Carlos Cardoso 5 anos atrás
O Brasil não é pra amadores. Disso a gente já sabe, mas ele sempre dá um jeito de reforçar essa idéia. Nada funciona direito aqui, nem o crime é organizado. No Brasil tudo é possível, inclusive em uma trollagem sensacional a Câmara dos Deputados divulgar um documento com o conteúdo do celular do Geddel Vieira, e no pacote tornar público o email pessoal e números de celulares particulares do Presidente da República.
Isso mesmo. O Globo chegou a ligar e falar com o presidente. Obama penou 8 anos com um BlackBerry, mesmo Trump só conseguiu um celular com Twitter instalado e mais nada, as comunicações oficiais continuam sendo feitas pelo aparelho antigo.
Agora pra piorar, surge a notícia de que Temer não usa o telefone criptografado disponibilizado pra ele pela ABIN.
Isso mesmo. Existe uma rede de telefones seguros, com os quais o presidente e seus assessores mais estratégicos podem se comunicar sem medo de interceptação. Do MST, claro, a NSA grampeia fácil mas eles tem mais o que fazer.
Alguns ministros aceitaram o aparelho criptografado, outros declinaram da oferta. Isso mesmo, assim como Temer, eles preferem usar celulares de loja com chips comprados no jornaleiro, a lidar com um sistema mais complicado.
Agora imagine se essa gente lidasse com códigos nucleares.
O pior é que comprova mais uma vez que o Brasil patina na lama. Nada muda, nada avança. Alguns anos atrás nós publicamos quase exatamente a mesma matéria, mas quem não usava celular criptografado por pirraça era a Dilma.
Portanto, crianças, não tenham pena quando aparecerem notícias de políticos grampeados gravados interceptados. Eles estavam pedindo por isso. Bem-feito é pouco.