FCC pede que a Apple ative o rádio FM nos iPhones; Apple se recusa e dá seus motivos

queen

Eis uma verdade que pouca gente se lembra: a grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado são também rádios FM, e algumas companhias até estão usando-o para vender mais. Há uma percepção de que rádio é passado, uma tecnologia inútil e defasada mas sendo sincero, ninguém vai acompanhar o fim do mundo pela internet. No entanto, todos estarão com os ouvidos colados em receptores AM. Com sorte, rádios FM.

Ter um rádio à mão pode ser a diferença entre a vida e a morte, principalmente em cenários de desastre como a série de furacões que assolaram os Estados Unidos nas últimas semanas. Quem tem um Android, um Windows Phone ou qualquer outro tipo de celular (até o Nokia 3310 tem) possui os meios de se manter informado numa situação sem conexão de dados ou sinal de celular (quando as operadoras e fabricantes se prontificam a desbloquear o receptor), só que isso não se aplica à Apple. A maçã nunca fez questão de ativar o chip FM implementado pelos fornecedores de componentes e para piorar, ele foi completamente removido a partir do iPhone 7/7 Plus. Antenas? Nope.

Só que tal postura não agradou Ajit Pai, diretor da FCC (Federal Communications Commission) e pivô de controvérsias recentes. Em fevereiro, de forma até que bem correta ele defendeu que todas as fabricantes de smartphones deveriam liberar os receptores FM, de modo a permitir que o usuário possa ouvir rádio não para curtir música, e sim por questões de segurança. Considerando que os Estados Unidos são destino fácil de furacões, tempestades e outros desastres naturais, é algo até prudente de se fazer.

iphone

Agora ele voltou a fazê-lo e mirando exclusivamente na Apple. Em uma declaração direcionada a Tim Cook, Pai disse que “quando redes de conexão caem por causa de desastres naturais, smartphones com receptores FM ativos permitem que cidadãos americanos tenham acesso vital informações que podem salvar vidas”. E acrescentou, apontando o dedo para a maçã:

A Apple é uma das grandes fabricantes que têm se recusado a fazê-lo (ativar o chip FM). No entanto eu espero que a companhia reconsidere sua posição, dada a devastação causada pelos furacões Harvey, Irma e Maria. É por isso que peço à Apple para ativar os chips FM presentes em seus iPhones. É hora da Apple colocar a segurança do povo americano em primeiro lugar”.

Bem, a Apple respondeu à declaração de Pai de forma esperada: se recusando a ativar os chips. Um porta-voz da companhia lembrou que “a Apple se importa com a segurança de seus usuários”, mas lembrou que como já dito no texto os iPhones 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X sequer possuem os receptores integrados. Ao mesmo tempo a empresa informa que também não irá ativar os componentes presentes nos iPhones 6s e 6s Plus, que ainda são vendidos pela empresa tanto pela ausência de antenas nos aparelhos que possibilitem seu uso, quanto pelo fato de que “o iPhone possui outros recursos de segurança”. Ela só não menciona que todos esses outros recursos dependem de conexão de dados.

De certa forma Cupertino ignora o fato de que FM é uma tecnologia extremamente simples, que não lhe prejudicaria em nada. Afinal, dado o perfil de seus usuários poucos abririam mão de Apple Music, iTunes e etc. para ouvir música via rádio; já acesso a informações importantes é outra história. Por outro lado, se o hardware dos modelos que ainda rodam o iOS 11 (do iPhone 5s em diante) inviabiliza o uso do aparelho como um rádio, ativar o receptor não faria diferença alguma.

O mais provável é que nada aconteça agora, mas que Ajit Pai pressione a Apple através da FCC para que ela implemente FM funcional em seus próximos iPhones, algo que bem sabemos a maçã abomina e resistirá a fazê-lo até o fim. No entanto, convenhamos que é melhor ter um rádio sempre à disposição principalmente em situações de emergência, e que a recusa tanto dela quanto de outras fabricantes de liberar a função se dá por pura mesquinharia. Função essa que pode salvar vidas.

Fontes: CNet e The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Davos, o lord cebolito!

    Gogoni, na fonte consta como FCC = Federal Communications Commission, e no seu texto consta ‘Trade’. Sucesso!

  • SacoCheio

    A Apple “criou dificuldade pra vender facilidade”. Enquanto os outros celulares tinham rádio FM, ela tirou pra vender música via itunes. Nesses tempos de streaming, isso ficou obsoleto.
    Faz todo o sentido a declaração do sr. FCC, e não só a apple como todos os outros poderiam colocar um meio termo, deixar o rádio habilitado nem que seja só para transmissões de emergência.

    • OverlordBR

      Enquanto os outros celulares tinham rádio FM, ela tirou pra vender música via itunes.

      Comparar uma rádio FM, com sua programação feita só com jabá e qualidade tosca com um serviço de streaming de música (qualquer que seja ele) é a mesma coisa que comparar a programação da TV aberta brasileira com o Netflix.

      E até parece que quem ouve FM vai comprar música no iTunes mesmo. kkkkkkkkkkkkkk
      Vai é baixar uma caralhada de MP3 da Internet e meter no iPhone.

      • Ivan

        Pensei a mesma coisa, não sei como são as radios na gringa mas nunca deixaria de escutar as musicas que quero pra escutar sertanejo e propaganda na radio.

        • Diego Berlezi Ramos

          Pelo que sei, a quantidade de rádios por lá não tem fim. Sempre tem alguém transmitindo em qualquer buraco na frequência. Não sei se isto mudou agora, mas há alguns anos atrás era isso. Diferente daqui que, normalmente, temos em torno de meia dúzia de rádios por região.

          • Haadok

            Nos não temos rádios.
            Temos igrejas nos FMs.

      • SacoCheio

        Conheço várias pessoas com iphone que desistiram de passar suas cds e mp3 pro itunes, ele bagunçava tudo. Já comprar música era uma beleza, tudo certinho. Ou seja, compraram um monte de música que colocou eles na gaiolinha de ouro da maçã.
        Comprar música com DRM é burrice, desculpa aí quem comprou.

        • Banzeh

          Apple não vende música com DRM desde jan/2009.

          • Claudio Roberto Cussuol

            Dúvida sincera:
            Se eu comprar um álbum no iTunes com meu iPhone, e depois quiser comprar um Android, eu posso baixar o MP3 (ou equivalente) e botar pra tocar?

            Se não puder, não faz a minima diferença ter DRM ou não.

            Eu compro música no Google Play, e posso perfeitamente baixar e ouvir no meu PC com o bom e velho Winamp.

          • Djjad

            Se comprar via iTunes, você pode sincronizar com seu iPhone, e baixá-las via iTunes no PC ou Mac.

            Eu sou Dj e já comprei músicas via iTunes para discotecar.

            Sobre a confusão feita pelo iTunes, eu não entendi. Ele armazena todas as suas músicas assim que as toca, ou acha na pasta “músicas”… Você pode montar playlists ou usar a busca para encontrar algo, ou deixar o “Genius” agir.

            O usuário que quiser algo especificadamente organizado, faz playlists. O que preferir, também pode buscar por artista, ou album, e etc.

          • Alexandre Fabian

            Pode! Só arrastar e soltar de dentro do iTunes.

        • Thales Mascarenhas

          iTunes é a pior coisa que já usei na vida
          Tenho um iPod Touch e gosto muito do aparelho em si, mas esse inferno desse iTunes, puta merda

      • Thales Mascarenhas

        Você está equivocado. Para ouvir futebol, ou mesmo as notícias, a praticidade do rádio ainda supera em muito os serviços de streaming (sem contar a velocidade, se se voce ouvir futebol via streaming o gol vai sair quase um minuto depois rs)

        Existe espaço para os dois.
        Meu celular tem FM, tem serviços de streaming e tem até uma coleção de músicas em MP3 e utilizo todos com frequência, dependendo da situação.

        O mundo é mais amplo do que a sua vidinha.

        • Fabiano Novaes Ferreira

          sem contar que o sinal do rádio tá batendo na sua orelha … é só colocar um fone pra servir de antena e ouvir sem gastar nada, nem sua franquia de internet pra isso.

      • SacoCheio

        Existem rádios para todos os gostos. No entanto, umas “boas” (questão de gosto pessoal) morrem por falta de audiência. Sabia que tem até rádio de música clássica? As rádios de rock praticamente morreram todas. Sem ouvintes, sem rádio.

      • Fabiano Novaes Ferreira

        quer dizer que rádio só tem música e por acaso jabá das mesmas?

        interessante.

      • Heisenbeck

        Qualidade tosca para o seu gosto, não para a maioria das pessoas que consomem este produto (basta ver os estilos musicais que estão mais em evidência).

        Ao invés de emitir opinião baseada em fatos vocês querem transformar o próprio umbigo em centro do mundo.

    • Isaias Freitas

      Vdd, eles tiram uma coisa, inventa outra, ai vende algo relacionado, tipo um cabo, um adaptador, algo exclusivo dele…. putz… Eu nao compro nada dessa empresa.

  • Ativa o chip cacete!

    • Julio da Gaita ✔

      Ativa o cacete chip!

      • SignaPoenae

        PEDROOOOO!!!!!!!

  • Christiano Nascimento Amorim

    FCC = Federal Communications Commission
    FTC = Federal Trade Commission

    Corrige aí

  • Ivan

    Quer um celular com radio? Compre um com radio…..

    • O problema é que as pessoas pensam que a Internet é ubiqua, e ela não é. Ela não está em todos os lugares. Li recentemente, por exemplo, que estavam recrutando operadores de radioamador (PY) para ir até Porto Rico, que foi basicamente destroçado pelo Irma e Maria. Rádios em geral, tanto o FM quanto os radioamadores são extremamente importantes em situações de crise. Embutir um chip FM em um celular não é nada caro (alguns chips Bluetooth podem operar como chip FM) e o aumento de custo é marginal, na casa de centavos de dólares/unidade.

      • Ivan

        Eu entendo isso e não vejo pq a apple fica fazendo drama com isso, mas acho a ideia de forçar a fazerem isso errado.

        • Felipe Silva

          Imagino que também ache errado a exigência de freios ABS nos carros que implementaram no Brasil a alguns anos, sem considerar o numero de vidas que isso pode salvar, e nem to falando da vida do motorista, que poderia escolher antigamente comprar um carro com ABS ou não, to falando do pedestre que pode ser salvo por o motorista ser obrigado a contar com um sistema de frenagem mais eficiente.

          • Rafael Gil

            Num primeiro momento parece bacana a obrigação do ABS, mas vamos supor que daqui 10 anos surja uma nova tecnologia muito melhor e mais eficiente que o ABS. A probabilidade de não vender nenhum carro com isso no Brasil é enorme, já que pra vender aqui tem que ter ABS, mesmo que exista coisa melhor.
            Aí é só mudar a lei né? Espere mais uns 10 anos…

          • Ivan

            E vc pudesse importar um carro com abs por um preço menor seria otimo, mas governo praticamente proibe ao colocar varias dificuldades.

          • Maximus_Gambiarra

            Essa comparação de ABS em carros e FM em celulares está forçada: os freios são necessários para a segurança durante o uso do veículo, o FM não é. Pra comparar corretamente tem que encontrar algum dispositivo nos veículos que seja obrigatório com a justificativa de utilização durante desastres naturais​. Não há nada assim.

          • Felipe Silva

            ABS é usado somente em situações extremas, no dia a dia, ele fica lá na dele sem ser usado, dirijo a mais de 1 ano, nunca fiz uma frenagem brusca de travar a roda, ou seja, nunca teria utilizado o ABS caso meu carro tivesse.
            O problema é que o dia que eu sentir falta dele, provavelmente será o dia que eu me envolver em um acidente grave, não muito diferente do radio FM em celulares em casos de desastres.

          • Maximus_Gambiarra

            Não leve a mal, pois não desprezo sua opinião e tento me precaver contra eventos não corriqueiros também. Tenho um rádio a manivela em casa e um quebrador de vidros​ no carro. A questão é: até que ponto é possível que alguém obrigue outras pessoas (e eu) a pagarem por uma precaução que elas não querem ou que já têm?

        • Rafael Gil

          Concordo totalmente. Rádio FM custa tão barato, não precisa obrigar a Apple a vender iRadios, rsrs.

      • O maU elementaU

        Radioamador nao e py. So alguns estados tem o prefixo py. No es por exemplo e pp.

      • Ivan

        vc está sem energia eletrica e vc acha que vai ficar escutando noticia por um celular?

        • Cãopetente em obras

          Existem celulares que garantem 7 dias de bateria em standy by.

          Se você tiver FM no celular pode usá-lo sem ser necessário outro recurso como deixar a tela ligada, GPS e rede móvel, já que estes são os maiores gastadores de energia.

        • Vin Diesel

          se está em área de risco o ideal é portar consigo um rádio que recarrega a bateria com dinamo. existe é barato e vende até no Camelodromo Online. Aquele onde tem livre mercado….

  • Não fico sem FM no celular, nunca. E o meu atual Motorola Moto G5 Plus que transmite FM pelo auto-falante sem precisar nem de antena (ie: fone de ouvido) é sensacional.

    Aliás o curto período que fiquei com o iPhone 7 antes de pegar o G5 foi o que mais senti falta, de longe.

    Acho que é uma tecnologia tão simples e barata que realmente não tem porque deixarem de fora do celular. É meio difícil entender porque insistam pra eu usar “rádio web” sendo que FM é tão mais simples e economiza dados e bateria.

    • Sim…

      E a questão é: em uma zona de devastação (como está atualmente Porto Rico e México), Internet é escassa. Serviços de rádio são a forma mais eficiente de comunicação em tal situação, mais que a Internet.

      • felipelsp

        no Brasil mesmo! Quando teve aquele APAGÃO na metade do país, o único meio de comunicação que funcionou foram as transmissões de rádios!!! Por ele que o pessoal souberam o q tava acontecendo pelas cidades afetadas!

        • Microamp

          Foi o que aconteceu comigo: Olhava da varanda do meu prédio e conseguia ver que toda a região estava sem luz e a falta de poluição luminosa no céu (moro em SP capital) indicava pra mim que algo grande tinha acontecido.

          Eu tinha um iPhone na época e nem com reza consegui abrir a internet. Peguei um Samsung velho de guerra que estava esquecido na gaveta e em 10 min fiquei sabendo tudo que tinha acontecido.

          O segredo do rádio está na simplicidade e alcance aliado com a boa qualidade sonora. Eu acho que é o tipo de tecnologia que ainda vai levar muito tempo para morrer.

    • Haadok

      O radio FM no celular é uma tecnologia que já está dentro dele e disponível. Não habilita-lo é pura mesquinharia. A desculpa por causa da antena não se aplica, já que o próprio fio do fone é utilizado como antena. Nos Motos G, funcionam até sem fone.

      O mesmo se aplica ao uso do LED de flash ser utilizado como lanterna. Este recurso já me ajudou dezenas de vezes.

      Todos os recursos, sensores e componentes do aparelho se puderem ser utilizados de outra maneira diferente do que foi projetada (desde que não provoque risco ao aparelho ou ao usuário) sempre será bem-vindo. Que discordar disto é porque não quer mesmo que tenha nenhuma INOVAÇÃO.

  • E olhe que que nos estados unidos eles levam a sério o alerta amber que usa todos os meios para divulgar raptos.

  • O sr. FCC pode resolver isso de uma forma mais contundente, basta ele mudar as normas da FCC no que tange a homologação de aparelhos nos EUA. Se não tiver receptor FM funcional, não recebe o selo e fica inviabilizado sua comercialização.

    • Bruno Costa

      Concordo totalmente.

    • Rafael Gil

      parece legal, mas o que vem depois?
      Já pensou se a FCC obrigasse todos celulares ter teclado físico por causa de pessoas com deficiência visual?
      Se isso existisse, não haveria inovação no setor e não teríamos outras formas de acessibilidade para deficientes como temos hoje.

      Eu acho que está bom do jeito que está. Quer FM pra se sentir seguro? vai no xing-ling mais próximo e compre um radinho de pilha. É muito melhor q qq celular com FM (e a bateria dura mais).

      • Eu entendo o seu ponto de vista e concordo 100%, mas se tratando de governo, o que eu falei é bem possível que aconteça, infelizmente.

      • Fabiano Novaes Ferreira

        são coisas diferentes. eles podem obrigar as fabricantes a fazerem alguns modelos com teclado físico por conta dos deficientes, mas não necessariamente todos. o rádio FM não tem a ver com este tipo de implementação.

        • Rafael Gil

          Não, não são coisas diferentes. É a FCC dizendo qual recurso o celular tem que ter ou deixar de ter.

      • Marcelus

        o Estado tem todo o direito e o dever de interferir para garantir a segurança da população, se essa questão dos deficientes visuais envolverem a segurança da população tem que haver interferência também e se não tem nada a ver com isso então porque fica misturando alhos com bugalhos, uma coisa não tem nada a ver com a outra

  • Bruno Costa

    Não querem ativar porque tem medo de caso o usuário tenha a opção de músicas grátis não vá consumir músicas pagas, quando o que ocorre na verdade é que mesmo tendo vários apps de streaming de rádios, Spotify, Google Music, iTunes e similares bombam com muitos usuários. Pura mesquinharia da Apple e das OEMs Android.

  • Kujou

    “De certa forma Cupertino ignora o fato de que FM é uma tecnologia extremamente simples, que não lhe prejudicaria em nada.”

    Cof cof *P2* cof cof

  • Abraão Caldas

    É um hipocrisia sem tamanho desse cara, quer tirar a regulação das operadoras de telefonia porque “mimimi livre mercado” mas quer regular o que as fabricantes de celular tem que colocar nos aparelhos.

    • EmuManíaco

      se for pra salvar vidas pq nao?

      • tuneman

        “por que isso fere a liberdade de mercado e isso é mais importante até mesmo do que a propria liberdade individual”
        /s

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        A economia estando acima da dignidade humana. tão minarquista.

        • Cãopetente em obras

          O mercado se tornou um deus para o Homo Economicus, a evolução do Homo Sapiens.

      • Abraão Caldas

        Não estou entrando nesse mérito.

      • Rafael Gil

        mas pq a Apple (ou qq outra empresa) deve ser obrigada a “salvar vidas”? É uma empresa de tecnologia, não de segurança pública.

        • EmuManíaco

          Serio mesmo?

          • Rafael Gil

            Sim, olha lá no site deles.

  • Deni Carson de Souza

    Ano que vem, o novo “feature” revolucionário da Apple será a tecnologia de recepção de rádios de frequência modulada.

  • Cocainum

    O celular não precisa de antena FM. Ele usa o cabo do fone de ouvido conectado no plug p2 e… errrr. Deixa pra lá…

    • Raposão do Ártico 🦊

      só usar o novo cabo como antena

      • Ivan

        precisa usar algum adaptador?

  • Felipe Silva

    Acho que FM deveria ser obrigado nos celulares, por uma questão de uso em situações de emergência, e vou mais longe, acho que deveriam criar um sistema de mensagem de texto de emergência em broadcast em cima do FM, para situações de crise, onde o celular em modo de emergência poderia sintonizar essa frequência a cada X tempo e receber uma serie de orientações em texto, e a pessoa pudesse consultar depois.

    • Mas o FM já tem isso, veja que seu rádio (ou celular) recebe o nome da rádio e a música que está tocando, diretamente pelas ondas FM. Acho que chamam isso até de FM Digital.

      • Felipe Silva

        Sim, enviam texto, mas é algo muito básico, poucos caracteres, e só no momento que estou ouvindo a radio, falo de uma frequência dedicada a isso, com um programa que receba e armazene essas mensagens de texto.

        Tecnologia tá toda ai, só falta uma implementação inteligente dela, na real já pensei em fazer algo assim para uso pessoal, um sistema de mensagem de texto usando um transmissor FM, claro, seria uma radio pirata.

        • Cãopetente em obras

          Não se você utilizar de modo amador. Rádios piratas são aquelas que transmitem sinal ininterruptamente ou com grande frequência diária

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      Já existe essa tecnologia, ela se chama RDS. Vários celulares e rádios de carros, além de aparelhos de som mais recentes, já suportam esse sistema, que permite o envio de textos e até sintonizar automaticamente o rádio em uma frequência de emergência, caso necessário. Mas, pelo menos aqui no Brasil, essa tecnologia é sub-aproveitada, servindo para mostrar o nome da rádio, se muito.

      • Leonardo

        Algumas rádios em São Paulo exibem o nome da música e do artista, mas concordo que é sub-utilizado.

  • Rogério

    Tenho um Samsung Galaxy S7 edge com chip de rádio, mas que foi desativado pela Samsung. Não é exclusividade da Apple.

  • Em vez de ativar FM, poderiam ter o “Satellite Radio” Sirius XM. Se a preocupação é “com o povo Americano”, essa solução resolve o problema de forma muito melhor que o FM, e de quebra ainda permite a Apple fazer uma parceria com a XM (dona do sistema de rádio via satélite) e ganhar uma boa grana.

    • O governo nunca vai se apoiar numa tecnologia fechada onde apenas uma única empresa detém o know-how.

  • A menos que a Apple se refira ao EBS, que não depende internet, mas depende de sinal de celular, de qualquer operadora. Embora eu concorde com o texto, acho que é pouco contar com o FM do celular, cuja autonomia não é la grande, um radio a pilha com mais um conjunto de pilhas reservas te mantém por uma semana.

  • Não é o FCC que regula o que pode ou não funcionar no EUA?
    Então…

  • Rafael Gil

    Mas que mania de obrigar os outros a fazer as coisas!
    A Apple vende o celular do jeito que quiser, ué. Compra quem quer.
    Falam como se não houvesse nenhuma outra opção…

    Se quer se sentir “seguro”, compre um rádio de pilha, custa barato e é bem acessível. Ou use algum android com rádio!

    Aí vem com desculpinha de “é para o bem das pessoas”, para a segurança delas e outros blá blá blá. Ah, vá catar coquinhos!

    • Eduardu44

      O Sinal de FM lá fora não é usado somente para radio, quando acontece algum desastre natural lá fora, eles precisam ter alguma outra forma de se comunicar, e a unica forma que sobra é por radio fm, já que o mesmo pode viajar longas distancias sem repetição de sinal, já que o sinal fm pode ser usado até mesmo para transmitir internet se necessario, alem disso, o radio lá é como o governo sabe que há sobreviventes, e passa informaçoes de pontos de encontro para ser resgatado, então, não fale sobre oq não sabe

      • Rafael Gil

        vou colar de novo aqui, pq acho que vc não leu:
        “Se quer se sentir “seguro”, compre um rádio de pilha, custa barato e é bem acessível. Ou use algum android com rádio!”

  • Ivan

    Vc está em uma ilha que foi destruida por um furacão, sem energia, sem sinal de celular e vc vai escutar radio num iphone?

    Quanto tempo vai durar essa bateria?

    • Cãopetente em obras

      No Iphone eu não sei, mas tem smarts que se forem utilizados em standy by chegam a 1 semana. O meu antigo Samsung por exemplo, declarava ter 300 horas de bateria em Standy By, sem nenhum software ou serviço rodando, ou arredondando este valor para baixo, na qual a fabricante informa quanto tempo de bateria se tem para fazer uma ligação sem dados ou localização ligados.

  • Maximus_Gambiarra

    Será que o FCC vai obrigar os carros populares a virem com rádio FM também? O meu veio sem.

  • Djjad

    Reclama-se do FM que não pode ser habilitado nos Smartphone, enquanto nem as operadoras permitem usar a infraestrutura de rede uma das outras, na maioria dos casos…

  • Henrique Silva

    Mas a antena não é o fone de ouvido?

  • SignaPoenae

    Nos novos Iphones basta ativar o chip e usar um fone p2 como antena. Não, pera…

  • cesar m

    Um rádio a pilha é tão barato, tão barato, que se eu morasse numa área de furacão eu comprava um, ou talvez até um ht que seria mais útil ainda. Quanto a Apple, é só o camarada Ajit promover um boicote ao iPhone, nada mais democrático. Agora, se boicote não resolve porque ninguém se importa com o “problema” então também não justifica qualquer ingerência estatal nesse sentido.

  • “No entanto, todos estarão com os ouvidos colados em receptores AM. Com sorte, rádios FM.”

    Então… enquanto isso aqui na banânia, a mulher mandioca, com uma canetada assinou a morte do rádio AM. E as emissoras com uma pontinha de razão, disseram, nossa morte já estava decretada por causa dos fabricantes de celulares que só colocam rádio FM.

    Já os fabricantes de celulares sequer se preocupam e colocar um rádio AM, dizem que “não cabe”. O que é uma mentira das mais grosseiras possíveis, não o fazem por pura preguiça ou algum outro motivo que envolve dinheiro entrando por vias sei lá…

  • Vin Diesel

    Aqui ninguém da bola para a vida alheia…. Se desse uma merda aqui seria o cada um por si com rádio ou sem rádio.

    • Cãopetente em obras

      E depois iriam haver milhares de protestos contra o governo, culpando-o das vidas que poderiam ter sido salvas se tivessem informação.

      • Vin Diesel

        a pessoa mal deixa a outra atravessar na faixa de segurança e vc vem falar isso. somos o povo mais egoísta do mundo. em uma catástrofe é cada um por si. 1 em um milhão tem coração bom nesse pais. Aqui é a Gersolândia. e você, já se deu bem hoje?

        • Cãopetente em obras

          Lei de Gerson e a do Pombo Enxadrista se dão bem nessa terra.

          E não, não me dei bem hoje.

  • AHSOliveira

    Bota um iPhone com FM e cobra mais $50,00 (R$ 900,00 no Brasil) mesmo as versões “FMless” tendo a mesma capacidade, se não tiver mercado, manda a mensagem “eu avisei…” se tiver, excelente.

  • Francisco Cunha Neto

    Eu tenho ojeriza quando o Governo tente se meter em negócios privados. Essa tentativa de fazer com que a Apple coloque FM em seus smartphones é ridícula, seria como se o Governo obrigasse a todos a andar com rádios FM para sua segurança.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis