Mais duas bases americanas suspendem os vôos com o F-35

310071_418284738249923_325903782_n

O chamado Avião de Um vírgula Cinco Trilhão de Dólares continua fazendo das suas. O projeto que deveria baratear e simplificar a vida das forças armadas americanas e se tornou um verdadeiro elefante branco agora está dando problema mesmo sem a presença física do avião.

O pessoal da Base Aérea dos Fuzileiros de Yuma, no Arizona, começou a perceber discrepâncias nos dados dos F-35 do Esquadrão 211, as informações não batiam. E eram informações importantes, sendo (mal) gerenciadas pelo ALIS — Sistema Autônomo de Informações Logísticas, uma espécie de SAP pra aviões. O software controla cadeia de fornecedores, estoque de peças, manutenção, performance em nível de componente, uma coisa linda. Se funcionasse.

Não estava funcionando e a situação pelo visto foi bem séria, a decisão foi entrar em modo Full Capitão Nascimento e baixar a regra: não sobe ninguém. Os quatorze F-35 do esquadrão agora estão em terra até segunda ordem.

Acha que acabou? Nem foi a pior da semana. Dia 12 a Base Aérea de Luke, no Arizona baniu seus 55 F-35A de voar. Motivo? Cinco pilotos tiveram sintomas de hipoxia durante o vôo. O sistema de oxigênio aparentemente parou de funcionar, e eles só sobreviveram por causa do treinamento: identificaram os sintomas e acionaram o sistema de backup, declararam emergência e pousaram assim que foi possível.

Em resumo: dos 231 F-35 fabricados, 69 não estão voando. É quase como o sonho dos hippies, com aquela frase E se eles declarassem uma guerra mas ninguém aparecesse? Corre o risco de os EUA perderem a próxima guerra aérea por WO.

Fonte: CNN, via dica do Caio no tuinto.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Esse caça de dois trilhões de dólares tá uma coisa ein?

    • Hemeterio

      GDP Canadá 2016: 1,5 TRI doláres de verdade.

      Os US of A gastaram um Canadá pra fazer um avião ruim. BTW: PIB Brasil 2016 1,7 TRI Trumps.

      • Michael Loeps™

        CARALHO, essa comparação com o PIB brasileiro fez minha cabeça explodir.

        • Hemeterio

          Obviamente a conta é cruel. Brasil e Canada tem quase o mesmo PIB, mas a gente divide esses trocados entre 200 milhoes e o Canada, entre 36 milhoes de pessoas.

          • Nilton Pedrett Neto

            Imagine o Brasil com um pib 5,5 vezes maior… Seríamos primeiro mundo .

          • Alex Henrique

            Teríamos 5,5 vezes maior corrupção.

          • kleber peters

            Não me importaria se eu ganhasse 5,5 vezes mais. 🙂

      • Salles Magalhaes

        outra forma de ver os valores : o avião custou bem mais que toda dívida pública brasileira

      • Andre

        10 anos de projeto contra 1 ano de PIB.
        Mesmo assim, muito.

  • Hemeterio

    Curioso pra ver até onde isso vai. O projeto tá naquele limiar que os brasileiros conhecem bem onde: essa barragem já consumiu 10× o orcamento, mas so falta mais 1× pra terminar, e agora? toca o bonde.

    • Orochi

      Será se vai surgir uma lava jato pra resolver esse problema?

      • Don Ramón

        Os yankees não são bestas. Na indústria deles, especialmente uma indústria estratégica como a militar, nenhum aventureiro mete o bedelho.

        • Orochi

          Isso é verdade, mas com toda a repercussão que tem gerado quem sabe uma “pressão da opinião pública” não faça desenrolar, digamos assim, uma avaliação sobre os gastos.

          • Don Ramón

            Concordo contigo, e digo mais: é bem provável que já estejam fazendo. SÓ QUE, o fazem com uma discrição muito grande, porque estamos falando de indústria de tecnologia de ponta e segredos militares. E lá não tem globo pra vazar informações vazadas pra ela de “investigação sob sigilo”…

          • GUSTAVO COSTA DAHMER

            Verdade, mas é mais barato termina lo, e colocar a lockheed na presença pra resolver os problemas…. E sem baba ovo, mas os Russos fazem melhor e ñ se gaban, mas a maioria dos brasileiros são baba ovo dos EUA e se eles dizem que tem o melhor todos acreditam

          • Orochi

            Acho que tudo se resume a propaganda, os americanos são profissionais nisso, então o resto do mundo acaba comprando a ideia que tudo deles é melhor.

          • Sidnei Iscarice

            Hollywood está aí pra isso. Graças aos filmes, que existe muitos baba ovo de americanos. Nos filmes de ação sempre tem a bandeira americana em alguma cena,sempre tem os soldados fodas que matam qualquer inimigo com uma precisão surreal. Equipamentos de primeira,uma doutrina perfeita…Fora os jogos eletrônicos,que sempre colocam os americanos como os heróis em tudo quanto é coisa. Seja salvando o planeta,seja salvando o gatinho que subiu na árvore.
            Os milhões de ingênuos desinformados acreditam nisso e os idolatram…simples assim.

          • o.O

            Claro, o cinema americano, criado por americanos, para entreter americanos vão usar bandeiras da Rússia…
            É assim mesmo cada um usa as armas que possui. A Rússia por exemplo possui o RT e o Sputniks, onde tudo que é russo é superior e mais barato, enquanto tudo que é americano é de 3ª categoria.

          • Sidnei Iscarice

            A questão não é a bandeira,nem que eles façam de tudo pra serem os fodásticos,a questão é que muitos seguem isso, e os filmes americanos estão em todo canto do mundo. Adoro filmes americanos,todos nós crescemos com isso,mas isso sim serve de propaganda e afeta a mente dos que desinformados. Vejo isso em tudo quanto é canto da internet,um bando de embabacados que acham que entendem de algo e idolatram os caras como se fossem deuses..

          • Cássio Amaral

            Russos fazem melhor? kkkk A Rússia ainda voa caças que são evoluções dos da Guerra Fria. Nem caça stealth eles têm ainda, e o Sukhoi T-50 (protótipo do PAK FA) está superatrasado, enquanto o F-35B já está voando desde 2015 com o Corpo de Fuzileiros Navais, e o F-35A desde 2016 com a Força Áerea, e o F-35C está previsto para entrar em operação ano que vem na Marinha.

            A indústria aeroespacial militar da Rússia está pelo menos umas três décadas atrasada em relação ao dos EUA, e a pessoa vem me dizer que “russos fazem melhor e não se gabam”, é brincadeira.

          • o.O

            Sem falar que o F-22 foi pausado por não ter nada a sua altura no mundo. E que os projetos russos hoje não são superiores aos aviões americanos que já existem.

        • Luiz

          Ta na hora do congresso investigar o DOD sim, corrupção está ocorrendo. Olha que 60% do PIB americano vai no DOD, enquanto o resto do pais sucumbe e vira de terceiro mundo.

          • ochateador

            Investigando devem estar, mas de maneira extremamente discreta para não atrair a ira do lobby militar (que deve ser estupidamente forte).

            Não a toa, a única maneira desse avião dar certo é como trump falando que ele é uma merda no twitter (coisa que já fez e como consquência as ações da empresa fabricante despencou bonito).

        • Eduardo

          Mas, pelo jeito, aventureiro é esse projeto safado né.

          • GUSTAVO COSTA DAHMER

            Na verdade é por ñ ser insuperável mas sim cá e pra cacete…… Tendo a hr de voo na casa dos 50mil dólares….. E por tem diversos qs em desempenho e sistemas….. A fuselagem stealth é furtiva mas ñ faz milagre e em combate de curto a médio alcance (55 km) contra outros caças é praticamente inútil….. Sobre o F-35…. É uma maravilha no papel…. Pros especialistas de plantão a um relatório com 517 problemas no F-35 que mais de 100 estão classificados como críticos….. Ex é falava no sistema de suporte a vida…. Bugs no radar…. Falhas mecânicas e de sistemas de pouso vertical…. Travamento da tela principal de controle e por ai vai….. Então Cássio Amaral , os Russos fazem melhor pq as evoluções dos caças da guerra fria são melhores e mais estaveis em termos tecnológicos….. E em quistos quisitos, e o f-22 é um ponto de referência para isso, é um caça incrível…. Mas por ser de 98 já foi superado nas novas versões do Su-27 e Su-35 que contam com enpuxo vetorial 360° entre outros que bem teste simulado permitiu que entrassem em Dogfaith de igual pra igual e superou em algumas situações….. Mas se Vc julga o f-22 e f-35 melhor, ok essa é a sua opinião, mas a minha é baseada em artigos técnicos documentários etc. E Tmb axo q é muita propaganda em cima do F-35 e F-22, por serem tão caros

      • Hemeterio

        O Trump meio que ta puto. Pode ja estar rolando uma investigacao, nao sei. O fato é que passou ha muito do limite do razoavel.

        • Jorge Dondeo

          E podem falar o que quiser do galego, mas cojones ele tem.

    • Rodrigo M

      Eu já vi isso antes: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Pentagon_Wars

    • Alvaro Carneiro

      O problema é eles CANCELAREM o projeto, jogando tudo fora.

      Seria péssimo assumir mundialmente que eles fizeram merda, torraram muito dinheiro, em um projeto terrível. Queima o filme, fazem papel de burros etc etc etc.

      Eles estão bem fodido mesmo, situação que não dá para saber qual será o impacto menor: continuar queimando dinheiro e PERDENDO TEMPO em um projeto de merda OU cancelar a bagaça toda e começar outro projeto do zero.

      Eu também estou curioso para saber até onde eles vão.

      • Luiz

        pega o F22, atualiza e renomeia de F35, problem solved, depois pega o que há de bom no F35 (teve ter algo bom) e vai enfiando no F22.

        • Carlos Ferreira

          O F35 já devia ser uma alternativa barata ao F22. O F22 é muito caro e não tem concorrente. Então o projeto do f35 seria para criar uma aeronave multiuso mais barata e padronizada para as forças armadas.

          O F22 já é mais avançado que o F35.

          • O problema é que generalismo sempre gera problemas.

          • Carlos Ferreira

            Como assim? Com ‘generalismo’, você quer se referir ao fato de ser uma única aeronave pra todas as forças armadas, ou que é uma mesma aeronave para muitas funções/Missões diferentes?

          • Me refiro ao sentido mais bagual possível: uma única aeronave para todas as forças armadas para todas as funções.
            Daqui a pouco vão querer instalar um reboque para o mesmo servidor de bombardeiro pesado.

          • Luiz

            F22 alem de ser mais avançado, acabou sendo mais barato, seria se não tivessem desabilitado a linha de produção dele, não se migra algo para um novo e desativa o antigo, tem que levar os 2 em paralelo

        • GUSTAVO COSTA DAHMER

          Teve um projeto que concorria no programa no qual o f-22 ganhou….. ñ saiu do papel em (1985)….. Era uma aeronave com decolagem vertical Tmb….. Mas era muito pesado (73 t) e complexo

    • DiMais

      até o F22 voltou à pauta, mas (pelo menos publicamente) afirmaram ser inviável e que isso não vai acontecer.
      enquanto isso a indiana Tata vai produzir o F16 localmente naquele país enquanto o projeto com a Rússia e o Su35 vai se arrastando.

    • Rodrigo Santos

      É por essas que eu fico imaginando onde o Brasil foi se meter. O F-35 já tem 10 anos desde o primeiro voo, n problemas foram surgindo e não param de aparecer mais. O nosso Gripen NG fez o 1º voo dia desses. Esses aviões mais modernos tem tanta tecnologia a ser testada e certificada que eu acho que o Brasil devia ter ficado com o ‘pé-de-boi’ do F-18 Super Hornet, que não oferecia troca de tecnologia mas é um projeto mais fiável e que já foi testado em combate.

      • ffcalan

        Acho que não. A SAAB está tocando muito bem o projeto do Gripen NG. O primeiro voo foi um sucesso, dentro do esperado. E apesar de terem atrasado este primeiro voo, o cronograma segue inalterado.

      • o.O

        F-35 foi iniciado do zero, enquanto o Gripen é baseado num avião que eles já produziram no passado.

      • Henrique Fockink

        Outro detalhe legal é que no contrato de compra do Gripen está a transferência de tecnologia!

        • kleber peters

          Sim, nada que a Embraer já não saiba fazer. Radar? Caixa preta. Motor? Também. Software? Já está praticamente pronto.

          • Eeerg, não.
            Motor – nem adianta perder tempo querendo ter um nacional, deixa quieto.
            Radar – já fazemos o SABER, que é muito decente. Aprendendo com o Gripen poderemos fazer melhor.
            Software – O KC-390 tem software nacional. Também é questão de aprender.

            Transferir tecnologia não é transferir manual, isso não existe.
            Transferir tecnologia é simplesmente deixar uma equipe de engenheiros altamente qualificados ver como o negócio é feito. Apenas ver! Ai os caras tem os seus insights e produzem localmente.

            Tem fábricas que não permitem visita técnica de cursos de engenharia justamente para não deixa os caras verem como é feito. Para uma mente inteligente, ver é aprender.

      • Cara, nem tudo no Brasil é Lava Jato.
        O Super Tucano é bom para aquilo que ele foi projetado (nem venha querer que ele faça frente em superioridade aérea).
        O A-1 do consórcio junto da Embraer também é um projeto de sucesso naquilo que foi proposto.
        No caso do Gripen provavelmente será bem sucedido também.

        • Rodrigo Santos

          Sim, nem tudo é Lavajato. O caso do Gripen está sendo investigado pela Zelotes (busque por: gripen, lula, zelotes).
          Não to culpando a Embraer, o KC-390 parece ser uma aeronave promissora. E o Super Tucano está sendo cotado pelos EUA pra substituir o A-10 em determinadas operações, devido ao custo de voo e guerra assimétrica no Oriente Médio.
          Só acho que descobriremos onde nos metemos, no caso do Gripen, quando recebermos as primeiras aeronaves lá por 2019 e começarem os testes de verdade com os armamentos.

          • Eu apenas citei para separar casos de corrupção (somente financeiro) com casos de incapacidade técnica, até onde temos visto o caso do NG não existe inaptidão técnica e a Embraer é totalmente capaz de suportar a participação neste processo.
            Se houve corrupção e pagamos mais caro por isso acredito que deve ser investigado e punir os envolvidos, mas tecnicamente o projeto tem tido sucesso.

      • GUSTAVO COSTA DAHMER

        O Gripen é mais “simples” em tecnologia e mais barato de manter….. Fora que o NG é uma atualização muito mais vantajosa

    • Sidnei Iscarice

      Como diz um velho ditado por aqui: ” O que é um peido para quem já está na merda”.

  • Samuel

    Esse caça é praticamente fogo amigo

    • Vinícius

      Os soviéticos teriam adorado esse avião.

    • @raverbr

      FF ta ligado no server!

  • Ouvi dizer que a Lava Jato só acaba quando desbaratinar o esquema de desvio de dinheiro deste projeto.

  • Hemeterio

    BTW: o PIB do Canadá em 2016 foi de US$ 1,5 tri. Ou seja…

  • Christian Oliveira

    Acho que o lobista da empresa deve ter ganho aposentadoria compulsória. Sem falar na comissão.

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Esse avião tá pior que satélite brasileiro que vai pro espaço sem ter estação terrestre e/ou software pra se comunicar com o dito cujo.

    Pelo menos aquele “avião da shield” feito no Brasil além de não ter dado ruim, sobrou até uma verba pra botarem uma privada pra tripulação.

  • Pedro Neto

    To kgando pra isso tambem….só que hoje ou invés de vinho estou numa tal de EISENBAHN……gelada….deu arrepio no dente e no pelo do cu…rioso. Sobre o avião acho que vi meia duzias desse modelo aqui na base aérea de Santos(desativada)…..sei lá….Eisenbahn…..já tô na 4a…..mas hoje póóóódi…é sexta…Beijos.

    • RôShrek

      O cara bebeu 4 eisenbahn e já tá vendo f-35 em Santos. Imagina o que umas doses de vodka não fariam com esse rapaz.

      • kleber peters

        Teriam X-Wing voando e atacando Santos.

  • Lucas Timm

    Imagina, a Russia e a China devem ser doidas pra conseguir um F-35 e fazer engenharia reversa nele.

    Aí vão começar a analisar, e devolver: “deixa pra lá galera, é melhor a gente se virar com o que já temos em estoque”.

    • GUSTAVO COSTA DAHMER

      A Rússia q criou os aviões de decolagem vertical….. O yak-145

  • Marcelo Zibell

    Deviam mudar o nome do avião pra Brazil.

    • Ivan

      Ou pra comunismo

      • Jorge Dondeo

        kkkkkkkkkkkk No papel é uma beleza, mas no mundo real.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          No mundo real faz um país sob bloqueio ser o único da região a acabar com analfabetismo e mortalidade infantil. E fez um outro país ir de um simples país agrícola para o grande pioneiro da exploração espacial em apenas 50 anos – derrotando os nazistas no meio do processo – e conseguir enviar o primeiro homem e a primeira mulher ao espaço, o primeiro spacewalk, as primeiras sondas à marte e à vênus – sem precisar ter colônia nenhuma.
          Powrran, se isso não é funcionar, o que é, então?

          • Jorge Dondeo

            A primeira parte eu entendi, ta falando de Cuba, a segunda parte que ficou estranha, ta falando dos EUA? Texto ta bizarro.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Releia lá que eu mexi no texto. 🙂

          • Jorge Dondeo

            O EUA são comunistas? Ou tu ta falando de outro país?

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Aprendendo história com filme de hollywood, cara? Péssima idéia!

          • Jorge Dondeo

            E pelo jeito tu aprendeu a escrever nas aulas do professor Didi.

          • Aprendendo história em livro de doutrina marxista, cara? Péssima idéia!

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Doutrina marxista? tá delirando? ou dando ouvido pro mbl?

          • Thiago

            “…o único da região a acabar com analfabetismo e mortalidade infantil”

            Fonte: Jornal cubano Granma, ligado ao Partido Comunista Cubano. (Todos os sites que pesquisei à época citaram essa fonte, obviamente SUPER confiável). É um país tão bom que não sei porque o povo se aventura mar adentro para fugir pros Estados Unidos Opressores da America.

            Quanto à URSS, deu tão certo que faliu. Ainda quem com bastante gente competente.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Se a questão fosse “fugir de cuba”, iriam para países muito mais próximos que os EUA. Mas as leis que beneficiam imigrantes cubanos, sabe como é… disso ninguém lembra.
            E, convenhamos, se for recorrer ao simplismo de “CCCCP faliu”, o que dizer dos países capitalistas, que so não vão à falência porque tem todo uma periferia pra absorver o prejú? E nenhum avanço tão fenomenal em 50 anos como ocorreu naquele país que livrou a gente de campos de concentração…

          • Amigo, tá fazendo o que aqui? Ainda pode ir pra Cuba ou Coreia do Norte, seus paraísos terrestres. Vai lá e boa viagem.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Vai pra somália, se é defensor do estado mínimo, então. 🙂

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Claro, sempre aguardo indicações de países capitalistas que ficam desenvolvidos sem precisar parasitar outros…

          • Não sei o que vc tomou, mas vou querer só a metade!

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Não menti, mas o que tu precisa tomar é recalquex® 🙂

        • Lucas Timm

          Convenhamos que nem no papel é uma beleza…

          • Jorge Dondeo

            Verdade.

  • André Luiz Dos Santos

    O jeito vai ser encomendar 340 (14 mi cada) unidades do A-29 SUPER TUCANO, mais barato, meio bosta mas pelo menos voa sem pane, pé de boi como o AK-47, que atira até de baixo d´agua

    • Tiago Antunes De Souza

      os estados unidos estão planejando substituir o a-10 e o super tucano ta cotado como candidato, poderiam pegar mais uns no pacote né.

      o super tucano é o melhor caça na categoria dele

    • Mateus Silva

      Po se for para vender um monte de Super Tucanos pro EUA até damos um jeito de meter um motor turbofan neles com afterburner colocamos uns misseis umas metraladoras e vai ficar show, sabemos fazer gambiarra tb.

    • Falar que o Super Tucano é meio bosta fica feio, fica rude.

    • Carlos Ferreira

      Super Tucano não tem nada de bosta. É o melhor na categoria dele e tem o preço da hora de vôo mais baixo que a ‘hora de bar’ do Cardoso.

      • André Luiz Dos Santos

        Complexo de vira-lata…. nada que nenhum de nós tenha pelo menos um pouco….

  • Jefferson Viana

    Mas se o trevo não funciona e a garantia? Devolve e pede outro que funcione,ou dinheiro de volta

  • Peterson Isaac

    O povo tá muito histerico com o F-35, é uma plataforma nova, um conceito novo tbm, essas coisas não ficam perfeitas do dia pra noite. Mas uma hora ele vai sim ser o melhor caça multi função do mundo. Agora se os EUA estão penando assim imagine Rússia e China.

    • Russia e China tem projetos ativos de caças multifunções?

      • Peterson Isaac

        Não, me refiro a caças de 5ª geração.

        • Esse F-35 está mais para caça de 5ª categoria. 😂

    • Leonardo Alves Araujo

      Um dia ele vai ser, mas ai meu amigo a Rússia já vai estar com o T-50 voando, a China com a sua cópia que custou um 1/3 do projeto e que faz a mesma coisa que o F-35 também vai estar no ar e os muricans com cara de bunda, pois gastaram uma fortuna em um avião que toma SURRA do F-16 em dogfight!

      • Peterson Isaac

        É exatamente isso que eu estou falando, o f22 é um caça de superioridade aérea de 5g já o f35 é um multi função de 5g, Rússia e China ainda sequer chegaram a ter algo pra combater o f22, quanto mais chegar a ter um multi função stealth, como o f35. E outra, dogfight com os radares, sistemas anti aéreos, e tecnologia stealth de última geração vão ser coisa do passado. Você não pode atingir o que não pode ver.

      • Cássio Amaral

        Dogfight é inútil hoje em dia com tecnologia stealth e radares ativos modernos. O F-22 lança um míssil a centenas de quilômetros e os caças russos ou chineses vão ser destruídos antes mesmo de saberem a origem dele.

    • DiMais

      quase três décadas de projeto não é exatamente uma plataforma nova, a Boeing perdeu a competição mas aplicou o conhecimento adquirido para desenvolver o Dreamliner.

    • Rússia tem o que precisa. A China está nessa também, de ter o que precisa. E isso é muito eficiente e econômico.
      Os EUA querem estar na frente, como estiveram com o F22, mas o F35 está drenando dinheiro demais.

  • Os problemas de hipoxia, estão sendo bastante comuns com os equipamentos americanos, 3 F-18 e dois F-16 apresentaram problemas similares recentemente, será um dos é algo relacionado a manutenção?

    • Leonardo Alves Araujo

      O do F-35 é problema crônico mesmo, a primeira vez que ele saiu de serviço, se não me engano, foi para arrumar os sistemas de suporte a vida.

      • DiMais

        até hoje não conseguiram dar um jeito no capacete do piloto que tem problemas tanto ergonômicos quanto funcionais.

  • Vilmar Antônio Moccelin Júnior

    Mas os gringos conhecem bem essa situação. Leiam sobre a história do blindado Bradley! É tão cômica que fizeram um filme (esqueci o nome, mas é “direct to TV”) que você chora de rir!

  • Marco Floriano

    Gostei do texto. A conclusao me levou a pensar que nao tem necessidade de um caça como esse para a realidade de hoje do mundo. Os quase dois trilhoes teriam sido melhor investidos num projeto de drones stealths baratos para neutralizacao de homens bombas.

    • DiMais

      o problema é que um projeto dessa grandiosidade leva décadas para ser desenvolvido e sair do papel, a concepção do F-35 é do início da década de 90 e na época a Boeing perdeu a competição para Lockeed Martin sabe-se lá porque (spoiler: lobby) já que o X-32 foi um projeto muito mais moderno e mais barato (embora esteticamente feio) do ponto de vista de desenvolvimento e fabricação que o vencedor.
      a expertise que a Boeing adquiriu nesse projeto foi aplicada no projeto do Dreamliner.

  • Marcelo Eiras

    Já estão querendo voltar com a linha de produção do F-22.

    http://www.aereo.jor.br/2016/05/27/reabertura-da-linha-do-f-22-na-pauta-da-usaf-como-alternativa-a-sexta-geracao/

    • kleber peters

      Já desistiram. Vai ficar muito caro (50 bi).

  • Anderson Fraga

    E ainda querem ficar de birra que precisarão consumir bilhões para reativarem a produção do F-22…
    No fim, ou farão isso, ou apelarão para outros vetores (F-16, F-18…)

    • DiMais

      F-16 foi pra Índia, a Tata Advanced vai produzir esses aviões lá.

  • Jose Vieira

    Não duvido que vendam pro Temer em troca de nossas reservas de petróleo. Sem garantia de fábrica, é claro.

  • Rolando

    EUA experimentando um dia de Brasil.

  • Jorge Dondeo

    Não sei por que os caras ainda insistem nesse conceito de all in one.

  • GUSTAVO COSTA DAHMER

    Muitas tecnologias novas e complexas de mais para uma única aeronave…… Isso começou com o F-22 por uma serie de erros de sistemas e falhas em componentes….. O F-35 ñ é diferente, a minha teoria é q na tentativa de diminuir o atraso, diversos sistemas foram desenvolvidos sem amplos testes, digo testes de + de 50 mil hrs nos inúmeros protótipos, afinal pela idade do projeto já deveria ter esse tempo para identificar os problemas e fazer aperfeiçoamentos…..

  • Bem feito! Bem feito! Bem feito! (Alborghetti)

    Se tivesse comprado nossos super tucanos tipo exportação nada disso teria acontecido

  • Eduardo

    A dívida externa brasileira deve estar em cerca de 330 bi.
    Quanto dinheiro jogado ao vento…
    Quantos países teriam sua divida externa quitada com essa grana? Que disperdício!

  • Eduardo

    O negócio é o seguinte: é melhor colocar um piloto automático e usar essa M em voos suicidas contra o Est Islam., pq bomba esse porcaria já é.

  • Walmir Werner

    Vão acabar vendendo essas merdas para o brazil e ainda terão lucro!

  • Antonio Carlos Jr Zamith

    todo novo projeto aeronautico tem problemas. o F-22 também seria fracasso. propaganda russa não vai ser cancelado por isso e aquilo. o Software ser atualizado e o O2 vai ser solucionado. O F-35 foi sucesso na RedFag 2017 e não vai ser pequemos problemas que o derrotaram. 11 países a mais já o querem. Fora os da OTAN, Korea do Sul, Cingapura, Austrália ( 2 recebidos) e Japão ( 1 feito lá e outro nos EUA). Itália , UK e Holanda já receberam os primeiros.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis