Então… Temer comete o mesmo erro da Dilma e não liga pra criptografia

daniel__s_facepalm_by_xaikanokurayami

O Brasil não é pra amadores. Disso a gente já sabe, mas ele sempre dá um jeito de reforçar essa idéia. Nada funciona direito aqui, nem o crime é organizado. No Brasil tudo é possível, inclusive em uma trollagem sensacional a Câmara dos Deputados divulgar um documento com o conteúdo do celular do Geddel Vieira, e no pacote tornar público o email pessoal e números de celulares particulares do Presidente da República.

Isso mesmo. O Globo chegou a ligar e falar com o presidente. Obama penou 8 anos com um BlackBerry, mesmo Trump só conseguiu um celular com Twitter instalado e mais nada, as comunicações oficiais continuam sendo feitas pelo aparelho antigo.

Agora pra piorar, surge a notícia de que Temer não usa o telefone criptografado disponibilizado pra ele pela ABIN.

Isso mesmo. Existe uma rede de telefones seguros, com os quais o presidente e seus assessores mais estratégicos podem se comunicar sem medo de interceptação. Do MST, claro, a NSA grampeia fácil mas eles tem mais o que fazer.

Alguns ministros aceitaram o aparelho criptografado, outros declinaram da oferta. Isso mesmo, assim como Temer, eles preferem usar celulares de loja com chips comprados no jornaleiro, a lidar com um sistema mais complicado.

Agora imagine se essa gente lidasse com códigos nucleares.

O pior é que comprova mais uma vez que o Brasil patina na lama. Nada muda, nada avança. Alguns anos atrás nós publicamos quase exatamente a mesma matéria, mas quem não usava celular criptografado por pirraça era a Dilma.

Portanto, crianças, não tenham pena quando aparecerem notícias de políticos grampeados gravados interceptados. Eles estavam pedindo por isso. Bem-feito é pouco.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Wendel Schelhan

    Sabe dizer se o “telefone criptorafado” era um bom smartphone, como um iPhone ou Galaxy da vida, ou era aqueles dumbphones que ninguém teria coragem de utilizar?

  • Hemeterio

    Sofofobia, eu diria. Meio que um nevoeiro nacional. Nos somos uma gente que odeia ciencia, claro que os politicos seriam resistentes na hora de aprender e usar algo novo.

    • Pela idade do média do nosso congresso não duvido que achem que tecnologia na verdade é bruxaria.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Ano que vem é hora de mudar todo mundo.

        • Cocainum

          Porque pior do que tá não fi… Não, pera…

    • Marcelo Rodrigo Gadelha

      Como Helpdesk, infelizmente sou obrigado a concordar com você em vista de anos experienciando isso empiricamente…

  • Melhor do que usar criptografia para corrupção e gemidão do WhatsApp…

  • Atrollando Natuacara

    Na República da banania, não há nada a temer onde há só friboi na linha que faz papelão…

  • gfg2

    Um belo contraste com a matéria anterior kkkkkkkkk.

  • Alvaro Carneiro

    Cardoso,

    Já te disse isso antes, você é tão boa gente que as vezes não pega a malícia…

    – “outros declinaram da oferta. Isso mesmo, assim como Temer, eles preferem usar celulares de loja com chips comprados no jornaleiro”

    Os caras não são burros. Usar os telefones “seguros” seria dar mais veracidade a qualquer prova contra eles.

    Usam telefones comuns, com chip normal, porque sempre é bom ter alguma desculpa esfarrapada na hora que a merda estoura.

    Se amanhã aparece alguma gravação comprometedora, eles vem com todos os argumentos – e um deles será: “o áudio foi manipulado, usei um celular comum que pode ser grampeado, gravaram e alteraram o áudio, qualquer ráquer faz isso”

    Veja, eles não precisam de embasamento técnico – a jogada é ter sempre alguma desculpa bem escrota para se safarem.

    Repito: não há burros ali.

    • Monkey

      Mas a Dilma entrou bem numa interceptação dessas. E podem afirmar o que quiserem, mas os timbres das vozes dela e do Lula são claros até para os mais teimosos. Casos assim ficarão cada vez mais comuns.

      Não defendo a categoria, mas acho que esses políticos se arriscam muito e investem muito mal em segurança da informação. Apesar de absurdos como o que vimos no Senado nesta semana, o cerco está se fechando para esses caras…amém.

      • Lui Spin

        No caso da Dilma, o grampeado foi o Lula, que não era nem político com cargo mais na época da interceptação.

        A Dilma ligou para o Lula, e como o Lula tava grampeado, ouviram a conversa deles.

        • Cocainum

          O grampo em si não é questionado, mas a liberação dos áudios para a imprensa, admitida por Sérgio Moro, mesmo depois que uma das pessoas gravadas foi claramente identificada como a presidente, ou seja, totalmente fora da alçada dele.

          • Lui Spin

            Pessoalmente eu gostei da divulgação do grampo, não vou negar.

            Ver o Lula e a Dilma passando vergonha em rede nacional, articulando para obstruir a justiça ao mandar uma carta em branco para o Lula assinar e virar ministro se precisar, foi hilário.

            Assim como foi com o Temer e o Joesley.

          • Cocainum

            Pessoalmente, eu não faria luto se o Temer levasse um tiro na cara. O que não quer dizer que eu ache que isso deva acontecer. Ele deve sair através da lei.

            A questão é separar desejo pessoal do que é legal ou ilegal. A divulgação foi ilegal. Ponto.

          • Lui Spin

            Por isso que eu disse pessoalmente.

    • Deni Carson de Souza

      Concordo em parte contigo. Mas vejo outra “desculpa” também. Eles não acreditam que o aparelho seja realmente o que diz, devem pensar que o aparelho já vem grampeado da ABIN. A situação lá em cima de hiena caçando hiena, “acreditam” ser mais seguro em uma viagem qualquer em uma loja qualquer ao acaso comprar um aparelho comercial…

      • Tem isso também, um telefone seguro é um “telefone pré-grampeado pela ABIN”.
        Ou seja, toda a diretoria da ABIN vai ter que entrar nos esqueminhas ou pode vazar tudo que passar por lá.

        Agora grampear chip pré-pago que você pode usar uma vez e jogar fora é mais complicado.

        Não muda o fato de que eles são extremamente burros e usam linha particular oficial pra fazer os esquemas. E que bom que são burros assim.

        • Lui Spin

          Burros demais. No auge da “Lava Jato”, o cara manda o primo ir buscar mala com dinheiro.

          Ou então conversa por telefonia, onde não tem como dizer que a voz não é deles manja.

          Se eu fosse político, e fosse corrupto, não ia falar ao telefone esses esquemas. Minha voz eles não iriam ter. Talvez um texto, que eu falaria que foi hacker que invadiu e digitou.

      • DanielBastos

        Duvido muito.

        Ok, é Brasil e tudo mais, porém, é difícil aparelhos com essa proposta não terem criptografia ponta a ponta.

        O político pode até pensar isso(o fator cagaço conta muito), mas duvido muito que aconteça de fato.

        Fora que um vazamento vindo da ABIN é o suicídio pra todo o mundo lá. Se um político cair por causa deles, o próximo, não importa o partido, vai passar o rodo.

        • Exato. A ABIN, salvo maiores mudanças, é um local de trabalho para técnicos cascudos, tipo a SERPRO e setores técnicos da Receita. Essas agências não têm proteção política nenhuma, se vazarem algo, iam tomar bonito sem ninguém para pôr quentes.
          Bem o oposto das empresas e autarquias ‘políticas’, tipo INFRAERO, Petrobras e afins.

    • De todo jeito sabemos que no congresso oque diz se uma pessoa vai ser julgada ou não , não é a culpa, provas e testemunhas, mas sim o número de aliados que o político consegue comprar.

      • Cocainum

        Logo o pessoal esquece isso. Vão dizer que o julgamento “seguiu a constituição” e é isso o que importa. O fato dos “juízes” serem comprados não vem ao caso…

        • Felipe Braz

          O pior é que seguiu mesmo, a constituição que é uma bosta nesse sentido. =T

          • Cocainum

            Nenhuma lei vai garantir justiça se o juiz é corrupto.

          • Felipe Braz

            O juiz julga baseado nas leis, se a constituição tem leis ambíguas e/ou contraditórias torna isso mais fácil ainda. É pra minimizar isso que temos N instancias antes da decisão final, o problema é que político pula várias dessas etapas e no final são julgados por eles mesmos.

          • Cocainum

            Cara, lei nenhuma vai abranger 100% das situações. Quanto mais canalha, maior a “flexibilidade” de interpretação. Veja o caso das “pedaladas”. O entendimento do TCU era de que não correspondia a crime de responsabilidade, já que as contas dos presidentes anteriores foram aprovadas e todos “pedalaram”. Aí, ao julgar as contas da Dilma, mudaram o entendimento, de que constituíam sim, crime de responsabilidade. Só que estavam julgando pedaladas ANTERIORES a mudança de posição do TCU. No momento em que as tais pedaladas ocorreram, valia o entendimento anterior. Acontece que lei ou jurisprudência não pode retroagir em prejuízo do réu. Ou seja, podiam julgar NOVAS pedaladas como crime, mas não as antigas. Isso impediu alguma coisa? Não. Basta ter cara de pau suficiente.

          • Cocainum

            Eu fico imaginando o seguinte diálogo:

            – Presidente, vamos ter de autorizar os bancos públicos a pagarem os benefícios sociais, mesmo com o atraso do repasse do Tesouro Nacional.
            – Será que vai dar algum problema?
            – Não. Todos os presidentes fizeram algo assim em um ou outro momento. Sarney fez, Itamar fez, FHC fez, Lula fez… O TCU ainda não julgou as contas de Lula, mas nunca falaram nada sobre os outros.
            – Então vamos fazer. Não podemos deixar as pessoas que precisam sem receber os benefícios.

            Alguns meses depois… Bem, todos conhecem a história.

          • Lui Spin

            O impedimento é um julgamento mais político do que qualquer coisa.

            Se a economia está bem, e o presidente tem aprovação boa, o impedimento não anda.

          • Cocainum

            Será que você não esqueceu de mais algum fator que impede o impeachment? Tipo um retângulo de papel verde com números e imagens de pessoas mortas?

            PS: Está aí o nosso atual mandatário, que não me deixa mentir, com uma tremenda depressão econômica, aprovação pior do que do Jack, O Estripador e firme e forte no cargo, rumo a derrubar a segunda denúncia de corrupção.

          • Lui Spin

            A desaprovação dele é recorde. Mas a economia já dá sinais de melhoria. O desemprego ao invés de aumentar, está diminuindo, pouco mas diminuindo. E o país está crescendo ou invés de encolher. Pouco mas está crescendo.

            Se o cenário na época da Dilma fosse o atual, ela não cairia. Ou se ela tivesse mais apoio popular, também não cairia.

          • Cocainum

            Mas o cenário atual é muito pior do que estava quando começaram a fazer propaganda pelo impeachment. Quero lembrar que a primeira porta para o processo é a aceitação pelo presidente da câmara, que recusou vários pedidos e só aceitou depois que o PT decidiu não salvá-lo no processo de cassação. Sem contar as delações que apontam a compra de votos.

            Aguarde um pouco e você vai ver o “crescimento” nos próximos meses. A prévia do BC já indicou queda novamente. Sem contar que, qualquer “crescimento” que possa aparecer, estará ocorrendo em cima de uma base altamente deprimida, ou seja, cai 10% e depois “cresce” 0,1%, ainda quer dizer que está 9,9% abaixo do que era antes da crise.

            Não existe nenhum argumento racional que possa ser usado para comparar as duas situações. Os que votaram pela família, pelos bons costumes e pelo fim da corrupção agora salvam o Temer na maior cara dura. Pense no que aconteceria se Temer não liberasse bilhões em emendas ou até ameaçasse o combate à escravidão para agradar a bancada ruralista?

          • Lui Spin

            Sim, o Cunha só disparou o processo do impedimento porque a Dilma e o PT não apoiou ele no seu processo de cassação.

            Também concordo que o Temer distribuiu dinheiro, além de ser mais bem articulado politicamente, por isso está longe de cair.

            Discordo sobre a economia. Há dados, não só de crescimento, mas como melhora na produção industrial e geração de emprego, que já consideram essa queda na hora demonstrar a melhora nos índices.

          • Cocainum

            Daqui a uns meses nós conversamos novamente sobre a economia, hehehe…

          • Lui Spin

            Sim.

            Não sei se economia é sua formação, mas não é a minha.

            Dizem que os economistas passam 50% do tempo tentando “prever” o que vai acontecer, e os outros 50% explicando o porque a previsão não ter dado certo.

            De qualquer maneira, temos alguns indicadores positivos, e eu prefiro ser otimista.

          • Lui Spin

            São julgados por ministros do STF, indicados por eles e seus aliados (além de ser o presidente que indica, o senado é quem chancela a indicação de cada um ali), ou então pela própria casa, no caso o Senado ou a Câmara.

            Assim é complicado.

          • Felipe Braz

            Exato, a nossa constituição foi criada (ou ao menos modificada ao longo do tempo) para que quem está no poder seja “julgado” pelos próprios colegas ou pelos próprios indicados aos cargos. daí complica né…

          • Lui Spin

            Complica demais. Creio que só o presidente deveria ter o tal do foro privilegiado.

            O restante deveria ser julgado na justiça comum, com prisão e perca do mandado se confirmado na segunda instância.

        • The Question

          De uns meses pra cá, percebi que a constituição brasileira é condescendente com o crime. Tudo que já foi divulgado, e ngm é preso de fato ( os peixes grandes). Sempre escampam, pois não se pode rasgar a constituição!!

          • Lui Spin

            Eles mesmos fizeram a constituição. Um livro de constituição aliás.

    • AHSOliveira

      “olhem” para ruído, mas não “olhem” para o conteúdo.

    • Lui Spin

      Faz sentido.

      Imagino eles com uma maleta cheia e chips comprados, ainda fechados. De vez em quando eles jogam o que estão usando fora, e colocam um novo. Pegam um gerador de CPF na internet, e registram o pré pago neste CPF gerado.

  • Baby Commando

    (Trecho da conversa entre repórter e presidente)

    — O senhor usa essa conta ainda?
    — Conta?
    — É, uma conta particular no gmail.
    — Não, conta não. Eu tenho o gmail. Gmail, não, como é que se chama isso? E-mail.
    — Ele enviou para (…) @gmail.com?
    — É possível. É possível.
    — O senhor usa essa conta?
    — Eu não uso. Normalmente vem para minha secretária. Agora, acho que é
    isso mesmo. Meu e-mail é esse. Deve ser exatamente esse. VPR, do tempo
    da vice.

    Só calculem o medo dessa galera com a simples menção da palavra “conta”. Kkkkkkkk…
    Meo Deos.

    • Márcio Chaves

      Email, Gmail.. tudo mesma coisa..

      • Só tem um Fmail entre eles

    • Só reforça o quanto o cara é velho e analfabeto de tecnologia XD

    • _Usa o Gmail?
      _Uso, por quê?
      _Tem que manter isso, viu?

  • chadefita

    Eu acredito que, o simples fato de não usar o tal telefone criptografado, só reforçaria mais que eles estão fazendo “arte”. Logo, usam um telefone normal, falam que é mentira, mesmo com gravações e etc e tá tudo certo, afinal a novela está emocionante e o campeonato de futebol idem.

  • Se esse fosse o único erro do Temer eu estava feliz da vida, ver a notícia que ele praticamente está liberando a escravidão no Brasil consegue dar uma vergonha sem precedentes desse governo, daqui a pouco ele libera o tronco para uso nos funcionários.

    • Cocainum

      Ainda tem mais 1 ano e pouco de mandato. Ainda dá tempo.

      E não, não estou MESMO contando que a segunda denúncia será aceita pela Câmara dos Deputados.

      • Lui Spin

        Não será.

    • Deveria haver uma lei pra proibir que políticos acusados de corrupção pudessem propor novas leis.

      • Cocainum

        Nosso sistema é fundamentalmente errado. O sujeito passa em um concurso e vira juiz (ou melhor, Deus). Como o raio de um concurso público pode garantir caráter? O sujeito respondeu corretamente algumas questões e passou a ter o poder sobre a liberdade de 200 milhões de pessoas?

        E se ele faz alguma besteira, é julgado por outros juízes, que passaram no mesmo concurso, ou seja, que não tem absolutamente nenhuma garantia de que tem bom caráter e são imparciais.

        E se faz alguma besteira REALMENTE GRANDE, ele se aposenta.

        Pode rir. A piada é essa.

        • Lui Spin

          Com salário integral ainda. kk

      • O problema é ter politico honesto o suficiente pra criar e aprovar esse tipo de lei. Atualmente não passa nenhuma lei no congresso que não seja em beneficio propio, a bancada ruralista com a volta da escravidão, a bancada dos empresários aprovando perdão de dividas bilionárias com o INSS que já esta falido, e o povo mesmo não tem uma bancada que os represente. Aumento de salários e votações pra salvar os cargos dos amigos corruptos são aprovados em tempo recorde, enquanto uma reforma tributaria pra diminuir a burocracia fica 20 anos sendo empurrada com a barriga.

        • nayara

          Poderia partir daí: menos políticos. Pra que tantos deputados? Pra que 3 senadores por Estado?

          • Concordo plenamente, 1/3 dos políticos estava de bom tamanho. Mas a ideia deles é sempre aumentar, pra ter espaço pra colocar toda familia na boquinha, oque mais tem é politico que esta no governo com sua familia desde a época da monarquia.

          • Lui Spin

            Literalmente.

            Esses dias tava lendo um levantamento, e tem político lá que o pai, tio, avô, bisavô e anteriores já eram deputados ou senadores. Coisa de mais de 100 anos.

  • Eduardo da Silva

    Quanto menos a bandidagem estiver equipada, melhor.

  • William Alves da Silva

    Usar celular da ABIN e correr o risco de ser grampeado pela PF? acho difícil hein

  • Igor Alves

    “Tem que manter isso, viu?”

  • Eles estão, teoricamente, exercendo uma função pública. Então não deveriam se comunicar com tanto sigilo. A população deveria ter acesso irrestrito a tudo, tudo deveria ser público. E talvez assim houvesse menos maracutaias.

    • ricms

      Existem dois sigilos, o que se refere à segurança nacional e das maracutaias deles. Eles preferem abrir mão da primeira para ter mais na segunda, como foi citado acima.

    • Lui Spin

      Discordo.

      Segurança nacional, segredo industrial, estratégias comerciais, etc.

      Os EUA, UE, ONU, China, Rússia não tem que ficar sabendo quais vão ser nossos próximos passos no cenário político interno ou externo, nem o que já foi feito e não precisa ser revelado.

      • Concordo. Mas isso eles ficam sabendo, de qualquer forma. Meu receio é que um sistema impenetrável, num cenário de ilibada reputação (sarcasmo), me parece um tanto quanto tentador. E convenhamos, esconder nossos segredos industriais, comerciais e de segurança, seria por questão de vergonha e não estratégico.

  • Victor Viana

    Na lógica corrupta não faz sentido ficar na mão da ABIN, melhor usar telefones descartáveis mesmo.

  • Felipe Braz

    “o Brasil patina na lama. Nada muda, nada avança.”
    Pensei que a frase ia terminar com: Crime ocorre, nada acontece feijoada.

  • Usar o telefone com criptografia atrapalha a negociação de propina. Então é melhor usar um Iphone e ostentar, afinal adivinhe quem paga a conta…

  • Sr. Luiz

    Quando o Temer nasceu o telefone em si ainda era uma novidade e o usual era o uso do telégrafo.
    Às vezesna cabeça dele é tudo a mesma coisa: você fala aqui e a pessoa do outro lado ouve, então tanto faz…

  • Este artigo teve 0,25 Cardoso de extensão…

  • Vagner Da Silva

    isso me lembra 95% das pessoas que conheço que quando trocam de celular tem que fazer contas novas em redes sociais porque não guardam as senhas.

  • Lucas Timm

    Eu até ri quando a Gilma estava trollando a ABIN.
    Cantava a pedra da lava jato pro casal Santana usando uma conta fake no Gmail…

    – Ventos frios sopram da república de Curitiba
    – O seu amigo está muito doente…

    Pra não despertar a atenção no firewall, só salvava a mensagem na pasta rascunho…

  • Marcos Yokota
  • O Brasil não é pra amadores.

    Pelo contrário. Se tem alguém capaz de se dar bem aqui, são os amadores. Ladrões, corruptos, pirateiros (pleonasmo?), TODOS se dão muito bem no Brasil, já que os caras não precisam se esforçar em nada para se dar bem.
    Até as leis são feitas para auxiliar essa gentalha…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis