Uma pequena entrevista com Margaret Hamilton

margaret_hamilton

A gente já teve oportunidade de contar em detalhes a história de Margaret Hamilton, a nerdinha que salvou a Apollo XI e entre outras coisas criou o termo “engenharia de software”. Ela foi fundamental para a computação como conhecemos hoje, como líder de projeto e designer de sistemas. Não caia na onda daqueles sites simplistas que dizem que ela escreveu aquela pilha de código da foto famosa.

Ela deu uma entrevista muito legal para o Makers, onde conta sobre sua vida e participação no Programa Espacial. Em uma parte Margaret relembra quando não tinha com quem deixar a filha nos serões, e levava a menina para a NASA.

A filha, claro, queria brincar de astronauta, e ficava no simulador da Apollo. Em uma dessas começaram a soar alarmes, Margaret foi ver, a menina havia carregado um programa de pré-vôo durante a sequência de pouso, e a avó de todas as telas azuis colocou o computador de joelhos.

Isso era um risco e era preciso criar rotinas de proteção, caso algum astronauta rodasse o programa errado. A NASA foi contra, o argumento era que astronautas eram treinados e não cometiam erros. Hamilton, que sabia ser chata quando era preciso, bateu pé até aceitarem a mudança, e a rotina de proteção foi incluída.

3 minutos antes do pouso da Apollo XI um dos astronautas cometeu um erro e acionou um comando que não deveria. O software que Margaret havia alterado reconheceu e manteve as rotinas fundamentais para pouso funcionando, mesmo em meio a alarmes.

Aqui a primeira parte da entrevista:

 
As outras sete partes estão abaixo do vídeo principal, nesta página do Makers.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Gesonel o Mestre dos Disfarces

    Admiro ela demais!

  • O maU elementaU

    Casava AGORA

    • OnoSendai

      Entra na fila. =)

    • Samuel

      Agora, agora msm?

      • O maU elementaU

        Se fosse a mocinha da primeira foto, naquela (flor da) idade…oooooooooo… <3

  • Hemeterio

    Acabei de ler First Man, a bio do Armstrong (por James Hansen). A melhor parte, é claro, sao os capitulos dedicados à viagem, pouso e retorno. Incrivel ver tudo isso conquistado a toque de caixa e praticamente esquecido hoje – tanto via hardware como na mente de (bilhoes, cacete) de idioletos que nao “acreditam” nisso, nem em vacinas, terra redonda, evolucao e tudo isso junto. Os melhores vem em combo e sao do Texas. mas divago.

    • Vinicius Zucareli

      Em tempo, nenhuma das pessoas que eu conheço (e são várias) que não acreditam que o homem tenha ido à Lua são:
      1 – Religiosas;
      2 – Criacionistas;
      3 – anti-vaxxer.

      São todas pessoas que dizem acreditar “na ciência”, na astrologia e nos portais de notícia.

      De forma engraçada, todas as pessoas cristãs que eu conheço apreciam o método científico e são empolgadas por coisas como exploração espacial. Metade delas ou mais é engenheira. No meu círculo são os ateus os formados em “ciências” humanas.

      • Jean

        Pois é, chuto que sejam “antiamericanistas”, acreditam em qualquer teoria da conspiração, conheço vários assim. Não acreditam que o homem foi a lua, mas acreditam que os illuminati dominam o mundo e que o Bush derrubou as torres gêmeas para roubar petróleo do Afeganistão(!!!) .

        • Nilton Pedrett Neto

          Quando vc coloca “crença em Illuminati” e “ateus” na mesma frase, Darwin se contorce no túmulo.

          • Jean

            Ateus? Aonde? Que frase?
            Entendi, tu pegou o ateu do outro post.
            O que eu quis dizer na minha resposta foi que isso parece não depender de crença, mas ódio aos EUA.

        • Kheiron

          Conheço quem além disso … não acredita em dinossauros, mas essa pessoa é religiosa, portanto ….

  • jairo

    Está tem.visao ,.parabéns a ela

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    É, o tempo é o grande traçador 😛 …

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis