Documentário Fake News: em busca da verdade por trás das mentiras

fakenews

Estive ontem na sede da GloboNews para assistir em primeira mão o documentário Fake News – Baseado em Fatos Reais, sobre a influência de notícias falsas no resultado das eleições americanas e no Brexit. O filme passa por Estados Unidos, Inglaterra e Rússia até chegar até Veles, Macedônia, pequena cidade indústrial que é considerada capital mundial na produção de notícias falsas.

A conversa com um dos “Veles boys”, que é o ponto alto do documentário. Na cidade, os empregos são escassos, mas as oportunidades online são grandes. Não existe uma motivação política aparente para a criação de notícias falsas, apenas o interesse em gerar mais cliques e consequentemente, acumular mais dólares no Google Adsense. De olho no filão, dezenas de milhares de sites foram criados para fazer apologia do presidente eleito dos Estados Unidos, e certamente tiveram seu papel em sua reeleição.

Apesar do resultado de uma eleição tão importante ter sido influenciado pelas fake news que ele ajudou a produzir, o entrevistado diz que não se importa, pois o objetivo era somente juntar dinheiro para estudar fora da Macedônia. O viés político também não lhe interessa, e ele conta que eram criadas notícias falsas sobre todos os candidatos, mas o retorno definiu qual foi o maior apoiado, foi tudo uma questão de oferta e demanda. O rapaz chega a comentar no filme que os eleitores de Bernie Sanders seriam mais esclarecidos e acreditariam menos em fake news.

O documentário é interessante e prende a atenção do espectador, ao tentar explicar os motivos e razões para a proliferação de tantas notícias falsas que dominam a Internet. Como destaques, além do papo com o rapaz da Macedônia, uma visita a FullFact, ONG que faz verificação de notícias na Inglaterra, uma visita ao canal russo em inglês RT (sim, nós somos fãs) e as entrevistas com alguns dos maiores afetados pelas fake news, os cidadãos comuns americanos, além de reações de jornalistas da GloboNews ao fenômeno nos Estados Unidos.

Fake News é apresentado pela equipe do programa Que Mundo É Esse?, André Fran, Felipe UFO e Rodrigo Cebrian, sendo que o primeiro também assina a direção. O doc estreia amanhã (30/09) às 20 h 30 min na GloboNews (e no dia seguinte no Globosat Play).

Relacionados: , ,

Autor: Nick Ellis

Nick Ellis é autor do Meio Bit, Digital Drops e Blog de Brinquedo.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples