Mais duas bases americanas suspendem os vôos com o F-35

310071_418284738249923_325903782_n

O chamado Avião de Um vírgula Cinco Trilhão de Dólares continua fazendo das suas. O projeto que deveria baratear e simplificar a vida das forças armadas americanas e se tornou um verdadeiro elefante branco agora está dando problema mesmo sem a presença física do avião.

O pessoal da Base Aérea dos Fuzileiros de Yuma, no Arizona, começou a perceber discrepâncias nos dados dos F-35 do Esquadrão 211, as informações não batiam. E eram informações importantes, sendo (mal) gerenciadas pelo ALIS — Sistema Autônomo de Informações Logísticas, uma espécie de SAP pra aviões. O software controla cadeia de fornecedores, estoque de peças, manutenção, performance em nível de componente, uma coisa linda. Se funcionasse.

Não estava funcionando e a situação pelo visto foi bem séria, a decisão foi entrar em modo Full Capitão Nascimento e baixar a regra: não sobe ninguém. Os quatorze F-35 do esquadrão agora estão em terra até segunda ordem.

Acha que acabou? Nem foi a pior da semana. Dia 12 a Base Aérea de Luke, no Arizona baniu seus 55 F-35A de voar. Motivo? Cinco pilotos tiveram sintomas de hipoxia durante o vôo. O sistema de oxigênio aparentemente parou de funcionar, e eles só sobreviveram por causa do treinamento: identificaram os sintomas e acionaram o sistema de backup, declararam emergência e pousaram assim que foi possível.

Em resumo: dos 231 F-35 fabricados, 69 não estão voando. É quase como o sonho dos hippies, com aquela frase E se eles declarassem uma guerra mas ninguém aparecesse? Corre o risco de os EUA perderem a próxima guerra aérea por WO.

Fonte: CNN, via dica do Caio no tuinto.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples