Sistema de pagamentos digitais do WhatsApp pode estar a caminho

whatsapp-money

Tempos atrás circulou um rumor de que o WhatsApp pretendia introduzir uma solução de pagamentos digitais, embora a princípio ela fosse voltada para a Índia. Porém, referências encontradas no código do aplicativo indicam que há a intenção de torna-lo mais abrangente logo de cara, acessível em mais mercados.

O Facebook vem flertando com o sistema de pagamentos P2P através de seus aplicativos pelo menos desde 2015, embora apenas no território norte-americano. O Messenger permite que o usuário transfira quantias para contatos e desde o início do ano a funcionalidade de requisitar grana de grupos, como forma de custear produtos e serviços em conjunto com seus amigos e contatos. O Snapchat conta com uma função semelhante desde 2014 (outro recurso que o Facebook copiou?) mas novamente, só funciona dos Estados Unidos.

Por isso que a possibilidade de introduzir o recurso no WhatsApp, que é muito mais forte em países emergentes é interessante: o beta da versão 2.17.295 para Android, devidamente fuçado pela comunidade revelou referências ao futuro recurso, chamado “WhatsApp Payments” que permitiria transferências entre bancos (DOCs) de forma instantânea.

whatsapp-payments

Créditos: WABetaInfo

Provavelmente, ao adotar um formato que conta com parcerias dos bancos e não transferência de pessoa para pessoa diretamente, o WhatsApp introduza seu sistema de pagamento em mais mercados, principalmente em países como Índia e Brasil e não o deixe restrito apenas ao mercado norte-americano. Claro que esse processo é bem mais trabalhoso, pois demanda a criação de sistemas e protocolos específicos que lidem com os dados bancários dos usuários e a introdução de apps específicos para profissionais liberais e empresas, e tudo precisa funcionar de acordo.

Não há previsão de quando (ou se) tal recurso entrará no ar e nem em quais mercados ele fará sua estreia, portanto só nos resta aguardar pelos próximos movimentos do WhatsApp e torcer para que de fato seja apresentada uma opção de pagamentos digitais útil e segura.

Fonte: WABetaInfo.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Bruno Costa

    Eu sou bancário e só recentemente o Itaú começou a testar entre os funcionários como beta test o Samsung Pay. Isso porque o serviço já está no Brasil há 2 anos. Com a velocidade que os maiores bancos tradicionais (Itaú, Bradesco e Santander) tratam esses assuntos, mesmo que o Whatsapp lançasse amanhã o recurso só iria entrar em produção lá para 2021, com alguma sorte…

    • Julio da Gaita ✔

      vish, bem que o app do itau podia usar o login pelo leitor digital dos androids heim, no iponey pega? minha mulher tem conta em outro banco e funciona ./

      • ElGloriosoRangerRojo™

        No iPhone já usa touch ID há quase 1 ano…

      • Rodolfo Spuldaro Tanno

        É melhor digitar a senha. Pelo menos se alguém te matar durante um roubo, não terá como fazer transferências.

        • Gaius Baltar

          O Touch ID não permite transferências, só o login.

      • Desde que veio o touch id no finado iPhone 5S, os bancos logo aderiram, uso no Banco do Brasil e muitos anos, a biometria agiliza muito.

    • Luiz

      É porque Java é lento mesmo.

    • Discordo ! Também atuo na área e o Samsung Pay explodiu em tudo que é banco este ano, assim como os bancos oferecendo outras soluções próprias de pagamento por device mobile.

      Depois que abre a porteira não tem volta. Agora qualquer coisa que vier vai ser implementada muito rápido.

      Acho muito bem vindo a feature no whats

    • Aqui na Irlanda uso ApplePay pra pagar tudo, todo lugar aceita e e super rápido, prático e eficiente.

  • Depois do #MandaNudes, #MandaReais

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Messenger com sinuca, Whatsapp com sistema de pagamentos…

    Daqui a uns 5 anos existirão milhões de apps nas stores. Mas você só precisa baixar um e pode ser qualquer um, porque todos eles farão de tudo. Joguinhos, mensagens, pagamentos, procurar mulher, procurar homem, receitas, tirar fotos e aplicar filtros, tudo em um só aplicativo…

  • Zalla

    Aguardo manchete “novo golpe do whatsapp lesa milhares de pessoas”

    • pollux_master .

      Talvez até antes de ser implementado o recurso

  • Nícolas Wildner

    – Fui no mercado
    – Paguei com o WhatsApp
    – Nota Fiscal é impressa com a foto do “Negão do Zap”
    – Sistema de som do mercado toca o “Gemidão”.
    – Profit – 10/10

  • Alexandre Salau

    Mais um? Deve ter umas 2 dúzias de apps de pagamento direto no Brasil, Não confio em nenhum.

  • Vagner Da Silva

    vou logo começar o “marketing multinível” no grupo da família… grupo da família sempre merece.

  • Rafael

    Pagamento por DOC? Só se rolar algum tipo de parceria pra não ter que ficar pagando quase 10 reais por transação.

  • cesar m

    Não vejo motivo para por bancos no meio disso senão pra tomar 4% do usuário como os cartões fazem. Bastaria o próprio watt ter uma área de para se fazer depósito na conta via boleto e retirar o dinheiro para uma conta via transferencia igual o sistema da Pagseguro, Paypal, etc.

    • André Rocha

      Emitir boleto custa dinheiro, sistemas como pagseguro e paypal também cobram taxas.

  • Meus dados bancários nas mãos do Markinho? Não, obrigado.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis