Aceitamos Bitcoins

Semana passada foi a Semana do Bitcoin?

Parece que a famosa criptomoeda caiu no ouvido do povo, de novo.

Na empresa onde trabalho, conversei com um dos vice presidentes que investe em bitcoin, embora um outro diretor ouvindo ao lado estivesse perdido no assunto. Uma conhecida economista ficou interessada no e-book Bitcoin – a moeda na era digital de Fernando Ulrich e um motorista particular por aplicativo acabou me perguntando onde comprar Bitcoins. Até mesmo o Nerdologia lançou vídeo a respeito.

Mesmo assim, ainda tem muita gente perdida sobre o que é esse tal de Rock and Roll Bitcoin.

Bitcoin é uma moeda, tal como o Euro, o Real e o Dólar, só que digital, virtual e, por questões de segurança, criptografada. Até aí, tudo bem.

Para muitos, a confusão começa quando chegamos na parte divertida: o Bitcoin não é emitido por nenhum país, não fica no seu banco e também é um meio de pagamento.

Praticamente um sistema financeiro independente, em que todas as transações ficam historicamente registradas com todos os usuários do sistema, no livro contábil virtual chamado de Blockchain.

two-bitcoins-634x362

E por que usar Bitcoins se já uso outras moedas?

Por não possuir intermediários, as transações são significativamente mais baratas. Você já viu quanto é a taxa do DOC no seu banco?

Quem já recebeu dinheiro do exterior ou enviou, sabe quanto tempo leva para a burocracia liberar o dinheiro e quão caras são as taxas que são cobradas.

Pequenas empresas já começam, inclusive no Brasil, a aceitar como uma opção de pagamento para sair do alto custo de se manter uma máquina de cartão de crédito.

Imagine, então, quem mora na Argentina ou na Venezuela, onde a saída de dólares, por exemplo, é controlada e limitada… Bitcoins ajudam nessa hora, pena que não existiam quando um certo governo confiscou as poupanças dos brasileiros numas décadas atrás.

Claro que, por ser uma ideia nova, ainda se especula muito quanto a seu valor, se é somente mais um investimento que entrou na moda ou se irá sobreviver como moeda.

Eu, particularmente, estou fascinada pela ideia e aceito Bitcoins na conta-carteira 1GabiEuPXTkAgyPEqkPFvJc9UJqWSFJ3Yc

No próximo post, contarei como ter Bitcoins, onde guardar e que cuidados tomar.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gabriela Bia

Viajante apaixonada, Tenista frustrada, Controller de Crédito, Astrônoma Amadora e Cozinheira nas horas vagas.

Compartilhar
  • Shadow Geisel

    Gostaria de saber mais sobre investimentos em bitcoin.

    • A autora vai falar mais no próximo texto. 😉

    • Gabriela(bia)

      Vamos chegar nesse ponto também

  • Se arrependimento matasse, quando soube da novidade em 2009, não dei a miníma. Hoje estaria com uma pequena fortuna se tivesse investido.
    Comecei a mexer com Bitcoin a 3 semanas e ainda pairam algumas dúvidas. Vou aguardar o próximo post.

    • gfg

      Nem me fale, tomei conhecimento dessa moeda quando calculadoras faziam mais de 1 coin por dia.
      “Moeda virtual? pfuuu, essa merda nunca vai valer nada”

    • doorspaulo

      Nem me fale²
      E eu, que ganhei 100 bitcoins e um fórum gringo, nem lembro porque, e gastei com cinco chaveiros da China.

      =/

    • Nunca é tarde pra entrar no trem das Bitcoins.

      Um mês atrás estava 9 mil reais, e essa semana bateu 18 mil. Se vc não comprar hoje por 18, mês que vem vai estar 30.

      Ou seja, compre o tanto que tiver, pelo preço que estiver q mesmo assim, vc vai sair ganhando.

      • Corvo

        Que viagem, quer dizer então que vai valorizar eternamente?!
        Isso é que nem investir na bolsa de valores, esta valorizando justamente pela especulação, muita gente comprando e vendendo, uma hora com certeza isso vai acabar e vai começar a despencar o preço, e uma coisa é certa: Muita gente vai perder muita grana.

        • Acontece que a moeda ainda não está nem perto de atingir seu potencial máximo, além de estar em tendência de alta a longo prazo, justificada tanto por análise gráfica, quanto por análise fundamentalista

          • Corvo

            https :// tecnoblog .net/ 222738/ bitcoin-china-proibe-icos/

      • Andre

        Meudeus. Textbook definition de Greater Fool Therory

  • LV

    Bitcoin eh a nova bolha. Só esperando estourar.

    • SignaPoenae

      Vai estourar, acredito que vai ser quando os últimos bitcoins forem minerados.
      As pessoas vão debandar para outras moedas e o valor vai cair drasticamente. Mas essa é minha opinião baseado em porra nenhuma.

      • Gabriela(bia)

        A estimativa matemática é que o último bitcoin vai ser minerado bem depois de 2030.
        Nem por isso vão parar de usar. Os mineradores então vão lucrar com as transações em si.
        Mas também existem outras moedas para minerar. Bitcoin é uma delas

        • Carlos Magno GA

          A previsão é de 2140, a mineração do último bloco.

      • André K

        Tipo o ouro, que tem uma quantidade finita no planeta. Vai deixar de ter valor depois que o último grama for minerado?

        • SignaPoenae

          Não quando o lucro vem da especulação em si. O ouro varia muito pouco de valor durante 1 ano, mas criptomoedas saem do zero a dezenas ou centenas de dólares nesse mesmo período. Calcule se você vai querer ter um trabalho miserável pra garimpar ouro e ganhar “pouco” ou ir garimpar outro minério novo que você pode ganhar montanhas de dinheiro no futuro.

          • André K

            Para o Bitcoin não me parece ser o caso de especulação em si, me parece mais para um mercado real/ideal, já que ainda é relativamente pouco regulado. Assim como o ouro também existe fora do mercado oficial, aqui no Pará tem muito garimpeiro vendendo ouro fora do sistema financeiro (sem “garantia”) e vai de cada um crer no que está comprando. Nesse caso dos garimpeiros, a cotação usada é a do sistema financeiro então o mercado é informal mas usa a estrutura e parte da regulação do mercado formal.
            O fato de ser limitado não é nenhum problema em si, e ademais, já vi que eles vão subdividir o Bitcoin de certa forma minimizando totalmente a questão do limite de quantidade.

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Subdividir o Bitcoin é como imprimir mais cédulas? Ou é como mudar a moeda pra tentar controlar a inflação e acabar gerando mais inflação ainda?

          • André K

            Não é bem assim, a subdivisão já está prevista e também é limitada. De qualquer modo, se a expansão da moeda acompanhar o ganho de produtividade/eficiência da economia, isso é natural e não gera inflação. O difícil é “calibrar” a dosagem…

          • SignaPoenae

            O Fork do bitcoin (até onde eu sei) duplicou a moeda, criando uma outra diferente. O volume de bitcoin é o mesmo, mas quem tinha 1 bitcoin, apenas ganhou 1 bitcoin2.
            Ou seja, não aumentou a disponibilidade de moedas para se minerar, apenas a fragmentou em mais uma das opções a se minerar.

            E sim, as bitcoins são usadas na esmagadora maioria apenas como “investimento” e não como moeda. A volatilidade dela é gigante, hoje mesmo ela deve ter caído uns 20% por causa de tretas na china, e isso nenhum lojista consegue segurar, a menos que considere o bitcoin em si um investimento que valha mais que o produto que está vendendo – entrando de novo no mercado especulativo.

      • Willphill

        Já fiz minhas apostas. Comprei moedas que estão com o valor em frações de centavos, como Verge, Bytecoin, Nem, etc, cuja movimentação chegou na casa dos bilhões. Se der xabu, perdi quase nada. Se ocorrer uma cavalgada no valor, como Bitcoin, Ethereum e Monero, fico rico.

        • SignaPoenae

          Se eu tivesse dinheiro a rodo, compraria Bitcoins pra k7, mas na minha situação, isso já se tornou um empreendimento de altíssimo risco, logo prefiro ficar como estou.

    • Yskar

      Estourou quando roubaram o Mt.GOX mas a 2 anos atrás já se recuperou, mesmo que algum dia aconteça algo já existe o Litecoin ou Etherium para suprir o lugar e conter a perda.

    • Theuer

      Isso, e enquanto esperamos um colega fez um trampo recebendo metade dele em BitCoin. Foi em 2011 e ele ainda tem cerca 30 Bitcoins. Faça as contas…

    • Marcelo Paz

      Sorte minha que escutei o Izzy Nobre, especialista em finanças, a 3 anos atrás e vendi todas as minhas criptomoedas.

      • Gabriela(bia)

        Vc viu o vídeo em que o Izzy fala que errou com o bitcoin?

        • Marcelo Paz

          Como assim? Ele errou? Deixa eu ver quanto tá valendo o bitcoin aqui…

      • Willphill

        Se eu tivesse moedas, e tivesse seguido o “conselho” dele, nessa altura do campeonato já estaria atrás de um assassino de aluguel. :V

        • Marcelo Paz

          Mas ai tu não poderia pagar pois muitos assassinos de aluguel só trabalham com criptomoeda, segundo o site da uol.

    • Nikkus

      Vc tem razão! É a nova Bolha..O novo esquema PONZI… A nova “tulipomania”, isso e mto mais!
      Só que n deixa tantas vitimas como uma bolha… N te pede que invista todo o teu dinheiro, e algo mais, como um esquema ponzi, e n é uma “ilusão” economica como a “tulipomania”.

      O bitcoin já teve “efeito bolha”, 2013-2014 (por exemplo), e perdeu dinheiro quem vendeu, seguindo o conselho do “economista catastrofico de plantão” achando q ia perder tudo. O que chamamos de PANIC SELL, algunos consideram que é uma nova tulipomania. E alguns levan declarando/celebrando a MORTE do bitcoin desde 2011.

      Todos eles levam ANOS errando. Eu conheço algumas pessoas que em 2013 compraram o bitcoin a quase 1000USD, e que eu aconselhei a guardar esses bitcoins durante alguns anos, e sei que alguns fizeram caso ao economista que dizia q o bitcoin era bolha e que ia valer ZERO, e o pessoal se apavorou e vendeu. É o melhor exemplo pelo qual eu NUNCA digo a ninguém o que é que ele/ela deve fazer com o seu dinheiro. Acho que quem tem duvidas, n deve comprar até saber o que esta fazendo e ter certeza que quer fazer isso. E aconselho que o que SIM sabe o que esta fazendo, que faça o que quiser, pq se conheçe o bitcoin e as criptomoedas, n precisa do meu conselho

      • 🦊 RaposaDoida 🦊

        Eu sempre recomendo no caso do bitcoin, fazer uma carteira e brinca com 100 reais, passar alguns meses brincando e aprendendo.
        Até ganha a maturidade suficiente, aprendendo a não ter panic, é até bem seguro, sempre existe o risco, mas o bitcoin já se mostrou resiliente.

  • Yskar

    Excelente artigo, manda mais que está ótimo!
    Sugestão de pautas: falar das diferenças entre as principais criptomoedas mais valorizadas e aceitas e usos interessantes da tecnologia blockchain para outros usos além de criptomoedas.

    • Gabriela(bia)

      Obrigada! Sugestão super anotada. Vamos chegar a um post com isso sim!

      • Diogo Faria

        curti tb… esperando o próximo.

      • Sr. Luiz

        Cadê?

  • Macaquinho feio do bananal

    quem nunca aceitou bitch…

    • Zalla

      bitchcoin???? Rolei de rir agora

      • Macaquinho feio do bananal

        o problema não é aceitar, o problema são os DSTscoins

  • Faz um post sobre moedas e tokens com sistemas que rendem “dividendos” como dash, crown e waves.

    • Gabriela(bia)

      Pode deixar! Adorei a sugestão

  • Não entrei em 2007/2008 quando começou. Agora vou esperar explodir a bolha.

    • Gabriela(bia)

      Como? Bitcoin foi criado em 2009.
      Acho que vc está se referindo a crise do crédito, do subprime.

      • Posso ter confundido 2007, mas lembro de ter lido algo em 2008.

  • cesar m

    Duas coisas que eu não coloco meu dinheiro (como investimento) por que o valor ultrapassou o razoável e hoje se baseia em nada: Bitcons e ações do Magazine Luíza.

    • Gabriela(bia)

      A vontade… eu por exemplo nunca comprei ações da Petrobras, mesmo com os grandes bancos e analistas recomendando.

      • cesar m

        Como eu disse, não tenho interesse como investimento, mas, para transações financeiras eu tenho interesse sim. Só estou esperando aprender contigo como fazê-lo, é indiscutivelmente útil e temos que aproveitar enquanto a Receita Federal não põe o seu dedo podre no meio kkkkkk.

      • Zalla

        Eu comprei Bia…me dei bem…valeu pelas Vodkas..ehehe

        • Gabriela(bia)

          Valeu nada. Nem vi se vc me pagou.

      • Zalla

        e não me bane…CC fez isso…nó cego

    • 🦊 RaposaDoida 🦊

      Aí está um engano seu em um ano de bitcoins com poucos trades foi possível fazer 300% de lucro.

    • Ariel Souza Rossi

      Vc acha que está supervalorizada…
      Mas na prática, a estimativa de valor dela é 800.000 USD

  • No próximo post, contarei como ter Bitcoins, onde guardar e que cuidados tomar.

    Mal vejo a hora de chegar 2026, agora…

  • Theuer

    Mineirei 1,1 bitcoin na época que isso era possível. Foi com uma ATI4590 que parecia uma chapa de hambúrguer.

  • Renê Fraga

    Gabriela Bia, bom retorno ao MeioBit! 🙂

    • Gabriela(bia)

      Obrigada, Renê. Esse assunto vai render muito… em outros artigos, não em bitcoins hehehe

  • André Kittler

    Por um lado estou no grupo 99,999% de pessoas que se arrepende de não ter se importado.
    Por outro… se eu tivesse agora umas 5 moedas (“estou rico!!”)… que merda posso fazer com elas na pratica mesmo?!! Ok, sei que sou um macaco que mal desceu da arvore e não vendem banana por bitcoin, mas vamos adiante… faz de conta que sou um ser humano no mundo real… que merda posso fazer com bitcoin mesmo?!!! Hospedar sites, hospedar sites… e doar para sites piratas?
    A pouco tempo pensava “que loucura essa moeda”. Hoje vejo como hype prestes a implodir.

    • EmuManíaco

      voce pode sacar o dinheiro

    • Gabriela(bia)

      Oi André, além de especular e poupar (como a maioria dos brasileiros que conheço faz), dá para usar para pagar boletos em Reais, usar como cartão pre pago que converte na hora seus BTC para BRL e muito mais.
      Juro que faço um post explicando isso logo mais, ok?

    • Daniel Belini

      Tem uma loja de automóveis em São José dos Campos que aceita Bitcoin.

    • Que merda posso fazer com Bitcoin mesmo?

      Você está limitando sua visão à sua limitada realidade. Acabei de pagar meu primeiro ano de faculdade aqui na Irlanda utlizando minhas bitcoins compradas em novembro do ano passado, depois de um lucro de mais de 300%.

      Na época que entrei, comprei 6 mil reais em bitcoin e liquidei minhas operações semana passada, colocando o lucro no bolso, por cerca de R$ 35 mil.

      Abraços ;*

      • Gabriela(bia)

        Europa tem outra mente para BitCoins. Muito bom saber da sua experiência, Gato.

    • Corvo

      Bitcoin é o novo telexfree.

    • Willphill

      Hoje o bitcoin é muito mais usado como reserva de investimento do que qualquer outra coisa. Então o negócio é surfar na alta e trocar por reais, dólares etc, quando houver necessidade. Na prática, tratar como uma ação da bolsa de valores.

    • Ariel Souza Rossi

      É possível transformar BTC em reais. Existem corretoras, como a foxbit, que permitem essa conversão.

    • Abdenego Santos

      comprar games e assinaturas do xbox e steam

  • Victor Hogemann

    Pra quem quiser, recomendo o livro Cryptonomicom por Neal Stephenson. Em 1999 o cara se não previu as crypto-currencies como são hoje em dia, pelo menos previu sua necessidade. Esse livro é obrigatório pra qualquer um que trabalhe em TI, e mesmo tendo sido escrito 17 anos atrás continua super atual.

  • André K

    Excelente artigo! Depois de pesquisar um pouco e ler o livro do Fernando Ulrich eu estava bem animado com a perspectiva de uma moeda “livre” mas o documentário “Banking on Bitcoin” da Netflix (www netflix com br/title/80154500) me trouxe de volta a realidade. Como dizia o Capitão Nascimento, o sistema é perverso e sempre dá um jeito de se reinventar…
    Mais um?! http://jornal usp br/universidade/faculdade-de-direito-da-usp-promove-debate-sobre-criptomoedas/?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_feed%3BhiuTkJlVSWevWG38rHrftw%3D%3D

    De mais positivo, o Bitcoin trouxe a público o conceito do BlockChain que está tendo grande impacto em várias áreas, não apenas em finanças. O seguinte artigo no LinkdIn é bem didático nesse sentido: www linkedin com/pulse/explicando-o-blockchain-para-crian%C3%A7as-de-cinco-anos-eli5-americano

    • Gabriela(bia)

      Sim, o blockchain é a minha atual paixão. Moedas têm ao montes por aí.
      Tem gente que criou o Dilmacoins, pode?

      • André K

        Dilmacoins!? A pessoa devia ter consumido Dilmaconha… só pode!

        • Marcelo Paz

          A melhor criptomoeda para comprar dilmandiocas.

      • André K

        Evento da Infomoney com o próprio Fernando Ulrich: http://educacao infomoney com br/segredos-bitcoin/workshop/evergreen/inscricao.html?utm_campaign=bitcoin&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=55965271

  • Irio Marcello

    Se algum governo ou hacker não melar, a “coisa” é capaz de funcionar!

  • lucianojs

    Não creio que se torne relevante como meio de pagamento, pelo menos para o dia a dia das pessoas, como pagar o cafezinho ou a compra no supermercado, acredito que a tendência para este mercado sejam outras moedas como o IOTA.

    Acredito que isto vai impactar significativamente na sociedade.

    • Gabriela(bia)

      Aqui no Brasil ainda não, mas você não viu como as pessoas estão fazendo isso na Europa.
      Tenho amigos brasileiros que vivem lá que usam como débito, pagam boletos, sacam em Euros quando querem e pagam contas em restaurantes. Mas deixa eu contar isso num post futuro.

      • lucianojs

        Bacana Gabriela, aqui mesmo já vi cafeteria que aceitava, mas acho que a arquitetura do blockchain usado no Bitcoin não previu este volume e por isto estão surgindo outras moedas que trabalham melhor este problema.

    • Cara, é difícil o brasileiro médio visualizar as grandes mudanças que ocorrem no resto do mundo. As pessoas aí vivem paradas no tempo e avanços tecnológicos parecem distantes e impalpáveis, ao passo que em países desenvolvidos, já utilizam em larga escala no dia a dia.

      O Apple Pay por exemplo, foi anunciado nos EUA e parece utopia pro brasileiro, sendo fácil até dizer que falhou pq ngm no Brasil usa. Mas aqui na Europa, MUITA gente usa Apple Pay (eu incluso) e é muuuito mais prático e rápido que sacar o dinheiro da carteira, veio pra ficar.

      Em suma, não use o Brasil e a sociedade brasileira como referência.

      • lucianojs

        Não disse que este avanço não iria ocorrer, só disse que acredito que outra criptomoeda assumirá este papel.

  • Esperando o próximo artigo

  • O bitcoin não tem limite de crescimento? Se tem ela não corre o risco de acabar por escassez? Talvez começar a investir em alguma outra moeda (até mais segura ainda) seja mais interessante

    • Gabriela(bia)

      Sim, o Bitcoin é escasso. As mensagens do Satoshi Nakamoto (após a publicação do paper) relatam que só poderão existir 21 milhões de unidades.

    • Tem limite mas ela é divisível e negociado em até 8 partes, sendo o Satoshi, a menor delas, 0.00000001 bitcoin. Então mesmo que se alcance o limite de bitcoins, e o valor unitário delas continuar subindo a níveis estratosféricos, basta negociar utilizando partes menores da moeda.

      • Gabriela(bia)

        o famoso bilionésimo do bitcoin chamado de Satoshi!

  • Wellington Carlos

    Bitcoin hoje é quase uma pirâmide… ajuda muito quem começou a investir anos atrás e agora a demanda está aumentando e com isso só aumentando o valor da moeda…

    • Gabriela(bia)

      Nem a moeda Bitcoin, nem o sistema Bitcoin são pirâmides.
      Tal como acontece no mundo físico, existem pirâmides (ou marketing multinível) com aquela empresa americana de shakes para emagrecer ou aquela nova empresa de cosméticos de nome difícil.
      Mas eu juro que eu queria saber qual pirâmide é essa em que ninguém me vende nada, que eu não tenho de comprar nada, nem indicar gente para conseguir lucrar.
      O preço hoje está subindo por 2 motivos essenciais: especulação e incerteza.

      • Wellington Carlos

        Por isso disse “Quase”…..

        • Gabriela(bia)

          Sim, eu te entendi. Agora vai perguntar para quem trabalha nessas duas empresas que eu citei, se ela são pirâmide? hehehe

      • Zalla

        mas hoje em dias existem muitas piramides disfarçadas de mineradoras de bitcoin…

        • Gabriela(bia)

          se tem empresa de “taxi particular”disfarçada, gente disfarçada…

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Vou deixa um alerta para quem deseja começa com bitcoins, já estou a algum tempo e percebi que os valores das taxas de transação de algumas operadoras no Brasil (MB), possuem um valor de 0,3 por transação passiva efetuada, ou seja enquanto o valor estiver baixo a flutuação compensa, caso suba muito pode ser que a flutuação estagne a moeda.
    Então fica aqui um conselho entenda das taxas antes de qualquer transação, e não se desespere caso a moeda caia de uma vez.

    • Gabriela(bia)

      Concordo, mas isso eu pretendo explicar em um outro post.

  • Carlos Magno GA

    A pergunta que não quer calar é: quando vocês vão lançar o MeioBitcoin?

    • Gabriela(bia)

      Vou perguntar pro Nick Ellis e pro Cardoso hehehe

    • Marcelo Paz

      Eu investiria no cardosãocoin.

      • Ariel Souza Rossi

        Hummmm

        ( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • O (ex)Datilógrafo da AEB

    Para quem se interessar, recomendo o melhor grupo sobre Bitcoin no Brasil. Inclusive Gabriela, recomendo participar dele.
    https://web.facebook.com/groups/btcbr/

    • Salles Magalhaes

      Como anda a mineracao na sua maquina de escrever?

      • Gabriela(bia)

        Igual a piada do Átila do Nerdologia no vídeo sobre bitcoin: “minerador em calculadora científica”.
        Eu chorei de rir e levei uns minutos para acalmar e ver o vídeo em si.

      • O (ex)Datilógrafo da AEB

        Mais ou menos assim
        https://youtu.be/y3dqhixzGVo

    • Gabriela(bia)

      Ou vc me colocou no grupo, ou já estava lá. hehehe

  • Arthur Azevedo

    Aeeee, parabéns!

    • Gabriela(bia)

      R2!

  • Sergio Gomes

    Bia, cade meu bitcoin? 🙂

    • Gabriela(bia)

      Serginho!

  • Davos, o lula europeu!

    Dinheiro realmente é uma ficção,

    • Gabriela(bia)

      Assim como o dólar, o euro e todas as outras moedas. Especialmente depois da segunda guerra mundial, quando o dólar americano deixou de ser atrelado ao ouro.
      Mas como viver hoje em dia com escambo?

  • Wagner Felix

    Eu lembro quando 1 Bitcoin era menos de 1 Dolar. Como eu sou burro LOL

  • Thiago

    Sistema financeiro independente… Sem vinculação governamental, mas que depende de governos… Investimento arriscado…

    https://oglobo.globo.com/economia/china-barra-bitcoin-cotacao-de-moeda-virtual-despenca-21783131

    • Nikkus

      Até o Globo MENTINDO… Q decepção.. A China n BARROU e nem PROIBIU o bitcoin… Que vergonha que o Globo me dá viu…

      • Thiago

        Não foi essa a intenção do comentário em si, mas também mostrar que a influência de governos pode sim impactar na moeda, apesar desta ser totalmente descentralizada. Como investimento acaba sendo um risco.

        Atitudes como essa:
        O BC chinês proibiu ainda que as plataformas de negociação convertam bitcoins em moedas de verdade. As moedas digitais também não poderão ser usadas para pagamentos, e os bancos não têm autorização para prestar serviços em ICOs.
        impactam negativamente na moeda.

        • Nikkus

          Thiago,

          Eu sei que a intenção foi boa, o problema é o título da materia do O GLOBO, resumindo á má atuação é deles. Mas isso sim, n são os únicos que tentam “gerar” polêmica pra ganhar visitas.

          A parte do título, temos mas erros, como qdo afirmou que o bitcoin SUPEROU os US$ 5,000.00 O úncio que encontrei situa o bitcoin mto perto desse valor, mas n por cima dele

  • Andre

    “Pequenas empresas já começam, inclusive no Brasil, a aceitar como uma
    opção de pagamento para sair do alto custo de se manter uma máquina de
    cartão de crédito.”

    Já tem máquina de cartão sem mensalidade que custa 120,00, em 12x.

  • Só fui saber do bitcoin (e das outras criptomoedas) poucos anos atrás.

    Vou começar a aplicar em outras moedas, já que o BitCoin é uma bolha prestes a estourar.

  • Julio Verner

    Eu desisti da caça, valores exorbitaram muito… Deixar minha carteira parada mas a mineradora contratada e ver no que vai dar futuramente 😛

  • Abdenego Santos

    isso é uma bolha que está pertinho de estourar. Até agora tem dados certo para os especuladores.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis