Sem nenhum aviso, governo da Índia manda bloquear o Internet Archive no país

O governo da Índia não é tão estranho a tomar decisões controversas quanto a respeito de privacidade e acesso a conteúdo: em 2015 tentaram banir o pr0n, sem sucesso; mais recentemente encrencaram com o Google Street View, impedido de mapear as ruas e do país. Github, Vimeo, Wikipedia, todos já sofreram uma vez ou outra e mesmo algumas regiões do país já tiveram a internet móvel sumariamente desligada.

A bola da vez é o The Internet Archive, também conhecido como Wayback Machine; ele é o maior repositório de páginas da web que existe, armazenando desde as atuais a um sem número de domínios que não existem mais e só podem ser apreciados por lá. A proposta da ONG criada em 1996 é ser a memória viva da internet, arquivando e catalogando cópias de todos os sites possíveis e imagináveis para fins de manter a memória da World Wide Web viva e acessível a todos, sem cobrança de taxas ou limitações.

Só que de repente o Departamento de Telecomunicações da Índia mandou bloquear o site, sem dar maiores explicações. Embora ele ainda esteja acessível através do endereço HTTPS (algumas operadoras fizeram caquinha ou deram um balão na solicitação do governo), aqueles que tentam abrilo pelo endereço http://archive.org/ dão com a porta na cara. De qualquer forma, os informes são de que operadoras como Airtel, MLTN, BSLN e várias outras já aplicaram a ordem e barraram o site.

O que acontece aqui aparentemente é uma represália. O Internet Archive mantém no ar, entre outras coisas documentos referentes ao programa de registro único dos mais de 1,3 bilhão de indianos através do sistema digital chamado Aadhaar, promovido pela Autoridade de Identificação Única da Índia (UIDAI). A ideia é unir dados biométricos, de identificação e números de celular em um único cadastro por cidadão mas há inúmeras denúncias de que o sistema não é seguro, bem como seria um alvo fácil para hackers. Ou nem isso, já que os sites do governo andaram divulgando dados abertamente.

Os documentos em questão, que não estavam mais disponíveis normalmente relacionam as operadoras indianas responsáveis por disponibilizar e verificar os dados da Aadhaar. Como o Internet Archive arquiva tudo e não remove nada, a ação teria como medida impedir que os cidadãos tenham acesso a documentos que demonstrem o processo para a implantação do sistema e mais importante, o quão precário ele realmente é em termos de segurança de dados.

Tanto o Internet Archive quanto diversos sites tentaram entrar em contato com o governo indiano pedindo explicações sobre o ocorrido, mas até o momento (como é de praxe na verdade, em se tratando da Índia nesses casos) não obtiveram resposta.

Fonte: The Next Web.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • EmuManíaco

    Sou a favor. Quem faz site deveria poder permitir ou não.

    • bruno torrente

      Sendo emumaniaco acho que não tem muita noção da importância do Arquive.
      Por sinal imagino daqui 30 anos alguém procurar ROMs e não achar por que o governo não quis.

      Pode até argumentar que se trata de dados restritos, e pode até ter um meio termo aí, já simplesmente bloquear ou restringir ao Bel prazer desculpe é puro autoritarismo.

      Por fim lembre-se os dados sempre estiveram online e disponíveis sem restrição, bloquear é censura do pior tipo.

      • EmuManíaco

        Eu produzo um site. Aí um vagabundo se acha no direito de criar backups diarios dele e eu que estou errado? O conteúdo é meu quer guardar? me peça. Simples assim.

        • bruno torrente

          Vc autoriza cada um que acessa o seu site ? Ou disponibiliza livremente ?

          Se vc disponibiliza livremente logo qualquer um pode ler e se desejar fazer uma cópia para uso próprio. No caso do Archive ele disponibiliza uma cópia para vc acessar, mas agora para para pensar se o site oficial está de pé qual a lógica de vc acessar a cópia ? Ou seja, ele tem propósito de manter um timeline da internet e não substituir o oficial.

          É pelo amor de Tor, argumentação do tipo vagabundo isso ou aquilo é infantil, e não acrescenta em nada o assunto apenas afasta boa argumentação, vc é leitor do meiobit e não do G1.. 😉

          • Rafael Rodrigues

            Touché!!

          • Alberto Prado

            Não é a primeira vez que ele leva um lapada por aqui por esse nível de comentário e pelo jeito não aprendeu e nem vai aprender. Melhor nem dá crédito.

        • Felipe Lino

          Vc tem as licenças de todas as Roms que possui ?

          • EmuManíaco

            Quem foi que falou que eu tenho roms? Gostar de emulação não significa que tenho HDs e cheios de roms. Mesmo pq eu sou mais interessado na “arte” em si que em jogar.

          • Abraão Caldas

            aham.

          • EmuManíaco

            nao tire os outros por ti

          • Abraão Caldas

            aham.

          • Theuer

            Você tem os direitos/permissões deste avatar “Console Wars” direitinho?

          • Nilton Pedrett Neto

            Esses vagabundos que ficam olhando a arte de roms que não tem autorização pra ter… Quer Vern a arte de um jogo? Compre o jogo.

        • Vagner Da Silva

          sabe que é possível bloquear o backup no robots.txt, né? É impraticável ter que pedir autorização expressa pra cada produtor de conteúdo.

          • EmuManíaco

            Se é impraticável é pq é escuso. O padrão seria fazer backup dos que autorizam e não o contrario.

          • Nilton Pedrett Neto

            Não, ele provavelmente não sabe. Volta pro geocities, webmaster.

        • Urso Azul

          Você pede autorização para o criador do site/documento toda vez que usa o ctrl+c?

        • Felipe Braz

          Cópias são feitas o tempo todo, ao navegar em qualquer site, por exemplo, é feito uma copia local do conteúdo (cache) e a pagina renderizada a partir dele. É basicamente impossível separar quem faz copia “legitima” e quem não faz.

          Na prática, um conteúdo na web é livre por padrão, se quer um site restrito, protege com usuário e senha e/ou da um “Deny from All” no .htaccess e vai liberando os IP’s de quem quer acessar.

        • Meganegão

          Isso aí. Ta no mesmo nível de nossos deputados.

    • Lucas Martins Silva

      É possível sim, só colocar no robots.txt do site:

      User-agent: ia_archiver
      Disallow: /

  • Algum filho de político descobriu as fotos vergonhosas que o pai subiu pro Flogão

    • elliot

      ou pro Floguxo

  • ditom

    Registro único…
    Igual ao que o TSE vai implantar?
    Amanhã seremos a Índia?

    • Rafael Rodrigues

      Não, pode ser igual ao dos EUA mesmo.

      • Jean

        Não, aqui é Brasil e a gente capricha.
        CADSUS.

  • Luiz

    reescrever o passado pode sim, bando de corrupto, tá na hora de cortar cabecas

  • E não foi necessário nenhuma atriz global e famosa pra fazer escândalo e derrubarem 🙂

  • jacob

    mas até o momento (como é de praxe na verdade, em se tratando da Índia nesses casos) não obtiveram resposta.

    Como é de costume, a Índia está cagando pra esses casos. https://uploads.disquscdn.com/images/f46896841e64565c6ab112f3c4ee3c2241460a8e510ade8ca6863f5a41e16bdc.png

    • ricms

      Errado. A mão suja é a esquerda.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Então… É tipo a história do corno e o sofá né… De novo…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis