O risco mesmo é a Melhor Coréia ter lançado MEIO foguete

c_1gggswaaay_ib

Essa semana, ao contrário de Cuba a Melhor Coréia lançou um míssil. Foi o décimo teste esse ano, as reações, as de sempre. ONU ameaça com boicotes, Seul arranca os cabelos, Tóquio reclama e a internet chilica desesperada socorro vamos todos morrer. Chega a ser cômico essa gente com memória de peixe dourado, não percebendo que esse foi o DÉCIMO teste em 2017 e não, não vai começar nenhuma guerra.

A grande questão é que esse lançamento foi diferente. Pegou a comunidade de inteligência de surpresa. Primeiro a notícia de que o míssil, disparado de uma base no oeste do país caiu no mar 30 minutos depois do disparo, a 500 km de distância. Isso daria uma velocidade linear de 1.000 km/h, ridiculamente lento para um míssil balístico.

12_01-1 c_1emwvuwaaefxm

As informações começaram a aparecer, achou-se então que seria um Pukguksong-2, a versão terrestre no míssil balístico de alcance intermediário lançado por submarinos. Só que algo estava errado. Era preciso mais dados, como o apogeu da trajetória. Esse valor quando chegou assustou muita gente.

Os dados atualizados deram uma distância percorrida de 787 km, o que é ruim pra Seul mas não impressionante.

koreabum1

O problema foi o apogeu: 2.115 km, uma altitude considerável, bem acima da Estação Espacial e compatível com ICBMs de verdade. Qual o sentido de lançar tão alto? Simples, a Melhor Coréia está cercada por China, Rússia e Japão. Nenhum dos três acharia agradável um míssil, mesmo de testes, caindo em seu território.

O jeito é aumentar muito o ângulo, indo pra cima em vez de para frente. Assim você tem todo o tempo de performance do foguete, sem invadir os vizinhos. As trajetórias abaixo são o mesmo foguete, saindo da Flórida, com um ângulo de quase 90 graus versus 45 graus:

lancamentos

Ou seja: em uma trajetória normal o foguete, que agora sabemos ter sido um Hwasong-12 percorreria uma distância muito maior. O alcance agora é calculado em 4.500 km. Quanto isso dá de alcance? Chega na porta da casa da Sarah Palin.

missil2

Para piorar, o Hwasong-12 usa combustível, líquido, uma tecnologia bem mais versátil e sofisticada do que arcaicos foguetes de combustível sólido, estou olhando pra você, VLS. E mais: o motor de alta performance apresentado pela Melhor Coréia em março é o que está sendo usado no míssil, tudo bate, até os quatro motores Vernier auxiliares.

motorescoreia

Traduzindo: a Melhor Coréia tem um míssil balístico de alcance intermediário, capaz de atingir interesses americanos como o Alaska e Guam.

Melhora? Melhora.

O sistema THAAD, instalado pelos EUA para defender a Coréia do Sul de um eventual ataque tem probabilidade de interceptação dos mísseis Pukguksong-2, que reentram a Mach 14. A ogiva do Hwasong-12 viaja a Mach 24, isso em um ângulo agudo, atacando alvos muito próximos tornariam sua interceptação basicamente impossível.

Quer que piore ainda mais?

Há gente especulando que o Hwasong-12 pode ser apenas parte de um ICBM, um primeiro estágio maior, de combustível sólido daria o impulso necessário para atingir alvos nos EUA continentais.

O chinês DF-5B por exemplo é um míssil balístico intercontinental monstruoso, com alcance de 15 mil km, 183 toneladas e capaz de levar 8 ogivas nucleares. É tão grande que quando participa de desfiles, os estágios vão separados.

df-5b

A Melhor Coréia está on fire, em 2017 já foram 10 testes de mísseis. Em 2016 inteiro foram 9. 2015 foram 13, 2014, 8. A cada teste eles melhoram sua tecnologia, enquanto o mundo reage da mesma forma: Ameaças de sanções, cartas bem ríspidas e apelos para a diplomacia.

Como diz a velha maldição chinesa, estamos vivendo em tempos interessantes.

PS: agora respondendo ao jornaleiro do UOL:

missiluol

Não. Um míssil é um veículo, movido a combustível sólido ou líquido, usado para levar uma ogiva até um alvo. A ogiva pode ser nuclear, convencional, eletrônica, etc, mas um míssil nunca poderá ser uma bomba nuclear, da mesma forma que um bombardeiro nunca poderá ser uma bomba. São coisas fundamentalmente diferentes, o segundo é usado para carregar o primeiro.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Alvaro Carneiro

    – “Chega a ser cômico essa gente com memória de peixe dourado, não percebendo que esse foi o DÉCIMO teste em 2017 e não, não vai começar nenhuma guerra.”

    Só o Cardoso mesmo para ver isso, a realidade. Eu concordo e sempre digo: o gordinho não tem meios e nem culhões para fazer algo. Mesmo que o gordinho tivesse tecnologia ele não utilizaria. Ele só é burro, mas não é louco.

    • Fernando Silva

      Eu já diria o contrário: ele é louco, mas não é burro…

      • Paquiderme

        De O Pacificador (1997): “Eu não tenho medo do homem que quer 10 bombas nucleares, tenho medo do homem que só quer uma”.

        Filme merda, mas essa frase ficou na minha cabeça

      • Tom

        Ele tem uma cara simpática, mas depois você percebe que é só porque é rechonchuda

    • Le HueBr

      E o que ninguém fala é da onde vem essa tecnologia.. coff coff R u s s i a …
      Pois uma país como a coréia sozinha não iria ter esse avanço nesse periodo

      • Meninão Bobo

        Coreia não é o Brasil… japoneses são capazes…

        • Leonardo

          *coreanos

        • Rafael Rodrigues

          Se pesquisa de ICBM tivesse o percentual do nosso PIB que tem no da melhor coréia, estaríamos à frente. Pode apostar.

        • Tejobr

          Falta a Coreia negociar com o Japão, então.

      • A União Soviética e China ajudaram muito na era da Guerra Fria, hoje eles conseguem essas coisas com a
        engenharia reversa dos equipamentos militares que receberam no passado.

        • Le HueBr

          huahauaha
          capaz mesmo, a rússia e a china ainda ajudam, a china depois de negociar com o eua parece que se afastou um pouco da coreia, mas a rússia ainda usa a coreia como ponta de lança…

    • Ivan

      pode ter sido o decimo teste mas esse causou bem mais impacto que os outros…

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Sei não, essas fotos com essas risadas forçadas aí parecem muito malévolas, coisa de coreano retardado mesmo, o que ele tem a perder? Um país lixo e falido?

  • Ivan

    Pra esses assuntos militares curto bastante esse canal.

    https://www.youtube.com/channel/UCxDFRhF3Y1A_Gd0-cF8gbqQ

    • bruno torrente

      Realmente um otimo canal, alem claro dos outros do mesmo autor ex hoje na segunda guerra mundial.

    • Esse canal é bom mesmo, bem melhor do que aquele adolescente que é o Filipe Dideus que só sabe fazer sensacionalismo e clickbaits

      • Ivan

        Já conhecia?

        • Sim, descobri por acaso em agosto do ano passado quanto tava pesquisando pelo Gripen NG.

    • Jarbas Coqueiro

      O canal é bom, mas aquela música de fundo ainda vai me deixar maluco

      • Fabrício Camargo

        Acompanho um canal tem um tempo (já vi todos os vídeos e assino o canal) e NUNCA consegui assistir os vídeos em 1x. Preciso usar uma extensão do chrome (video speed controller) pra ver acelerado e me livrar da voz arrastada do narrador. Contudo, o canal é muito bom e bem interessante. 🙂

      • Ricardo Ferreira

        Música irritante da porra!

  • Claudio Roberto Cussuol

    ” um bombardeiro nunca poderá ser uma bomba.”
    Eu também pensava assim até o 11 de setembro.

    • Monstro Medieval

      Acho que os camicases já tinham mudado isso.

      • Claudio Roberto Cussuol

        Verdade. Lapso meu.

    • Fdp kkkkkkkkkk

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    O primeiro é usado para carregar o segundo…

  • Felipe Torrezini

    A Melhor Coreia ficando cada vez melhor.

  • Fabio Silva

    Parei de ler em “Melhor Coréia”.

  • Marcelo Santos

    500 km no mar ? Não são águas internacionais ? Bom, imagino que com o impacto não deve sobrar nada do missil, porque nesta distância os Estados Unidos ou outro poderia recuperá-lo.

    • Pra quê?

      • Marcelo Santos

        Poderia compravar se estão desenvolvendo tecnologia original mesmo ou se estão copiando de alguém, incluindo a origem dos componentes… etc. Sei lá pensei isso, mas eu mesmo acho bobagem porque deve ter jeito mais fácil de descobrir essas coisas.

  • Meninão Bobo

    Fiquei com dó da UOL… Sobre o japonês lunático da coreia do norte só tenho uma coisa a dizer…

    O que ele espera com isso? Entrar em guerra contra o mundo todo? Espero que agora todos respeitem o japa doido e com diplomacia aceitem ele numa boa… volte com comercio e acalme o japa.

    O que o EUA e cia fazem ali na região é tipo o Quico fazendo inveja para o Chaves.

    • Claudio Torres

      Ele evoca um Madman Theory, mas, diferente do pai, vem errando na mão direto.

    • Fernando Ferreira

      Japonês lunático da coria do norte seria o lider norte-coreano? kkkk
      Quando li meu cérebro deu uma bugada até entender sobre quem vc falava. Vou falar isso com meus amigos. hahahaha

    • eduardo

      o nivel de ignorancia deste ser humano ultrapassa todas as barreiras

      • Meninão Bobo

        Coitado do japonês lunático ele é assim pq nasceu na Coreia se tivesse nascido no Japão seria bem diferente..

    • Ele quer o de sempre, chantagear o mundo e exigir ONE MILLI- doações de dinheiro, comida, bens de consumo e outros. A Melhor Coréia basicamente sobrevive de doações de comida da ONU, até os EUA até pouco tempo doavam.

      • Marcoscs

        é também mas não só isso.
        A dinastia Kim chegou e se mantém no poder com uma narrativa de medo e beligerância. Sem o “inimigo” a Coreia do Norte e sua família imperial perdem a razão de ser. Então estimular sempre a narrativa do medo, do eterno conflito, é fundamental para a sobrevivência do regime.
        O endurecimento do discurso e a elevação da tensão não estão claros mas supóe-se que a subida ao poder de Kim Jong Un tenha sido mais tumultuada do que deveria, causando um racha no centro do poder, tanto que até o tio dele foi assassinado. E o melhor remédio para costurar dissidências internas é arrumar um inimigo externo.
        Também tem a questão dos governantes americanos, o ex era considerado fraco, o atual, um fraco impulsivo. A Coreia do Norte pode estar testando até onde ir com sua retórica, daí o aumento do tom.
        Mas é tudo especulação, ninguém sabe de verdade o que acontece lá dentro.

        • Tejobr

          Eu sei o que fazem: casemod em gabinete de 286.

  • Jorge Dondeo

    Parabéns aos governantes omissos. Pena não existirem mais homens como Churchill.

    • Rogério Dantas

      O que acha que Churchill faria?

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Varreria o Gordinho do mapa!

        • Rogério Dantas

          Trump também pode fazer isso, mas a um custo altíssimo.

      • Humberto Jorge

        Churchill ia bombardear a Coreia do Norte até não restar pó como fez nos Dardanelos ou em Dresden

        • Rafael Rodrigues

          Ah, claro. Estender um tapete de bombas sobre um país inteiro é suuuuuuper parecido com fazer isso com uma única cidade que nem é tão grande assim. E depois? Faz o que? Invade?

      • Jorge Dondeo

        E provável que a Coreia não se tornasse o problema que se tornou. Mas o fato é, quanto mais adiarem o inadiável, pior a coisa vai ficar.

        Mas é melhor deixarem isso para um presidente democrata (de esquerda), pois, ai vai ter a aprovação do bealtiful people, grande mídia e etc.

    • Bom mesmo era o Chamberlain que deixou Hitler armar a Alemanha hueaheuaehau

  • Pio ♙

    “PS: agora respondendo ao jornaleiro do UOL:”
    Kkkkgostei dessa😂;a gente vê muito dessas matérias feitas por estagiários por aí ultimamente

    • SignaPoenae

      Pois é , o que li de artigos sobre a morte do MP3 não foi brincadeira, e isso apenas porque não renovaram a patente.

      • Marcio Ferreira

        Ué, então “o fim de uma era” não é verdade? E eu que acordei hj disposto a apagar todos os mp3 do pen drive do carro achando que eles iam parar de funcionar…. 😉

        • Tejobr

          Não pararam de funcionar em 2000?

        • Pio ♙

          Kkkkk

        • Pio ♙

          Kkkkk

        • Pio ♙

          Kkkkkk

      • Pio ♙

        Também li,mas não acreditei já de cara.

  • Já imagino o JN fazendo a chamada da noticia com título semelhante ao da Uol

  • Coffinator

    Gordinho quer mostrar o pau na mesa, mas se ele colocar o pau fora demais da calça o buraco que vai ser obliterado vai ser o dele.

  • Josisclelson

    Pasquale precisa revisar estes textos!

    • Mil perdões, vamos devolver o dinheiro da sua assinatura.

    • Andrė Agostinho

      *Pasquale precisa revisar esses textos!

      • Josisclelson

        *Andrė Agostinho precisa revistar esses textos!

        • Rogerio

          Corretor ortográfico precisa revisitar esses textos!

  • Daniel Plainview

    Estão perdendo a chance de explodir a Melhor Coréia ainda quando é possível. Quando o Trump fala em explodir os caras todo mundo dá chilique. Daqui alguns anos vamos ver o resultado…

    • Humberto Jorge

      Os Democratas e os Europeus (com exceção dos Reino Unido e a Polônia) são cucks brow. O máximo que vão fazer é um jogral pra ver se ele se cansa.

      • Rodrigo Cavalcante da Silva

        O grande temor não era justamente com a eleição da Hillary as tensões aumentarem? Por ela ser mais intransigente?

        • Tejobr

          Na época do Bush eu achei que era a atitude mais retardada que se podia ter arriba. Agora colocaram o Shrek…

  • niltonql

    Posso concluir que a Melhor Coréia não é tão bosta quanto o que os imperialistas americanos fazem parecer?

    Aparentemente a Melhor Coréia está melhor que o Brasil em tecnologia bélica.

  • Gui

    Algo um tanto engraçado foi o que ocorreu alguns dias atrás: a Melhor Coreia lançou um míssil mas teve que detoná-lo antes que chegasse ao alvo. O motivo foi que perceberam que pelo ângulo carregado o míssil cairia na Rússia.

    O gordinho pode ser um exibido falastrão, mas não é burro de causar confusão com os russos.

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/6419898/coreia-norte-detona-proprio-missil-depois-perceber-que-arma-cairia

  • Rogerio

    “A guerra fria nunca acabou, e nela, como em qualquer guerra, cada um luta com as armas que tem.”
    Eu.

    • Joao Carlos

      É o jogo, ele é para todos, uns são bons, outros melhores.

  • Messias Galvão

    Podem me chamar de Rubens Barrichello, mas não entendi por que de “Melhor Coreia”.

    • Rogerio

      Rubens Barrichello!

      • Messias Galvão

        Mas ainda continuo não entendendo

        • Rodrigo Cavalcante da Silva

          Imagine o Grande Lider falando, não como o resto do mundo…

          • Messias Galvão

            Hummm… Entendi vlw…

  • LV

    Se ele chega a 2.000km de altura e a ISS esta a 400km, ele teria condição de entrar em orbita?

  • Tejobr

    Resta saber se ela TEM ou TINHA. rs

    Esses oficiais são felizes ou há pena de morte por não rir da piada do 하나님

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis