alunos bateu o pé que “não queria usar o facebook”.

          • Lui Spin

            Uma vez, para criar um local onde teríamos debates, compartilhar material, avisos importantes etc, em um curso, um professor sugeriu o Facebook, e uma aluna falou que não tinha. Aí ele sugeriu Whatsapp, e a mesma aluna falou que também não tinha. Aí ele sugeriu uma solução de grupos de e-mail (Existe ainda Yahoo Grupos e Google Grupos?), e essa mesma aluna disse que não tinha e-mail.

            Aí ele mandou ela se foder, sem usar essas palavras claro, e pediu para a sala votar uma das 3 opções, e quem não tivesse que se virasse.

          • Na ocasião, como um dos princípios pedagógicos envolvidos na atividade era simular uma vivência de mercado, foi possível sugerir ao aluno “criar uma conta só pra isso” como parte de respeitar prerrogativas das ordens de trabalho.

            Mas também já ouvi de outro aluno em outra ocasião que era “falta de profissionalismo” algum comunicado sobre troca de sala ter sido feito pelo facebook e não pelo sistema de avisos internos da instituição de ensino.

            E mais recentemente alunos que não receberam avisos desse mesmo sistema de avisos porque… Não conferem os e-mails.

  • Gilson Lorenti Fotografia

    Como empresário estou cada vez mais desanimado com facebook e instagram por conta destas políticas. A minha página no facebook e no instagram estão com bem menos atualizações e, pasmem, não senti diferença no fluxo de cliente. Percebi que a maior parte dos clientes não vem de lá. A única coisa que ainda mantenho atenção total é o blog/site. Lá eu faço o que quero e as pesquisas de clientes no google sempre apontam para ele e não para a página no facebook 🙂

    • Evandro

      Tenho um estúdio de fotografia e estou desistindo aos poucos do instagram e facebook (mais do facebook doq do instagram). O investimento vai ser direcionado ao blog e adwords agora. Muitos profissionais estão indo pelo mesmo caminho. Acho que a era do facebook já está chegando ao fim.

      • Gustavo Sarmento

        Tomara.

      • Gilson Lorenti Fotografia

        investir no site é a melhor opção.

        • Temos um site pra um programa há quase 10 anos. O YouTube se tornou apenas host dos vídeos e o Facebook apenas nos extorque pra dar boost nas publicações…

          Aliás, só entro no Fecalbook™ pra acessar o chat, este que já tenho no app do W10… mas infelizmente, comercialmente, ainda é necessário…

          …mas o site continua lá…

          • Gilson Lorenti Fotografia

            infelizmente redes sociais são importantes. Mantemos ainda instagram e facebook (twitter só uso para desabafar e não é ligado à empresa). Mas, geralmente, as redes sociais existem para divulgar conteúdo do site. E é de lá que vem os principais clientes.

          • Vin Diesel

            Toda empresa faz o TI bloquear as redes sociais. mas toda empresa quer ter presença na rede social. o patrao acha que só as pessoas da rede dele q nao acessam? uma vez falei para um: se vc bloqueia aqui e os outros tambem como vc quer exigir acessos diurnos? o mesmo pensamento seu é o dos seus colegas empresarios. a empresa foi feita para trabalhar nao para acessar a rede social, nao foi esse o seu discurso? desencanou depois disso.

        • Site é a melhor opção, porque o site e seu, você controla, não fica refém das mudanças, consegue ter maior controle possível, negocio e usar as redes socias apenas pagar gerar trafego para o site…

        • Cassio Eskelsen

          Espero sinceramente que cada vez mais pessoas pensem assim. A migração de conteúdo que vem acontecendo para dentro do Facebook está acabando com o espírito “livre” da Internet. Além da questão filosófica tem a questão técnica já que esse conteúdo não é indexado.
          Hoje em dia muita coisa boa está sendo perdida nos grupos técnicos do Facebook. Sim, existem grupos técnicos bons no Facebook (vejam por exemplo o Impressoras 3D Brasil) mas a informação está lá apenas. Daqui alguns anos ninguém mais vai achar enquanto que coisas publicadas em “phpBBs” da vida estão lá, décadas dependendo do fórum.

          Um detalhe: quem ajudou a diminuir o conteúdo fora das redes sociais foi justamente a Google quando matou o Google Reader.

    • Lui Spin

      Digo o mesmo.

      O Google dá um ótimo retorno, mesmo sem injetar dinheiro nele. Por isso estou investindo mais no meu site.

      Já a página do Face, só tem relevância quando coloca anúncio pago.

      • Vin Diesel

        o bom do SEO é que voce mesmo pode fazer aquele texto fuleiro para o google. o foda é que toda hora vc tem que ficar contando a mesma coisa de forma diferente. SEO é como ser feirante.,.. Enquanto vc fala tomate, vem outro e fala: tomate fresco, ai o outro grita: tomate fresco e barato! E toma palavra chave…

        • Lui Spin

          kkkk verdade.

          Mas eu nem uso muito as técnicas de SEO. Sou bem noob nisso.

          A nossa variedade de serviços é bem pequena, o site é bem simples e limpo.

          Com a adição de uma página, e a mudança de um texto, eu consegui colocar nosso principal serviço em primeiro lugar no Google, quando pesquisado o tipo de serviço junto com o nome da cidade (logo abaixo dos patrocinados).

          E o retorno está bem interessante.

          • Vin Diesel

            mas o que os picaretas de SEO fazem é isso. para aparecer na pagina do google em primeiro lugar vc precisa de duas palavras em seu site. Se eu colocar Spin MeioBit, ao procurar no google Spin MeioBit voce será o primeiro. Eles pegam uma empresa inocente e colocam umas palavras chaves e na hora de mostrar fazem isso. Mas se eu sei o nome da empresa e a palavra chave para que SEO? Para que ajuda? Quero ver eles me colocarem no primeiro lugar tendo eu um site de entregas por motoboy apenas com as palavras “motoboy” e “sp”. Pq a concorrencia compra e paga caro pelas palavras chaves. Ai eles colocam uma terceira palavra,a palavra senha que seria Spin. Ai procura na sua frente Sr. Spin, veja: spin motoboy sp e lá está voce em primeirao… Assim até eu e voce…

    • Corvo

      Eu sou meio extremista quando a investir em postagens no Fb.

      Penso que quem está no Fb está ali atoa passando o tempo, eu mesmo quando vejo “publicações sugeridas patrocinado” nem leio e passo direto, o que me interessa ver é o que meus amigos e as páginas que sigo compartilham.

      Tenho a página da minha empresa que já desisti de divulgar no site da empresa, não excluo a página porque não me custa nada mas raramente publico algo na página, nunca me deu resultado algum.

      Ainda mais quando começo a ler comentários de alguma publicação patrocinada, só comentário retardado e gente revoltada, eu não pagaria 1 real por mil cliques no Fb, prefiro pagar 100x mais no Adwors que este sim atrai alguém que está de fato buscando o que estou oferecendo.

      • Pai De Santo

        Compartilho com você esse pensamento.

        Penso no Facebook como uma ferramenta para o cliente ter um acesso fácil, rápido e desburocratizado até a empresa.
        Principalmente aquele que já é seu cliente.
        Agora, para clientes novos o resultado do Adwords é muito mais eficiente (na minha visão).

        • Lui Spin

          É sim. Pelo menos na minha empresa é.

      • Vin Diesel

        facebook é bom para anunciar para os desocupados que vc vende aquele burger gourmet… não, pera, quem faz isso é o instagram… ah foda-se esse facebook, nao serve para muita coisa. tem um camarada que me fala que o flow deles é tao grande que anunciar ali traz menos retorno que ficar 10 minutos na paulista segurando uma placa na hora que fecha o farol.

      • Lui Spin

        É verdade. A não ser que seja um produto “cool”, voltado para pessoas desocupadas.

        Ou propaganda de produtos conhecidos, para reforçar a marca. E também gordice, aquelas comidas que o povo exagera, tipo um lanche gigante com torre te cheddar, mas isso o povo já compartilha automaticamente, nem precisa colocar dinheiro.

        Do resto é Google só que funciona.

  • Rapaz, o Facebook ta literalmente matando uma função da plataforma de forma lenta e terrivelmente dolorosa… Tipo, se eu segui a página por que raios eu não vou querer ver ela no meu feed? Qual a lógica disso? Eu prefiro muito mais ver publicações de certas páginas do que de certas pessoas, tanto que o deixar de seguir é a opção que eu mais uso no meu feed… Mas acho que o facebook sabe o que é melhor pra gente né?rs

    • Eles estão querendo arrumar problemas que não existem.

    • Elisandro

      Na minha Time line quase só aparecem noticias das paginas que eu curto quase nada dos contatos, alis só restam os contatos que compartilham coisas interessantes e não fotos da nova cor da unha,das crianças que estão doentes desde 2002 e que precisam do compartilhamento da imagem pra receber centavos do Facebook… Se for preciso ir atras das noticias clicando num foguete, bora adotar novos hábitos.

      • Justo, mas tu concorda que muita gente não vai ter esse mesmo pensamento e que provavelmente vai ter gente que tem páginas bacanas que vai acabar desistindo de fazer postagens no Facebook né? Isso que me preocupa. :/

      • Na minha timeline eu bloquei tanta coisa, que as vezes dá pau no Facebook e ele mostra apenas um aviso que eu preciso adicionar mais amigos…

      • Lui Spin

        Compartilhou uma única vez esses lances de doença, pedindo amém ou pra compartilhar, eu já deixo de seguir. Se não faço muita questão da pessoa, já é unfriend.

    • Lui Spin

      Sem lógica mesmo.

    • Lui Spin

      Eu também deixo de seguir um monte de gente desocupada. Só o que é mais interessante fica lá.

  • Luciano Sturm

    Como usuário do Facebook buscando interação social com família e amigos, fico muito feliz com isso. Se eu quiser propaganda de empresa ou informações, vou no site dela. Pena que os anúncios pagos continuarão a emporcalhar a timeline.

    • Lui Spin

      Você vai ter mais anúncios pagos, e menos conteúdos das páginas que VOCÊ escolheu seguir.

      Não vejo vantagem ou lógica nisto.

    • Ikari Gendo

      Quando o Facebook perdeu o caráter de interação pessoal foi o que fez ele explodir pra fora da web. Pessoas não dão lucro, e se a divulgação morrer já era a grana…

  • E eu que cogitei de abrir uma página para publicar minhas fotos, nem vou perder meu tempo.
    Vou é reforçar o alcance do meu blog (até que o Google comece a fazer a mesma pilantragem)

    • Lui Spin

      O Google é mais esperto que o tio Zuck.

      Nunca vi blogueiro reclamando, só Youtuber.

      Sem falar que eu como usuário do buscador, se eu começar a notar que as buscas estão sendo prejudicadas, troco de buscador.

  • Só que faltava o Facebook encher minha timeline de fotinhas de “Jesus é bom”, “bom dia” e “Bolsonaro 2018” da raça que meio que me forcei a aceitar o convite de amizade. Apago aquela merda toda….

  • Ikari Gendo

    Facebook armou a arapuca e, infelizmente, todo mundo caiu.
    Drenou todo acesso a sites e blogs, agora joga os mesmos no limbo a fim de ganhar um $$$ para liberta-los.
    Voltemos aos tempos de lista de favoritos e dos RSS.

    Agora é hora do Twitter acordar e aproveitar essa furada do facebook.

    • Nícolas Wildner

      “Tempos do RSS”.

      Rapaz, eu sou o único que usa o Firefox com aquela funçãozinha de RSS na barra dos favoritos, que é só deixar o mouse em cima pra ver as chamadas?

      Isso falta no Chrome: Uma implementação simples de endereço rss como se fosse uma “pasta” de favoritos… Coisa que o Firefox deve ter desde a famosa versão 3.

      • Lui Spin

        Uso o Firefox pq tem muita coisa interessante, que o Chrome mais simplista não tem.

        • Nícolas Wildner

          Como arrastar o título da página direto pra pasta de favoritos desejada na barra de favoritos?

          Costume é uma merda. No Chrome eu fazia isso e ele acabava desatrelando a aba…

      • Ikari Gendo

        Utilizei muito no Firefox, ruim que na época sempre esquecia de fazer bkp e na hora de formatar… Qndo migrei para Chrome não tinha uma extensão decente para agregar os RSS, dai perdi o costume é abracei o faceboske como agregador de notícias…

        • Nícolas Wildner

          Usei o Feedly uma época. Hoje tenho os rss cadastrados no Navegador e neste agregador de notícias… Uso o Feedly mais pelas sugestões que ele dá.

          Na época em que o Firefox engatinhava, eu usava o Xmarks pra fazer o gerenciamento dos favoritos. Era um bom sincronizador cross-browser, mas aí com o passar dos anos a Google fez o sincronizador dela(que acaba gerando entradas duplicadas no Xmarks), o Firefox criou o sync e o Xmarks acabou caindo na irrelevância pras minhas necessidades.

          Uso o Firefox com o Sync e tá tudo certo.

    • Lui Spin

      Isso é fato.

      Antigamente todo mundo tinha site. Depois migraram pra plataforma de blogs. E agora Facebook. Voltaremos um passo atrás.

      • Nícolas Wildner

        Quase que um Geocities gourmet.
        Eu tinha um site no CJB.NET, que nem lembro mais o nome. Tinha até uns menus em (pausa pro vômito) Flash.

        • Lui Spin

          Mesma coisa. Comecei com essa brincadeira em 1999 mais ou menos.

          O CJB.NET que eu me lembro era só a URL. A hospedagem mesmo ficava no geocities.

          Mas era bem assim. Antes tinha uma página de abertura, só pro visitante clicar em entrar, com uma apresentação em flash maneira.

          Já dentro do site, tinha um menu em flash, fame não podia faltar. kkk

  • Chuchu Psicótico

    ainda bem q eu já me livrei do facebook há anos

    • Vin Diesel

      somos 2. prefiro aqui e no giz… nem nos portugas tenho ido mais… subiram pra cabeça…

  • Isso é ruim para os usuários também, vamos voltar para o orkut, com apenas Gifs da tia na timeline.

  • Eu tentei usar o Feed de Exploração, mas não dá consegue ser pior que o em alta do youtube, só mostra o melhor do lixo do brasileiro….

  • Vin Diesel

    Ao fazer um site para um cliente ele fala que precisa das redes sociais. Voce faz tudo e passa la mes seguinte para ver e só teve um dia de publicações, por isso nao funciona. Se nego quer ganhar grana com essa tranqueira tem q por coisas o tempo todo. Mas preguiça da galera é brutal. E olha que o “face” o povo ate “sabe mexer”.. imagina vc dizer que o cara tem q escrever um texto relevante e colocar uma imagem legal no blog dele pelo menos uma vez por semana…. Por isso que concordo com os gringos que dizem que SEO é o poder. Voce no meio de um monte de cegos e tapados, fazendo algo se destaca nos motores de buscas.

  • Monstro Medieval

    Achei que a ideia era justamente fazer com que os administradores de páginas pagassem para que seu conteúdo fosse exibido. Esconder mesmo os que pagam fica realmente inviável.

  • Paulo Humberto Alves Vieira

    Senhores, o Face é empresa de negócios!

    Quem imaginou que Zuckinho só queria brincar de teclar com os amiguinhos na internet, se equivocou.

    Primeiro, ele deu a degustação grátis, e agora cobra o consumo.
    A diferença, é que ele se julgando dono do mundo, deixa-se levar pela ganância e quer cobrar a entrada no restaurante, antes de pedirmos o menu.

    De maneira simplista, os lojistas de um shopping, só vendem seus produtos porque… há movimento de pessoas nos corredores. Há estratégias para atrair a galera e persuadi-los lá dentro, a comprar.
    E o Zuckinho, quer cobrar entrada no shopping, achando-se o único esperto no mercado. Ninguém paga!

    Assim será o Face dele, sem povão nos corredores… sem lojistas nos boxes! É a lei do mercado.

    Cada vez que o Face atualiza, fica mais lento, pesado e travando mais. Isso já é um porre, imagina ficar uma mídia tipo páginas amarelas?

    Ainda bem que podemos meter o pau aqui Flip senão, seríamos banidos da comunidade facebookuiana.

  • Paulo Humberto Alves Vieira

    Senhores, o Face é empresa de negócios!

    Quem imaginou que Zuckinho só queria brincar de teclar com os amiguinhos na internet, se equivocou.

    Primeiro, ele deu a degustação grátis, e agora cobra o consumo.
    A diferença, é que ele se julgando dono do mundo, deixa-se levar pela ganância e quer cobrar a entrada no restaurante, antes de pedirmos o menu.

    De maneira simplista, os lojistas de um shopping, só vendem seus produtos porque… há movimento de pessoas nos corredores. Há estratégias para atrair a galera e persuadi-los lá dentro, a comprar.
    E o Zuckinho, quer cobrar entrada no shopping, achando-se o único esperto no mercado. Ninguém paga!

    Assim será o Face dele, sem povão nos corredores… sem lojistas nos boxes! É a lei do mercado.

    Cada vez que o Face atualiza, fica mais lento, pesado e travando mais. Isso já é um porre, imagina ficar uma mídia tipo páginas amarelas?

    Ainda bem que podemos meter o pau aqui Flip senão, seríamos banidos da comunidade facebookuiana.

  • Putz, já prevejo reclamações de clientes nossos de que o alcance orgânico caiu, o que está acontecendo, etc e tal, se e QUANDO isso chegar por aqui -_-

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis