Como os erros cometidos com o Wii U estão ajudando o Switch

wii-u

Lançado há apenas alguns meses, o Switch ainda possui um longo caminho pela frente, mas mesmo neste início o aparelho já mostrou que a Nintendo está no caminho certo. Com o Wii U tendo vendido apenas pouco mais de 13 milhões de unidades, a empresa japonesa sabia que não poderia repetir alguns erros que havia cometido com ele e o gerente de marketing de produto da Nintendo of America falou sobre as mudanças que foram implementadas levando-se em consideração ao antigo aparelho.

Se você olhar para o hardware do Wii U, apenas para o menu — o tempo que leva para iniciar o sistema, entrar no jogo — era algo frustrante para muitos jogadores no início e na verdade se tornou um obstáculo,” afirmou Bill Trinen. “Com o Switch sendo algo que você pode levar consigo, tornou-se realmente importante que você pudesse jogar instantaneamente. Para mim, esse é um exemplo de uma lição direta vinda da era do Wii U, onde a Nintendo disse, ‘É algo do qual partiremos do zero e faremos melhorias drásticas.’

Tal opinião foi compartilhada por Doug Bowser, vice-presidente sênior de vendas e marketing da divisão norte-americana da BigN. Segundo ele, são apenas três cliques até que consigamos entrar num jogo, fazendo com que o menu do Switch possa ser considerado bastante acessível.

Ele também defendeu a maneira acertada como a Nintendo abordou os títulos feitos internamente, com o The Legend of Zelda: Breath of the Wild ajudando a vender consoles num primeiro momento e apresentando a franquia a um público novo. Depois foi a vez do Mario Kart 8 Deluxe, que também foi responsável por agradar muitos jogadores e ainda vieram o ARMS e o Splatoon 2.

Com jogos como estes lançados numa boa cadência, a Nintendo acredita ter corrigido outro problema que atingiu o Wii U, que foi o longo tempo entre um grande jogo e outro, e embora o Switch ainda sofra com a ausência de games de grande porte desenvolvidos por outras empresas, o iminente lançamento do Super Mario Odyssey faz com que os consumidores não tenham o que reclama em relação às criações da fabricante.

A minha dúvida é se a Nintendo conseguirá manter esse ritmo e como acho isso bem difícil, acredito que eles precisam convencer mais estúdios grandes a levarem seus títulos para o Switch. É bom ver que a Bethesda está apostando no videogame, mas só ela ainda considero pouco.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Rafael Silva

    “mais só ela ainda considero pouco” => “mas”..

    • Flávio Pedroza

      Tá serto asim mesmo, acredite. Eu entendi de portuges mais melhor que vc.

  • “Doug Bowser, vice-presidente sênior de vendas e marketing”

    Com esse sobrenome, não tinha empresa melhor pra trabalhar.

    • Alberto Prado

      Esse hack foi planejado pelo pai dele a muitos anos atrás…

  • KappaKeepo

    Primeira coisa que a nintendo deveria fazer era portar o máximo possível de jogos do wiiu (first party) pro switch, ja teria uma biblioteca matadora… eu acho que no momento ta muito difícil justificar a compra de um switch (aqui no brazel)

    • Bruno Renostro

      isso é uma grande cartada…ela disponibilizar jogos do wii u e do wii ( que ficam lindos no emulador dolphin), ela poderia lançar um jogo deles todo mes a preços bem bacanas…ter muito jogo disponivel

    • Já pensou se o Snap (porque é um nome melhor que Switch) viesse com suporte nativo aos games do 3DS e Wii U?

      • Gabriel

        Nossa, que “jênio”, com certeza daria certo fazer isso com um console que tem uma arquitetura totalmente diferente dos dois né?

        • Tipo o PS2 que suportava PS1? Tipo o DS que suportava o GBA?

          • Wallacy

            Tipo todos os consoles da Nintendo que suporta o anterior?

            PS2 e PS1 tem muito mais similaridades que o WiiU e Switch.

            Esquece a parte de games, não conheço nenhum software no mundo compilado pra x86/ppc em compiladores específicos (em game engine rola altos asm) que tivesse uma camada de compatibilidade satisfatória em ARM. Até o processo inverso é complicado, vide emuladores.

            De qualquer forma o Virtual Console deve chegar em algum momento… Conhece do a Nintendo daqui dois anos, mas vem..

        • 640k is enough

          Usando as ferramentas certas, o WiiU é o console com o maior leque de retrocompatibilidade de todos os tempos.

          Do NES ao Wii, contando com o GameCube, que possui suporte nativo, só está desabilitado.

  • Anayran Pinheiro

    Deixem GTA V chegar no console e verão o switch vendendo que nem água no calor do Rio.

    Isso ficando em apenas um título que até hoje é um baita blockbuster.

    • Quem queria jogar GTA V já está jogando ou até já jogou inteiro.

      Eu queria me empolgar com a Nintendo, mas não consigo. Eu acho que o Switch não terá uma vida longa. Será somente um pouco melhor que o Wii U. O apoio de terceiras é imprescindível, e ainda não está bom.

      • Maom

        Por hora tem Bethesda com skyrim, talvez um fall out.
        Rockstar com o mediano L.A. Noir e um provável gta V e pq não um read dead 2 com muita boa vontade.
        EA mandando Fifa.
        Doom, Wolfenstein, nba 2k18, final fantasy… Olha tá vindo bastante coisa pra um console tão diferente lançado a apenas 7 meses.

        • “Doom, Wolfenstein, nba 2k18”
          Todos da Bethesda.

          • Maom

            kkkkk nem sabia. Pra mim Bethesda se resumia a Fallout e Elder Scrolls.

          • A Bethesda é dona da id, mas ao contrário do que eu disse, não da 2K.

          • Gabriel

            Take Two virou a Bethesda agora? Dá pra perceber o quão profissional é esse redator de tantas asneiras que comenta kkkk.

          • Realmente, a Bethesda e a 2K apenas são parcerias, tendo publicado alguns jogos juntas. Me Confundi.

            Se puder dizer as outras asneiras que comentei, terei o prazer de assumir o erro.

        • To jogando DOOM no PC, esse último é sensacional, resgatou a jogabilidade de 1995. Todos que vieram depois eu não gostava.

          Enfim, no Switch vou me coçar. O esquema do tablet ou dos Joys com o videogame na TV gigante, trazem outra jogabilidade que vai valer muito a pena jogar todo DOOM novamente…

      • Smartfox

        O lado bom do Switch é que o hardware é fácil de fazer upgrade sem perder compatibilidade com software.

        Pode ter certeza que a Nintendo, assim como a Apple, já deve estar trabalhando em um SoC dela, e uma revisão do console para deixa-lo mais potente pode sair daqui a 3 anos e ainda por cima não perder a compatibilidade com o legado.

        Isso deve ajudar o console a continuar vendendo assim como o interesse das produtoras no desenvolvimento, seria algo semelhante ao que ela já fez com as linhas GB e DS, incluindo o 3DS. E por falar em portátil, eu não me espantaria se aparecesse um Nintendo Switch Mini, para ficar no lugar do 3DS e custando até 100 dólares mais barato.

        • Maom

          Também aposto num “tablet” revisado dentro de até 2 anos, mantendo a compatibilidade com o dock atual, com os controles e os cartuchos. A cada 2 anos se fizerem um upgrade apenas do tablet melhorando consideravelmente sua capacidade, autonomia e ate a qualidade da tela, eu hj teria muito mais interesse em fazer esse upgrade a cada 2 anos do que meu celular que hj em dia só troco quando o modelo atual apresenta falhas tendo em vista que um top dos últimos 4 anos roda tudo numa boa e faz fotos incríveis.
          A cada 2 anos gastar uns 200 dólares para uma severa atualização seria fantástico. Espero que eles sigam esse modelo de negócio.

          • Smartfox

            É o que eu espero também. A cada 2 anos, se você parar pra pensar, é possível dobrar a capacidade do console. Uma próxima versão do Switch já pode chegar no Xbox One.

            E outra, quando eles finalmente enterrarem o 3DS, todas as franquias exclusivas do portátil serão, muito provavelmente, migradas para o Switch. A base do 3DS vai começar a migrar para o console aos poucos, principalmente se tiver Pokémon.

          • Maom

            Pois é… A nintendo nem precisa descontinuar o 3ds… A biblioteca de jogos pra ele é gigante já que é compatível com jogos até do nintendo ds de 13 anos atrás. Então sempre vai haver interesse e vendas do mesmo. Ela não quer falar que o switch é a continuação do 3ds até pra não sacanear o pessoal que está desenvolvendo pro 3ds ainda, e também ela não quer tachar o switch de um portátil apenas. Mas ele é sim um portátil com um dock que faz espelhamento na tv.
            Com o crescimento do switch que vai vendendo muito bem, todo mundo que desenvolve pro 3ds vai migrar naturalmente pro switch inclusive os usuários. Por isso torço pra que ela mais do que tenha aprendido com os erros do wii U, tenha aprendido tb com os acertos do 3ds que foi o sucesso que é por manter essa enorme retrocompatibilidade com os modelos anteriores.

        • Fernando Silva

          Concordo, mas isso só vai funcionar se dessa vez eles arrumarem de vez o eShop. Não quero atualizar meu hardware e ter que comprar tudo de novo os jogos que foram baixados só porque o sistema da lojinha é xarope. E nem vou falar de como funcionam os saves…

      • Só podes afirmar essas coisas se tiver um e usar um tempo, mas acho que estás só tomando como base o apoio de terceiros, que na Nintendo não é um fato tão crítico assim como pra outros fabricantes..

        O Switch é impecável, o esquema dos joypads, o esquema da mobilidade, esse videogame é um tiro certeiro, independente de apoio de terceiras. Comprei pro meu guri e uso mais que ele, sem exagero, tomei conta.

        • Está cheio de entusiastas e early adopters elogiando o switch, como você por exemplo. Mas independente do hardware, sem uma boa lista de games sendo lançados nenhum console dura. Uma hora vocês terminarão o Zelda e o Mario. Não vejo tanta coisa nova e original pra sair assim.

          • Gabriel

            Nintendo está lançando 1 ou mais exclusivos de peso por mês, o Switch já possui mais de 100 jogos em menos de um ano e vem gente insinuar que só tem Zelda e Mario…

          • Por isso que usei o termo “original”. Se acha que estou errado, diga um nome de um game ORIGINAL de Switch que venda console que não seja Zelda e Mario.

          • Gabriel

            Prazer, Splatoon 2. Jogo mais vendido do Nintendo Switch no Japão que superou as vendas de Zelda e Mario Kart no seu dia de lançamento e é a nova franquia mais bem sucedida da Nintendo.

          • Acredito que no Japão Splatoon 2 venda bem. E não duvido que o Switch seja um console relativamente bem sucedido, mas a Nintendo precisa conquistar as third parties.

          • SignaPoenae

            Cara, estamos falando da nitendo … Ela não precisa das third pra vender consoles…

            Só não tenho um switch e não tive um WiiU porque vivo no Huesil, e não por causa dos jogos.

          • Não funcionou muito com o Gamecube e WiiU.

          • Sophos Nsm

            Funcionou com wii e n64

          • Splatoon 2 é um “original”, eu achei horrível, mas o jogo em si é muito bem feito e meu guri adorou, eu que não curti.

            O Doom não é exclusivo, tenho no PC, e com o esquema do joypad talvez fique muito legal no Switch, acho que vou acabar aderindo no Switch também, independente de orignal/exclusivo, essas coisas.

            Mas não entendo muito essa do pessoal mais ligado só a videogame, esse negócio dos EXCLUSIVOS, dos ORIGINAIS. Não me ligo nisso, nem contabilizo essa informação, pra mim não faz diferença se ZELDA é original ou se tem em todos os consoles do mercado, o negócio é que o jogo é muito bom. Se na Sony tem um FPS original exclusivo, grande coisa, tem outras 500 opções boas, não vou me importar de não ter aquele título específico… Realmente o povo mais roots de videogame se liga muito nisso. Eu sou de jogar no computador, desde o APPLE II, os jogos são muito melhores, e o teclado+mouse é o melhor controle e os videogames em console sempre ficam em segundo plano pra mim, a NINTENDO acho uma ótima opção pelo apelo maior na jogabilidade, pois o que tem na Sony e XBOX, o PC também tem jogo paulada e muito melhor, na minha opinião e gosto pessoal, sem me preocupar com exclusivos originais, no PC tem uma oferta gigantesca no STEAM, ORIGIN e afins.

          • Wallacy

            Você está bem por fora… já são 460 jogos anunciados, desses 56 são exclusivos, sendo apenas 13 da Nintendo.

            Só Xenoblade Chronicles 2 deve superar Zelda fácil fácil, só não o Mário.
            Travis Strikes Again: No More Heroes vem só ano que vem, mas é um exclusivo de peso. O Project Octopath Traveler da Square Enix só tem recebido elogios… Mario + Rabbids Kingdom Battle é um dos melhores jogos do ano, considerando todas as plataformas…

            Poderia ficar bastante tempo falando da biblioteca do Switch… porém a única coisa que sei é que 100% das pessoas que conheço que tem já tem mais jogos que é capaz de jogar! E o que vem por aí já é mais que o suficiente para muitos anos de diversão.

            Isso sem apelar pelo principal diferencial, que é a portabilidade. Certamente poder jogar Rocket League On The Go é um puta diferencial, não precisa nem apelar para os varios exclusivos.

          • Fernando Silva

            FIFA 18 por exemplo…

          • Sophos Nsm

            Arms metroid pokemon pikmin

          • Gabriel

            Faça seu controle de dano a vontade, quero só ver suas desculpinhas quando o primeiro Pokémon da série principal em um console de mesa for lançado para o Switch no final do ano que vem e fazer mais de 10 milhões de consoles serem vendidos instantâneamente.

          • Ai ai. Já fui nintendista. Conheço o sentimento. Quando ficar mais velho, vai ler essas coisas e rir comigo.

            Acredite.

          • Wallacy

            O que significa ser mais velho? Caso não saiba a média de idade dos donos do Switch é 30-35 anos.

          • Ser um nintendista que não aceita uma crítica é coisa de gente jovem. Quem compra um switch de fato são pessoas mais velhas.

          • Wallacy

            Existe uma certa lógica. Porém isso vale pra qualquer Brand.

      • tuneman

        eu ainda não.
        ainda acho o valor alto para investir num jogo de PS3 que já é tão velho.

      • Felipe Braz

        “Quem queria jogar GTA V já está jogando ou até já jogou inteiro.”
        Explica ele estar nos tops de vendas praticamente todo o mês ainda nos dias de hoje.

        • São aqueles que ainda não tem, e querem jogar online com o grupo que ainda está jogando?

          Será que isso seria válido no Switch?

          Vamos pegar um exemplo do Wii U. O Batman Arkham City dele era melhor e tinha mais firulas que as outras versões. Vendeu muito? Pelo que vi, não. Mas obviamente posso quebrar a a cara. É que não consigo me empolgar mais com a indústria.

          Quando todo mundo achava que o Kinect seria a melhor coisa do mundo, eu falava no meu falecido blog que era passageiro. No fim ninguém usa mais.

      • Sophos Nsm

        Oxe parece 1ue o switch vai vender esse ano mais que o wiiu em sua vida.

      • Ismael Pizzi

        O sanduíche vai ultrapassar o wiiu em 1 ano de vida e gta vende bem até hoje aproposito ele está vendendo bem inclusive Third-party.

    • Maom

      O Switch precisa é de unidades pra vender mais. Chega na loja e acaba pouco tempo depois. Parece que só na europa os estoques conseguem sobreviver algum tempo na prateleira em alguns países.
      Se sair gta V então…

      • Essa escassez artificial é proposital.

        • Gabriel

          “Escassez artificial”. Legal é nego não saber nem como funciona o processo de produção e envio para as lojas e vem comentar asneiras. Acha que a Nintendo adorou o prejuízo que tiveram quando enviaram unidades do Switch por aviões para chegarem mais rápido nas lojas para atender a demanda né?

          • Vendo o histórico recente dela, parece que adora prejuízos. Ela faz de tudo para seus projetos darem errado.

          • Ismael Pizzi

            Cara vc repete as mesmas bobagens de muitos a Sony com o ps4 tinha dificuldades de repor e não dependia de tercerizaçao e ainda assim ela tá vendendo mais nos EUA e Japão dq o ps4.

        • Maom

          Não acredito que seja. O sucesso foi muito maior do que o mais otimista deles projetava. É o video game de maior sucesso no ano de estreia de toda a história deles. Essa escassez acaba cansando um provável consumidor que pode por ansiedade acabar comprando outra coisa como um tablet, um console de mesa ou outra quinquilharia de geeks. Se a Nintendo pudesse inundaria o mercado agora pra aproveitar a febre e vender 20 milhões de unidades de uma só vez aproveitando o sucesso de zelda e do mario. 20 milhões de unidades vendidas atrai mais gente pra desenvolver jogos pra eles, que atrai mais consumidores pra plataforma que vende mais e vira um ciclo vicioso.
          O marketing da escassez faz mais sentido para os produtos que são mais voltados à colecionador do que para o uso em si como o Nes classic. A maioria dos que compraram foi mais justamente por sentir o poder de ter um item colecionável “exclusivo” e raro. Afinal o que não falta é emulador por aí e virtual machines pra jogar esses jogos antigos.

        • Sophos Nsm

          Cara não por favor não. Projetaram um sucesso relativo e veio sucesso absoluto. O switch vai vender esse ano mais que o wiiu em sua vida como iam projetar isso?

  • Pedron

    mais ≠ mas

  • Pedron
    • Sander Manzoli

      kkk

  • Smartfox

    É capaz do Switch receber mais apoio e jogos, com o Xbox praticamente fora da jogada, nenhuma desenvolvedora vai viver só de PS4. A não ser que o Xbox On X de uma alavancada nas coisas… Mas eu duvido.

    Pode até ser que eu esteja errado, até mesmo porque, diz a lenda, que Microsoft ganha bem com a venda de jogos e serviços no Xbox, mais até do que a Sony.

    Mas enfim, espero que o Switch vá com tudo, e que dessa vez não seja como o Wii, que venham mais variedade de jogos e não só exclusivos da Nintendo e coisas direcionadas ao mercado japonês.

    • Deivid

      É sério que você acha que o Switch pode fazer mais sucesso que o Xbox e PS4?

      • KzuMon

        Eita… Ele falou isso? kkkk… Acho que preciso trocar meus óculos…

        • Deivid

          Sim, dizer que o Xbox está praticamente fora da jogada é no mínimo um grande exagero.

      • Smartfox

        Eu não disse que faria “mais sucesso” em momento algum.

      • Gabriel

        É sério que você acha que o Switch que está sendo um sucesso enorme vai fazer menos sucesso que esse fracasso do Xbox One? Quero só ver daqui alguns anos quando o Switch superar as 100 milhões de unidades vendidas.

        • Lord Galahad

          Fracasso? o_0

      • Willy Reis

        Calma ai deivão, sucesso já é, bom mesmo é qndo vc ver a copia deste modelo de negocio com o PSSwitch e o xboxswitch, vai ter muito print dos dias de hj kkkkkkk

      • Ismael Pizzi

        Mais sucesso dq o ps4 não sei dizer mas vender jogos ele Chega a vender mais jogos e não somente em proporção mas com relação ao xbox? Com certeza!

    • Por que o Xbox One estaria fora da jogada? Quase todos os jogos multiplataforma saem para ele.

      • Smartfox

        Em número de bases instaladas, eu quis dizer. Imagino que, talvez, se o Switch ultrapassar o Xbox em números de consoles, ele chame mais atenção das produtoras e comece a receber mais jogos multi, como Doom.

        Eu sei que parece loucura, mas pode ser que aconteça se os jogos thirdies se saírem bem.

        • Lord Galahad

          Acho difícil que os jogos third parties mantenham o mesmo nível de qualidade no Switch, devido às limitações técnicas do hardware. Contudo, se a Bethesda fizer algum dinheiro na plataforma, acho que outras empresas vão se animar a desenvolver para o console também. O tempo (= o lucro) dirá.

          • Smartfox

            Exatamente. Tudo vai depender do retorno desses jogos. 😎

  • Jay Silva

    SE a Nintendo tivesse colocado uma retro-compatibilidade com o Wii-U através de um leitor USB opcional na base, a coisa seria muito mais interessante.
    O único porém da Nintendo é realmente o hardware que é mais fraco que os consoles atuais, além de ter apenas 4GB de RAM.
    Vimos que com um pouco de boa vontade, dá pra trazer bons multi, como DOOM por exemplo.
    Overwatch é outro que poderia dar as caras no Switch.
    Vamos ver o que o futuro reserva, mas acho que até o final do ano, Switch vai ter base instalada maior que a do Xbox One.

    • Acho que vai dar laço na concorrência, ganha em jogabilidade pra todo o povo. Mesmo sem potência em cima de potência (bá ja falo este discurso desde o Wii….).

      O Zelda é lindo na tela gigante da TV, não deve nada pra jogos porradas na super potência dos poderosos consoles do mercado, mesmo com hardware mais simples, faz gráficos fantásticos e jogabilidade ao extremo, não dá pra parar de jogar esse Zelda. Enquanto to encalhado com Falltout e The Witcher no PC a uns dois anos… enche o saco.

    • SignaPoenae

      O hardware está bom pra um portátil. A desvantagem é o armazenamento interno.

  • Gabriel

    Eita controle de dano em? Pode achar o que você quiser amiguinho, mas agora que todos os estúdios da Nintendo(portátil e de mesa) não vão ter que se limitar a produzir jogos para duas plataformas e somente uma, o ritmo de lançamentos de exclusivos vai aumentar muito. Sem contar que você pode fazer o controle de dano que quiser, mas uma base instalada enorme atraem thirds naturalmente.

  • 640k is enough

    Francamente, a Nintendo poderia ainda espremer o WiiU por muito tempo, mas o mercado fez uma pressão tão grande, que a obrigou a fazer um tempo de vida tão curto do WiiU.

    O resultado está aí, novo console, mesmo problema: falta das thirdies.

    Minha única reclamação mesmo do WiiU, era o tempo de espera para entrar no menu. Até jogar online com ele pra mim é ótimo, jogar Mario kart 8 online é fácil como plug and play.

    • pesset

      Ainda joga Mario kart no wii u? Tenho jogado pouco lá, mas um contra é sempre bemvindo

      • 640k is enough

        E como jogo, minha esposa é viciada, joga melhor que eu.

  • Rodrigo Bonvechio

    Quando comprei meu Wii U uns meses após o lancamento, o maior problema foi jogos, tinha muitos mas poucos bons, maioria Port de 360. Os exclusivos demoraram muito pra sair. Agora o switch lança as principais franquias em menos de 6 meses, faltando donkey Kong. Espero que não fiquemos mais um ano esperando outro bom jogo, pq mais remake é tenso.

  • f4v3r0

    Olha, nesse fds eu tive que escolher entre ps4 e switch pra levar no jantar com os amigos. Acabei indo pelo switch pelo tamanho do mesmo, o ps4 pro é um tijolo. Foi diversão garantida e o povo que não conhecia ficou de boca aberta com o portátil que encaixa no dock. Todos estranharam os controles pequenos mas meia hora depois ninguém se importava. O hype do switch e eu vejo como mais sustentável que a novidade do Wii. Acho que dessa vez vai!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis