Meio Bit » Cultura » Documentário Fake News: em busca da verdade por trás das mentiras

Documentário Fake News: em busca da verdade por trás das mentiras

As infames fake news foram fatores fundamentais no sucesso das campanhas vitoriosas do Brexit no Reino Unido e de Donald Trump nos Estados Unidos. O documentário Fake News – Baseado em Fatos Reais é uma tentativa de entender os segredos desta verdadeira indústria de notícias falsas.

6 anos e meio atrás

fakenews

Estive ontem na sede da GloboNews para assistir em primeira mão o documentário Fake News – Baseado em Fatos Reais, sobre a influência de notícias falsas no resultado das eleições americanas e no Brexit. O filme passa por Estados Unidos, Inglaterra e Rússia até chegar até Veles, Macedônia, pequena cidade indústrial que é considerada capital mundial na produção de notícias falsas.

A conversa com um dos “Veles boys”, que é o ponto alto do documentário. Na cidade, os empregos são escassos, mas as oportunidades online são grandes. Não existe uma motivação política aparente para a criação de notícias falsas, apenas o interesse em gerar mais cliques e consequentemente, acumular mais dólares no Google Adsense. De olho no filão, dezenas de milhares de sites foram criados para fazer apologia do presidente eleito dos Estados Unidos, e certamente tiveram seu papel em sua reeleição.

Apesar do resultado de uma eleição tão importante ter sido influenciado pelas fake news que ele ajudou a produzir, o entrevistado diz que não se importa, pois o objetivo era somente juntar dinheiro para estudar fora da Macedônia. O viés político também não lhe interessa, e ele conta que eram criadas notícias falsas sobre todos os candidatos, mas o retorno definiu qual foi o maior apoiado, foi tudo uma questão de oferta e demanda. O rapaz chega a comentar no filme que os eleitores de Bernie Sanders seriam mais esclarecidos e acreditariam menos em fake news.

O documentário é interessante e prende a atenção do espectador, ao tentar explicar os motivos e razões para a proliferação de tantas notícias falsas que dominam a Internet. Como destaques, além do papo com o rapaz da Macedônia, uma visita a FullFact, ONG que faz verificação de notícias na Inglaterra, uma visita ao canal russo em inglês RT (sim, nós somos fãs) e as entrevistas com alguns dos maiores afetados pelas fake news, os cidadãos comuns americanos, além de reações de jornalistas da GloboNews ao fenômeno nos Estados Unidos.

Fake News é apresentado pela equipe do programa Que Mundo É Esse?, André Fran, Felipe UFO e Rodrigo Cebrian, sendo que o primeiro também assina a direção. O doc estreia amanhã (30/09) às 20 h 30 min na GloboNews (e no dia seguinte no Globosat Play).

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários